sexta-feira, abril 29, 2005

SERVIDOR É IMPEDIDO DE ESTACIONAR O CARRO NA VIA

Também no início do mês de abril circulou nos corredores do Paço da Prada uma C.I. (Comunicação Interna) proibindo os servidores e funcionários municipais deixarem estacionados seus veículos na estreita via que passa ao lado da entrada da prefeitura - divisa com o condomínio Villa San Marino. O motivo é disponibilizar as vagas para que sejam utilizadas pelos munícipes que vão à prefeitura. Este fato não ocorre quando o servidor estaciona e deixa o veículo estacionado durante o dia todo.
COMENTÁRIO: depende da visão e do interesse de cada um. Se pensarmos no 'coletivo', creio que a medida é acertada. Se pensarmos que todos pagam os impostos e inclusive o IPVA, àquele que chegar primeiro estaciona seu carro na via que é pública!
Pobre é que nem lombriga: quando sai da merda morre.

CADÊ A PRESSA?

No início deste mês (dia 6), o prefeito de Limeira-SP, Silvio Félix da Silva concordou em reajustar os salários do funcionalismo público municipal em 9%. Uma comissão de funcionários públicos foi recebida pelo prefeito. Dentre o acordo, teria sido acertado a criação de uma comissão permanente e a paralisação, já acertada e agendada anteriormente (dia 2/4).

No dia 8 de abril ocorreu a paralisação previamente marcada.
Silvio Félix ficou bravo. Não recebeu a Comissão de funcionários. Mandou que cancelasse a folha de pagamento que já estava pronta e que inclusive contava com o reajuste de 7,6% concedido por decreto no dia 30 de março. Com folha de pagamento pronta, uma grande quantidade de cheques para pagamento dos funcionários tinham sidos emitidos. O departamento que cuida dessa dessa área teve que refazer todo o serviço (folha). Só que desta feita sem os 7,6% de reajuste.

No mesmo dia 6, o Jornal Oficial do Município trouxe a revogação do decreto nº 77 de 30 de março que concedia o reajuste de 7,6%. Alegou o Executivo no novo decreto que "a administração pública, com o objetivo de dar publicidade ao índice que pretendia aplicar ao aumento dos servidores e com o objetivo de não retardar a concessão dessa revisão geral anual, editou o decreto nº 77 (...)"
E continua... "a edição do referido Decreto deu-se em função de concomitante envio de Projeto de Lei à Câmara Municipal, o que não ocorreu e tal descompasso poderá ser objeto de eventual contestação, por não ajustar os termos da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município".

Entretanto, até a presente data os servidores e funcionários municipais não receberam qualquer reajuste nos salários e não foi apresentado na Câmara Municipal o projeto de lei que visa legitimar a revisão geral anual!
COMENTÁRIO: e agora a pressa deixou de existir?

quinta-feira, abril 28, 2005

NOMEAÇÕES & LIGAÇÕES!

Ainda não abordei e/ou mencionei devidamente os nomes das pessoas escolhidas/nomeados que exercem a função comissionada na administração municipal no governo Silvio Félix da Silva. Caro internauta, tenha calma que ainda pretendo focar esse assunto.

Apenas como aperitivo, gostaria de dizer que o irmão do Neto, ex-jogador do Guarani, Corinthians e Seleção Brasileira, está trabalhando no gabinete na área de licitações. O nome do moço é João Carlos; o Diretor do Departamento de Material e Almoxarifado, Gilberto Gomes do Prado Júnior, juntamente com o Secretário da Habitação, Luiz Eduardo Teixeira Ferreira teriam trabalhado juntos no Governo de Marta Suplicy; o filho do ex-vereador, Oswaldo Conti, que em anos anteriores estava comissionado e lotado na Câmara Municipal, foi nomeado por Silvio Félix no cargo de Coordenador Técnico/Diretoria de Direito Administrativo I; a ex-miss Limeira, Ana Paula Ottani foi indicada para o cargo de Assessor Técnico junto ao Departamento de Turismo; creio que seja o filho de Sérgio Sterzo, o moço, Sérgio Fernando Sterzo Júnior também foi nomeado Assessor Técnico junto a Secretaria Executiva de Governo e Desenvolvimento.

Bom, vou parar por aqui. Mas, caro internauta, pode deixar que voltarei a abordar esse tema que, acredito, seja de interesse público. Hoje, dia 28, o Jornal Oficial do Município trouxe a a nomeação de mais 17 pessoas.
COMENTÁRIO: é!
"O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio". Voltaire

FÉLIX E A MÍDIA FORMAL!

Por volta das 14h30 de ontem, dois figurões do alto escalão da Guarda Municipal de Limeira-SP estavam sentados na Praça Dr. Luciano Esteves, localizada no centro da cidade. O que estariam fazendo lá - me perguntei? Homens estavam capinando e limpando o local. Um caminhão estava dentro da Praça para carregar os galhos e outros detritos oriundos da limpeza.
Passados alguns minutos, eis que surge o prefeito Silvio Félix da Silva, com quase todo o estafe da imprensa a tiracolo o acompanhando, filmando e fotografando o chefe do executivo conversando com algumas pessoas no local.
COMENTÁRIO: marketing. Mas, Félix ouve a população!

quarta-feira, abril 27, 2005

"Um repórter de rock é um jornalista que não sabe escrever entrevistando gente que não sabe falar para pessoas que não sabem ler". Zappa, Frank

NOTINHAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Contrariando a lei, filho do vereador Almir Pedro dos Santos continua trabalhando na Prefeitura de Limeira-SP

- A Câmara Municipal, através da modalidade carta-convite deverá adquirir equipamentos de informática da empresa "Viotto & Cia. Ltda.". A empresa classificada em 2º lugar foi Estevão Cover de Santi Limeira-ME.

- Também através de carta-convite, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limeira (SAAE), contratou a empresa Conplan Construções e Planejamento Urbano para restauração de poço de visita de galerias de águas pluviais na rua Ingá, no Jardim Hortência.
Valor R$ 44.461,17.

- Ainda na mesma modalidade da Lei de Licitações, a prefeitura vai adquirir colchonetes, artigos de cama, mesa e banho da empresa "Carlos César Praliola-ME". Valor ainda não foi divulgado. Já a compra de carnes a administração julgou para a empresa "Sai & Caetano Distribuidora de Carnes". Valor também não divulgado.

- Legislativo limeirense vai adquirir gasolina comum do posto AFA. A Empresa Estamate & Estamate foi a segunda classificada.

- Hoje, dia 27, estive na prefeitura e constatei que aproximadamente 6 mil carnês de IPTU ainda não foram entregues aos contribuintes. Um edital deverá ser providenciado, ou não!

COMENTÁRIO: que tal divulgar a quantidade e os valores que deverão ser pagos com o dinheiro do contribuinte? Ou será que como disse para mim alguns dias atrás o Secretário Geral da Câmara, José Henrique Pilon, que primeiro o cidadão deve se qualificar, dizer quem é, fazer a justificativa do por quê quer saber e, depois, ele analisa se DEIXA ou não ter acesso às informações desejadas?

terça-feira, abril 26, 2005

VEREADORES DO PT PEDEM A CASSAÇÃO DE FÉLIX


Fundamentados na legislação, os vereadores do Partido dos Trabalhadores de Limeira-SP, Ronei da Costa Martins e José Carlos Pinto, protocolaram ontem, dia 25 de abril, junto ao Fórum Spencer Vampré, uma representação solicitando do Ministério Público a apuração de possíveis irregularidades e infrações administrativas cometidas pelo prefeito Silvio Félix da Silva.
O pedido contém aproximadamente 6 folhas onde os vereadores contestam os dois contratos emergenciais realizados pela atual administração. Ambos acima de 5 milhões, um com a empresa Forty Engenharia e outro com a Tecipar.

Os vereadores requerem que seja instaurado o procedimento investigatório para apuração dos fatos e confirmando-se a prática de atos ilícitos ou de improbidade administrativa do prefeito Silvio Félix da Silva, todos os envolvidos sejam responsabilizados, inclusive com a perda/cassação do mandato.

COMENTÁRIO: Ronei e José Carlos não concordam e embasam o pedido com inúmeros entendimentos de juristas renomados sobre dispensa de licitação em "contratos emergenciais".
"O passado é lição para refletir, não para repetir". Mario de Andrade

+ UMA SESSÃO ORDINÁRIA

Nada de novo na sessão ORDINÁRIA realizada ontem (dia 26) na Câmara Municipal de Limeira-SP.

- Projeto do vereador Eliseu Daniel que, digamos, complementa uma lei já existente sobre a cassação do alvará de licença de funcionamento dos postos de combustíveis que adulteram ou vendem produto com irregularidades. Depois de algumas explicações do autor, foi aprovado por unanimidade. Nesta sessão, Eliseu também aproveitou e criticou o péssimo atendimento dado ao público dos Cartórios de Registro de Imóveis, especialmente o 2º.

- Projeto do edil Tarcílio Bosco sobre a obrigatoriedade do uso da internet para licitações nos órgãos da administração pública foi considerado inconstitucional pelo órgão jurídico que assessora a Câmara Municipal (IBAM). A propositura de um projeto como esse deve vir ou ser de iniciativa do Executivo. O projeto que já nasceu há quase 2 anos, deve se transformar em indicação para o poder público municipal.

- A líder do governo no legislativo e também funcionária do jurídico da prefeitura, vereadora Iraciara das Dores pediu apoio aos colegas para a governabilidade de prefeito eleito. Falou também sobre os grandes problemas encontrados pela administração nas avaliações para capacitar as pessoas ao sorteio de moradias populares, além de inúmeros outros problemas de difícil solução, como por exemplo, pessoas que são sorteadas para adquirirem o imóvel e logo depois de tomar posse, o vende!! Nestes casos, as transfêrencias não são feitas e/ou autorizadas pelo poder público.

- Foi aprovado o reajuste dos salários dos poucos funcionários CONCURSADOS da Câmara. Aliás, os valores recebidos por esses membros efetivos, são bem inferiores aos dos COMISSIONADOS!

- Aprovado por todos edis presentes (12 votos) o projeto do vereador Otoniel Carlos de Lima que concede título de Cidadão Limeirense ao pastor Celso Aparecido Rabesco.
Detalhe: ao votar o vereador César Cortez disse "sim, com muito louvor".

LEMBRETE: os limeirenses não devem se esquecer que na quarta-feira, dia 27, às 19h30 será entregue na Câmara Municipal o título de Cidadão Limeirense ao pastor Floriano José Pereira

COMENTÁRIO: se os pastores de DEUS estão conosco, quem estará contra nós?!

segunda-feira, abril 25, 2005

AINDA AS PERIPÉCIAS DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR

Não é de hoje que venho relatando sobre as contratações da prefeitura municipal de Limeira-SP, seja ela prestação de serviços com ou sem fornecimento de materiais, além é claro, da compra de materiais e produtos, a meu ver, superfaturados.
Pois bem.

A semana que passou, pelo menos a imprensa escrita da cidade noticiava que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) verificou e divulgou irregularidades na contratação emergencial com a empresa Teleco Auto Center para realizar reparos na frota municipal, principalmente dos veículos destinados a Central de Ambulâncias. Isso tudo referente o exercício de 2002.

Reveja texto inserido no site T&Q, referente esse assunto, postado em 17 de março de 2003 clicando AQUI.

COMENTÁRIO: quando eu tinha uma coluna também chamada "OlhoVivo" no Jornal de Limeira, divulguei/denunciei, na edição de 6 de agosto de 2002 esse contrato ermergencial realizado pela administração municipal e a empresa de prestação de serviços acima mencionada. Também na coluna publicada na edição do dia 1º de outubro de 2002, citei o reajuste (aditamento) de 25% depois de 4 meses do contrato ter sido assinado com a Teleco.
Acredito que outros fatos relatados ao longo desses anos deverão voltar a tona. É esperar pra ver!
Em uma lápide: "Aqui jaz a minha sogra: descanso em paz!".

Recebi esse e-mail (abaixo) de um amigo e creio ser interessante a sua divulgação:

Dois Quintos dos Infernos
Emerson C. Lemes*

Durante o século XVIII, o Brasil-colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Este tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país, e correspondia a 20% dessa produção. Esta taxação altíssima, absurda, era chamada de "O Quinto". Este imposto incidia, principalmente, sobre nossa produção de ouro. O Quinto era tão odiado pelas pessoas que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos", dado ao seu custo altíssimo. Aprendemos no ensino fundamental, nas aulas de História do Brasil, que Portugal quis, em determinado momento, cobrar os "quintos" atrasados de uma única vez - no episódio conhecido como "A Derrama". Isto revoltou a população, gerando o movimento conhecido como "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante no enforcamento do lider Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Apesar dos livros escolares ainda nos apresentarem um Tiradentes-herói, hoje se sabe que ele foi um dos maiores contrabandistas de ouro deste país. Mas, o curioso é que ele contrabandeava justamente para fugir dos altos tributos impostos pela corôa portuguesa! Afinal, quem agüenta um imposto de 20% do PIB?

Esta história me faz pensar no presente. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano em 38% do PIB. Praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Calcula-se que nossa capacidade tributária é de 24% do PIB; ou seja, estamos arcando com um peso muito maior do que suportamos carregar. Segundo o economista Emerson Kapaz, do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, por não agüentar uma taxa tributária tão alta, o empresário brasileiro está partindo cada vez mais para a informalidade, para uma situação de desobediência civil. "O governo aumentou os impostos de novo? Não tem problerma, eu não vou pagar". Esta é a reação de muitos empresários, hoje.

Nada diferente do que fazia o alferes Tiradentes e seus companheiros, quando contrabandeavam o produto do país, para fugir do Quinto dos Infernos. A diferença entre os dias de Tiradentes e nossos dias é que naquele tempo uma voz ergueu-se, e lutou pelo fim do imposto absurdo, sendo levado à morte por este ideal. Hoje, a carga triutária é o dobro daquela da época da Inconfidência Mineira, ou seja, pagamos hoje Dois Quintos dos Infernos. Só precisamos encontrar um novo Tiradentes...

(*) Emerson Costa Lemes é Contador com especialização (em andamento) em Direito do Trabalho e Previdenciário, e é Analista de Regras de Negócios do Sistema WINNER de Folha de Pagamento.

COMENTÁRIO: Circule, concientize-se, e VOTE corretamente, para o bem do BRASIL!!!

quarta-feira, abril 20, 2005

PREFEITURA CONTRATA EMPRESA DE PAISAGISMO

Com o objetivo de realizar obras, reformas e manutenção no Horto Florestal de Limeira-SP, a administração municipal comandada pelo prefeito Silvio Félix da Silva, através do Departamento de Material e Almoxarifado julgou a carta-convite nº 029 - modalidade da lei de licitação - e deverá contratar a empresa "Paisagismo Vendrame Ltda" para a execução dos serviços naquela localidade. O valor a ser desembolsado ainda não foi divulgado.
COMENTÁRIO: árvores, mudas, plantas e flores, um segmento que Félix conhece muito bem.
"Os vícios te seguirão, aonde quer que vás". Sêneca

E A PROMETIDA AUDITORIA?

110 dias de governo Silvio Félix da Silva e a administração municipal de Limeira-SP ainda não cumpriu a prometida AUDITORIA GERAL nas contas da prefeitura, Ceprosom, SAAE e Emdel.

Não foi aberta licitação para contratação de empresa idônea para a execução e levantamento das contas públicas. O que muito se ouve do atual governo, são reclamos das dívidas e restos a pagar deixados pelas administrações anteriores e denúncias de recursos mal aplicados. Porém, efetivamente, não vimos ainda nenhuma providência administrativa/jurídica nesta direção. Ou seja, de responsabilizar os prováveis atos de improbidade administrativa.

Cabe a "banda boa" da imprensa limeirense continuar a exigir e cobrar atitudes e ações que foram prometidas no período que antecedeu às eleições. Ou não!
COMENTÁRIO: é!

terça-feira, abril 19, 2005

A VOZ DO POVO!

Não e segredo para ninguém. Já divulguei inúmeras vezes aqui e no site T&Q que, além de estar postando há tempos informações sobre os indícios de possíveis falcatruas na administração pública de Limeira-SP, envio/encaminho os textos inseridos na rede, não só para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) como também para outros órgãos de Defesa dos cidadãos, como por exemplo, Departamento de Comunicação do Ministério Público de São Paulo, Centro de Apoio Operacional das Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, Ouvidoria de São Paulo e outros. Entretanto, a meu ver, os resultados não têm sido satisfatórios.

... E não precisa de esquema algum para saber desses fatos. Aliás, considero essa atitude um serviço de utilidade pública e cidadania; penso que ações como essas deveriam ser seguidas por muitos que trabalham nos veículos de comunicação sediados em Limeira. Mas infelizmente, uma grande parte dos 'profissionais' que militam na imprensa limeirense, são tendenciosos, puxam o saco de quem está no poder, seja ele quem for! Recebem jabá. Mentem. São desprovidos de caráter.
COMENTÁRIO: essa é a verdadeira VOZ DO POVO... sofrido, roubado, espoliado, injuriado, enganado...
"Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo - e publica o joio". Stevenson, Adlai

SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA

Ontem, dia 18, nas dependências da Câmara Municipal de Limeira dava a impressão que saía fumacinha cinza do chaminé. No início da sessão e até pouco mais das 19h00, só estavam presentes na leitura do expediente os vereadores: Nilce, Almir, Carlinhos, Otoniel, Bosco, Miguel, José Carlos, Ronei, Elza e Ferraresi (10). Por volta das 19h15 chegou Eliseu. E não ficou por muito tempo, com a desculpa que iria atender duas pessoas, saiu e não voltou mais!
O médico Joaquim Nogueira esteve no legislativo e acabou deixando uma carta nos Gabinetes dos vereadores. O documento se referia a INTEGRIDADE.
Foi pouco.

Os vereadores ficaram irados com a atitude do ex-candidato a vice de Pejon nas últimas eleições. Nilce Segalla, mesmo com a peculiar voz de seda, chegou a tremer de tão irada que ficou com a atitude do médico. Outros seguiram o mesmo discurso e "desceram a lenha" no médico Joaquim Nogueira da Cruz!
Fumaça cinza no ar!

O vereador César Cortez se referindo a ausência do colega Eliseu disse ao edil Ronei - que questionava o pedido formulado anteriormente pelo vereador que 'sumiu' do plenário - sobre uma moção referente aos acontecimentos ocorridos no Isca Faculdades. Falou César Cortez: "ele (Eliseu) deve ter motivos fortes para se ausentar".

Cortez parecia estar bastante nervoso, descontrolado talvez. Numa de suas falas destacou o tratamento que ele dá a repórter onde, a meu ver, parecia também querer transmitir a mesma afirmação do secretário daquela Casa de Leis na semana que passou; de que o legislativo não é a "Casa da Mãe Joana". Pouco tempo depois, gesticulando e mostrando repetidas vezes o polegar - sinal de positivo e olhando para o auditório em minha direção, falou/ou perguntou por duas ou três vezes, olhando fixamente para onde eu me encontrava: "tudo bem, tudo bem!".
Incontinenti, fiz o mesmo sinal ao nobre edil e lhe respondi com o mesmo olhar fixo, tipo OLHOVIVO: tudo bem, tudo bem!
Não sei se é só impressão pessoal, mas parece que trabalhar com muitos parentes deixa a pessoa mais sensível.

Um fato inédito. O vereador Carlinhos Silva fez uso do microfone e falou por quase 5 minutos. O discurso foi em relação aos atos de vandalismo praticados nos patrimônios particulares e públicos da cidade.

COMENTÁRIO: é!

segunda-feira, abril 18, 2005

PREFEITURA ESTUDA ALUGAR IMÓVEL DA LIVAL

O prefeito de Limeira-SP, Silvio Félix da Silva vem realizando reuniões no sentido de agilizar um projeto que visa a locação de um imóvel para a implantação de um local para a realização de eventos; além de esse imóvel servir também para a implantação de um sistema, cujo objetivo é a retirada das ruas dos insuportáveis flanelinhas e pedintes que atuam nos semáforos das vias da cidade.

Segundo informações dos bastidores, o plano envolveria pelo menos a Secretaria da Cultura, Ceprosom e Guarda Municipal.

Ainda segundo fontes da prefeitura, o imóvel a ser locado por aproximadamente 30 mil reais mensais deverá ser o antigo prédio onde funcionava a concessionária de veículos Lival, às margens do Anel Viário, de propriedade do rio-clarense Geraldo Zanelo. O local onde funcionou por muitos anos a concessionária é considerada área de preservação ambiental sendo que inclusive, s.m.j., não poderia ter ocorrido/havido construções naquela propriedade.
COMENTÁRIO: vamos pagar + um aluguel? A prefeitura vai expedir o Alvará?
Tudo na vida tem uma compensação. O sujeito tem uma perna mais curta que a outra, por exemplo. Em compensação, a outra é mais comprida.

NOTINHAS DA PREFEITURA

- Serviço Autônomo da Água e Esgoto de Limeira (SAAE) contrata a empresa Conplan Construções e Planejamento Urbano para restauração de poço de visita de galerias de Águas Pluviais

- A prefeitura permitiu/autorizou que a Santa Casa de Misericórdia de Limeira utilize os equipamentos do setor de oftalmologia que fica no Centro Ambulatorial de Especialidades de otorrinolaringologia. Ambos situados que das dependências do Hospital Beneficência Limeirense que está localizada no Bairro Boa Vista

- O ex-vereador Oswaldo Augusto (ME) foi o escolhido através do convite nº 027 para efetuar transportes de alunos.

- o município vai comprar peças da empresa "Ahicha Ahmad Hammoud (ME)" para veículos da Secretaria da Saúde.

- A vereadora Iraciara das Dores foi substituída da Comissão constituída para determinar os valores médios unitários da Planta Genérica de Valores de imóveis (leia-se estudo para aumentar o IPTU) pelo também edil, José Carlos da Silva Júnior que também é da bancada de apoio ao prefeito Silvio Félix.

- Prefeito revoga nomeação de 2001 de Adriana Dibbern Capicotto, Coordenador de área da Diretoria da Educação. No ano passado Adriana se classificou em primeiro lugar no concurso da área da educação.

COMENTÁRIO: em compensação, hoje tem sessão ORDINÁRIA na Câmara!

sexta-feira, abril 15, 2005

"O casamento é como enfiar a mão num saco de serpentes, na esperança de puxar uma enguia". Leonardo da Vinci


LEI NÃO É CUMPRIDA:
FILHO DO VEREADOR ALMIR TRABALHA NA PREFEITURA!

A lei que proíbe contratação pelo município de parentes de vereadores vem sendo desrespeitada. O vereador Almir Pedro dos Santos possui empregado no poder público municipal - além de outros parentes já divulgados em texto anteriores - o filho Paulo Pedro dos Santos ainda lotado na Empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel). Ele exerce a função de Inspetor Tributário no Setor de Fiscalização Tributária no município. Seu irmão, Silas Pedro dos Santos também já trabalhou nesse departamento lotado em cargo comissionado. Atualmente está na prefeitura de São Paulo.

No processo judicial movido contra minha pessoa em 2002, o qual a vereadora Iraciara assinou como testemunha (?), o senhor Silas disse que "o querelante (ele) sente-se ofendido em sua honra objetiva e subjetiva, na sua dignidade; sem contar que tal situação provocada pelo querelado (eu) impõe um descrédito pessoal e social, expondo-me à execração, sendo esta a finalidade do ofensor, à vista do interesse que tem em se candidatar nas próximas eleições municipais". O motivo da ação judicial movida por Silas Santos foi porque mencionei em um artigo (ainda sem citar nomes) os indícios da 'parentada' trabalhando no poder público municipal. Fato esse depois confirmado.
Pois é!

E quem acabou se candidatando foi seu querido papai, apoiado pela Igreja do Evangelho Quadrangular. A procuradora da prefeitura e vereadora Iraciara das Dores também teve o apoio desta agremiação religiosa
A meu ver o senhor Silas Pedro deve mover agora uma "Queixa-crime" contra o promotor Cleber Masson, que também é contra o nepotismo. Alguns nomes de seus familiares (Silas & Almir) foram publicados e divulgados nos diversos órgãos de comunicação da cidade e região.

Em contrapartida a esses inconvenientes e sendo expostos a execração (família Santos), pelo menos o filho do vereador Almir Pedro dos Santos, está duplamente irregular na prefeitura. Foi contratado pela Emdel e exerce uma atividade a qual não é concursado, ganha quase o dobro demais no setor.
A meu ver, além do desvio de função, Paulo Pedro não pode ser nomeado por causa do grau de parentesco com o vereador-pai.

DETALHE: o pai, o irmão e a mulher de Paulo Pedro são advogados. A mulher inclusive trabalha no jurídico da prefeitura.

COMENTÁRIO: torço para um vtnc que se enquadre neste caso, pois além do significado original da sigla, nós internautas podemos opinar, escolher ou fazer o enquadramento nas opções (vtnc) a seguir:
Vereador Tem Nosso Carinho - Vamos Ter Novos Caminhos - Viva Todos Nepotistas Cabideiros - Viva Todos Nossos Comissionados - Vale Tudo Nesta Cidade - Voluntários Trabalhando Na Causa (ou Casa!) - Vai Trabalhar Noutra Cidade - Você Não Nos Convence - Viados Tentando Nos Calar - Vejo Todos Nepotistas Cagando - Vai Trabalhar No Casseta - Vamos Tomar N Cervejas...

quinta-feira, abril 14, 2005

"Ás vezes você está discutindo com um imbecil... e ele também". Millôr Fernandes

NOMEIA, REVOGA, NOMEIA!

O prefeito de Limeira-SP nomeou no início de seu mandato o ex-arbitro de futebol profissional e professor de educação física, Flávio de Carvalho (portaria nº 92) para exercer o cargo comissionado de Diretor Administrativo da Secretaria de Esportes. Poucas semanas se passaram e o executivo revogou a nomeação através da portaria nº 121.
Recentemente e novamente, o executivo achou por bem nomear Flávio para o mesmo cargo - portaria nº 277.
COMENTÁRIO: a paz voltou a reinar. Mas até quando?

quarta-feira, abril 13, 2005

MAIS UM IMÓVEL É LOCADO PELA PREFEITURA DE LIMEIRA-SP

O imóvel de propriedade de Marta Mari Felício Cruañes, situado na rua Treze de Maio nº 10, foi alugado pelo município cuja finalidade é a instalação do Conselho Municipal da Educação, Conselho de Acompanhamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho de Alimentação Escolar. O contrato foi assinado no dia 22 de março. O aluguel mensal para os próximos 12 meses será de R$ 2.400,00.

A atual administração renovou também o contrato de locação do imóvel da Avenida Rio Claro nº 166 onde está instalado o arquivo geral do Fórum Spencer Vampré. Valor R$ 3.703,00 mensais.
COMENTÁRIO: depois de tanto "Conselho", aconselho a administração a melhor utilizar os próprios municipais para sair da panacéia dos alugueis.
"O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste". Norman Vincent Peale

PREFEITURA DIVULGA SUBEMPRÉSTIMO COM A CAIXA DE 6 MILHÕES

O município de Limeira-SP divulgou um contrato assinado no dia 24 de março relativo a um subempréstimo entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal. Este contrato refere-se ao Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios - PNAFM.
O valor global do crédito a ser repassado ao município limeirense é de R$ 6.265.776,00.
O extrato do contrato ainda menciona ainda que o prazo máximo para utilização do crédito aberto está fixado em observância ao prazo de utilização do crédito estabelecido entre a União e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.
COMENTÁRIO: seja bem-vindo dinheirinho. Que a sua aplicação seja totalmente em benefício da população.

terça-feira, abril 12, 2005

O bom não é ser importante: o importante é ser bom!

CÂMARA REALIZA NOVO CONTRATO DE CONSULTORIA E ASSESSORIA

Mesmo possuindo contratos com empresas de assessoria e consultoria jurídica, a Câmara Municipal de Limeira-SP vive pisando no tomate. O último caso foi o episódio das nomeações de 5 Chefes de Gabinete que, diga-se, inexistentes, uma vez que o número de vereadores foi reduzido. De 21 para 14 edis. Logo após as nomeações o Secretário Geral da Câmara que inclusive é advogado, José Henrique Pilon, afirmou para a imprensa da cidade que o procedimento era legal!
Voltando ao assunto.
Recentemente um novo contrato foi realizado entre o legislativo e a empresa Gareh - Gerência, Assessoria, Consultoria Organizacional e Recursos Humanos S/S. A contratação por 12 meses dessa empresa se deu em 17 de fevereiro e teria sido através uma carta-convite.
A Câmara Municipal vai pagar mensalmente para a empresa Gareh a quantia de R$ 5.300,00.
COMENTÁRIO: com boas assessorias os "erros" não devem continuar na Casa do Povo, não é mesmo?

segunda-feira, abril 11, 2005

PILON ESBRAVEJA E DIZ QUE A CÂMARA NÃO É CASA DA MÃE JOANA!

Um episódio ditatorial, grosseiro e lastimável ocorreu durante a sessão ORDINÁRIA realizada na noite de hoje (dia 11) na Câmara Municipal de Limeira-SP.
O FATO
No intervalo da sessão, observei que a jornalista Nani Camargo se postava no saguão do legislativo, encostada junto ao balcão onde são extraídas cópias xerográficas.
Neste local trabalha a funcionária comissionada Rosa Cortez Zanardo (irmã do vereador César Cortez).
Ali também, em cima do balcão de atendimento fica o livro ponto dos funcionários do legislativo.

Nani disfarçou um pouquinho e, em seguida, começou a folhear o livro. Pouco tempo se passou e, ao notar que a profissional da imprensa olhava o conteúdo do documento, incontinenti, Rosa lhe arrancou literalmente das mãos de Nani o livro-registro. Neste momento fui ao encontro da jovem que se assustou com a atitude da funcionária comissionada. Ela começou a me contar o ocorrido, foi quando eu lhe disse que não precisava, pois tinha presenciado o fato.
Depois de aproximadamente quinze minutos dessa ocorrência, nos encontramos novamente no saguão daquela Casa democrática e transparente (ahahahah!) onde também se encontravam desta feita o jornalista Felipe Voigt e o repórter fotográfico Edson Lima. Demos início a um breve bate-papo. Outra jornalista de impresso diário que também "cobre" a Câmara veio falar com Nani Camargo. Próximos do local também estavam o Coordenador de Imprensa e Cerimonial, Paulo Alexandro Gomes da Silva, o vereador Tarcílio Bosco e a funcionária Rosa Cortez - do outro lado do balcão.
Neste momento falei ao assessor Paulo Alexandro que gostaria que ele pegasse o livro ponto para que pudéssemos - todos ali presentes - dar uma "olhadela". Ele falou que não podia. Enderecei então o pedido ao vereador Tarcílio dizendo a ele que como vereador poderia pedir para que Rosa entregasse o livro, e assim, nós poderíamos dirimir algumas dúvidas.
Nada feito.

Tanto Tarcílio como Rosa afirmaram que só a presidente da Câmara ou o Secretário poderiam autorizar a nossa 'olhadinha' no livro que, aliás, faz menção o parágrafo 3º do item XVII, do artigo 308, do Capítulo II do Regimento Interno da Câmara Municipal. Esbravejei e falei que como cidadão eu só queria folhear um pouquinho o documento público que ali estava (até então em cima do balcão).
Nada feito.

Passados alguns minutos e já sentado na poltrona ao lado do xerox contando com a companhia de Felipe e Lima, sendo que os demais citados ainda estavam próximos, junto ao corredor.
Foi quando o ex-vereador e atual Secretário Geral do legislativo, José Henrique Pilon - já avisado do ocorrido pelos seus fiéis escudeiros, caminha rapidamente para o saguão e quase aos berros, sozinho, meio que enlouquecido e emocionalmente abalado vai soltando algumas palavras: "... para se colocar no seu lugar, aqui não é casa da mãe Joana". Ao estar + próximo, o chamei e falei: Pilon, Pilon, gostaria de dar uma olhadinha no livro ponto... ele continuou andando em direção ao gabinete do presidente da Casa e foi me respondendo: "primeiro você se qualifica, diz quem você é, faz a justificativa do porquê você quer... que eu vejo se deixo ou não".
Este fato foi presenciado por todos.

COMENTÁRIO: essa é a face do Secretário Geral da Câmara Municipal, José Henrique Pilon. Mas, caro Pilon, não se preocupe, você ainda vai me conhecer melhor. Pode ter certeza disso. Meu RG é 8.478.722. E falando sobre esse tema, gostaria de deixar meu testemunho que conheço pessoas que já presenciaram cada barbaridade em livro ponto. Ah, mas essa narrativa deixa pra outra hora.
CONTRATANDO A EXECUÇÃO DO MESMO SERVIÇO?

Embora a administração municipal tenha fechado um contrato com a empresa Forty Engenharia no valor de 5,2 mi para a manutenção e conservação de próprios municipais pelo período inicial de 180 dias, o município divulgou que estará contratando também (convite 022/05) a empresa Prime Engenharia e Construções para executar reforma e manutenção de diversas Unidade Básicas de Saúde (SUS).
COMENTÁRIO: ora, ora... esses serviços não estavam incluídos no contrato com a Forty?
"Qual é a diferença entre um pessimista e um otimista? Um pessimista acha que as coisas podem piorar e o otimista diz: Sim, podem". Alexei Pushkov

é!

Início de governo complicado em Limeira-SP. A concorrência pública nº 01/2005 referente aos serviços de coleta, transporte e destinação do lixo, lixo hospitalar, limpeza e lavagem de feiras livres, varrição de ruas, fornecimento de caminhões, equipamentos e operadores para a remoção dos restos de móveis, colchões, utensílios domésticos e outros similares em pedaços foi impugnada pela empresa SPL Construtora e Pavimentadora porque a administração municipal teria infringido a lei de licitações ao descumprir as norma e condições do edital.

A concorrência pública nº 02/2005 que tinha o objetivo de a contratação pelo regime de "empreitada por preços unitários", de serviços de conservação e manutenção de próprios municipais em diversos locais do município, cujos envelopes das empresas participantes deveriam ser abertos no dia 11 de abril, foi SUSPENSA conforme determinação do Tribunal de Constas do Estado (TCE).
COMENTÁRIO: é!

sábado, abril 09, 2005

+ UM CONTRATO EMERGENCIAL DE 5,5 MILHÕES

A administração municipal (Limeira-SP) depois de ter firmado um contrato emergencial de R$ 5.272.512,00 com a empresa Forty Construções e Engenharia para a execução de serviços de conservação e manutenção de próprios municipais e selado outro entre o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) e a mesma empresa (Forty) no valor de R$ 1.420.000,00 para a obras diversas no município; o chefe do executivo assinou com a Tecipar Engenharia e Meio Ambiente outro GRANDE contrato declarado emergencial pelo governo Félix no dia 1º de março. Este é referente os serviços de coleta, transporte e destinação do lixo, lixo hospitalar, limpeza e lavagem de feiras livres, varrição de ruas, fornecimento de caminhões, equipamentos e operadores para a remoção dos restos de móveis, colchões, utensílios domésticos e outros similares em pedaços. Valor R$ 5.498.666,25.
Outro detalhe que chamou a atenção é que o prazo emergencial estipulado foi de 6 meses (916 mil ao mês), sendo que ainda poderá ser prorrogado, a critério da administração, por igual período.

CONCORRÊNCIA PÚBLICA

A prefeitura de Limeira publicou o edital de concorrência pública para a licitação desses serviços no dia 26 de fevereiro no Jornal Oficial do Município. A abertura dos envelopes deveria ocorrer no último dia 8 de abril.
Ocorre que a empresa SPL Construtora e Pavimentadora entrou com um pedido de impugnação com base no artigo 41 e parágrafos da Lei de Licitação. Apenas a título de informação, a SPL presta serviços de limpeza pública em diversos municípios do país.
Pois é!
O artigo 41 da Lei 8.666/93 diz o seguinte: "A administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada".

Portanto entendo que alguma coisa está errada e a administração municipal deveria vir a público esclarecer, ou seja, uma licitação em andamento é impugnada e adiada temporariamente - 'sine die' conforme termo utilizado pelo executivo - por não cumprir a lei; um contrato emergencial é realizado para um período de 6 meses, podendo ser prorrogado por igual período!

Outro fato curioso foi o contrato da prefeitura com a empresa Starnews locação de equipamentos para fornecimento de caminhões e operadores para remoção de entulhos não abrangidos pela coleta de lixo regular (convite nº 009/05). Entendo entretanto que, esses serviços já estariam incluídos com o atual contrato firmado com a empresa Tecipar.
Reveja novamente trecho citado pela própria administração municipal referente ao acordo emergencial de prestação de serviços com a Tecipar: "fornecimento de caminhões, equipamentos e operadores para a remoção dos restos de móveis, colchões, utensílios domésticos e outros similares em pedaços...".
Então, são ou não serviços contratados em duplicidade?

DEPARTAMENTO DE MATERIAL NÃO MOSTRA PROCESSO ADMINISTRATIVO

Com o intuito de folhear o processo administrativo que originou a contratação da empresa Starnews Locação de equipamentos, estive no Departamento de Material, conforme já relatei em texto postado nesta página no dia 1º de abril sob o título "E a transparência, ficou na Campanha?". Não consegui. A desculpa foi que o processo administrativo não se encontrava no Departamento. Isto ocorreu nas duas vezes em que lá estive.
Conforme acontecia freqüentemente com as administrações dos governos anteriores, não está sendo possível obter acesso aos procedimentos administrativos e documentos públicos. Uma pena! Parece até que toda vez que vou ao Paço da Prada vejo cartazes afixados por todo o local com os seguintes dizeres: TRANSPARÊNCIA SÓ AMANHÃ!
COMENTÁRIO: é! Quando um grande volume de recursos (leia-se nosso) estão envolvidos, as coisa$ tendem a se complicarem. Ou não?

sexta-feira, abril 08, 2005

SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS E SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE LIMEIRA-SP DIVULGA COMUNICADO

Membros de uma comissão do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira não foram recebidos pelo prefeito após uma manifestação em frente ao Paço Municipal Waldemar Mattos Silveira (edifício Prada) ocorrida após assembléia realizada no período da manhã de hoje (dia 8) na sede do sindicato. Agora à tarde a entidade elaborou um comunicado o qual transcrevo a seguir:

ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO

- A assembléia geral do funcionalismo municipal em 02 de abril de 2005 elaborou um cronograma que culminava com uma paralisação e assembléia no dia 08 de Abril. Esta paralisação teria sido cancelada se a proposta do Prefeito tivesse sido pelo menos próximo do que a categoria reivindicava.

- Ocorre que o Prefeito após oferecer 7,6% e ter recebido o protesto do funcionalismo, fez uma nova proposta, desta vez parcelada em 4% em março, 4% em Julho e 4% em Outubro, esta proposta feita para a comissão representativa dos funcionários retirada da concentração na Câmara Municipal, seria levada a assembléia marcada para o dia 06 de Abril no estacionamento da Prefeitura, inesperadamente o Prefeito chamou o sindicato dizendo que iria fazer uma nova proposta, porém o presidente do sindicato esclareceu que esta proposta deveria ser feita para a comissão. Esta comissão novamente esteve reunida para ouvir a nova proposta, e tentou negociar pelo menos 10% mas o Prefeito se comportou de forma irredutível sobre sua proposta de 9% Sobre o reajuste reivindicado, porém quanto ao ticket alimentação, o prefeito se dispôs a avaliar a possibilidade de um valor maior.

- Diante do impasse a comissão levou a proposta para a assembléia onde mais de 600 funcionários aguardavam. A maioria dos que estavam presentes se demonstravam descontentes e cogitavam greve já! Após vários discursos foram colocadas duas propostas em votação: a primeira exigia 12% ou greve imediata, a segunda aceitava os 9% com a condição de manter o cronograma elaborado no dia 02 de Abril, ou seja, aceitava os 9%, porém decidiram que a paralisação do dia 08 permaneceria e na assembléia seria tirada uma comissão permanente para continuar discutindo os interesses do funcionalismo.

- Num sinal claro de boa vontade e responsabilidade, os funcionários presentes à assembléia aprovaram a segunda proposta.

- O Prefeito foi avisado que a proposta foi aceita, e foi avisado da assembléia do dia 08 na qual seria eleita a comissão permanente.

- Mesmo sabendo de tudo isto, o Prefeito veio à imprensa escrita, falada e televisionada, pressionar o funcionário para não participarem da paralisação e dizendo que se houvesse a paralisação, voltaria atrás e não mais daria os 9%.

- Em programa de rádio o Sr. prefeito disse que os bons funcionários estavam trabalhando e que os maus estavam fazendo paralisação em frente à prefeitura. Será que em apenas três meses de mandato o Sr. prefeito já teve condições suficiente de avaliar a nossa competência? Já aceitamos os 9% propostos e queremos garantir uma comissão permanente dos funcionários públicos municipais para garantir que o plano de carreira, convênio médico, fundo de previdência pública, doenças ocupacionais e outros sejam garantidos e implementados pelo poder publico para o bem de todos os funcionários.

ATENÇÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS:

VAMOS TODOS COMPARECER À CAMARA MUNICIPAL, SEGUNDA-FEIRA DIA 11/04/2005 ÀS 18:00 HORAS.

A LUTA CONTINUA.

DAVOLI NÃO CORRIGIU INFORMAÇÃO DIVULGADA

Ontem, dia 8, chegou ao meu conhecimento que o radialista Osvaldo Davoli comentou em seu programa "A Voz do Povo" da rádio Educadora, na última terça-feira (dia 5) que EU teria escrito um texto referente intervenção do prefeito junto à concessionária Águas de Limeira. Foi-me dito também que esse texto, após ele ter comentado no seu programa, teria 'sumido' da internet.

Esses fatos narrados pelo radialista Davoli não são verídicos. Em primeiro lugar eu não escrevi tal artigo. Quem escreveu esse texto e postou em seu Blog "Pauta Livre", foi o estudante de jornalismo Paulo Corrêa e ele permanece postado.
Ainda ontem liguei para Osvaldo Davoli. Foi difícil encontrá-lo. A secretária da emissora não forneceu o telefone particular do apresentador da "Voz do Povo", mesmo eu tendo me identificado e comentado sobre o assunto a ser tratado.

Depois de algum tempinho e tendo ligado e deixado recado na residência do funcionário da rádio Educadora, Osvaldo me ligou. Eu lhe disse que ele tinha se equivocado e que eu não tinha nada a ver com a matéria publicada na internet. Falei também para que procurasse o autor, Paulo Corrêa, que ele poderia explicar a informação divulgada.
Com isso eu esperava que no seu programa levado ao ar na data de hoje (16), o senhor Osvaldo Davoli retificasse a informação divulgada na emissora nos dias anteriores, que a meu ver, não condiziam com a VERDADE. A minha credibilidade poderia ser arranhada uma vez que eu não tinha nada a ver com este fato.
Nada feito. Não tocou no assunto.
Embora eu tenha conhecimento que ele entrou em contato pela manhã com o senhor Paulo Corrêa que, aliás, teria ratificado a notícia divulgada no sábado e domingo, dias 2 e 3 respectivamente. Acesse o Bloque do Paulo Corrêa clicando AQUI.
COMENTÁRIO: espero que Osvaldo Davoli ainda CORRIJA o seu erro/engano.
"Os pobres católicos brasileiros não podem ir à Roma para se despedirem do Papa". João Leonardi

ASSEMBLÉIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LIMEIRA

Encerrou a poucos instantes a Assembléia dos servidores municipais de Limeira-SP, realizada em frente a sede do sindicato da categoria, na rua Tenente Belizário. No início das "falas", ocorreu um princípio de discordância entre os membros representantes do funcionalismo.
Ficou decidido que a comissão formada anteriormente pra negociar as reivindicações dos servidores iria para a prefeitura pra saber se o prefeito Silvio Félix iria manter os 9%. Telefonaram para o gabinete e a informação foi que ele não iria atender o pessoal. Neste momento (10h45) as pessoas que estavam presentes e + a comissão, estão rumando para a frente da prefeitura onde uma nova tentativa de contato com o chefe do executivo será feita. COMENTÁRIO: se o Silvio não atender o pessoal creio que o caldo poderá engrossar!

quinta-feira, abril 07, 2005

NEPOTISMO, CABIDE OU O QUÊ?

Esse título publicado na minha coluna na edição de 26 de novembro de 2002 do Jornal de Limeira gerou um processo judicial que se arrasta até hoje. O filho do vereador Almir Pedro dos Santos de nome Silas Pedro dos Santos, que atualmente é procurador na prefeitura de São Paulo e que inclusive já exerceu inúmeros cargos comissionados na prefeitura de Limeira, bem como os seus irmãos, pai e cunhada, não concordou com a pergunta. Aliás, senhor Silas, essa pergunta continua de pé: nepotismo, cabide ou o quê?
Ainda hoje (dia 07/4) passei pela prefeitura e constatei que o irmão gêmeo de Silas continua a exercer atividades no Departamento Tributário/setor de fiscalização. O nome dele é Paulo Pedro dos Santos, está lotado na Emdel e exerce atividades de inspetor tributário na prefeitura. O curioso é que o salário dele é quase o dobro dos demais servidores que exercem a mesma função. A mulher do Paulo também trabalha no jurídico da prefeitura. Hoje ela é efetiva, mas trabalhou antes em cargos comissionados na prefeitura. O nome dela é Silmara Aparecida Bueno dos Santos. As duas irmãs: Raquel dos Santos e Suzana dos Santos Barbosa estão lotadas na Câmara Municipal. Além do marido de Suzana, o Assessor Parlamentar Luís Cláudio Barbosa. Nos anos anteriores também tinha cargo comissionado tanto na prefeitura como na Câmara, outra irmã, Silvia Correia dos Santos.
COMENTÁRIO: tem neguinho cara-de-pau que em breve vtnc!

quarta-feira, abril 06, 2005

UMA VERGONHA!

Conforme prometi, a seguir as nomeações e/ou renomeações na Câmara Municipal de Limeira do exercício de 2005. Veja a seguir a lista completa (até hoje) dos cargos, salários e os nomes das 82 pessoas nomeadas no legislativo limeirense. Anteriormente a Câmara possuía + vereadores (21) e menos funcionários. Atualmente com 14 edis, a festança com o dinheiro do povo é muito, mas muito MAIOR!! Os salários já estão corrigidos em 7,6% conforme reajuste divulgado pelo prefeito, Silvio Félix da Silva. Se não errei na soma, a folha de pagamento mensal dos empregados do legislativo chega a cifra de 147 mil. Sem contar com o subsídios dos vereadores que é de aproximadamente 57 mil mensais e os encargos trabalhistas.

SECRETÁRIO GERAL - R$ 6.684,47
JOSÉ HENRIQUE PILON

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - R$ 6.684,47
LÁZARO ARGENTON

ASSESSOR DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DA PRESIDÊNCIA - R$ 5.938,55
LUIS FERNANDO CÉSAR LENCIONI

CHEFE DE GABINETE - R$ 4.679,13
ÉRIKA CRHISTINA TANK MOYA SICILIANO


DIRETOR DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO - R$ 3.787,87
NELSON DONIZETTI DE SOUZA

DIRETOR DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO - R$ 3.787,87
EVERALDO PEIXOTO

DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE EXPEDIENTE - R$ 3.787,87
LUCIANA FURLAN

DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - R$ 3.787,87
MARISA ELISA ZORZETTI DE CARLI

DIRETORA DO DEPARTAMENTO LEGISLATIVO - R$ 3.787,87
MARIA LUIZA COELHO FURLAN

ASSESSOR EXECUTIVO - R$ 2.748,06

TUPANEMA TERINI
DANIEL ANTONIO FARNOCCHI
ROSANA CRISTINA MALAMAN
VANDA CRISTINA DA SILVA
RAQUEL DOS SANTOS SIMÕES


COORDENADOR DE IMPRENSA E CERIMONIAL - R$ 2.748,06
PAULO ALEXANDRO GOMES DA SILVA

ASSESSOR OPERACIONAL - R$ 2.748,06

ROBERTA TROVÓ RAFALDINI
VANESSA BRASIL VIEIRA
ROSA CORTEZ ZANARDO
PAULO ROBERTO OTTANI
LUIZ ANTONIO ARNOSTI


SECRETÁRIA DA PRESIDÊNCIA - R$ 2025,33
MARIA IRACEMA DE MOURA ALECCI


COORDENADOR DE SERVIÇOS - R$ 2.025,33

RAFAEL PABLO TEIXEIRA
ISABEL CRISTINA BARRAMANSA
EDVALDO SILLMANN MUGNAINI
WAGNER NUNES CERQUEIRA
JOSE CARLOS DA SILVA JÚNIOR


ASSESSOR DE GABINETE - R$ 1.663,68

LUCIANA OLIVEIRO PRETEL
MIRTES TEREZINHA ARCHÂNGELO
LUÍS ISÍDIO DOS SANTOS
ROSILENE ALESSANDRA PIZETTA BUENO DOS REIS


ASSESSOR CERIMONIAL - 1.485,42
WALTER MORAES DOS SANTOS


ASSESSOR ADMINISTRATIVO - R$ 1.485,42

OLGA HELENA COSTA MACHADO
JEFFERSON LUIS DO PRADO
IVANILSON ASSIS BASSETTO
JOICE KELLY SEVERINO PADOVANI SOTOLANI
JORGE LUIS CORBINI

ASSESSOR DE ÁUDIO E VÍDEO - R$ 1.485,42
MARCELO ROCHA DE LIMA


ASSESSOR LEGISLATIVO - R$ 1.139,58

CLÁUDIA MARIA DA SILVA
MARLENE BARROS ROQUE FERNANDES
ROSIMEIRE TARGIRO DA SILVA
ANA PAULA PAPTISTA ARTHUR
GISELE LOURENÇO BARBOSA BATISTA

ASSESSOR DE DIRETORIA - R$ 1.307,18

PAULO RAPHAEL DE SOUZA ARTUR
MARIA APARECIDA DOS SANTOS
MARCOS ROBERTO DA SILVA
DIEGO FERNANDO SIQUEIRA
BRUNO BATTISTEL

ASSESSORA DE PROTOCOLO - R$ 1.485,42
ANDRÉIA FONSECA DOS SANTOS GOMES

ASSESSOR PARLAMENTAR - R$ 1.485,42
SALETE APARECIDA RODRIGUES BACCAN CORTEZ - Indicação César Cortez WAGNER RODRIGUES DO AMARAL - Indicação Carlos Silva
CELSO APARECIDO RABESCO - Indicação Eliseu Daniel
MARIA CLUDINA PINHEIRO CREPALDI - Indicação Miguel Lombardi - APARECIDA MARTINS ZAMBUZI DA SILVA - Indicação Iraciara Bassetto
ROSANA SEVERINO PADOVANI - Indicação Nilce Segalla
ROMILDO BUENO DOS REIS - Indicação Tarcílio Bosco
ROSA MARIA MATEUSSI DIAS - Indicação Carlos Gomes Ferraresi
ELIANA DELLA COLETTA - Indicação Joaquim Raposo
MARIA DE LOURDES STAVALE - Indicação Otoniel de Lima
REGINALDO JORIS - Indicação Elza Tank
KELLY REGINA LUCHESI - Indicação José Carlos Pinto
LUÍS CLÁUDIO BARBOSA - Indicação Almir Pedro dos Santos
GERALDO RONDELLI - Indicação Nelson Caldeiras

CHEFE DE GABINETE PARLAMENTAR - R$ 1.663,68

CLÁUDIO CORTEZ FERREIRA - Indicação César Cortez
MARCELO GIOVANI BATTISTEL - Indicação Carlos Silva
PAULO GONÇALVES PIRES - Indicação Eliseu Daniel
ADEMIR APARECIDO CINTRA - Indicação Miguel Lombardi
PAULA HELENA BASSETTO - Indicação Iraciara Bassetto Sagioro
SUZANA DOS SANTOS BARBOSA - Indicação Almir Pedro dos Santos (pai)
RUBENS JOSÉ DA COSTA - Indicação Nilce Segalla
FERNANDO MARMO ROSSI - Indicação Tarcílio Bosco
ROSÂNGELA APARECIDA ORTIZ DE CAMARGO FEOLA - Indicação Carlos Ferraresi
ELAINE MARY KAIRALLA - Indicação Nelson Caldeiras
JOÃO GERALDO LOPES GONÇALVES - Indicação José Carlos Pinto
EDUARDO RAIMUNDO ELLER - Indicação Joaquim Raposo
ROBERTO VICENTE - Indicação Otoniel de Lima
MONICA CRISTINA DE SOUZA GAZIN - Elza Tank
ÂNGELA MORGANA GOMES DA COSTA - Elza Tank
DENIS FERNANDO AUGUSTO - Elza Tank
GLORIA MARINHO PINHEIRO ALVES - Elza Tank
HELENA ABDALA GOMIDE - Elza Tank
REOBE CREMASCO BERNARDES PEREIRA - Elza Tank

COMENTÁRIO: o que a população deve fazer?

NÓS SOMOS IDIOTAS!!


Vtnc. Não é possível continuarmos ouvindo e vendo o dinheiro do contribuinte sendo mal aplicado, utilizado para beneficias e apadrinhamentos políticos em todo o país. Chega! Em Limeira-SP, por exemplo, depois do número de vereadores nesta gestão diminuir em 1/3, a presidente da Câmara, Elza Tank aumenta o número de nomeações naquela Casa de Leis (ahahaha!). São filhos, primos, parentes e amigos dos atuais e ex-vereadores.
Em Limeira, não é de hoje que políticos fazem e desfazem com o NOSSO dinheiro, e pior, ninguém toma providências. Alguém já foi preso?
A minha opinião é que este "brasilzão", está inundado de idiotas (eu sou um) e sem-vergonhas.
Outra notícia recente nesta cidade que não dá pra engolir com serenidade foi o atual prefeito aventar a hipótese que para aumentar o percentual de reajuste do salário do funcionalismo público ele (Félix) teria que mudar o índice de correção dos impostos, acarretando com isso, uma carga tributária ainda maior para os INDEFESOS limeirenses. Nessa matéria já ultrapassamos o limite do suportável.
COMENTÁRIO: ainda hoje ou logo mais, estarei postando os nomes, cargos e salários dos 82 funcionários do legislativo limeirense (com o reajuste de 7,6%). E mais, concedo a autorização para que qualquer órgão de comunicação possa utilizar os dados e informações inseridas no texto em questão, desde é claro, seja citada a fonte. Até mais...
"O que importa não é o fato, é a versão". José Maria Alckmin

IPTU & EDITAL

Mais de 5 mil carnês do imposto territorial urbano da cidade de Limeira-SP ainda não foram entregues aos contribuintes. Os carnês devem ser retirados no Paço Municipal Waldemar Mattos Silveira (edifício Prada).
Vale dizer que enquanto o contribuinte não retirar, o prazo para o pagamento sem os acréscimos continuará valendo, se estendendo!

Para que a prefeitura possa efetuar a cobrança com os acréscimos, ou seja, multa e juros, é necessário que seja publicado um edital no Jornal Oficial do Município contendo o nome e local onde o imóvel está situado e, ainda assim, deverá ser concedido um prazo de 30 dias para que o interessado possa comparecer, retirar o carnê, e efetuar o pagamento das parcelas vencidas.

Normalmente ainda é concedido um pequeno dilatamento do prazo - de alguns dias - para o pagamento. Somente após esse período concedido e previsto em lei, o município poderá agilizar a cobrança administrativamente ou judicialmente.

COMENTÁRIO: já se tornou praxe a administração publicar o edital somente no mês de dezembro de cada ano, entre os dias 10 e 15, beneficiando com essa medida, inúmeros proprietários de imóveis que, por diversas razões, não receberam o aviso-notificação.

terça-feira, abril 05, 2005

"Jornalismo investigativo é só para quem não tem padrinhos... na redação". Gerardo Reyes, jornalista colombiano.

VOCÊ SABIA...

... que a mulher do Secretário Adjunto da Fazenda e da Administração, Flávio Aparecido Pardi também foi nomeada na prefeitura de Limeira-SP? O nome dela é Ana Rita Soares de Oliveira Vilela e o cargo comissionado que exerce é de Diretora de Administração em Saúde. Ambos vieram da cidade de São Paulo.
COMENTÁRIO: é isso aí minha gente.

segunda-feira, abril 04, 2005

BIDON E O SEU "lilililili"

Esse é o bordão utilizado pelo apresentador/comediante conhecido pelo sobrenome "Bidon" da TV a cabo Vivax, canal 21 (região de Americana-SP).
O jovem limeirense é filho do ex-técnico de futebol profissional conhecido pelo mesmo nome e da professora limeirense, Rosinha Bombine, de saudosa memória.
Irreverente e de uma linguagem própria, Bidon que já passou pela TV Jornal de Limeira realiza suas pequenas entrevistas em eventos e festas que ocorrem na região de Rio Claro, Americana e Limeira. O bordão utilizado tanto no início como no final do bate-papo é sempre o "lilililili!".
COMENTÁRIO: a meu ver o moço tem um talento especial, diferente. Creio que lhe falta maiores oportunidades e um bom diretor para comanda-lo por trás das Câmeras. E... lilililili!
"Não acredito e não confio nas palavras e ações de INÚMEROS representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário". João Leonardi

PREFEITO QUER ALTERAR A ESTRUTURA DA COBRANÇA DO IPTU?

A população brasileira não suporta mais os constantes aumentos e reajustes das tarifas de serviços públicos e dos inúmeros tributos federais, estaduais e municipais. Paralelo a esse fato, os reajustes salariais - isto quando ele existe - estão perdendo feio se comparados com estes escorchantes sócios que são os governos das diversas esferas.
Pois bem.

O prefeito de Limeira, Silvio Félix da Silva constituiu uma comissão para determinar os valores médios unitários da "Planta Genérica de Valores" de imóveis no município. O Executivo cita na portaria expedida que será instituído com isso um novo valor piso.
Para bom entendedor... !

A minha opinião é que essa comissão deveria estudar uma maneira de reduzir o IPTU dos imóveis da cidade que já está caríssimo, principalmente dos apartamentos. Eu não resido em apartamento, mas as próprias imobiliárias que atuam na cidade estão afirmando que o valor está insuportável para os seus moradores e/ou inquilinos dos edifícios. Outra categoria com valor elevado do IPTU estão os terrenos, cuja alíquota é de 4% do valor venal do imóvel. Um absurdo!
Além é claro, de todos os imóveis de Limeira-SP estarem com uma carga bastante salgada desse tributo. Haja vista o tamanho da inadimplência que existe na cidade.

Os valores da Taxa de Serviços Urbanos (TSU) que fazem parte dos valores emitidos nos carnês do imposto também poderiam ser reavaliadas. A última mudança da estrutura foi realizada no início do governo Khül. Nesta época, se extinguiram algumas nomenclaturas como por exemplo a taxa de energia elétrica, mas os valores continuaram embutidos e fazendo parte da TSU!

A administração municipal vive pressionando através da imprensa, dizendo que vai agilizar a cobrança judicial e que o débito do contribuinte vai aumentar assustadoramente, além da possibilidade do devedor vir a perder o seu valioso patrimônio.
A minha opinião é que o governo ao agir dessa forma, deixa transparecer nas entrelinhas de seus comunicados e/ou informes, que os cidadãos não estão querendo saldar seus débitos por um mero capricho e que talvez estariam nadando em dinheiro, com um bom emprego e uma boa renda familiar; que não recolhem o tributo porque não desejam. São maus e caloteiros!

A seguir, veja quem são os membros que compõem a Comissão instituída pela portaria nº 255 de 30 de março:

ÍTALO PONZO JÚNIOR - Secretário de Planejamento e Urbanismo
FRANCISCO DE MAURO JÚNIOR - Assessor Geral da Secretaria de Obras e Transportes
VALMIR BARREIRA - Diretor Tributário da Secretaria da Fazenda e Administração
SILMARA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS - Secretária dos Negócios Jurídicos
IRACIARA DAS DORES B. BAROLLO SAGIORO - Representante da Câmara Municipal
MILTON APARECIDO JANOSKI - Diretor de Cadastro e Obras Particulares
BENEDICTO CARLOS TOLEDO LIMA - Representante da ACIL - Associação Comercial e Industrial de Limeira
ANTÔNIO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA - Representante da AEAL - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira
JOSÉ CARLOS PITELLA - Representante do 1º Oficial de Registro de Imóveis de
THIAGO DE SALVI GODOY - Representante do 2º Tabelião de Notas e de Protesto
ROSIRIS DE MOURA - Representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (2ª Região)
ROBERTO JÓIA CARVALHO - Representante do SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção e Afins
NILTON PICCIN - Representante do Sindicato Rural de Limeira
COMENTÁRIO: ... e não adianta os insistentes reclamos da sofrida população, todos os anos, independentemente de quem está exercendo o poder, a sede por AUMENTO DE RECEITA é tamanha que é chegada a hora de fazer alguma coisa.

sexta-feira, abril 01, 2005

ÁGUA, SUCO E REFRIGERANTE CAUSAM ACIDENTES?

O amigo Heldt não é o autor, mas me enviou a brilhante dedução que transcrevo a seguir.
"Já está devidamente comprovado que 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool. Isto significa que, 77% dos acidentes são causados pelos filhos das putas que bebem água, suco ou refrigerante".

COMENTÁRIO: os percentuais não mentem!
MISTÉRIO NA SESSÃO ORDINÁRIA DE ONTEM

Ontem, quinta-feira, dia 31 de março, a Câmara Municipal de Limeira-SP teve que se reunir para finalizar a pauta que não foi possível analisar na segunda-feira (28) em razão do projeto do Executivo que entrou em regime de Urgência Especial.

O mistério é que o vereador Eliseu Daniel teria assinado o livro de presença, mas não estava ou teria participado da Sessão ORDINÁRIA.

O vice-presidente do legislativo, César Cortez teria justificado a ausência do edil no Plenário dizendo que Eliseu esteve na Casa, mas que precisou sair pensando que voltaria logo!
Não voltou.
COMENTÁRIO: e agora, será descontado de seu subsídio o montante referente a essa ausência? Aliás, os subsídios dos vereadores também foram reajustados em 7,6%, conforme prevê a legislação. Portanto, o valor pulou dos atuais R$ 3.800,00 para R$ 4.088,80.
"A perda do entusiasmo coletivo é o melhor atalho para a falência de uma sociedade". Will Durant

E A TRANSPARÊNCIA, FICOU NA CAMPANHA?

Parece que a tão propalada TRANSPARÊNCIA dos atos do poder público ficou realmente na campanha eleitoral, onde todos os candidatos, antes de se elegerem, defendem e divulgam que vão implantar em seu governo.
Estou tentando obter algumas informações na prefeitura para poder escrever e transmitir algo sobre outro contrato emergencial e/ou contrato com empresa de prestação de serviços realizado pelo município. Como aconteceu com o caso da creche interditada que narrei neste espaço nos dias 11 e 21 de março (clique em archive para ver), não está sendo possível acessar o processo que culminou com a contratação de uma empresa. A minha opinião é que, propositadamente, está ocorrendo novo "desencontro" de informações ou afirmações. Depende da ótica ou da 'escondiótica'!

Na quarta-feira, dia 23 de março, compareci ao Departamento de Material da Prefeitura e solicitei o documento que seria uma carta-convite (modalidade de licitação, cujo valor não supera 150 mil reais) para folhear, olhar.
Depois de algumas movimentações dos funcionários do setor, acompanhadas de conversas em volume inaudível para quem está distante apenas 3 metros, o Diretor do Departamento veio me dizer que o documento solicitado não se encontrava lá. Ele afirmou que estava na Contabilidade. Eu lhe pedi para que confirmasse e me dissesse com quem estava que eu daria uma passadinha pelo local para "dar uma olhadinha".

Depois do pedido, o Diretor "sumiu" da sala por alguns instantes. Voltou após alguns minutos e falou para que voltasse no outro dia, pois ele (documento) estava junto a uma pilha de processos. Foi-me dito ainda que é praxe o Departamento/prefeitura enviar uma cópia para a Câmara Municipal de todas as ações do executivo e que isto já havia sido feito.

No mesmo dia fui ao legislativo e solicitei para a Chefia do Gabinete de um vereador - que por enquanto não vou declinar o nome - para que fizesse a gentileza de extrair uma cópia dos documentos enviados. A funcionária bem que tentou, mas a administração da Câmara informou que as cópias dos documentos não tinham sido enviadas pela prefeitura até anteontem pela manhã (dia 30).

Por volta das 11h00 deste mesmo dia (30) estive novamente no Departamento de Material e Almoxarifado da administração municipal. Desta feita o diretor responsável pelo departamento me falou que o processo administrativo tinha sido enviado para o gabinete do prefeito na quinta-feira, dia 24 (no dia seguinte ao meu pedido inicial), e reafirmou que os documentos com os procedimentos administrativos tinham sido encaminhados para a Câmara Municipal.

Voltei a entrar em contato com a funcionária na Câmara e pedi a gentileza para que, através de requerimento, solicite cópia dos documentos.
Por enquanto é só!
Mas é só por enquanto!

COMENTÁRIO: vou começar a catalogar atos e ações do NOVO governo. E a prometida licitação para a contratação de uma empresa de AUDITORIA?
Uma pergunta aos nobres edis - exceto para algumas raras exceções:
- Vocês estão fiscalizando o quê nessa cidade?