quinta-feira, março 31, 2005

FUNCIONÁRIO EFETIVO ESTATUTÁRIO DA PREFEITURA PODERÁ TER REAJUSTE DE APENAS 1,6%

Um funcionário efetivo da prefeitura de Limeira-SP esteve me confidenciando e falou que houve mudança na legislação federal. Ele me disse que atualmente os servidores estatutários do município têm descontados de seu vencimento 5% referentes à pensão, assistência médica e que, esse dinheiro vai para o "Caixa". Ocorre que com a mudança na legislação esse percentual de desconto será elevado para 11%, ou seja, 6% a mais.

Portanto, considerando a diferença dos percentuais divulgados no dia de hoje (31) pelo prefeito da cidade, Silvio Félix da Silva, os servidores efetivos estatutários deverão ter apenas 1,6% de reajuste nos vencimentos.
COMENTÁRIO: e aí pessoal, que tal vestir um nariz vermelho pra ir trabalhar?

LIMEIRA-SP:

FUNCIONALISMO MUNICIPAL TERÁ REAJUSTE DE 7,6%

Através de um decreto publicado hoje, dia 31, na edição do Jornal Oficial do Município (Limeira-SP), todos os servidores públicos municipais, do Ceprosom, SAAE, comissionados, celetistas, aposentados e pensionistas terão um reajuste de 7,6% por determinação do Chefe do Executivo.
O reajuste tem efeito retroativo a contar de 1º de março.
COMENTÁRIO: é muito, ou pouco?!
"Mordomia é ter tudo que o dinheiro - do contribuinte - pode comprar". Millôr Fernandes


INDIGNAÇÃO DJÁ!

Está circulando na internet (e-mails) informando atos e ações do governo que constituem uma verdadeira VERGONHA para o País e uma afronta ao povo brasileiro.
O texto que está sendo enviado e repassado é o seguinte:

"Recebi e passo para você. É triste ver tanta gente passando fome, outros tantos lutando para a sobrevivência e esses... ... dançando e rolando no dinheiro público.

1 - José Dirceu, Ministro-Chefe da Casa Civil
Esposa: Maria Rita Garcia
Profissão: socióloga
Emprego: Assessora da Presidência da Escola Nacional de Administração Pública
Nomeação: março de 2003
Salário: R$ 17.000,00

2 - Antonio Palocci, Ministro da Fazenda
Esposa: Margareth Rose Silva Palocci
Profissão: Médica Sanitarista
Emprego: Assessora da Presidência da Fundação Nacional de Saúde
Nomeação: fevereiro de 2003
Salário: R$ 14.850,00

3 - Ricardo Berzoini, Ministro da Previdência
Esposa: Sonia Lourdes Rodrigues Berzoini
Profissão: bancária aposentada
Emprego: Assessora no Gabinete do Deputado Federal Paulo Bernardo(PT-PR)
Nomeação: maio de 2003
Salário: R$ 19.500,00

A farra no Congresso Nacional
Salário: R$ 12.000,00
Auxílio-Moradia: R$ 3.000,00
Verba para despesas: R$ 7.000,00
Verba para assessores: R$ 3.800,00
Para trabalhar no recesso: R$ 25.400,00
Verba de gabinete mensal: R$ 35.000,00

e tem mais...

- Direto a transporte aéreo: 04 passagens de ida e volta aBrasília/mês;
- Direito de contratar até 20 servidores para cada gabinete;
- Direito ao recebimento de 13º e 14º salários, no fim e no início decada ano legislativo;
- Direito a 90 dias de férias anuais;
- Direito a folga remunerada de 30 dias;

ISSO TUDO É PARA CADA UM DOS 514 DEPUTADOS!
DINHEIRO QUE SAI DOS COFRES PÚBLICOS, DO SEU BOLSO, CIDADÃO!!!

DEMONSTRE SUA INDIGNAÇÃO!
Envie este texto ao maior número de pessoas.
A IDÉIA É FAZER ESTA MENSAGEM CHEGAR A 110 MILHÕES DE ELEITORES .
Duvido que a coisa não mude!!!!
Quem sabe, este é um dos caminhos possíveis para mudar o país.

Fernando Pina
Geólogo
mailto:Geólogojosepina@ufpa.br

Paulo J. Martins Filho
Geólogo
pmartinsgeo@yahoo.com.br

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." Albert Einstein"

quarta-feira, março 30, 2005

ANTES & DEPOIS

Tenho um "amigo" que sempre me incentivou. Lia os textos que escrevia sobre os políticos e quando me encontrava, metia o pau nas "otoridades". Pedia para que eu metesse ainda mais a boca no trombone.
Este ano, um filho seu foi nomeado para trabalhar com um edil na Câmara Municipal. Depois desse apadrinhamento, o homem evita a qualquer custo se aproximar de minha pessoa.
O pior é que até o momento, nas inúmeras vezes em que estive na Câmara, nunca o vi naquela Casa.
COMENTÁRIO: o filhote deve fazer trabalhos externos. Ou não!
Não sei porque lembrei de uma frase do Mestre Millôr Fernandes: "Essa gente que fala o tempo todo contra a corrupção está apenas cuspindo no prato em que não comeu".
"Nenhuma situação é tão complicada que uma mulher não possa piorar". Tom Jobim (1927-1994)

VOCÊ SABIA QUE...

... no concurso público realizado na cidade de Atibaia no ano de 2002, para preencher o cargo de advogado no SAAE - Saneamento Ambiental de Atibaia, a atual Secretária Municipal dos Negócios Jurídicos e de Proteção ao Patrimônio do município (Limeira-SP), Adriana Sagiani, classificou-se em 7º lugar?
A divulgação oficial do resultado foi em 19 de dezembro de 2002.
Entretanto, vale ressaltar que Adriana já exercia o cargo comissionado de Diretora do Departamento Jurídico Contencioso (Portaria 220/2002), sendo que em 12 de novembro de 2002, o prefeito da Estância de Atibaia nesta época, Jerônimo de Camargo, nomeou Sagiani para, em substituição, exercer o cargo de Secretária Dos Assuntos Jurídicos (Imprensa Oficial da Estância de Atibaia edição de 16/02/2002).

Sabia também que o Secretário Adjunto dos Negócios Jurídicos, Reynaldo cosenza, foi aposentado pela prefeitura de Limeira no cargo de Secretário da Justiça no finalzinho de 1992?

COMENTÁRIO: sabia?

terça-feira, março 29, 2005

"Enquanto o povo brasileiro não se fizer cidadão, continuaremos a ter muitos políticos e elites de ocasião. E a ocasião ... " Jean Cláudio Feder

MISTÉRIO APÓS ASSALTO À LOJA VIVO!

O assalto na loja revendedora de celulares Vivo, ocorrido na sexta-feira, dia 11 de março, rendeu manchetes e muitos comentários na imprensa de Limeira-SP. Um assaltante morreu numa suposta troca de tiros com a polícia.
Logo depois, a Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo deteve 11 policiais. No início ventilou-se a hipótese do bandido morto ter sido executado. A empresa Autoban filmou toda a ação ocorrida e enviou cópia da fita diretamente a Corregedoria da PM. Encarregados da filmagem estavam dois policiais militares. Um era Tenente.

Ouvi nos bastidores de algumas fontes ligadas a PM e da empresa Autoban que a história pode ser um pouco mais apimentada. Além da suposta execução ventilada, os policiais teriam se aproveitado da oportunidade e começaram a carregar ou guardar aparelhos celulares de propriedade da loja assaltada para mochilas e outros guarda-volumes de suas propriedades. Teve até uma policial que não estava de serviço, mas "o rádio foi passado" e ela teria ido até o local - trevo da rodovia anhanguera, km 140 - para também participar da "operação"!

O caso deverá ser analisado até o final desta semana por três juízes da corregedoria e os policiais poderão continuar detidos, serem transferidos ou liberados e responderem em liberdade pelos atos (?) praticados.

COMENTÁRIO: para saber TODA A VERDADE se faz necessário ver e analisar a tal filmagem. Vale perguntar ainda que na hipótese de só tiver ocorrido à execução de um bandido, os 11 policiais detidos ou retidos no quartel da PM em São Paulo teriam participado? Na matéria veiculada na edição da Gazeta de Limeira (dia12/3), cita que o motorista de um dos carros utilizado na fuga - um Doblô - foi morto e estava com um revólver calibre 38 por entre as pernas (estaria ele sentado e ao volante do veículo acidentado?). Ainda menciona o texto que o assaltante/motorista teria levado apenas um tiro no tórax. Portanto, a meu ver, parece não ter havido nenhum fuzilamento que justificasse a prisão de 11 PMs!

segunda-feira, março 28, 2005

EM REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL CÂMARA APROVA A EXTINÇÃO DE 53 CARGOS E A CRIAÇÃO DE + 150

Enviado pelo Executivo um projeto de mini-reforma administrativa, a Câmara Municipal de Limeira-SP atropelou a pauta de hoje (dia 28) e votou em Regime de Urgência Especial o projeto.

Por 11 votos favoráveis e um contrário (vereador Ronei), o projeto enviado pelo prefeito Silvio Félix foi aprovado às 22h00 de hoje. A presidente do legislativo, Elza Tank não votou e o vereador Joaquim Raposo não estava presente.

Dentre alguns itens, o projeto de Lei Complementar criou uma Ouvidoria na Secretaria de Segurança Pública, fez uma divisão da Secretaria de Cultura Turismo e Eventos, desvinculou diretamente a Secretaria Jurídica da Guarda Municipal. Na verdade ou feito o balanço (53 - 150) foram criados mais 97 cargos comissionados. Segundo o governo a mudança vai onerar em 0,84% o orçamento que é de 232 milhões, ou seja, R$ 1.948.000,00 que serão gastos a mais com pessoal comissionado.

A dificuldade para se obter informações na Câmara é bastante grande. Para os profissionais dos jornais diários nem tanto! Alguns são recebidos no gabinete do secretário e as informações são passadas antes mesmo (neste caso específico) do projeto ir para a votação. Outros levam as fitas gravadas para assistir em casa o que foi discutido e votado no Plenário. Mas tudo bem. Isso eu ainda vou abordar numa outra hora.

COMENTÁRIOS DE ALGUNS VEREADORES:
- Ao comentar no Plenário Bosco falou que no governo anterior era trem da alegria, agora é trenzinho.
- Iraciara argumentou que a reforma administrativa é para que haja um bom desenvolvimento do governo
- Ronei protestou sob o método aplicado: Regime de Urgência!
- Eliseu disse que vota com coerência e por isso era favorável ao projeto (foi técnico ou político?)
- Ferraresi disse que este projeto faz parte desde o início do plano de governo e que "vai de encontro o que a população precisa".
COMENTÁRIO: é pau, é pedra, é o fim (ou começo) do caminho...
GAZETA DE LIMEIRA & SILVIO FÉLIX

Em seu Blog "Pauta Livre", o jornalista Paulo Corrêa comenta o fato ocorrido entre profissional da imprensa e o atual prefeito de Limeira-SP, Silvio Félix da Silva. CLIQUE AQUI e leia as colocações e ponderações de Corrêa.
COMENTÁRIO: muito bom. Esse menino vai longe: não vai conseguir emprego na cidade de jeito nenhum!
"Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas e, em catorze dias, perdi duas semanas". Tim Maia

HOJE, MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA

Nesta segunda-feira, dia 28 de março, mais uma sessão ORDINÁRIA acontece nas dependências da Câmara Municipal de Limeira-SP. Desta feita 12 itens deverão ser apreciados pelos nobres e valorosos edis. Veja um resumo dos interesses da população que serão apreciados, discutidos e votados:

1 - Correção de inexatidão de texto do projeto do vereador Miguel Lombardi que já foi aprovado há duas semanas. Trata-se da comercialização do pão de sal tipo francês.

2 - Projeto do edil Eliseu Daniel que proíbe discriminação que impeça ou restrinja acesso a elevadores em edifícios.

3 - Do mesmo Eliseu, projeto que altera e acrescenta parágrafos da Lei Complementar nº 289 de 16/5/2003 - benefícios fiscais para as empresas que vierem a se instalar ou se expandir no município.

4 - Tarcílio Bosco quer instituir normas para instalação de Parques Temáticos, de diversão e similares.

5 - O vereador que possui bastantes parentes no executivo e legislativo limeirense, Almir Pedro dos Santos apresenta projeto para que os deficientes tenham prioridade no uso das piscinas e outros equipamentos dos centros comunitários.

6 - Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação do projeto do vereador César Cortez sobre a criação do cargo Psicólogo Escolar.

7 - A delegada e vereadora com voz de seda, Nilce Segalla, apresenta projeto para que gestantes sejam dispensadas na passagem da roleta nos veículos de transporte coletivo.

8 - Projeto da Mesa Diretora que cria o programa "Câmara Solidária".

9 - perpetua o nome de Geraldo Wiss, em uma das ruas, praças... projeto do vereador Bosco.

10 - Do nobre edil Joaquim Raposo Medalha do Mérito Cívico e Diploma de Gratidão ao doutor Darci Schiavon de Abreu.

11 - Projeto da presidente da Câmara Elza Sophia Tank Moya que perpetua o nome do senhor Francisco Ângelo.

12 - De Tarcílio Bosco, projeto para nome de rua: José Aparecido Boni.

COMENTÁRIO: é isso aí. Caro internauta, na sua cidade os excelentíssimos senhores vereadores também trabalham com essa envergadura e disposição? A população limeirense estava satisfeitíssima com os vereadores, tanto é que reelegeu 10 dos atuais 14 representantes.

quinta-feira, março 24, 2005

FATO/FOFOCA: MOTORISTA NA PORTA!

Nos bastidores do Paço da prefeitura comenta-se que, um funcionário do alto escalão não gosta de andar muito a pé. Ele requer e espera que o motorista entre com o veículo nas dependências do Paço municipal para buscá-lo. Dizem que o homem é o mandachuva do pedaço!
COMENTÁRIO: Jarbas & James - normalmente são os nomes de mordomos e motoristas - devem sempre ir buscá-lo. Será que também tem que abrir a porta do carro pro home e dizer: bom dia SENHORR?
"Uma mulher leva vinte anos para fazer de seu filho um homem e outra mulher leva vinte minutos para fazer dele um tolo". Helen Rowland

Q COISA ESTRANHA!

Caro internauta limeirense, ou não. Vamos ver se você entende a bagaça. Sinceramente, eu não entendi!
Se o prefeito eleito de sua cidade vive dizendo que tem de economizar, cortar gastos, demite pessoas que trabalhavam na empresa cuja maior acionista era a prefeitura, etc. e tal, por quê haveria de fazer um ADITAMENTO de um contrato realizado pelo governo anterior (11 de março de 2004) com uma empresa que presta serviços de transportes urbanos no município? Neste aditamento a nova administração municipal acresce em 10% a quantidade estimada para a aquisição de vales transportes a serem adquiridos para o funcionalismo municipal. Ao tomar conhecimento desta medida, devemos entender que a administração municipal vai inchar ainda mais os quadros do funcionalismo municipal, ou não?

O que ainda não dá pra compreender é que a administração, além de acrescer o percentual de compra do vale transporte o contrato também foi prorrogado para até 10 de março de 2006.
Creio que com este pensamento a nova administração sinaliza que não pretende realizar a tão esperada licitação para o transporte coletivo em 2005. Será?
DETALHE: com a estimativa de adquirir 906.980 vales transporte, o município de Limeira deverá desembolsar para a Viação Limeirense a quantia de R$ 1.541.866,00.
COMENTÁRIO: será que o belo sonho acabou e agora voltamos à eterna fase do pesadelo?

quarta-feira, março 23, 2005

"A verdadeira revolução não é aquela que contesta, mas sim aquela que inova". João Mellão Neto

SOBRE A NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PREFEITO

Li a nota de esclarecimento do prefeito de Limeira-SP, Silvio Félix da Silva veiculada ontem, dia 22, na primeira página do Jornal de Limeira.
Não entrando na polêmica repórter/prefeito ou prefeito/repórter, gostaria de fazer algumas ponderações e/ou colocações. Parece estar havendo um equívoco neste caso, ou seja, dos contratos de prestação de serviços para o município.
Voltemos ao tempo.

A prefeitura de Limeira divulgou no dia 1º de março duas autorizações do Executivo municipal para que fosse efetuada a contratação de empresa para execução de serviços. A primeira refere-se ao processo administrativo nº 5.017, válido inicialmente por 90 dias, e diz respeito à capinação, poda de árvores, manutenção de praças e varrição mecanizada; o segundo - processo administrativo nº 5.018 -, refere-se à contratação de empresa para coleta e transporte de lixo emergencial, domiciliar, lixo hospitalar, operação cacareco e varrição simples.
As informações acima foram fornecidas pela secretária executiva e pelo prefeito municipal, quando da coletiva de imprensa realizada no dia 1º de março. Na oportunidade também nos foi dito que para a execução dos diversos trabalhos tinham sido contratadas várias empresas.

VAMOS ENTENDER OS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS REALIZADOS

A prefeitura realmente abriu licitação, concorrência pública nº 01/2005 (dia 26/2) para os seguintes serviços: coleta, transporte de destinação do lixo, lixo hospitalar, limpeza e lavagem de feiras livres, varrição de ruas, fornecimento de caminhões, equipamentos e operadores para remoção de restos de móveis, colchões, utensílios domésticos e outros similares em pedaços. O encerramento desta concorrência está previsto para o dia 8 de abril, às 10h00. Ou seja, 41 dias após a divulgação da autorização do executivo para contratação de empresa para executar os serviços tidos como emergenciais.

Outro processo licitatório 'independente' do acima citado foi aberto também no dia 26 de fevereiro. Trata-se da concorrência pública nº 02/2005, com encerramento no dia 11 de abril às 10h00. Este tem como objetivo a contratação pelo regime de "empreitada por preços unitários", de serviços de conservação e manutenção de próprios municipais em diversos locais do município. Ao que tudo indica a prestação destes serviços foram contratadas emergencialmente pela administração municipal que selou o acordo com a empresa Forty Engenharia, cujo valor estimado pelo prazo de 180 dias ficou orçado em 5,2 milhões, conforme divulguei neste Blog na quinta-feira, dia 17 de março. Aliás, dois dias antes da publicação da matéria inserida na Gazeta de Limeira, edição de sábado (dia 20) a qual o chefe do executivo fez menção.
A pergunta que se faz é a seguinte: seriam mesmo EMERGENCIAIS os serviços de manutenção e conservação dos próprios municipais? Se eles (próprios municipais) realmente ficaram neste estado de calamidade, oferecendo risco às pessoas, alguém ou a administração anterior deve ser responsabilizada por isto, ou não?
Outra dúvida: se a licitação das obras da concorrência nº 02 encerram-se no dia 11 de abril - 44 dias após o contato emergencial que teria sido pelo prazo de 180 dias - o que sobrará ou quais os serviços que ficarão para serem executados pela a empresa vencedora da concorrência? A contratada emergencialmente (Forty) continuará fazendo os reparos de conservação e manutenção dos próprios municipais?
É bom que se esclareça ainda que a modalidade de licitação chamada concorrência pública é utilizada para os casos em que os preços venham a superar a cifra de 1,5 milhão de reais.

Também em fevereiro, só que desta feita a modalidade ou mecanismo utilizado foi à carta-convite (contratos realizados pela administração pública, cujos valores não superam 150 mil e que são convidadas pelo menos três empresas para fornecerem o orçamento), ao que tudo indica, a prefeitura teria desmembrado daquela autorização inicial o pacote de serviços, mesmo porque contratou a empresa "Starnews Locação de Equipamentos S/C Ltd" para fornecimento de caminhões e operadores para remoção de entulhos não abrangidos pela coleta de lixo regular (seria operação Cacareco?). O valor do contrato não foi divulgado.

COMENTÁRIO: seria interessante a administração municipal divulgar com uma certa periodicidade todos os contratos realizados, os nomes das empresas, quais os serviços e/ou compras, por qual período, etc. Isto tanto na prefeitura, SAAE, Ceprosom e outros vinculados à administração pública, independentemente de valores e exigências da Lei. Aliás, e a AUDITORIA GERAL E IRRESTRITA?

terça-feira, março 22, 2005

"A vantagem de quem sabe está na ignorância de quem não sabe". Bacon

COMUNICADO "DURÃO" DO VEREADOR RONEI

Achei um pouco engraçado. Nada a ver com o vereador Ronei Costa Martins, pelo qual até o presente momento tenho respeito e amizade. Ocorre que o mais novo edil estava na suplência do PT na Câmara e com o afastamento para tratamento de saúde do vereador Nelson Caldeiras, assumiu o posto na vereança limeirense.
Conforme determina a Lei Orgânica Municipal, o empossado deve publicar a declaração pública dos seus bens.
Pois bem!
Ronei assinou um comunicado que foi publicado na edição do Jornal Oficial do Município do dia 9 de março, declarando não possuir qualquer bem ou valor.
COMENTÁRIO: então, acho que o único BEM dele foi os votos recebidos na última eleição!

PT EM DÉBITO!

Profissionais que atuam na área da comunicação estão bravos e reclamando de não terem recebido os valores acordados com os membros do Partido dos Trabalhadores de Limeira-SP. Ao que tudo indica o PT de Limeira não tem dinheiro para honrar as dívidas contraídas na campanha eleitoral de 2004.
COMENTÁRIO: se o PT de Limeira não tem dinheiro para saldar as dívidas contraídas na campanha eleitoral. Então porquê gastou? Gastou por quê?

SERÁ QUE VAMOS PARAR NO PROJETO?

A administração municipal de Limeira-SP contratou a empresa Florescer Agro Ambiental para a elaboração de projetos e relatório de impacto ambiental para a duplicação do Anel Viário da cidade.
A administração anterior virava e mexia contratava terceiros para realizarem estudos dos mais diversos. Teve uma vez que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) contratou uma empresa para realizar determinados "estudos"; depois de dois meses contratou outra para fazer o mesmo estudo!
COMENTÁRIO: meu pai sempre me dizia "quando a porva é alheia, o tiro é grande!".

segunda-feira, março 21, 2005

EX-PREFEITO KÜHL TEVE AS CONTAS DE 2001 REJEITADAS
A VOTAÇÃO NA CÂMARA FOI DE GOLEADA: 12 a 2

A sessão ORDINÁRIA de hoje (dia 21), na Câmara municipal de Limeira-SP, acabou há poucos minutos (22h00). Havia somente duas pautas para serem votadas. A primeira era a votação do parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo relativo as contas do exercício de 2001. O TCE foi desfavorável porque o município - capitaneado na época por Pedro Kühl - não aplicou os 25% exigidos na área da educação.
O segundo e último item que depois passou a ser o primeiro (a pauta foi invertida) apreciado, discutido e votado foi à redação final do projeto da vereadora Nilce Segalla, referente à criação do "Dia do Rotariano". Depois da inversão e aprovação da redação final do Dia do Rotariano, as discussões e bate-boca, no bom sentido, começaram!

Apenas os vereadores Eliseu dos Santos e Almir Pedro dos Santos (que possui vários parentes trabalhando no executivo e legislativo) votaram contra o parecer do TCE e a favor do ex-prefeito, Pedro Teodoro Kühl.

Eliseu fez um furor com a tese de voto político e voto técnico. Discordou da decisão do Tribunal e do Relatório da Comissão de Finanças da Câmara, que também era pela rejeição das contas. Bradou no Plenário da Câmara dizendo aos colegas edis o seguinte: "o que nós fazemos é julgamento político. Quero eu acreditar que ouve equivoco da Secretaria da Educação...!".

Na platéia estavam mais ou menos 40 pessoas. Dentre essas, Ely Batistella, Acácio Oliveira, Valmir Caetano, Vanderley Carvalho, Rico e outras mais.

Almir Pedro dos Santos, falou, falou, mas continuou não dizendo quase nada que eu conseguisse entender. Apenas ao final captei a mensagem do nobre edil; ele falou: "de modo que não vou deixar de Pedro Kühl, uma vez que sou favorável, então, o meu pronunciamento nesta noite eu sou contra esse parecer... de modo que nós sabemos que houve uma grande intransigência".
Vixe!

O vereador Carlos Ferraresi afirmou que embora tivesse amizade com Pedro Kühl, o voto dele era favorável ao Tribunal, ou seja, também pela rejeição das contas. Neste momento tivemos um pequeno desentendimento entre César Cortez e Eliseu Daniel. Novamente o problema era a polêmica do julgamento ser técnico ou político.

Ronei pediu para que a fala do vereador Eliseu constasse em Ata. Em contrapartida Eliseu pediu o mesmo em relação a Ronei. Aliás, o vereador do PT falou ainda da carta que Pedro Kühl enviou para os vereadores no dia de hoje (21/3). Leia a integra da carta ao final.

Elza Tank disse que Kühl esteve na Câmara e falou que realmente houve um erro do seu secretário. A presidente do legislativo acatou a decisão do Tribunal.

César Cortez falou que sempre foi tratado tecnicamente por Pedro Kühl e por isso também iria tratar o caso tecnicamente!

Já o vereador Otoniel disse que o ex-prefeito recorreu duas vezes e não conseguiu reverter à situação. Eu tinha conversado com ele momentos antes do início da votação e ele me disse que até agora não se sabe onde está o dinheiro que deveria ter ido para a educação. Ele (Otoniel) falou que o valor é aproximadamente R$ 1.796,000,00. Não pode confirmar o valor exato porque o documento com os dados estava em sua mesa no Plenário da Câmara.

Quando os ânimos ainda estavam quentes, Iraciara disse não saber porque do clima que se instalou. Ocorreram erros técnicos e a "nossa decisão tem muito valia porque nós representamos o povo". Ela e o vereador Miguel Lombardi afirmaram que votavam a favor do Tribunal, mas aquilo ocorria com "dor no coração". Iraciara Bassetto ainda argumentou que independentemente do resultado, o parecer já foi encaminhado à promotoria e ela também disse que "a população não tem nem acesso à promotoria". Estranho neh!

Nilce Segalla foi curta e grossa: "nós temos que cumprir a Lei".

INTEGRA DA CARTA ENVIADA AOS VEREADORES POR PEDRO KÜHL:

Exmo. Sr.
Nome do vereador
D.D. Vereador
NESTA

Prezado Senhor,


O Plenário da Câmara Municipal de Limeira analisará, na sessão desta segunda-feira, as contas da Prefeitura referente ao exercício de 2001, e, com a máxima vênia, venho à presença de Vossa Excelência, encaminhar uma síntese da situação, na certeza de estar colaborando para o correto entendimento. (enviou + duas páginas com números tentando explicar o que aconteceu).

Com isso, acredito, Vossa Excelência fará um perfeito juízo, votando conscientemente e fazendo, sobretudo, justiça, valorizando o papel de magistrado que nesta especialíssima situação o nobre edil exerce, certamente, com soberania e independência, pois não só naquele ano de 2001, como nos demais em que estive à frente do Executivo, priorizei os investimentos educacionais, resolvendo incontáveis problemas e elevando a qualidade do ensino público sob a responsabilidade da Prefeitura, com aplicações anuais na educação próximas de 30%.

Ademais, o Tribunal de Contas cometeu grande equívoco, cujo contraponto demonstro nesta síntese, elucidando qualquer dúvida.

Pelo exposto é que confio na serena análise de Vossa Excelência para uma votação favorável às contas, agradecendo, desde já, a atenção dispensada, ficando ao dispor para dirimir qualquer outra dúvida que o nobre vereador eventualmente tiver.

Cordialmente,


Pedro Teodoro Kühl



COMENTÁRIO: ao sair do prédio do legislativo por volta das 22:00 horas, estavam ainda lá fora reunidos e conversando, Acácio de Oliveira e sua mulher, Vanderley de Carvalho e outros.
LOGO MAIS...

... logo mais à noite tem reunião na Câmara Municipal. O expediente foi reduzido em trinta minutos, contados do final da leitura da Ata. A expectativa é a votação das contas do município do exercício de 2001. Vou acompanhar/assistir!
O Tribunal de Contas foi DESFAVORÁVEL porque o município não cumpriu a lei. Não aplicou o mínimo exigido (25%) do orçamento na área educacional.
O ex-prefeito Pedro Kühl esteve no legislativo na sexta-feira (dia 18) e foi direto ao gabinete da presidente Elza Tank.
Depois da sessão de hoje (dia 21), pretendo inserir aqui as novidades ocorridas naquela Casa de Leis, de homens & mulheres probos. Gente fina que cumpre e faz cumprir a lei. Todos os edis limeirenses pensam SÓ no povo, nas angústias e necessidades da sociedade. Abnegados da causa popular, etc, etc, etc...
COMENTÁRIO: às vezes me surpreendo com que escrevo e passo a não acreditar em mim!!
"Todo fazedor de jornais deve tributo ao maligno". La Fontaine, Jean

DR. FAUSTO ME LIGOU!

O Secretário da Saúde de Limeira, Dr. Fausto Antonio de Paula me ligou na última quinta-feira, dia 17, para esclarecer e informar que medidas estão sendo tomadas naquela secretaria e por este motivo tive dificuldade de obter as informações sobre a creche interditada "Caminho do Bem", estabelecida na Vila Cláudia. O texto referente este assunto foi postado AQUI na sexta-feira, dia 11, sob o título "É Medo Ou O Quê?" - internauta, desça a barra de rolamento do seu computador e leia!

Embora não tenha sido possível obter êxito para acessar o processo administrativo naquela oportunidade (parece até linguagem policial neh!) que originou o fechamento da creche, agradeço ao secretário Fausto por ter me telefonado e pelas explicações fornecidas onde reafirmou que o documento rastreado está disponível na sua secretaria.
COMENTÁRIO: ta bom, obrigado.

sábado, março 19, 2005

A probidade não tem cúmplices. Millôr Fernandes

PROFISSIONAIS DA IMPRENSA ACESSAM DIARIAMENTE O BLOG

Basta dar uma olhadinha nos impressos diários ou ouvir os programas das rádios limeirenses que você vai observar as pautas aqui inseridas serem NOTÍCIAS nos órgãos de comunicação da cidade. O pior é que todos (com exceção do radialista Osvaldo Davoli) tentam se esquivar não citando a fonte de "suas" notícias/informações. Vale dizer ainda que a divulgação do fato só ocorre quando existe interesse do profissional ou do veículo de comunicação em um determinado assunto.
COMENTÁRIO: ow pessoal, que tal citar a fonte e fazer uma propagandinha desta página da internet?

sexta-feira, março 18, 2005

PEDRO KÜHL NA CÂMARA

Nesta sexta-feira (dia 18), no período da tarde, o ex-prefeito de Limeira-SP, Pedro Teodoro Kühl foi a Câmara Municipal. Falando ao telefone celular, Kühl entrou rapidamente no gabinete da presidente Elza Tank.

O motivo da visita seria talvez um "PEDIDO" para que a presidente da Câmara Municipal se empenhe na aprovação das contas do exercício de 2001, uma vez que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, após análise, emitiu parecer DESFÁVORAVEL. A razão do parecer do órgão estadual foi porque o ex-prefeito não aplicou o mínimo, conforme determina a legislação vigente no setor Educacional (25%). A administração da época não cumpriu a lei, aplicou 21,46%.
O documento que será votado nesta segunda-feira, dia 21, poderá complicar ainda mais uma futura candidatura de Pedro Kühl.

COMENTÁRIO: será que os edis vão ser bonzinhos e pretendem passar a mão na cabeça do ex-prefeito, aprovando as Contas do exercício de 2001, ou será que vão acompanhar o parecer do Tribunal que está embasado na LEI?

"Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos". Vulgata, Mateus 8.22

POR ENQUANTO, OBRA DO BAIRRO CECAP VAI FICAR EM 146 MIL

A empresa contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limeira (SAAE) que está trabalhando para a normalização do acesso ao bairro Cecap é a Morro Azul Construções e Comércio (do grupo Engep). O contrato resumido diz que os serviços serão de execução de travessia em aduelas no Córrego Barroca Funda com acesso a Cecap.
O prazo de 30 dias foi firmado para as obras serem concluídas. Valor R$ 146.360,00
COMENTÁRIO: tenho ouvido alguns comentários de proprietários de pequenas empreiteiras que a prefeitura não anda repassando serviços pra eles. A chiadeira parece que vai começar, acompanhada de bosta no ventilador!

... E A RENOVAÇÃO DOS ALUGUEIS PARA O MUNICÍPIO CONTINUA!

Creio que a prefeitura de Limeira deva ser a maior locadora de imóveis na cidade. Aluga uma infinidade de prédios, residenciais e comerciais para atender e acomodar os seus diversos braços/tentáculos, como a um polvo! Eu disse POLVO.
Então.
Somente nas últimas semanas, depois de renovar o contrato com os proprietários do prédio onde está instalada a Central de Ambulâncias, onde funcionava o tradicional depósito de bebidas J Ragazzo, com reajuste de 12,28%. Passou de R$ 3.870,00 para R$ 4.345,00 mensal, recentemente renovou também com proprietários de outros imóveis:

- imóvel situado na rua Carlos Gomes nº 1428, de propriedade de Vicente Catapani - espólio e José Renato Andrade Catapani.
Funciona desde 1998 a EMEIEF Profa. Flora de Castro Rodrigues. Valor R$ 10.172,00 mensais (12 meses).

- imóvel situado na rua Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco nº 123, de propriedade de Geraldo de Oliveira Suzigam e Maria Lúcia Suzigam Dragone. Nele funciona o Conselho Municipal da Educação e outros da área. Valor R$ 3.500,00 mensais (prorrogado/renovado por 2 meses). O contrato e alterações vêm desde março de 2002.

- imóvel situado na rua Sebastião Toledo Barros nº 207, de propriedade de Marcos Alberto Pagani e Ana Aparecida da Silva Mercuri. Contrato firmado inicialmente em fevereiro de 1999 para Instalação da Oficina Pedagógica Municipal. Valor R$ 3.200,00 mensais.

- imóvel situado na rua Presidente Prudente nº 175, de propriedade de Antonio de Barros Ferreira. Prédio locado desde março de 1998 para prefeitura e atualmente está instalada a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE). Valor R$ 715,00.
COMENTÁRIO: tudo como começou. Nada mudou, ou sim!?

quinta-feira, março 17, 2005

"Jornalismo é tudo aquilo que consigo enfiar entre um anúncio e outro". Beaverbrook, Barão ( magnata inglês, Lord )

5 MILHÕES PARA 180 DIAS

A PREFEITURA DE LIMEIRA-SP FAZ CONTRATO EMERGENCIAL MILIONÁRIO COM EMPRESA PARA CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PRÓPRIOS MUNICIPAIS.

O prefeito anterior gastou bastante dinheiro com a execução de obras em próprios municipais. Alguns valores estão sendo objeto de estudo e análise do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Paralelo a este fato parece que muito ainda ficou a desejar no âmbito ligado a conservação do patrimônio municipal. Algumas semanas atrás não se falava noutra coisa senão do péssimo estado em que se encontravam algumas escolas da rede municipal, creches, praças esportivas ou Centros Comunitários, Postos de Saúde e outros próprios municipais. A imprensa deu uma mãozinha e ajudou na divulgação de que alguns prédios realmente precisavam de manutenção e reformas, acompanhando e relatando fatos que foram constatados por alguns dos atuais secretários municipais.

Diante de tais informações colhidas pelos seus comandados, o prefeito Silvio Félix não titubeou e decretou EMERGÊNCIA nos serviços de conservação e manutenção do patrimônio.
Assinou no último dia 1º de março um contrato emergencial - que neste caso não é preciso realizar licitação - com a empresa que algumas vezes já vinha prestando serviços para a administração anterior, mais precisamente no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que é a "Forty Construções e Engenharia" que se não me engano, é do mesmo grupo da Tecipar - empresa que coleta o lixo da cidade.

O extrato do contrato de prestação de serviços publicado na edição do dia 12 de março no Jornal Oficial do Município consta que são de emergência os serviços de conservação e manutenção de próprios municipais em diversos locais e o regime adotado é "empreitada por preços unitários".
O acordo firmado tem prazo de 180 dias, ou seja, até final de agosto. Valor R$ 5.272.512,00.

Vale ressaltar ainda que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) contratou no mês passado a Forty Engenharia para obras de construção, manutenção, limpeza e melhorias de dispositivos de drenagem de águas pluviais. O valor do contrato (processo administrativo nº 0262/05) foi R$ 1.420,000,00.
COMENTÁRIO: diante de tais fatos acho que as águas vão rolar + facilmente e tudo vai ficar arrumado, não é mesmo?!

INFORMAÇÃO/AVISO:
A COLUNA OLHO VIVO NÃO MAIS INTEGRARÁ AS EDIÇÕES DO NOTICIÁRIO DE LIMEIRA

A partir desta semana a coluna OLHO VIVO não estará mais sendo publicada nas páginas do jornal Noticiário de Limeira. Conforme comentei AQUI no dia 17 de fevereiro, "até quando eu não sei, não tenho bola de cristal, mas a partir desta semana...". Neste dia postei um texto dizendo que artigos do "Olho Vivo" estariam sendo publicados naquele impresso. Não estão mais.
Portanto, apenas um mês depois, a coluna deixará de ser publicada, bem como deixei para trás todo e qualquer vínculo que mantinha com essa publicação.
COMENTÁRIO: to fora!

quarta-feira, março 16, 2005

JUSTIÇA DETERMINA FECHAMENTO DO POSTO SÃO JUDAS TADEU E LOJA DE CONVENIÊNCIA

O posto de abastecimento de combustíveis de Limeira-SP "São Judas Tadeu", localizado na Avenida Santa Bárbara, esquina com a Rua Dr. Alberto Ferreira, sofreu uma ação interposta na justiça de Campinas pela Shell. O posto era de propriedade de Sérgio Sterzo e, ultimamente, estaria sendo administrado por outro dono (Maimone). Uma carta precatória chegou na 2ª Vara Cível da Comarca de Limeira determinando a retomada do posto para a Shell. O imóvel foi fechado, mas a loja de conveniência e locadora continuaram suas atividades comerciais.
Passados alguns dias, talvez semanas, novamente a justiça foi acionada e ambos foram obrigados a fechar as portas nas dependências daquele imóvel - embora a locadora "100% Vídeo" já estivesse funcionando em outro local, ou seja, na Avenida Piracicaba.
COMENTÁRIO: ééé!
"Os solteiros ricos deviam pagar o dobro de impostos. Não é justo que alguns homens sejam mais felizes do que os outros". Oscar Wilde


PREFEITURA DE LIMEIRA-SP: NOTINHAS E PERGUNTINHA$

* Contratou a empresa R.T. A. Engenharia e Construções para reforma e ampliação do prédio situado na rua João Pompeu Filho nº 575, para a instalação do almoxarifado da Secretaria da Educação.
P: O prédio é do município? Quanto vai custar à reforma?

* A mesma empresa (R. T. A.) para executar a reforma e ampliação do Centro Infantil Pardo Campos Freire.
P: Quais os serviços e quanto vão custar?

* Locou da empresa L.T. Comercial e equipamentos estáticos (radar) para controle de velocidade.
P: Quanto vai custar o aluguel mensal de cada equipamento e quanto custa o radar?

* Boa notícia. Através de aditamento, reduziu em 10% o preço unitário das cestas básicas que estavam sendo adquiridas pelo Ceprosom da empresa Comercial João Afonso.
P: Por que estávamos pagando + caro?

* O SAAE passou a adquirir combustíveis da empresa Roseira Centro Comercial Automotivo. O contrato celebrado foi de 12 meses e o valor global ficou em R$ 78.500,00.
P: Inicialmente, quanto vai ser o preço do litro de cada combustível: gasolina, álcool e diesel?

* O prefeito Silvio Félix nomeou o senhor João Batista Bozzi para o cargo de Assessor Geral de Comunicações.
P: o senhor João Batista reside em outro município?

COMENTÁRIO: são perguntas e questões que poderiam ser esclarecidas para a população. Alguém se habilita?

terça-feira, março 15, 2005

SUGESTIONADO!

Gostei do anúncio da Fiat e, só porque o garoto propaganda é o cantor Sidney Magal, estou pensando em adquirir um veículo dessa marca. Ah, também vou comprar passagens aéreas da Vasp. Os atores Miguel Falabella, Ney Latorraca, Marco Nanini estão falando bem da companhia de aviação, cujo presidente é o senhor Vagner Canhedo

No passado adquiri a poupança premiada "Haspa". Comprei também pacote turístico da Soletur.
Em Limeira-SP, se a concessionária de veículos "Lua" ainda existisse, talvez eu entrasse num consórcio e todo mês iria jantar no Nosso Clube sob o patrocínio da Lua; também compraria móveis nas lojas Tauros, guardaria jóias e dólares no banco Comind; abasteceria o veículo no antigo posto "Barão"; emprestaria dinheiro para o Bisca; compraria um apartamento em construção da Encol...
COMENTÁRIO: se eu pensar um pouquinho mais, fatalmente poderia falar sobre outros BONS negócios e investimentos que faria. Vixe Maria!
"Nós conhecemos as palavras dos homens e os metais pelo barulho que fazem". Platão

SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA

Na sessão ORDINÁRIA de ontem (dia 14/3) da Câmara Municipal de Limeira-SP, nada de novo. Apenas 8 itens na pauta do dia. Não demorou nem quinze minutos para eles serem apreciados, discutidos e votados.
O primeiro tratava de um projeto de lei do vereador Joaquim Raposo sobre contratação temporária de médicos legistas para o IML (Instituto Médico Legal). O projeto foi retirado.

O segundo, de autoria de Miguel Lombardi, projeto que vem desde 2003, dispunha sobre a comercialização do pão de sal tipo francês. Foi aprovado.

O terceiro, do vereador Eliseu Daniel foi adiado. Ele trata da obrigatoriedade de instalação de rampas de acesso para deficientes físicos em todas as edificações comerciais do município.

O quarto item da pauta também foi adiado. Era projeto do Eliseu para mudanças na legislação.

O quinto, do Tarcílio Bosco, que altera o horário da Área Azul. Ao invés do início ocorrer às 8h00 da matina o estacionamento 'pago' passa a contar uma hora depois, ou seja, às 9h00. Foi aprovado.

O sexto, do Almir Pedro dos Santos (que possui diversos parentes trabalhando no executivo e legislativo) que tratava sobre prioridade para os deficientes no uso das piscinas e outros equipamentos dos centros comunitários foi adiado ou prejudicado por haver emendas.

O sétimo, da vereadora Elza Tank, foi aprovado e perpetua o nome de Massimo Jacon na Rua 01 do loteamento Jardim Residencial Solar dos Nobres.

O oitavo e último projeto da edil Nilce Segalla, foi aprovado. Ele instituiu no município o dia do Rotariano.

Todos esses itens foram apreciados em aproximadamente 15 minutos. No plenário, a presença do público assistindo à sessão não passou de 20 pessoas.
O vereador Eliseu Daniel criticou o ex-prefeito após sua moção de apelo ter sido aprovada para que o prefeito Félix revogue ou modifique o decreto que modificou a lei aprovada na Câmara sobre estacionamento na Área Azul para deficientes. Ele (Eliseu) falou que Pejon "escreveu asneira no jornal..."!

José Carlos Pinto defendeu a necessidade de Limeira precisar instalar/ter o Poupa Tempo. Ele comentou que estava há mais de um ano dirigindo com a carteira de habilitação vencida, pois não havia notado. Foi para a cidade de Campinas e renovou-a no Poupa Tempo.

Já Miguel Lombardi ao tecer comentários diversos, disse que "tudo é difícil em Limeira".

Otoniel falou sobre as dificuldades encontradas no IML.

Elza Tank vai organizar uma excursão com os edis com destino a Assembléia Legislativa de São Paulo para que os vereadores possam tratar de assuntos de interesse de Limeira com os deputados de seus partidos.
Foi isso.

EM TEMPO: alguns jornalistas estavam conversando "muito alto" na sala destinada para a imprensa e isso atrapalhou um pouco a sessão. Os vidros foram fechados. Para falar a verdade, eu gostei mais do papo que rolava na sala, mesmo porque era mais interessante que a conversa lá fora.
COMENTÁRIO: definitivamente, acho que os vidros devem ser recolocados. Assim, ninguém atrapalha ninguém!

segunda-feira, março 14, 2005

"Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos". Millôr Fernandes

CURIOSIDADE

Num bate papo com o proprietário da imobiliária "Queluz", Rosiris de Moura, tomei conhecimento que em Limeira, principalmente nas ruas de grande movimento, os imóveis que estejam situados do lado direito da mão de direção do trânsito chegam a custar 20% mais caro do que os situados do lado esquerdo. Por exemplo, no início da Avenida Piracicaba, as construções que estão do lado do acompanhante do motorista do veículo são mais valorizadas em comparação com os imóveis localizados do lado do condutor do carro. Isto ocorre porque as pessoas têm a tendência para visualizar, ou melhor, encaminhar sua visão para este lado. É mole!
Rosiris disse também que SÓ EM LIMEIRA ocorre o absurdo dos valores das taxas de condomínio (edifícios) serem estratosféricas. Bom... esse é um assunto para outra hora.
COMENTÁRIO: o que Limeira tem: caveira de burro enterrada? Praga de mãe? Maldição dos Deuses ou o quê?

VERBA$ FEDERAI$

Sempre é bom lembrar que Limeira recebeu do governo federal no exercício de 2004 recursos diversos que somados chegaram à quantia de R$ 49.795.592,63, ou seja, aproximadamente1/5º do orçamento deste ano.
Comparando com os 645 municípios do estado de São Paulo, a nossa cidade foi a 22ª classificada a receber mais verbas do governo federal. O município limeirense abocanhou uma fatia muito maior que as cidades de: Araraquara R$ 48.068.804,86 (24ª), São Carlos R$ 40.094.251,58 (27ª), Americana R$ 35.815.030,89 (29ª), Rio Claro R$ 30.910.156,12 (39ª), Bauru R$ 28.157.772,53 (43ª), Santa Bárbara D?Oeste R$ 27.887.110,37 (45ª). Araras R$ 26.032.388,79 (54ª). A vizinha Piracicaba recebeu um pouco mais que Limeira, R$ 53.858.071,10 - foi a 19ª classificada.
Comentário: o bom de tudo isso é que o dinheiro foi bem aplicado. Ou não!!
Fonte: Controladoria-Geral da União - Portal Transparência

424 MIL PARA SANTA CASA
A Secretaria Federal de Controle Interno, através do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) informa que no dia 25 de fevereiro deste ano a Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde liberou uma verba de R$ 424.474,50 para a Santa Casa de Limeira. Este recurso deverá ser aplicado na aquisição de equipamentos e materiais permanentes.
COMENTÁRIO: é dinheiro do governo federal chegando. Tomara que ele não pare em alguma estação até chegar ao seu destino!

sábado, março 12, 2005

Nunca se explique. Seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar.

AVISO AOS BANCOS DE LIMEIRA
Eles precisam colocar avisos!

As agências bancarias de Limeira-SP terão a obrigatoriedade de além de cumprir a lei Nº 3.167 de 12 de abril de 2000, cujo teor principal é o atendimento aos usuários e clientes no prazo máximo de 20 minutos em dias normais e de até 40 minutos em vésperas e depois de feriados prolongados, afixar nos seus estabelecimentos uma placa informativa com os seguintes dizeres:
"De acordo com a Lei Municipal nº 3.167/00, este estabelecimento está obrigado a proceder o atendimento de seus usuários e clientes no prazo de 20 minutos em dias normais e de até 40 minutos em dias de vésperas e subseqüentes aos feriados". No aviso deve constar ainda a frase:
"Para reclamações procurar o Procon".
Segundo o complemento da legislação publicada no Jornal Oficial do Município, no sábado, dia 05, deverão constar ainda no COMUNICADO, uma cópia da lei e um relógio.
Esta obrigação está prevista na recente lei nº 3.879/05, aprovada pela Câmara. Ela entrará em vigor no prazo de 30 dias - contados a partir de 05 de março.
COMENTÁRIO: será que vão fiscalizar ou esta é mais uma lei a ser descumprida?

sexta-feira, março 11, 2005

"Conheço pessoas que acreditam estar SEMPRE enganando às outras. Esses pobres diabos só ficam andando em círculos. Gente desse tipo - que às vezes está próximo - pode ser considerado, no mínimo, um mau amigo(a)". João Leonardi

É MEDO OU O QUÊ?

É lastimável e bastante irritante tentar conseguir obter informações de procedimentos públicos burocráticos na prefeitura municipal, em especial, na Secretaria da Saúde. Pensei que com o novo governo estes fatos iriam acabar. Mas parece que ainda não! Vixe!

No dia 2 de março a edição do Jornal Oficial do Município trouxe um comunicado da Assessoria Departamental de Vigilância à Saúde, que em despacho fundamentado do Secretário da Saúde, Fausto Antônio de Paula, baseando-se na legislação estadual, a creche "Caminho do Bem" foi interditada. A empresa foi ainda autuada por contrariar o disposto nas normas aprovadas pela Portaria Federal nº 321/1988 e por infringir outros artigos e parágrafos de legislações pertinentes.

A creche estava localizada sediada na rua Benedito Kühl nº 868, Vila Claudia. Aparentemente o imóvel está conservado. O vizinho não soube precisar quantas crianças eram atendidas. Falou também não ter contato e não conhecer os dirigentes do estabelecimento. A casa está fechada.
Tentei por diversas vezes um contato através do número do telefone que consta do painel na frente da residência (3451-7640). Em vão!

De posse do número do processo administrativo, procurei o serviço de protocolo da prefeitura para saber o paradeiro do documento. Fui informado que estava no SUS. Já no SUS - depois vários contatos e verificações entre os funcionários que me atenderam -, a informação passada foi que o processo estava na Vigilância Sanitária, no prédio do Centro de Especialidades, em frente ao Nosso Clube. Para lá me dirigi.
Na Vigilância Sanitária, já no interior do prédio municipal da Avenida Ana Carolina de Barros Levy, a funcionária que me atendeu, ao saber que eu "não era parte interessada", disse que iria consultar outra pessoa (ex-chefe).

A ex-chefe foi atenciosa e simpática. Falou que não poderia me mostrar o processo sem autorização. Ligou para um assessor do Secretário da Saúde e este pediu para que eu fosse novamente ao SUS (prédio da prefeitura) que ele iria falar comigo pessoalmente. A funcionária que era chefe e é efetiva (concursada) da Vigilância Sanitária disse-me para "ir mais tarde", porque ela iria aguardar a volta do motorista para que ele (motorista) pudesse levar o PROCESSO ADMINISTRATIVO PÚBLICO ao Assessor.
Naquele dia não fui (7/03). Tinha outros compromissos agendados.

Na terça-feira, dia 8, por volta das 11h00, lá estava eu no Paço da Prada, na sede da Secretaria da Saúde para poder, finalmente, dar uma olhadinha no documento e ver o que realmente tinha acontecido. Falei com duas ou três atendentes. O assessor não estava. Falei com a coordenadora administrativa (pelo telefone), ela pediu para que eu aguardasse que a Superintendente de Desenvolvimento e Gestão em Saúde iria me atender. Aguardei por aproximadamente 40 minutos e NADA. Tinha outro compromisso. Fui embora!

Depois de tudo que aconteceu quero deixar registrado o meu protesto e minha indignação. Fica aqui o pedido para que os órgãos públicos possam disponibilizar mais facilmente os documentos e informações aos cidadãos, bem como dar MAIOR TRANSPARÊNCIA aos seus atos.

COMENTÁRIO: olha aí pessoal da Saúde, eu não queria falar com ninguém, desejava apenas dar uma olhadinha no processo que originou a interdição da creche CAMINHO DO BEM. Só isso!!
Se o leitor quiser saber os motivos do fechamento, procure a Secretaria da Saúde!!!

quinta-feira, março 10, 2005

"Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias". Harry Benjamin

NOMEADO COORDENADOR DE IMPRENSA NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Limeira nomeou até a presente data 77 funcionários. Destes, 28 são assessores, 2 para cada vereador. O restante faz parte da Administração da Casa de Leis.
Um dos últimos cargos a ser preenchido foi o de Coordenador de Imprensa e Cerimonial, cujo salário é R$ 2553,56. Pelo menos desde o ano passado esse cargo estava vago no legislativo. Para o seu preenchimento era necessário que a pessoa fosse habilitada na área de comunicação e, smj, tivesse o MTB (Registro Profissional no Ministério do Trabalho). Muitos jornalistas estavam de OLHO na vaga. Teve gente indo falar com a "Dona Elza" pra ver se conseguia o emprego. Não conseguiu. É, a coisa tá brava!
Entretanto, a nomeação cobiçada saiu no dia 2 de março para Paulo Alexandro Gomes da Silva.
CARGO DE ASSESSOR DE IMPRENSA FOI EXTINTO
No dia 5 de março o Jornal Oficial do Município divulga uma Lei Complementar, cujo projeto é da Mesa Diretora da Câmara. A lei aprovada pelo legislativo e sancionada pelo prefeito Félix retira a denominação de Assessor de Imprensa que constava da Lei Complementar nº 262 de 2001 e redenomina/altera o cargo para Assessor Técnico de Áudio e Vídeo.
Agora na Câmara só tem Coordenador de Imprensa.

COMENTÁRIO: qualquer dia desses gostaria de RENOMEAR as atividades de alguns edis. Renomeá-lo-ia, por exemplo, como fiscalizador do Executivo; herói na defesa do interesse da população; defensor dos princípios éticos, morais, e da total transparência de órgãos públicos...

quarta-feira, março 09, 2005

"Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros ". Confúcio

NÃO ROUBAR É MANDAMENTO BÍBLICO!

É incrível como alguns estabelecimentos comerciais na cidade não atentam para o mandamento bíblico "não furtar/roubar". Pô, não é possível continuarmos desejando prestigiar o comércio da alimentação na cidade, nos dirigindo a uma pizzaria e lá ter de pagar por uma cerveja R$ 3,90 + 10% = R$ 4,29. Sendo que a mesma cerveja pode ser encontrada no supermercado, depósito, e mercearias a preços que variam de R$ 1,30 a 1,70 a garrafa de 600ml. Ninguém é contra o lucro, mas contra roubo, extorsão... faça-me o favor "fraternalli" e revejam suas ambições, caros comerciantes. Comerciantes?!
COMENTÁRIO: pega la... !

terça-feira, março 08, 2005

UMA DESCULPA APENAS!

Olha pessoal, hoje não tive tempo de atualizar o Blog porque estou elaborando a coluna da Defende para o jornal Noticiário de Limeira que chega as bancas aos sábados. Outra coisa, estou finalizando os textos para a coluna Olho Vivo que também vem sendo publicada neste impresso.
COMENTÁRIO: amanhã é outro dia.

segunda-feira, março 07, 2005

MENSAGEM: "Pare de reclamar e trabalhe. Não queira USAR outras pessoas". João Leonardi

UM VÍRUS CHAMADO "EMDEL" DESGRAÇA COM AS FINANÇAS DA PREFEITURA!

Dizem que ela foi criada para auxiliar o município e depois seu papel se desvirtuou. Não sei até onde isso pode ser verdade. Mas não importa, a empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel), cujo sócio majoritário é a prefeitura, já está encerrando suas atividades de intermediadora do dinheiro público.
Ela atuava mais ou menos assim: a prefeitura contratava a Emdel e essa, normalmente, contratava outras empresas para executarem os serviços. Não queira nem saber a que preços os contratos eram firmados, aliás, a maioria dos limeirenses conhece alguns contratos que foram realizados. É negócio bão (pra eles)!
Acontece que nesta preparação para acabar com a Emdel, vários funcionários com pouca capacitação profissional estão sendo dispensados - e isto deve e tem de ocorrer, mesmo porque não se pode admitir cabide de emprego no serviço público. Certo?
Ocorre, porém, que funcionários com salários maiores e de maior grau de profissionalização continuam na folha de pagamento. Como é o caso do Diretor Presidente, José Roberto Raimondo, que continua nesta gestão - mesmo com a troca do prefeito - cujo salário é R$ 6.289,06. No detalhe, veja alguns dos cargos e salários da Emdel:
Diretor Presidente - R$ 6.289.06
Diretor Administrativo - R$ 5.310,77
Diretor Técnico - R$ 5.310,77
Assessor da Presidência - R$ 3.955,39
Administrador da Área Azul - R$ 3.494,93
Nutricionista - R$ 3.l44,53
Arquiteto III - R$ 3.144,53
Engenheiro Coordenador - R$ 3.752,00
Engenheiro Civil VIII - R$ 3.703,56
Assessor de Diretoria Adm.II - R$ 2.635,82

Assessor de Diretoria Adm.I - R$ 2.445,76
COMENTÁRIO: creio que nenhum contrato será mais intermediado pelo câncer-Emdel. Então, na medida do possível o seu enxugamento se dará por completo. Oxalá!

sábado, março 05, 2005

"Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também agir". Goethe

NO AR: TV DEFENDE

Acesse o site da Defende clicando AQUI e assista ao vídeo da recém criada TV Defende. A posição da ONG em relação a nossa JUSTIÇA. Ops... eu participei!!! Entre no site e clique no ícone para acessar. O assunto é referente liminar a cassada pela justiça dos consumidores de baixa renda que perderam o benefício da Tarifa Social.
COMENTÁRIO: se convidado, espero melhorar (e muito!), a minha participação nos próximos V Í D E O S !!

sexta-feira, março 04, 2005

PINGO NO i

Para quem não sabe, para àqueles que não conhecem o fato, a história e o andamento dos acontecimentos, e para os que apenas desejam laurear pessoas que não participaram das pesquisas e levantamentos, e ainda, para os de má-fé vou dizer uma coisa:
Pesquisei e realizei diversos levantamentos referentes à compra superfaturada de equipamentos de informática nos exercícios passados pela prefeitura de Limeira.

Com a ajuda de pessoas como a do advogado e ex-prefeito de Pirassununga, Antônio Carlos Bueno Barbosa, o "tatalo" e outras que não quero aqui identificá-las por óbvias razões, consegui obter informações e cópias das notas fiscais referentes à compra de computadores, de prestação de serviços de aulas de capacitação para professores das escolas municipais, de instalações e outros documentos fiscais referentes a este caso.
Artigos neste sentido podem ser vistos no site: http://www.tiroequeda.com.br .
Os textos postados na internet também foram encaminhados para o Tribunal de Constas do Estado de São Paulo, Ministério Público (MP), Ouvidoria e diversas autoridades constituídas deste País.

O MP de Limeira através do senhor promotor Cleber Masson abriu um inquérito para apurar os fatos. Forneci ao Promotor da Cidadania (Cleber) diversas cópias de documentos e informações visando contribuir com o andamento e elucidação do processo. Se não me engano, o Tribunal de Contas também iniciou investigação. Creio que mais algum tempo (não sei precisar quanto) teremos mais notícias sobre este superfaturamento realizado na administração anterior. Vale dizer ainda que o ex-prefeito "tatalo" me ligou há cerca de 15 dias e confirmou que a Justiça de Porto Ferreira - cidade que também adquiriu os equipamentos da Positivo Informática - deverá se pronunciar nas próximas semanas. Ressalte-se também que o ex-prefeito de Pirassununga denunciou fatos semelhantes ocorridos na sua cidade e o prefeito de lá, João Carlos Sundfeld (PFL), foi cassado e teve os seus bens bloqueados.

Estes fatos foram amplamente divulgados e comentados no ano passado, alguns políticos de oposição chegaram até a prometer levar o caso adiante, mas depois recuaram e calaram-se. Até onde eu sei ninguém do legislativo local continuou levantando a bandeira, investigando, apurando e tomando providências legais, como também não levou adiante a possível fraude nos documentos ocorrida na prefeitura, onde uma Certidão Negativa de IPTU acabou virando contratação de empresa. O MP investiga o caso.
Portanto não é admissível que no final das investigações e apurações estes venham a querer tirar proveito político da situação.
COMENTÁRIO: vtnc!
"Determine que algo pode e deve ser feito, e então você achará o caminho para fazê-lo". Abraham Lincoln

OBRA NO BAIRRO DO JAGUARI VAI FICAR EM R$ 609 MIL

Com as chuvas intermitentes semanas atrás, o bairro do Jaguari, próximo as empresas Aginomoto e Ripasa teve problemas e até o exército brasileiro foi chamado para construir uma ponte metálica. Este fato foi amplamente divulgado pela imprensa local e regional. Águas passadas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), através do seu presidente Rene Apparecido Franco Soares contratou a empresa Engep Engenharia e Pavimentação para a execução de obras de travessia de Águas Pluviais no Córrego da Corredeira naquela localidade. As obras que já tiveram início, devem durar aproximadamente 60 dias. Valor que o SAAE deverá pagar pelos serviços à Engep: R$ 609. 379,10
COMENTÁRIO: ééé...!

quinta-feira, março 03, 2005

PREFEITURA CONTRATA EMPRESA PARA REALIZAR ESTUDO VIÁRIO

Um comunicado do Diretor do Departamento de Material e Almoxarifado da prefeitura de Limeira-SP, Gilberto Gomes do Prado Júnior, na semana que passou, avisa os interessados que participaram da licitação, modalidade carta-convite nº 002/05, que a Comissão analisou e julgou que a execução dos trabalhos para a "realização de estudo viário completo do município foi julgado para a empresa Cobrasin - Comercial Brasileira de Sinalização". Cobrasin foi fundada em 1991 e sua sede é no Imirim-SP. Ela atua também na instalação de lombada eletrônica e sistema de câmeras de monitoramento (radares).
COMENTÁRIO: será que vêm mais radares por aí? Aliás, quanto o município paga atualmente pela locação de cada aparelho e qual o custo deste equipamento para a compra? Atenção senhores vereadores, será que alguém pode requerer essa informação?
"Eu acredito que cada direito implica em uma responsabilidade, cada oportunidade em uma obrigação; e cada posse, um tributo". John D. Rockefeller

HORAS EXTRAS: SOMENTE PREFEITO PODE AUTORIZAR!

Uma medida que pode ser considerada como concentração de poder foi tomada pelo prefeito de Limeira-SP, Silvio Félix da Silva. Pelo menos no meu entendimento isso ficou evidente. Parte da imprensa limeirense não observou ou não teve essa visão e/ou impressão.
Vamos aos fatos.
Félix revogou o decreto nº 26 de sua autoria (publicado dia 3 de fevereiro no JO) que trata da contenção de gastos e redução de despesas em 30%, suspensão dos pagamentos em pecúnia das férias e das licenças-prêmio, e publicou no Jornal Oficial do Município (JO) um novo decreto neste sentido, no dia 26 de fevereiro, com quase inteiro teor do divulgado no início de fevereiro. A diferença é que ele extinguiu o banco de horas e a autorização que poderia ser dada pelo titular da pasta.

Portanto, a partir do dia 26, SOMENTE o prefeito poderá autorizar horas extras nas repartições publicas municipais, Ceprosom, SAAE e Emdel e, se porventura ocorrerem horas extras sem o prévio consentimento do senhor Silvio Félix, essas "não serão reconhecidas para qualquer efeito" - trecho do parágrafo 2º, do artigo 1º, do decreto nº 44. No procedimento anterior o secretário tinha esse PODER, agora não tem mais!

COMENTÁRIO: uma dica para leitura: "Padrões De Manipulação Na Grande Imprensa" Perseu Abramo, Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, SP, 2003, 63 págs. Ah, não é só na GRANDE imprensa!

quarta-feira, março 02, 2005

MAIS NOMEAÇÃO NA CÂMARA

A presidente da Câmara Municipal de Limeira, Elza Sophia Tank Moya acaba de nomear mais um funcionário comissionado para aquela importante e indispensável Casa de Leis. Trata-se de Paulo Alexandro Gomes da Silva. Ele foi nomeado para exercer o cargo de Coordenador de Imprensa e Cerimonial. Este cargo estava vago desde o ano passado. O salário é de R$ 2.553,96.
COMENTÁRIO: nada a ver com o nomeado hein! Mas diante de alguns fatos narrados por um amigo, eu quero deixar um alerta: meu caro colega, não acredite em certas pessoas!! Meu pai sempre dizia uma frase humorada comparando a credibilidade de algumas criaturas viventes no mundo das safadezas que "trocar uma latinha cheia de merda com certas pessoas vc ainda acaba perdendo a latinha (ou o carreto)!". Ow bosta neh!
"A disciplina é a parte mais importante do sucesso". Truman Capote

VEREADORA COM VOZ DA BARONESA!

A voz macia da Baronesa (Glória Menezes) da novela das 8h00 da TV Globo se parece e tem muito a ver com a da vereadora limeirense Nilce Segalla. Só a voz? Não. O primeiro nome de batismo da atriz que nasceu no dia 19 de outubro de 1934, na cidade de Pelotas-RS é NILCEDES.
COMENTÁRIO: essa foi de MAS, fala verdade?!

terça-feira, março 01, 2005

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer". Ganhdi

UM GRANDE VTNC PARA OS MOTOQUEIROS RETARDADOS!

Os motoqueiros que transitam pela cidade têm mais pressa do que você? Eles têm mais DIREITOS que você? Esses pilotos de "motinhas" pensam que possuem privilégios no trânsito?
Oras bolas, uma grande parcela dos pseudos-pilotos retardados que circulam pelas ruas da cidade e Anel Viário, principalmente no horário de pico, devem ter graves problemas mentais.
A merda é que pouca fiscalização é feita pela polícia e órgão competentes. A cada dia que passa aumenta o número de idiotas que transitam em veículos de 2 rodas (válido para ciclistas na contramão).
COMENTÁRIO: deixo registrado aqui um grande vtnc para os "motoboyolas". VTNC = Vão Tomar Nova Consciência. Ou então... naquele lugar mesmo!!