terça-feira, novembro 30, 2004

"Se um sujeitinho tão pequeno quanto eu é visto como ameaça tão grande, vale se perguntar do que será que essa gente tem tanto medo". Morgan Spurlock - diretor de cinema que fez um filme desafiando o McDonald?s

BARBA DE MOLHO!

Penso que se fosse levantar e verificar todos os indícios de irregularidades cometidas na administração municipal nos últimos tempos seriam necessários 366 dias ao ano, durante vários anos.
Ainda ontem, no período da tarde, estive no Paço da prefeitura (Prada) conversando com alguns funcionários de carreira. Pessoas que conheço há bastante tempo, mas juro que não me "passaram" informações que deveriam ser públicas. O ambiente está horrível. A pressão da cúpula é grande. Parece um campo de guerra. Todos são suspeitos de estarem transmitindo informações que "ELES" consideram sigilosas. Mas que na realidade são peripécias e manobras administrativas com a finalidade de... de... deixa pra lá!

Particularmente conheço alguns sistemas e métodos de trabalho desenvolvidos e executados pela máquina administrativa.
Outra coisa: a meu ver, do jeito como estão fazendo algumas coisa$ não é preciso conhecer muito para suspeitar da falta de $eriedade.

A covardia de alguns idiotas da alta cúpula é tamanha que estão pressionando a todos. Eles querem saber quem ou quais os funcionários estariam divulgando os assuntos que alguns membros da administração pretendem manter em sigilo. No psiu!
Basta ver que recentemente foi preciso até Mandado Judicial para obter informações.
Estão se esquecendo que em breve estarão na rua. Fora da prefeitura (salvo alguns amigos do Rei que "conseguiram" se classificar MUITO BEM nos últimos concursos e já foram empossados).

Daqui a algumas semanas CHEFES-MOR estarão na rua da amargura ou perderão seus cargos e, aí sim, as pessoas DE BEM poderão ABRIR a boca livremente.
Algumas denúncias de suspeitas de irregularidades, ilegalidades e fraudes já estão no Ministério Público para investigação e apuração. Outras deverão ser instauradas.

COMENTÁRIO: nada melhor como um dia atrás do outro. E aos não sérios com o dinheiro público deixo os meus sinceros votos de que a sigla seja abrangente: VTNC!

segunda-feira, novembro 29, 2004

"A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros". Confúcio

RIR & RIR!

Nesta segunda-feira 'braba', leia algumas frases interessantes e humoradas que copilei.

"Qual é a principal diferença entre frustração e desespero?
- Frustração é quando você pela primeira vez não consegue dar a segunda...

- Desespero é quando você pela segunda vez não consegue dar a primeira..."

"Rio de Janeiro: o mar é azul, o Jardim Botânico é verde, a governadora é Rosinha, o comando é vermelho e a coisa tá preta".

"Tamanho não é documento. Dinheiro não traz felicidade".Acho que, quem inventou essa merda era pobre e tinha pinto pequeno!

"Mal por mal, prefiro o de Alzheimer ao de Parkinson. É melhor esquecer de pagar a cerveja do que derrubar tudo no chão".

"Os políticos são como as fraldas. Devem ser trocados constantemente. E sempre pelo mesmo motivo".

"Homem feio é como pantufa. Dentro de casa até que vai, mas na rua dá uma vergonha"!

"Pobre é foda, sempre diz que não tem nada, mas quando chove, fala que perdeu tudo".

"Que Deus nos dê coragem para aceitar as coisas que não podemos mudar; coragem para mudar o que pudermos e sabedoria para distinguir uma coisa da outra".

COMENTÁRIO: gostei. É profundo ehehehe!

domingo, novembro 28, 2004

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante do que o conhecimento". Albert Einstein

OLHO VIVO

A Lei Complementar nº 330, aprovada na Câmara Municipal, sancionada e publicada ontem (dia 27) na edição do Jornal Oficial do Município, que alterou alguns dispositivos do Código Tributário Municipal (Lei 1890/83) e deverá ser reapresentada novamente pelo Executivo nesta segunda-feira, dia 29, na sessão da Câmara para algumas correções referente à forma do recolhimento do ISSQN de profissionais liberais e autônomos, também traz inúmeras atividades que serão taxadas a partir de 2005.
Vejam algumas que até então não tínhamos conhecimento da taxação pelo poder público municipal:

SETOR BANCÁRIO OU FINANCEIRO:

- Administração de fundos, de consórcio, de cartão de crédito ou débito e congêneres, carteira de clientes, de cheques pré-datados e congêneres.


- Abertura de contas, inclusive conta-corrente, conta investimento e aplicação e caderneta de poupança, manutenção de contas ativas e inativas.

- Locação e manutenção de cofres particulares, de terminais eletrônicos, de terminais de atendimento.

- Cadastro, elaboração de ficha cadastral, renovação cadastral.
- Licenciamento de veículos, transferência de veículos.
- Inclusão ou exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem fundos - CCF.
- Serviços relacionados à cobrança
- Devolução de títulos, protesto de títulos, sustação de protesto
- Serviços relacionados a operações de câmbio em geral
- Fornecimento, emissão, remissão, renovação e manutenção de cartão magnético, cartão de crédito, cartão de débito, cartão salário e congêneres.
- Compensação de cheques e títulos


E mais um montão de serviços prestados por instituições bancárias e financeiras. Adivinhe se não vão embutir + esse "custo" na conta do cliente!

OUTROS SERVIÇOS:

- registros públicos, cartorários e notariais
- exploração de rodovia
- programação e comunicação visual
- funerários, inclusive o fornecimento de caixão, urna ou esquifes; aluguel de capela, transporte do corpo cadavérico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos. Desembaraço de certidão de óbito, fornecimento de véu, essa e outros adornos, embalsamento, embelezamento, conservação ou restauração de cadáveres. Cremação, planos ou convênios funerários, etc.
- Assistência social
- Reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relações públicas.
- Meteorologia
- Artistas, atletas, modelos e manequins.
- Obras de arte sob encomenda
- Bancos de Sangue

- Casas de repouso e de recuperação, creches, asilos e congêneres

... e mais uma centena de atividades e/ou serviços que estarão sujeitas a tributação a partir de 2005. Resta saber se a administração terá capacidade administrativa para exercer a fiscalização.

COMENTÁRIO: feliz ano novo!!

sexta-feira, novembro 26, 2004

DEFENDE ENTRA COM AÇÃO CONTRA KÜHL, PEJON E QUINTAL

A Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão, (Defende), ingressou hoje (dia 26), com uma Ação Civil Pública contra o ex-prefeito Pedro Kühl, José Carlos Pejon e Lusenrique Quintal. A Ong quer a devolução para os cofres públicos da quantia de R$ 3.892.849,16, referente valores do aluguel do prédio do Paço Municipal onde a prefeitura permaneceu por cerca de 7 anos. Leia mais.
COMENTÁRIO: por acaso alguém tem conhecimento ou sabe onde possa ter um contrato igual ou superior de um aluguel de 79 mil ao mês, neste País, além de Limeira, é claro!?
"Chorar é diminuir a profundidade da dor". Shakespeare

EU SÓ QUERIA ENTENDER!

Li uma reportagem na edição de anteontem, dia 24, da Gazeta de Limeira, assinada pela jornalista Andréa Crott, referente ao projeto de legalização do pátio. Num determinado trecho da reportagem, o sócio-proprietário da empresa União Resgate que vem explorando os serviços de guarda de veículos apreendidos e/ou outros, fala que "a grande dificuldade é com relação aos veículos apreendidos por problemas relacionados à Justiça (...) a empresa vem prestando o serviço há quase dez anos, o prejuízo é grande porque não há quem pague pelos carros apreendidos pela justiça...".

COMENTÁRIO: os serviços prestados estão irregulares e, portanto, são ilegais perante a legislação por falta de licitação pública! Outro fato interessante é o sócio falar que o serviço está dando prejuízo há 10 anos; porque a empresa continua a prestá-lo? Quem tem prejuízo durante longo tempo vai para a FALÊNCIA, QUEBRA, FECHA AS PORTAS. OU NÃO!

quinta-feira, novembro 25, 2004

JUSTIÇA PEDE FITA DA SESSÃO DA CÂMARA

A Justiça de Limeira oficiou a Câmara Municipal no dia de hoje, por volta das 9:30, solicitando a fita de vídeo da gravação da Sessão Ordinária de segunda-feira (dia 22). Por volta das 18h00 a polícia esteve no Legislativo com um Mandato de Busca e Apreensão. Este fato teria ocorrido em razão de alguns comentários sobre a atuação do judiciário local, realizados no Plenário da Câmara pelo vereador José Henrique Pilon.
COMENTÁRIO: o que Pilon teria dito que desagradou os representantes da Justiça?
"Muitos amores vão acabar quando o poder se expirar". João Leonardi

NOTINHA$

* O município de Limeira-SP cancelou o contrato de locação do Imóvel que abrigava o Conselho Tutelar de Limeira, na rua Dr. Trajano nº 1.178. O distrato do contrato foi assinado dia 6 de outubro.

* O Ceprosom está fazendo licitação para a compra de combustível. O Edital completo poderá ser obtido até o dia 26 de novembro às 14h00. Será que o vencedor da carta-convite nº 019/2004 vai ser também o posto AFA, como aconteceu nos casos da licitação para os carros da prefeitura e Secretaria da Saúde?

* Amanhã, dia 26 de novembro, às 15h00, na Câmara Municipal, a prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde estarão promovendo a 20ª Audiência Pública. É difícil para a população phoder participar de uma audiência pública numa sexta-feira, dia útil, as três da tarde!

* O novo Paço deverá ter persianas da Tapeçaria Paulista. Ela venceu o convite nº 183/2004.

* A prefeitura comunica que a empresa Comercial Visconde Veículos foi desclassificada por ter apresentado preços excessivos. Anteriormente o departamento da prefeitura tinha impugnado a participação de uma grande empresa do ramo de veículos.

* A administração municipal limeirense faz novo aditamento referente à concorrência nº 06/2003 - aquisição de medicamentos (que foi concluída em março deste ano).
+ 25%. A empresa beneficiada é a "BH Farma Comércio".

* Ceprosom prorroga por mais 2 anos concurso nº 001/2002 - cargos de fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, psicólogo, técnico em nutrição e terapeuta ocupacional. Esse concurso foi homologado em 23 de novembro de 2002.

* A prefeitura suspendeu, temporariamente, a empresa "Torkpeças para Tratores" de participar em licitação e impedida pelo período de dois anos de contratar com a administração.

* O município está renovando e prorrogando o contrato de locação onde está situado a Delegacia de Defesa da Mulher (D.D.M.). O imóvel é de propriedade do professor Adhemar Queiroz e está localizado na rua Presidente Roosevelt nº 548. Valor R$ 1.745,00 mensais.

* O Ceprosom informa o vencedor da concorrência pública nº 001/2004: Comercial João Afonso. Essa empresa deve ter um PREÇO muito competitivo. Ela VENCEU inúmeras licitações nos últimos anos na prefeitura.
COMENTÁRIO: eta nóis! Estamos fo...

quarta-feira, novembro 24, 2004

"É preciso endurecer, porém sem jamais perder a ternura". Che Guevara

PREFEITURA ENTREGA CÓPIAS DOS DOCUMENTOS!

Foi preciso ir com o Oficial de Justiça à prefeitura (Limeira-SP) para que ela entregasse cópias de DOCUMENTOS PÚBLICOS solicitados pela Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão (Defende). O pedido em questão (outros foram requeridos e aguarda-se o prazo - 15 dias), trata-se dos procedimentos e contratos de aluguel onde se localizava o Paço Municipal da Avenida Lauro Corrêa. A Defende requereu e não foi atendida. Entrou com Mandado de Segurança para obter acesso aos documentos.
Agora o jurídico da Associação estuda a possibilidade de entrar com ação na justiça requerendo a devolução aos cofres públicos de parte do que foi desembolsado. Quem viver verá!

COMENTÁRIO: ontem (dia 23) a Defende entrou com novo Mandado de Segurança contra a prefeitura para a apresentação dos documentos que originaram o cancelamento de débitos do Jornal de Limeira. A legislação diz que o juiz tem 48h00 para decidir sobre o pedido. Fontes do jurídico da Defende afirmaram que em breve serão solicitados os contratos e procedimentos realizados com a Ceseco - empresa que presta serviços de computação para a prefeitura há vários anos. Oxalá!

NOVO ADITAMENTO PARA O PAÇO MUNICIPAL

O prefeito de Limeira-SP acertou com a Empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel) outra prorrogação, desta feita de prazo, para o término das obras no Paço da Prada, localizado na rua Alberto Ferreira nº 179. Segundo o comunicado, um aditamento foi assinado no dia 28 de outubro, prorrogando para mais 60 dias o prazo final das reformas. Isso significa que o Executivo vai sair do prédio sem terminar o que começou.
COMENTÁRIO: com ele vai muita gente!

terça-feira, novembro 23, 2004

"Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos". Millôr Fernandes

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO É NOMEADO FUNCIONÁRIO EFETIVO

Portaria assinada no dia 16 de novembro informa que o presidente da Comissão de Licitação da prefeitura de Limeira, Emerson Luis Davoli, 33 anos, foi nomeado ao cargo de Administrador de Materiais; cargo lotado na Secretaria da Fazenda e da Administração. Ele adquiriu essa condição no concurso realizado nos dias 30 de maio e 12 de junho de 2004. Foi o 1º colocado na classificação. Anteriormente ele era nomeado com cargo em comissão/confiança.
COMENTÁRIO: + um que já trabalhava na prefeitura e foi FELIZ no concurso classificando-se em 1º lugar.

segunda-feira, novembro 22, 2004

"A injustiça feita a um é ameaça feita a todos". Montesquieu

UM EQUÍVOCO!

No pedido divulgado aqui na sexta-feira (dia 20) - Mandado de Segurança - a Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão (Defende) solicitou à justiça limeirense liminar para obter cópias xerográficas dos procedimentos administrativos da prefeitura referentes à locação do imóvel onde funcionou por aproximadamente 7 anos o Paço Municipal - imóvel de propriedade do empresário Lusenrique Quintal.
Ocorre que, curiosamente, o juiz da 1ª Vara Cível, Aciones Diniz concedeu a liminar, mas no despacho o juiz fala em "certidão" o que não foi o objeto da requerente (Defende).
A Associação quer obter vistas através de cópias dos documentos e procedimentos administrativos no que diz respeito aos contratos realizados.

Por este motivo, talvez ainda hoje (22/11) o departamento jurídico da Associação estará entrando com Embargo de Declaração que é justamente uma correção que o próprio juiz poderá fazer em seu despacho. O que se pretende é apenas tomar conhecimento dos atos da administração municipal - direito este assegurado pela Constituição Federal.

Reiterando, o que se deseja é que o pedido inicial seja integralmente cumprido pela administração pública municipal que, aliás, vem se esquivando com algumas manobras ardilosas, tentando de todas as formas 'escapar' da apresentação dos documentos solicitados. POR QUE SERÁ?
COMENTÁRIO: será por quê?

sexta-feira, novembro 19, 2004

JUIZ CONCEDE LIMINAR CONTRA A PREFEITURA

O juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Limeira-SP, Aciones Diniz, concedeu na tarde de hoje (dia 19) liminar para a Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão referente Mandado de Segurança contra a prefeitura municipal por não fornecer os documentos solicitados para obter vistas em processos administrativos (contratos de aluguel entre o município e o proprietário do imóvel, Lusenrique Quintal).
No pedido a Defende informa que "Esta vista aos autos "ajuda" a impetrante a analisar quais são as denúncias que procedem e em caso de procedência, estas informações se prestam para instruir procedimento judicial".
Na próxima segunda-feira, um procurador da Associação estará acompanhando o Oficial de Justiça para que se faça cumprir a decisão da justiça. Leia Mais.
COMENTÁRIO: o bicho tá pegando!

"Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo". Mark Twain

É ISSO!
"Eu tenho saudade do que não vivi. Tenho saudade de lugares onde não fui e de pessoas que não conheci. Tenho saudade de uma época que não vivenciei, lembranças de um tempo que mesmo sem fazer parte do meu passado, marcou presença e deixou legado. Esse tempo, onde a palavra valia mais do que um contrato, onde a decência era reconhecida pelo olhar, onde as pessoas não tinham vergonha da honestidade, onde a justiça cega não se vendia nem esmolava, onde rir não era apenas um direito do rei... Ah, esse tempo existiu, eu sei. Tempo de caráter, lealdade, escrúpulos. Tempo de verdade, amizade, respeito ao próximo. Amor ao próximo. Tenho saudade do tempo em que a justiça era respeitada porque era acreditada. Acima de tudo. Autoridade máxima do dever. Zeladora dos direitos. Sem vergonha de ser o que é, de apontar o que fosse, desde que fosse o justo, o correto, o verdadeiro.

A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda.

Saudade da justiça imparcial, exata, precisa. Que estava ao lado da direita, da esquerda, centro ou fundos. Porque o que faz a justiça é o "ser justo". Tão simples e tão banal. Tão puro. Saudade da justiça pura, imaculada. Aquela que não olha a quem nem o rabo de ninguém. A que não olha o bolso também. Que tanto faz quem dá mais, pode mais, fala mais. Saudade da justiça capaz. (...) a injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, roubando-me a tranqüilidade do coração e a estima pela vida".
Rui Barbosa (1849 - 1923)
COMENTÁRIO: é isso!

quinta-feira, novembro 18, 2004

FÉLIX ANUNCIA DOIS SECRETÁRIOS

Na coletiva de hoje à tarde o prefeito eleito de Limeira-SP, Silvio Félix, anunciou dois secretários - de Segurança Pública e Esportes. Delegado da Polícia Civil, Siddhartha Carneiro Leão e o proprietário da Gazeta de Limeira, Roberto Lucato, respectivamente.
COMENTÁRIO: será que ele vai convidar alguém ligado ao Jornal de Limeira em uma de suas pastas? Aí estaria fechado com a imprensa formal, já que o vice-prefeito é Orlando José Zovico, proprietário de rádio e TV na cidade.
Clique aqui e veja no site T&Q matéria do jornalista Felipe Voigt.
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar". Friedrich Nietzsche

CÂMARA NOMEIA

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Jurandir Bernardes Pereira nomeou mais duas pessoas para exercer, em comissão, os cargos de Chefe de Gabinete Parlamentar e Assessora Parlamentar. Os nomeados são Antônio Carlos Armbruster e Izabel Fernandes Leite da Silva, respectivamente.
As nomeações podem ter sido em razão das revogações das Portarias nºs 7 e 8 de abril de 2004.
COMENTÁRIO: nomeação válida somente até 31 de dezembro!

PREFEITURA ALUGA DOIS IMÓVEIS NO BELINHA OMETTO

O município de Limeira-SP está locando dois imóveis no bairro Belinha Ometto para serem instalados o PSF - Programa Saúde da Família. Um imóvel está localizado na Avenida Canadá nº 859 de propriedade de Carlos Alberto Teshima Schavone. Valor R$ 300,00 mensais.
O outro se localiza na Rua Granada nº 240, de propriedade de Doraci de Oliveira Ferian. Valor R$ 280,00 mensais.
COMENTÁRIO: aluguel também é $AÚDE!

quarta-feira, novembro 17, 2004

"O jornalismo consiste basicamente em dizer 'Lord Jones morreu' para pessoas que nunca souberam que Lord Jones estava vivo". Gilbert Keith Chesterton, escritor inglês - 1874/1936

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA

A construção da EMEIEF "Aldo José Khül", no bairro do Jardim Morro Azul tá mais enrolada do que novelo. Há cerca de dois anos a construção teve início pela empreiteira Landa Engenharia. Até agora não foi concluída e o que consta já consumiu grande parte do orçamento da obra que está estimada em mais de 900 mil. Não se sabe ao certo quanto já foi gasto. Porém, muita coisa errada ocorreu na fiscalização dessa obra. Agora o Executivo quer saber o que aconteceu e através da Portaria nº 1518 de 10 de novembro de 2004, resolveu instaurar uma Comissão de Sindicância para apurar as responsabilidades.
COMENTÁRIO: eu aposto que o resultado vai acabar em PIZZA!

IML TEVE ALUGUEL RENOVADO

A prefeitura de Limeira-SP prorrogou o contrato de locação do imóvel que abriga o IML - Instituto Médico Legal de Limeira-SP por mais 12 meses. O imóvel de propriedade de Eduardo Cabral de Vasconcellos e Maria Aparecida Fugagnoli de Vasconcellos está localizado na rua Vereador Humberto Viana Machado nº 14 (ao lado da Bombatta). O valor é o mesmo do ano passado: R$ 750,00 mensais.
COMENTÁRIO: não sei qual é o critério, mas sei que são poucos os casos em que a prefeitura não reajusta os valores de suas locações. Vixe!

terça-feira, novembro 16, 2004

"No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim". Fernando Sabino

VOCÊ CONFIA?

Depois que membros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo emitiram PARECER FAVORÁVEL ("excetuados os atos porventuras pendentes de apreciação") às contas do exercício de 2002, do Prefeito Pedro Khül e José Carlos Pejon, em reunião ocorrida no dia 27 de julho deste ano; será que podemos confiar neste Tribunal?
COMENTÁRIO: não.

CAIXA ELETRÔNICO NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Limeira autorizou a instalação de um Caixa Eletrônico junto ao estacionamento frontal externo daquela Casa de Leis. O beneficiado foi o Banco do Estado de São Paulo/Santander.
COMENTÁRIO: segundo o comunicado do legislativo, a permissão cumpriu todos os requisitos da Lei de Licitação nº 8666/93. Será verdade?
Outra pergunta: vão ser cobrados o uso e ocupação de solo?

segunda-feira, novembro 15, 2004

"A economia compreende todas as atividades do país, mas nenhuma atividade do país compreende a economia". Millôr Fernandes

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA?

Sobre a polêmica da aprovação pela Câmara Municipal de Limeira do aumento do ISSQN para os profissionais liberais e algumas atividades autônomas em até 1000%, muito já foi dito pela imprensa limeirense e também num texto que escrevi no site T&Q. Clique aqui.
Entretanto, gostaria também de levar ao conhecimento de todos e, principalmente da população de Limeira que até o momento cerca de dois mil carnês de IPTU, ISS e Alvará do ano de 2004, continuam na prefeitura sem serem entregues aos responsáveis.

O Secretário de Finanças do município ainda não providenciou o Edital concedendo prazo (15 dias), conforme manda a lei, para que os contribuintes compareçam no Paço para retirar o carnê do tributo e pagá-lo. Enquanto ele não fizer isso o imposto não pode ser cobrado com os acréscimos. Contudo, o contribuinte que já recebeu o carnê no início do ano e não pôde pagá-lo, quando o fizer, será com juros e multa.
Todo ano é a mesma ladainha. O Edital vem sendo publicado entre os dias 13 e 14 de dezembro.
COMENTÁRIO: a meu ver isso se chama IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA! Alô Ministério Público...

quinta-feira, novembro 11, 2004

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível; comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível". São Francisco de Assis

DAR UMA DE VIDENTE, QUANDO OS FATOS FICAREM EVIDENTES!

A partir de alguns cargos do primeiro escalão municipal que brevemente serão preenchidos, com certeza, poderemos conhecer, ainda que superficialmente, qual será a direção ou o rumo que deverá tomar a administração do prefeito eleito Silvio Félix.
Quem é limeirense e conhece um pouco as famílias e pessoas que vivem ou residem no município (Limeira-SP) poderá ter uma breve noção dos caminhos futuros, conhecendo ÀQUELES que estarão sendo nomeados para exercerem cargos de altíssima confiança no governo, desde é claro, que ESTE seja da cidade!
COMENTÁRIO: é simples. A partir da nomeação e sabendo ou conhecendo os lugares freqüentados, os amigos, profissionais da área (do nomeado) e outros detalhes que não vou enumerá-los, o cidadão poderá conhecer mais a fundo as pessoas que estarão à frente das ações do Executivo, tentando resolver os problemas da cidade (ou o dele)!!!

ELUCUBRAÇÕES DE UM AMIGO PARA A CÂMARA DE LIMEIRA

Na formação e nomeação dos nomes das secretarias municipal, o prefeito eleito, Silvio Félix poderá nomear a vereadora reeleita Elza Tank para a Secretaria da Mulher e o 1º suplente, vereador Fausto de Paula para a Secretaria do Idoso ou da Saúde. Neste caso, o 2º suplente, vereador Pilon ficaria com a cadeira e, ainda por cima, seria eleito o Presidente da Câmara, ele que foi o 9º vereador mais votado e conhece muito bem os "trâmites" daquela Casa.
Pilon ficaria ainda nas mãos do prefeito Silvio e teria que rezar a cartilha do governo, uma vez que é do partido (PMDB) que apoiou Félix (PDT), caso contrário, o prefeito mandaria um recadinho: olha que eu volto com o Fausto...!
COMENTÁRIO: e aí, pode ser?

quarta-feira, novembro 10, 2004

"As palavras, como as abelhas, têm mel e ferrão". Provérbio Suíço

PREFEITURA RENOVA COM A "CONAM"!

Enquanto que a Câmara Municipal vai realizando contratos de assessorias com empresas como a Condam e IBAM, a prefeitura de Limeira-SP também vai renovando com a "Conam" - Consultoria em Administração Municipal S/C Ltda.
A assinatura da prorrogação do contrato de prestação de serviços técnicos especializados se deu em 30 de setembro. Ele foi firmado em 20 de setembro de 2000 e desde então vem sendo prorrogado anualmente. O valor global a ser pago nos próximo 12 meses é de R$ 408.031,20, ou seja, R$ 34.002,60 mensais.
COMENTÁRIO: quem quer dinheiroooooo!

Q FEIO!

Quem passa pela avenida Maestro Xixirry, atrás da nova prefeitura, poderá observar que o Executivo atual, depois da derrota nas eleições, mandou que paralisassem totalmente as obras de execução do novo estacionamento de veículos. Lá, máquinas de uma construtora estavam trabalhando a todo vapor. Agora, viraram "vapor".
COMENTÁRIO: q merda!

terça-feira, novembro 09, 2004

"A união do rebanho obriga o leão a ir dormir com fome". Provérbio Africano

PODE OU NÃO PODE?

A imprensa limeirense vem divulgando que a transição de governo na cidade já teve início. Reuniões estão sendo realizadas e vários pedidos foram feitos pelo grupo indicado pelo prefeito eleito, Silvio Félix, aos homens indicados de Pejon.
Contudo, já que todos concordam com a NECESSÁRIA transparência dos atos do Executivo, será que poderíamos saber, detalhadamente, quais foram os pedidos de informações? Pode-se ter acesso às informações solicitadas e as respostas emitidas?
Hoje (dia 09), na Praça Toledo Barros nº 272, às 14h30, o prefeito eleito Silvio Félix estará concedendo uma entrevista aos veículos de comunicação. Fica então aí a pergunta para ser formulada e/ou respondida pelo novo prefeito eleito, uma vez que não tenho possibilidades de comparecer a tal evento.
COMENTÁRIO: tomara que pelo menos o Felipão (Voigt), do T&Q, compareça e faça a gentileza de perguntar.

+ 500 MIL PARA ASFALTO DO JOSÉ CORTEZ

Para atender a execução de obras de infra-estrutura nas vias do Jardim Residencial José Cortez, o Executivo limeirense autorizou a Secretaria da Fazenda Municipal a abertura de um crédito adicional especial no valor de 500 mil. Segundo o decreto municipal nº 340, os recursos serão decorrentes do Termo de Convênio feito entre a Secretaria da Habitação do Governo do Estado e o município, assinado em 2 de julho de 2004.
COMENTÁRIO: ... "CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL", nome bonito esse, hein!!

segunda-feira, novembro 08, 2004

IMÓVEL COM DE ATÉ 70 METROS DE CONTRUÇÃO É ISENTO DE IPTU!

Para divulgar o "IPTU da Sorte", milhares de reais seriam utilizados para pagamento das campanhas através das diversas mídias com o objetivo de melhorar a arrecadação desse tributo (ahahaha... não pude resistir, desculpe!).
Entretanto para divulgar os direitos previstos em Lei, àquele que o cidadão possui e que consta na legislação municipal, ou seja, dar publicidade necessária para que os proprietários de um único imóvel na cidade, com até 70 metros quadrados de construção tenha o conhecimento que é isento do IPTU (não confundir com as Taxas de Serviços Urbanos, que também faz parte do carnê lançado anualmente aos contribuintes), isso não foi e não é feito. Por quê? Saiba mais.
COMENTÁRIO: porque não interessa, oras bolas!!
"Os políticos brasileiros são tão corruptos, mas tão corruptos, que corrompem até a CPI da corrupção". Diogo Mainardi - revista Veja desta semana (10/11).

PALHAÇO EU, NÓS, VÓS E ELES?

Falando em corrupção e CPI, no que deu as CPIs abertas na Câmara de Limeira-SP este ano? A da LICITAÇÃO, principalmente? Tem também aquela do vendaval, que um ventinho mais forte fez o município desembolsar mais de 1 milhão de reais.
COMENTÁRIO: vtnc.

INDENIZAÇÃO PARA QUEM MORA PRÓXIMO A TORRES DE CELULAR?

É polêmica. A lei não vem sendo cumprida conforme já relatado neste espaço (dia 1º/11). Ocorre ainda que está para ser votado na Câmara um projeto de Lei Complementar nº 146/2004, de autoria do vereador Marco Cover, que concede redução do valor venal para as residências próximas às torres de telefonia celular.
COMENTÁRIO: ora, se o poder legislativo concordar que houve uma desvalorização dos imóveis próximos a este estrupício (e houve), a meu ver o Executivo deverá indenizar todos os moradores que foram prejudicados, OU NÃO?

sexta-feira, novembro 05, 2004

"Todo homem que se vende recebe muito mais do que vale". Aparício Toledo, vulgo Barão de Tararé.


ALTERANDO A ESTRATÉGIA!

Por estranho que possa parecer, alguns serviços que antes eram ou foram prestados e executados por diversos anos seguidos pelas mesmas empresas ao município (Limeira-SP), este ano, ou melhor, depois das eleições de 3 de outubro estão sendo substituídos e/ou contratadas outras empresas prestadoras de serviços.
Este fato é bastante curioso, pra não dizer outra coisa. Mas ninguém percebe ou consegue enxergar. Eta hipocrisia danada soh!
Dois exemplos: seguros de veículos e manutenção de máquinas e equipamentos pesados da frota municipal. Outro detalhe: um pouco antes das eleições ocorreu a mudança do fornecedor de combustíveis.
COMENTÁRIO: e precisa?

quinta-feira, novembro 04, 2004

"A assombração sabe pra quem aparece". Provérbio brasileiro

RENOVANDO E AUMENTANDO O ALUGUEL

O município está renovando o aluguel onde atualmente está instalado o Centro Educacional nº 149 do SESI. O imóvel de propriedade de José Angelo Ribeiro e outros está situado na Rua Presidente Roosevelt nº 530, onde também funciona no período noturno o Colégio Comercial Santo Antônio. O contrato anterior era de R$ 8.850,00 mensais e agora passou para R$ 9.453,00.
COMENTÁRIO: buaaaaá, buaaaaá! Eu também quero alugar pra prefeitura.

VAI RENOVAR, ALTERAR OU MUDAR?

Embora o Centro de Patologia Clínica Municipal ainda esteja instalado na rua Treze de Maio nº 111, em imóvel de propriedade de Maria José Leite Soares, cujo aluguel até o dia 2 de novembro de 2004 é de R$ 2.361,00 mensais, o Executivo limeirense divulgou no Jornal Oficial do dia 29 de outubro "a contratação de locação de imóvel para a instalação do Centro de Patologia...".

COMENTÁRIO: quem falou que as locações realizadas pelo município, bem como os valores das locações iriam diminuir? Seria o Pijonóquio?

ALUGUEL DO PRÉDIO DA FACULDADE EINSTEIN

Dois ou três mil mensais é o quanto desembolsa mensalmente a Faculdade Einstein pela locação de todo o imóvel da antiga Indústria Rocco, situado na Vila Queiroz, atrás do Limeira Clube. Informação extra-oficial dá conta que o prazo contratual foi fixado em dez anos.
COMENTÁRIO: e pensar que em Limeira existem imóveis alugados com valores superiores a 50 mil. Você conhece algum? Novidades em breve!!

quarta-feira, novembro 03, 2004

"Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição". Indira Ghandi

NOTINHA$

* Veículos para a Guarda Municipal vão ser adquiridos da empresa Comercial Visconde Veículos.

* O Executivo municipal permite à Fundação Cultural Padre Luiz Bartholomeu a instalação de um transmissor e um sistema irradiante para permitir a transmissão do canal de televisão da Rede Sesc Senac.

* Limeirense com nariz entupido?! Fique tranqüilo. O município estará adquirindo descongestionante nasal da empresa Comercial Cirúrgica Rioclarense. Licitação neste sentido foi procedida pelo Direto do Departamento de Material e Almoxarifado da prefeitura. Esse remédio não vai faltar!

* Depois de alguns anos, município "troca" a empresa que vai prestar serviços de manutenção da frota de veículos pesados. Por alguns anos a empresa contratada era L.L. Tratores. A partir deste mês devera ser "Cylinder Comércio e Serviços". Em breve vamos ver qual será o valor mensal a ser desembolsado pela municipalidade. Vale dizer que o contrato anual com a empresa L.L., o ano passado foi de R$ 430.000,00.

* O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) costuma emitir e divulgar comunicados sem constar data. Será que os vereadores poderiam solicitar para que este procedimento seja sanado? Exemplo: Dia 27 de outubro a autarquia comunicou a homologação do convite nº 020/2004. Se não me engano, algumas semanas atrás essa empresa (Forty Construções e Engenharia) já tinha sido contratada para "construção e manutenção de todo sistema público de drenagem no município de Limeira".

COMENTÁRIO: notinha$.

segunda-feira, novembro 01, 2004

"O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio". Nicolau Maquiavel (1469-1527)

ANTENAS DE CELULAR, LEI NÃO É CUMPRIDA!

Apesar de uma CPI em andamento na Câmara Municipal de Limeira-SP, até o momento a Lei Complementar nº 300 de 20 de novembro de 2003, que regulamenta a instalação das torres de transmissão de telefonia celular no município, não vem sendo cumprida. Dentre outras obrigações, veja a integra dos artigos 11 e 12 e seus respectivos parágrafos:

Artigo 11 - As empresas de telecomunicações ou pessoas físicas responsáveis que utilizam antenas de transmissão e recepção, devem apresentar mensalmente laudo com limite de emissão de radiação no raio de até 100m distante de cada antena.

Parágrafo 1º - a apresentação que trata o "caput" deste artigo deve ser feita em jornal de grande circulação, no diário oficial do município e entregue aos moradores que estão em distancia inferior a 100m da referida antena.

Parágrafo 2º - além dos laudos de que tratam o "caput" deste artigo, a cada 6 meses deverão ser feitos por laboratórios independentes indicados pelo poder público e contratado pela empresa.

Artigo 12 - anualmente os moradores com residência de até 100m de antenas de transmissão e recepção devem ser submetidos a exames médicos que atestam a ausência de efeitos radioativos sobre sua saúde.

Parágrafo 1º - Os custos dos exames que tratam o "caput" deste artigo correrão por conta da empresa proprietária e ou utilizador das antenas novas e já existentes.

Parágrafo 2º - Os laudos de que tratam o "caput" deste artigo deverão ser feitos por laboratórios independentes indicados pelo poder público e contratados pela empresa.

COMENTÁRIO: e aí, será que os moradores das proximidades irão passar por exames laboratoriais? Cadê os laudos que deveriam ser publicados?