segunda-feira, maio 30, 2005

ARBITRARIEDADES NA CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA-SP

Na última quinta-feira (dia 26) funcionários da prefeitura de Limeira-SP estiveram retirando produtos perecíveis como caixas com mantimentos para a merenda escolar para serem conduzidos à cidade de Engenheiro Coelho. Segundo uma fonte ligada à administração, o motivo da retirada das caixas do prédio deveu-se pelo fato dos produtos não terem sido adquiridos de forma legal, ou seja, através de licitação, e também pelo motivo de dois técnicos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo estarem 'visitando' a prefeitura. E não em razão dos alimentos estarem com a validade vencida.

O vereador do Partido dos Trabalhadores, Ronei Costa Martins recebeu esta denúncia neste feriado e se locomoveu até o bairro Cidade Jardim (próximo do Hard II) para constatar a veracidade da informação.
Segundo Ronei, ele não pode adentrar ao local sendo proibida a sua permanência. O vereador tirou fotos e tem anotado as placas da carreta que iria efetuar o transporte. Segundo ainda o parlamentar, ele não xingou ou insultou funcionários que trabalhavam nas dependências do almoxarifado da Secretaria da Educação Municipal. O edil ainda constatou que não foram todos os produtos retirados para transporte.

Para verificar a veracidade de todas as informações, acredito que o fato mereça investigação e apuração por parte das autoridades, até pelo simples fato de responsabilizar àqueles que 'supostamente' deixaram que as mercadorias estragassem ou fossem adquiridas irregularmente.

Outro detalhe importante é que a empresa que teria vendido as mercadorias para o município é de propriedade da família do prefeito de Engenheiro Coelho "Irmãos Franco".
Se realmente estavam com a validade vencida, por que os produtos foram encaminhados para outra cidade num feriado? Perguntas que merencem respostas convincentes, ou não!

A Câmara Municipal na noite de hoje (dia 30) argumentou que foi uma decisão arbitraria do vereador do Partido dos trabalhadores (fiscalizar é arbitrariedade!) e afastou Ronei por 10 votos contra apenas 1 do vereador José Carlos Pinto. Elza Tank não votou e o vereador Joaquim Raposo não estava presente. Segundo comentários na Câmara um BO elaborado por um funcionário que trabalhava naquele dia foi feito e o servidor alega que o vereador o teria chamado de ladrão.

Para que se afaste um vereador de suas prerrogativas, o regimento interno diz que a Corregedoria Interna deve analisar a denúncia, elaborar um relatório e o submeter ao Plenário para que este analise e vote se deve ser aberta uma Comissão Processante. Creio que seja mais ou menos este o procedimento que deveria ser adotado.

Ocorre que o vereador Ronei está incomodando os CHEFÕES da cidade e por estar abrindo demais as asinhas e talvez colocando em risco a perda do poder de algumas autoridades, uma imensa arbitrariedade foi cometida. Falo isso sem focar o partido que ele pertence e sim a pessoa do Vereador Costa Martins que deverá ingressar na justiça contra a medida aplicada.

Depois da sentença dada pelos 10 vereadores, a vereadora Iraciara das Dores, pegou o microfone e enalteceu os comentários benévolos da jornalista Andréa Crott e dos radialistas Osvaldo Davoli e Pinheiro Alves referentes ao tema assunto "nepotismo" na Câmara. Como se sabe, o trio teceu comentários bondosos ou favoráveis a essa prática.

A vereadora Iraciara das Dores ainda falando no Plenário disse que é Evangélica e coisa e tal "e que não queria comentar, mas acabou falando que a passeata Gay ocorrida no domingo, em São Paulo, ela gostaria que fosse aqui em Limeira, em frente ao Fórum, ou na praça e, quem sabe, eles (os gays) saíssem com uma liminar autorizando o casamento entre os homossexuais antes mesmo do pedido ou processo ser julgado em Brasília...".

COMENTÁRIO: a minha opinião é que uma investigação deve ser feita e uma AUDITORIA deve ser realizada. Por que razão a maioria dos vereadores governistas estão nervosos, irados?
"Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança". W. Shakespeare

EMPRESÁRIO DIZ QUE VAI FISCALIZAR

Mais um órgão para fiscalizar e cobrar as ações públicas NÃO condizentes com o bem estar da sociedade municipal. Trata-se do Comitê Municipal de Disciplina (COMDI), cujo objetivo é fiscalizar e acompanhar os atos e ações dos poderes legislativo e executivo.

No próximo dia 6, o empresário limeirense Odair Zambom estará sendo empossado como membro disciplinador. Zambom me confidenciou que está otimista e estuda requerer algumas ações investigatórias para o Conselho de Ética do CONFEP (Conselho Federal Parlamentar).
COMENTÁRIO: se precisar... pode contar comigo!

FATOS ESTRANHOS

No início da semana que passou o funcionário que está nomeado irregularmente na prefeitura de Limeira-SP (via-Emdel), por contrariar dispositivo da Lei Orgânica em seu parágrafo 5º do artigo 118, onde ele não poderia exercer cargo comissionado por ser filho do vereador ALMIR PEDRO DOS SANTOS, foi procurado por um funcionário do departamento de recursos humanos para ser demitido da função que vinha exercendo (Inspetor Tributário).
Infelizmente Paulo Pedro dos Santos não foi encontrado. A informação é que ELE teria se afastado no dia anterior por estar com problemas de saúde!
COMENTÁRIO: q coisa estranha neh?

sexta-feira, maio 27, 2005

"Perdemos muito por medo de tentar". J. N. Maffitt

ENDEREÇO DO IMÓVEL QUE NÃO TINHA SIDO DIVULGADO

No início do mês divulguei aqui a locação de um imóvel pela prefeitura para ser utilizado exclusivamente para o departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).
Naquela oportunidade (6 de maio), mencionei que o imóvel era de propriedade do empresário Celso Tella e que o aluguel era de R$ 1.500,00 mensais. Só não divulguei o endereço porque a administração municipal omitiu no comunicado. Talvez até para não "alarmar" vizinhos e conseqüentemente a possibilidade de ocorrerem preconceitos quanto à instalação do departamento. Ocorre, entretanto, que o órgão público tem o dever legal de fornecer a informação. Medida esta que não vemos ser aplicada na cidade há muitos e muitos anos e, continua sendo praxe na 'nova' administração.

Com a divulgação recente de um novo comunicado do chefe do executivo autorizando a locação, foi possível conhecer a localização exata do imóvel alugado pela prefeitura. Ele está situado na rua Santa Josefa nº 316, esquina com a rua Independência. O contrato foi assinado no dia 25 de abril.
COMENTÁRIO: se fala em transparência só em campanha eleitoral. Vem aí o jornal é!

quarta-feira, maio 25, 2005

EDITAL SEM NÚMERO. POR QUÊ?

O Departamento de Gestão de Suprimentos da prefeitura de Limeira-SP, capitaneado pelo senhor Gilberto Gomes do Prado Júnior, divulgou no dia 17 de maio um edital cujo objeto é a contratação de empresa na prestação de serviços de preparo e de fornecimento de alimentação escolar (merenda). A Concorrência Pública é de nº 05.
COMENTÁRIO: por que o edital não possui NÚMERO??
"Uma celebridade é uma pessoa que trabalha duro a vida inteira para se tornar conhecida e depois passa a usar óculos escuros para não ser conhecida". Fred Allen

GRÁVIDAS DESOBRIGADAS DE PASSAREM PELA ROLETA NOS ÔNIBUS

Mais uma lei foi aprovada recentemente no legislativo limeirense e promulgada pelo governo Félix. Essa lei desobriga a gestante de passar pela roleta no ônibus de transporte coletivo. Para que ela tenha esse direito a mulher deve apresentar a Carteira Gestante ou Atestado Médico comprovando o estado gravídico acompanhado de documento que comprove que ela é ELA mesmo. Esta lei deve ser afixada no interior dos ônibus, junto à roleta.
COMENTÁRIO: gordas e barrigudas não terão esse direito.

MIGUEL PÃOBARDIADO!

O vereador Miguel Lombardi foi muito criticado pela população depois que o seu projeto instituindo a cobrança do pão francês por quilo foi aprovado na Câmara Municipal.
Após a lei entrar em vigor quase todas as padarias e panificadoras da cidade passaram a cobrar um valor maior que o habitual. O preço chegou a subir até 20% em alguns estabelecimentos. Vendo a ira da população em relação à medida, Miguelzinho tratou de reparar o mal produzido. Apresentou novo projeto revogando a lei aprovada no mês de abril.
COMENTÁRIO: já diz o velho ditado: quem não ajuda...

terça-feira, maio 24, 2005

"Para cada coisa que acredito saber, dou-me conta de nove que ignoro". Provérbio Árabe

é!SQUENTANDO OS TAMBORINS... é! é! é! é!
Os preparativos para o primeiro número do Jornal é! estão na fase final. O novo impresso conta com a união de três homens maduros (ops!) na redação. O mestre em jornalismo Antonio Cláudio Bontorim; o jornalista e publicitário, um dos fundadores da revista Pauta em Limeira, José Daniel Heldt; e eu, o mais novinho, de trinta e poucos anos...! É praticamente certo o apoio e a participação de um empresário na sociedade. Os documentos exigidos e necessários para abertura de firma já estão quase que 100% regularizados. Quanta burocracia meu Deus!

O Jornal é! terá o formato tablóide germânico - pouco menor que a dimensão do jornal publicitário "caderno especial" das Casas Bahia. Inicialmente p/b (preto/branco) sua periodicidade será mensal e o número de páginas - no mínimo 8 - podendo variar de acordo com o número de anúncios publicitários.

Firmamos parceria com a Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão (Defende) que terá disponibilizado um espaço para divulgar assuntos, fatos e ações de interesse público e da Ong. Selamos também parceria com o escritório de advocacia "Jurinforma", que conta com os profissionais: Fabiano D'Andréa, Carlos Renato M. Patrício, Mário C. Bucci e Douglas Rodrigo da Silva.

Nas futuras edições pretendemos abrir espaço para as opiniões dos leitores. Também estamos idealizando e formatando um site na internet. Jornalistas e/ou colaboradores estarão nos auxiliando com artigos e reportagens. Dois já estão confirmados. Surpresa!

Algumas novidades no campo gráfico foram criadas pelo Mestre Bontorim. O amigo Heldt está adequando a última página que absolverá uma inteligente e irreverente seção. Vou continuar a linha "Olho Vivo" e farei tb as fotos para o impresso.
Tiragem inicial 5 mil exemplares.
COMENTÁRIO: é! um novo comportamento.

segunda-feira, maio 23, 2005

ADEUS NEPOTISMO. SERÁ?

Esta noite na Câmara Municipal de Limeira-SP o ponto alto na sessão ORDINÁRIA foi a Moção de Congratulações apresentada pelo Partido dos Trabalhadores através dos vereadores Ronei da Costa Martins e José Carlos Pinto ao judiciário de Limeira e ao vereador Cesar Cortez, por este ter dito que não mais nomeará parentes no legislativo mesmo que a liminar que determinou o afatamento de nove funcionários comissionados na Câmara seja cassada no Tribunal em São Paulo.

Tão logo começou a ser lida a vereadora Iraciara das Dores pediu a suspensão dos trabalhos por quinze minutos.
Nesse período na ante-sala ao lado do Plenário, muitas discusões. Inúmeros vereadores não queriam aprovar uma Moção de Aplauso e tampouco votar contra uma medida que causou impacto positivo entre a população. Ficaram literalmente no bico do corvo, ou pano na boca de vaca.
A saída estratégica (e ganhando tempo) foi negociar com os autores a retirada da Moção onde ocorreu o comprometimento de aprovação, na próxima semana, de um projeto de lei que será apresentado contra o Nepotismo. César Cortez inclusive falou que assina como co-autor.
COMENTÁRIO: vereadores não querem aplaudir o judiciário de Limeira. UUUU para os edis!
CHARADA

O vereador Almir Pedro dos Santos conseguiu que a Câmara de Vereadores de Limeira-SP aprovasse seu projeto e recentemente o Executivo sancionou a lei instituindo o "Dia Municipal da Caminhada e da Conscientização da Prática deste Esporte a ser realizado na terceira semana do primeiro domingo do mês de outubro de cada ano".

COMENTÁRIO: Limeira tava precisando urgentemente de uma lei como essa (nº 3.915/05). Tem muita gente na cidade que não tira o 'lolózinho' da cadeira e não têm o hábito de exercitar-se mentalmente. Acho que qualquer bancada deveria propor outro projeto para instituir o dia do exercício abdominal ou até a semana do passeio com tênis de pé trocado. A comemoração seria na segunda semana do primeiro dia do domingo do final do mês de maio para junho.
PORTARIA REVOGADA

O prefeito de Limeira-SP, Silvio Félix da Silva, nem bem nomeou, em comissão, Mônica Rossi Porfírio ao cargo de Assistente da Diretoria Tributária e já a "desnomeou" revogando a portaria 25 dias depois. A revogação começou a vigorar a partir de hoje, dia 23/5.
COMENTÁRIO: o que será que aconteceu?
5 meses de governo Félix... e a prometida AUDITORIA na prefeitura de Limeira-SP???
"Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta". Paulo Brossard

EX-ASSESSOR GERAL DE COMUNICAÇÃO AGORA É SUPERINDENDENTE

No início do mês de março o prefeito Silvio Félix da Silva nomeou para o cargo de Assessor Geral de Comunicações o senhor João Batista Bozzi.
Perguntei para algumas pessoas da área de comunicação na cidade (Limeira-SP) se alguém o conhecia, de onde vinha, onde trabalhava e outras informações sobre o novo nomeado. Ninguém soube informar. Perguntei ainda para algumas pessoas que trabalham na prefeitura e até para ex-vereador ligado ao prefeito eleito; continuei sem saber o currículo e a procedência do senhor João. Cheguei até a digitar no google o seu nome. Nada!

A edição de quinta-feira, dia 19, do Jornal Oficial do município trouxe uma nova nomeação para João Batista Bozzi. A portaria de Assessor Geral foi revogada (símbolo C.C.11 com verba de representação de 100%) e Bozzi foi nomeado ao cargo, em comissão, de Superintendente Administrativo do Gabinete do Prefeito (C.C. 14 + verba de representação de 95%).

Vale lembrar os internautas limeirenses que o Diretor de Imprensa da prefeitura desde o dia 1º de janeiro é o senhor Adalberto Pedro Mansur cujo cargo comissionado está representado pelo símbolo C.C. 10, com verba de representação de 91,49%. Mansur participou ativamente na campanha de Félix.
COMENTÁRIO: quem é e de onde vem o ex-Assessor Geral de Comunicações?

sexta-feira, maio 20, 2005

A fábula que irei descrever mais adiante se refere a uma cidade imaginária. Onde a imoralidade corre solta, diria "a la vontê". Esse conto NÃO tem nada a ver com fatos semelhantes que possam ter ocorrido em alguns municípios deste Brasilzão. Caso tenham ocorrido, seria uma mera e infeliz coincidência. Ninguém merece isso!

IMORALIDADE CORRIQUEIRA

Brasil, Bananolândia, Prefeitura Municipal.

Alguns anos atrás...

... o prefeito da cidade, Tertúlio Pio, reunido com sua cúpula questiona:
- Precisamos fazer caixa de campanha.
Seu secretário Djair tem a brilhante idéia de alugar um imóvel para ser a sede da administração e superfaturar o aluguel fazendo assim o "sonhado" caixa de campanha.
Seu Pio novamente pergunta:
- Mas e a atual sede?
- Ora... criamos um fato, excelência, criamos pânico, demonstramos a emergência da mudança, depois é só arrumar o novo Paço, reluz Djair.
- Mande chamar o advogado para sabermos como devemos proceder.
Entra na sala o Dr. Olávio, íntegro advogado da Prefeitura, já questionado pelo Dr. Pio:
- Para locar um imóvel o que é necessário?
- Sem dúvida alguma existe a necessidade de licitação, responde prontamente Dr. Olávio.
- Mas não existe possibilidade de dispensa? Pergunta o prefeito.
- Sim, de acordo com a Lei, pode-se dispensar a licitação quando o imóvel for o único a atender as finalidades precípuas da administração, devendo apenas constar uma prévia avaliação para comparar o valor do aluguel com o de mercado, respondeu o esperto advogado.
- Muito obrigado doutor, está dispensado, retruca o prefeito e ordena ao secretário Djair - chame o Sr. Promissória e toda a cúpula para organizarmos o "esquema".

Entram no gabinete do Sr. Prefeito Municipal de Bananolândia os srs. Djair, secretário, Promissória, também secretário e o Sr. Varanda, conhecido comerciante local que possui um imóvel, muito mal localizado, mas condizente com os anseios eleitorais do atual Prefeito.
Ordena o prefeito Pio:


- Primeiramente, Sr. Djair, abra todas as torneiras da prefeitura durante a noite, chame os bombeiros, consiga um laudo cheio de problemas neste prédio e depois deixe tudo vazar para a imprensa local, assim criaremos a "emergência" para a mudança de imóvel. Depois disso precisaremos conseguir três laudos de imobiliárias avalizando o valor proposto para o aluguel.

- Pode deixar excelência sou muito bem relacionado neste ramo, pois sabes que tenho afinidade com o mercado locatício, brincou Djair.

- Sr. Varanda qual o valor pretendido para seu imóvel? Questiona o prefeito.

- Bem, excelência, visando as melhorias que podem ser feitas no local, caso a prefeitura lá se instale e a valorização que haverá no meu imóvel creio que o valor justo do aluguel gire em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais), responde o Sr. Varanda.

- Pois bem, iremos alugar seu imóvel por R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) e o senhor retorna a diferença para o caixa de campanha, ok? - Pergunta o prefeito.

- Combinado, responde o Sr. Varanda selando o "negócio" entre "amigos".

Tudo acontece muito rápido, a enchente, o pânico, o laudo apresentando problemas gravíssimos nos canos de água, as notícias na imprensa indicam a premente necessidade de mudança de local da sede da administração.
Começa uma pesquisa no mercado local por imóveis para locação, sendo que nenhum deles, apesar de vagos e mais baratos, servem para a prefeitura, claramente para deixar o imóvel do Sr. Varanda como o único capaz de abrigar a sede da administração. Todos os imóveis foram analisados pelo Sr. Promissória que indicou o imóvel pretendido pelo Sr. Pio e seus secretários.
As imobiliárias contatadas pelo experto Djair enviam suas avaliações que dizem, em míseras três linhas, que o aluguel do imóvel do Sr. Varanda é de R$ 150.000,07 (cento e cinqüenta mil reais e sete centavos).


Tudo pronto ocorre à mudança do Paço Municipal, o Sr. Varanda começa a receber os alugueres e a repassar a diferença para o Sr. Pio que por sua vez paga as "comissões" de seus asseclas. A imoralidade é tanta que às vezes o valor é dividido antes mesmo de chegar as mãos do Sr. Varanda, pois como é sabido pode haver "desvios" entre os "companheiros".

- Afinal não se pode confiar em ninguém! Diz Djair e afirma - Sr. Prefeito o "esquema" deu certo, tudo caminha as mil maravilhas e nunca ninguém descobrirá ESSE e outros planos.

E o Prefeito Pio sorrindo e dando tapinhas nas costas do Sr. Djair exclama:
- Legal, tudo muito legal!

E assim a vida segue normalmente na sede da "nova" prefeitura municipal de Bananolândia.


COMENTÁRIO: ufa! Ainda bem que é apenas uma fábula, um conto.
"Não adianta prever males futuros. Batatas apodrecem". Millôr

ELZA TANK DEMITE MOTORISTA

A presidente do legislativo limeirense Elza Tank revogou ontem a portaria do motorista que foi para Corumbataí no final de semana e que gerou muitos comentários na imprensa de Limeira. Trata-se de Jorge Luis Corbini, que estava nomeado ao cargo de Assessor Administrativo.

Coincidência ou não, ouvi nos corredores da Câmara que Jorge teria comentado com outros colegas que um funcionário da Casa teria dito para ele assim que a justiça determinou o afastamento dos nove comissionados que "enfim fizeram JUSTIÇA". Esse comentário acabou chegando para Elza Tank que, por sua vez, teria chamado Jorge Corbini para uma conversa, onde queria saber QUEM foi o funcionário que falou essa frase. O motorista desconversou e disse que talvez não tivesse entendido direito. Nada falou.
Elza revogou ontem a portaria nº 35 através da portaria nº 98.
COMENTÁRIO: Elza é boazinha.

quinta-feira, maio 19, 2005

Jornal é! ........tá chegando com vontade de respirar ares + saudáveis...
"O bem mais precioso na vida de um jornalista não é o seu emprego, mas a sua credibilidade". Eugênio Bucci, in "Sobre Ética e Imprensa", Editora Cia das Letras

SAAE REALIZA "CONVITE" PARA OBRAS NA CÂMARA MUNICIPAL

Faz tão pouco tempo que as obras de construção do novo legislativo encerraram-se e vira-e-mexe novas obras e adequações são realizadas no imóvel da Câmara Municipal situada no Jardim Nova Itália.

A última foi o anúncio feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limeira (SAAE) que, através de um tal convite número nº 005, cuja empresa classificada e contratada foi a "Leite de Barros Construtora".
Segundo o comunicado da autarquia, o serviço a ser feito será de adequação no sistema de drenagem de águas pluviais.

Isto não estava no projeto inicial? A obra ainda não está na garantia? O que é que deverá ser feito e quanto vai ficar essa ADEQUAÇÃO? Quais as outras empresas que participaram da carta-convite e por que o procedimento licitatório não foi feito via Câmara Municipal?

COMENTÁRIO: infelizmente perguntas sem respostas. Para saber, se qualifique, diga quem você é, por que quer saber... que o Secretário da Câmara vai analisar o seu ou qualquer outro pedido. O ex-vereador respondeu assim uma pergunta que fiz sobre o Livro Ponto dos funcionários do legislativo semanas atrás. Me pareceu e ficou evidente que é ELE quem ainda manda naquela Casa. Transparência lá, nem pensar!
Se der tempo, faça um requerimento solicitando explicações sobre o uso do veículo oficial da Câmara, este ano, para São Paulo.
Pergunte quem são os vereadores que utilizaram ou fizeram uso do veículo oficial rumo a capital? Quantas vezes? O que foram fazer? Roteiro, despesas, comprovantes, etc? Creio que teremos algumas surpresas e poderemos inclusive, eventualmente, qualificar ou desqualificar algumas pessoas.

quarta-feira, maio 18, 2005

"O governo é como um bebê: um canal alimentar com um enorme apetite numa ponta, e nenhum senso de responsabilidade na outra". Ronald Reagan

DEMITIU E ADMITIU

A administração pública do governo anterior havia contratado via-Emdel, o neto do pastor da Igreja Assembléia de Deus. Àquela Situada no final da Avenida Santa Bárbara, início da Avenida Lauro Corrêa, onde é o principal reduto eleitoral do vereador Eliseu Daniel e do ex-edil, Jurandir Bernardes Pereira. O nome dele é Marcos Levi de Souza Arraes.

Essa administração o demitiu recentemente da Emdel, mas o prefeito Silvio Félix o nomeou ao cargo de Assistente de Secretaria da Fazenda Municipal. Ele atua no mesmo departamento que está trabalhando irregularmente o filho do vereador Almir Pedro dos Santos. A ilegalidade do filho Paulo Pedro dos Santos consta de uma emenda a Lei Orgânica feita em 1996, em seu artigo 118 que alterou o parágrafo 5º.
COMENTÁRIO: é! isso aí gentemmm.

REFLEXÃO

A portaria de nomeação do ex-Assessor Geral das Administrações Regionais foi revogada. Outra tomou seu lugar. Sergio Fernando Sterzo agora tem o cargo de Secretário do Gabinete do Prefeito. Sua nomeação foi publicada ontem no JO.
Como Secretário, Sergio Sterzo toma status de agente político do governo, e como tal creio que NÃO é correto ter parente comissionado na administração municipal. Seu filho foi recentemente nomeado Assessor Técnico junto a Secretaria Executiva de Governo.
COMENTÁRIO: Félix e a turma feliz. Agora, vamos imaginar milhares de desempregados na cidade; alguém pensa na família deles? é!

terça-feira, maio 17, 2005

é! ESTÁ CHEGANDO

Continuam os preparativos para o lançamento do novo impresso em Limeira-SP. A idéia partiu de um grupo de amigos numa conversa descontraída ocorrida em um bar na cidade. O bate-papo inicial aconteceu há algumas semanas atrás.


De lá pra cá a idéia foi se concretizando e fomos trazendo para a realidade àquilo que anteriormente era apenas + um projeto, um desejo.
Fomos nos incentivando mutuamente, e cada um escolheu, voluntariamente, trabalhar em cima de pontos específicos para tornar viável o desejo coletivo do grupo.


Ainda não nascemos, mas o embrião já está pronto pra vir. Sua genética é boa. Seus pais possuem princípios éticos e morais. Seus futuros amigos também se ajustam aos mesmos ideais. A família é unida, forte e carrega enorme determinação.

COMENTÁRIO: é! isso.

"A reputação de um médico se faz pelo número de pessoas famosas que morrem sob seus cuidados". George Bernard Shaw

SAAE GASTA UMA BOA GRANA COM DRENAGENS DE ÁGUA

Não é de hoje que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limeira-SP (SAAE) contrata empresas para a prestação de serviços de drenagem de águas pluviais e serviços relacionados. O governo anterior sempre efetivava contrato com três ou quatro empresas para realizar este tipo de serviço. As empresas contratadas e contatadas eram sempre as mesmas. Creio que tinham os melhores preços. Ou não! Na maioria das vezes as contratações eram (e são) através da modalidade de licitação "carta-convite".

Neste novo governo os contratos continuam. Em fevereiro deste ano o município contratou a Forty Construções para a realização destes serviços referente uma Tomada de Preços divulgada no dia 24 de dezembro de 2004. Valor R$ 1.420,000,00.

Passam-se algumas semanas e novos contratos de manutenção, limpeza e melhorias de dispositivos de drenagem são firmados.
Recentemente o chefe do executivo liberou para esse fim, um crédito adicional de 300 mil ao SAAE (decreto nº 104 de 02/05).
COMENTÁRIO: quem fiscaliza o SAAE? Ou o $aae e entra pela tubulação, galeria$, drenagen$...

segunda-feira, maio 16, 2005

é!

UM NOVO IMPRESSO POR NASCER

É isso mesmo.
Um novo JORNAL estará saindo do forno nos primeiros dias do mês de junho em Limeira-SP. Trata-se do "é!". No início ele será mensal. À frente da redação estarão os jornalistas Cláudio Bontorim, Daniel Heldt e eu. Teremos ainda a participação de outros jornalistas e colaboradores com seus enfoques e colunas. Fechamos uma parceria com a Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão (Defende) e com o escritório de advocacia "Jurinforma" (isso se traduz ou significa que ele não vai ser água-com-açúcar). Um empresário da cidade também fará parte do empreendimento.
Com o tempo pretendemos reduzir a periodicidade, firmando outras parcerias e comercializando espaços publicitários já a partir do próximo mês.
Nos próximos dias estarei divulgando mais algumas informações e detalhes da nova proposta jornalística para a cidade.
COMENTÁRIO: esse é! nosso.
"Nunca andes pelo caminho traçado, pois ele conduz somente onde outros já foram". Graham Bell

ESTOU OUVINDO E LENDO CADA COISA!

Ouvi a semana que passou a presidente da Câmara Municipal, Elza Tank, ventilar a hipótese de que a lei pode ser inconstitucional (que proíbe contratação de parentes de vereadores no executivo municipal); em outras palavras entendo que ela estaria dizendo que o filho do vereador Almir Pedro dos Santos está legalmente trabalhando em cargo comissionado na prefeitura (via-Emdel).

Li no Jornal Gazeta de Limeira, edição de sábado, dia 14, a jornalista Andréa Crott fazer algumas comparações absurdas em defesa do nepotismo em sua coluna "Bastidores", como por exemplo, em um trecho Andréa pergunta:
- "por um acaso parente também não tem que trabalhar? E como é que se define o parentesco entre as pessoas? E a capacidade e dedicação do trabalhador não é levada em consideração?".
Em outro tópico a jornalista lança + indignações e perguntas:
- "Enquanto se discute o nepotismo, alguém já parou para pensar em quem está do outro lado? Qual a situação da maioria dos 9 funcionários exonerados da Câmara? Será que suas famílias não estavam dependendo desse salário?".

COMENTÁRIO: pois é! Parece que o sentimento da senhora Crott ficou abalado com a decisão da justiça local em suspender 'parte' dos parentes dos vereadores limeirenses. Aliás, com os quais ela deve manter ótimos relacionamentos.

sexta-feira, maio 13, 2005

"Não beba dirigindo! Você pode derrubar a cerveja". Anônimo

MUNICÍPIO RENOVA CONTRATO DE LOCAÇÃO

O contrato de locação onde está instalada a Incubadora de Empresas foi prorrogado pelo executivo municipal. O imóvel pertence à família 'Breda' e está localizado no Jardim Olga Veroni, atrás do restaurante Rosa Amarela. Até o mês passado o valor do aluguel era R$ 10.000,00 mensais. Com reajuste de 5%, o desembolso para os próximos 12 meses será de R$ 10.500,00 ou 126 mil ao ano.
COMENTÁRIO: tem gente que não gosta que se divulgue contratos públicos!

DISTRATO DE LOCAÇÃO

A atual administração municipal não quis mais saber de alugar o imóvel do ex-integrante do governo anterior, o médico José Ely Baptistela. No local, rua Bahia 965 estava instalado e funcionava o Centro Ambulatorial de Especialidades. O contrato foi rescindido na data de 8 de março.
COMENTÁRIO: porque só esse imóvel, cujo valor pago pela locação não era absurdo?

quinta-feira, maio 12, 2005

NÃO É 1, SÃO QUASE 4 MILHÕES OS VALORES SOMADOS DOS IMÓVEIS DESAPROPRIADOS PELA PREFEITURA!

Apesar da imprensa de Limeira-SP ter noticiado que a administração municipal está adquirindo as áreas dos antigos barracões da indústria de Máchinas São Paulo pela quantia de R$ 1.170.000,00, essa informação NÃO está correta.

Na verdade a edição de hoje do Jornal Oficial do Município traz a informação que o município está desapropriando três áreas declaradas de utilidade pública, entre terrenos e velhos barracões que foram avaliados a R$ 249,01 o metro quadrado. Uma área de terreno foi avaliada em R$ 106,24 o metro quadrado - valores iguais à avaliação da antiga garagem do município, permutado com o imóvel da ex-Indústria Prada no ano passado.

Enfim, a avaliação feita pelos responsáveis chegou à conclusão que eles valem R$ 3.956.818,60. O laudo foi assinado pelos senhores: Milton Ap. Janoski, Rodrigo Cruãnes de Souza Dias e José Otavio Horta.

COMENTÁRIO: se a prefeitura vai pagar pouco mais de 1 milhão, acho que alguma coisa está errada. Talvez esteja descontando do valor, débitos de impostos atrasados.
"Até alguns dias atrás a administração municipal de Limeira-SP não tinha dinheiro para pagar as contas. Agora sai comprando imóvel na cidade". João Leonardi

CONTRATANDO CONCURSADOS

O prefeito Silvio Félix da Silva está contratando diversos classificados no concurso 002/2004. Alguns profissionais estão sendo chamados, tais como: professor de dança (2), professor de música (3), técnicos em geomática (3) , em edificações (2), tecnólogo em edificações (2) e arquiteto (2).
Um dos arquitetos convocados é filha do Secretário de Administração e Finanças da Câmara Municipal, Lázaro Argenton (1ª classificada). O irmão de Alessandra e outra irmã também trabalham na prefeitura de Limeira. Até o início deste ano a mulher do Secretário de Administração e Finanças da Câmara estava nomeada e lotada no SAAE.
COMENTÁRIO: é!

quarta-feira, maio 11, 2005

NOMEADA PEDE EXONERAÇÃO

Não é sempre que um nomeado para exercer cargo em comissão pede exoneração. Isto aconteceu com a Assessora Legislativa da Câmara Municipal de Limeira-SP Gisele Lourenço Barbosa Batista. A presidente da Casa, Elza Tank, através da portaria nº 95, exonerou, a pedido, a funcionária comissionada. O salário deste cargo é R$ 1.059,09 (sem os 9%).
COMENTÁRIO: pediu por quê? Por quê pediu?
"NEPOTISMO, CABIDE OU O QUÊ?" JOÃO LEONARDI

Mesmo em condição ilegal perante a lei, filho do vereador Almir Pedro dos Santos segue trabalhando na prefeitura de Limeira-SP

BOA NOTÍCIA: ABAIXO O NEPOTISMO!

Hoje, dia 11, a imprensa escrita de Limeira-SP traz a decisão do juiz Mário Sérgio Menezes, da 3ª Vara Cível, que concedeu liminar para que nove funcionários da Câmara Municipal de Limeira fossem afastados do trabalho. O pedido tinha sido proposto pelo promotor Cleber Masson em razão da nomeação de parentes no legislativo, o que estaria configurando NEPOTISMO.

Os afastados são: Raquel dos Santos Simões, Suzana dos Santos Barbosa e seu marido, Luís Cláudio Barbosa (filhas e genro de Almir Pedro dos Santos); Marcelo Rocha Lima (sobrinho do Otoniel); Paula Helena Basseto e Ivanilson Assis Basseto (sobrinha e irmão de Iraciara das Dores Basseto Sagioro); Érika Christina Tank Moya Siciliano (filha de Elza Sophia Tnk Moya); Rosa Cortez Zanardo e Salete Ap. Rodrigues Baccan Cortez (irmã e mulher de César Cortez.

COMENTÁRIO: acho que ainda faltou o primo de César Cortez que não fez parte do pedido do senhor promotor: Cláudio Cortez Ferreira (portaria nº 39) e o também cunhado do vereador - irmão de Salete - Luís Isídio dos Santos (portaria nº 20).
Outro filho do vereador Almir Pedro dos Santos que trabalha no tributário da prefeitura, Paulo Pedro dos Santos, segue trabalhando mesmo que a lei já proíba parentes de vereadores trabalhando no Executivo.

terça-feira, maio 10, 2005

EX-VEREADOR É CONTRATADO PELA PREFEITURA

A micro-empresa de transportes do ex-vereador limeirense "Oswaldo Augusto Transportes-ME" foi contratada pela prefeitura de Limeira para prestação de serviços para transportes de alunos. O contrato foi assinado no dia 25 de abril e a prefeitura vai pagar no período de 12 meses a quantia de R$ 76.000,00. Ou seja, 6,3 mil ao mês.
COMENTÁRIO: ex-vereador continua trabalhando para melhorar a cultura do povo. Oxente, transporta estudantes, caramba!
MEDINDO A FORÇA DO VICE-GOVERNADOR

Um grupo de empresários e políticos ligados ao setor de folheados de Limeira-SP estiveram nesta segunda-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes-SP para entregar oficialmente e pessoalmente ao vice-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, um ofício solicitando a redução do ICMS de jóias folheadas e bijuterias.

O pedido é para que a redução seja dos atuais 18% para 07% - percentual esse que já vem sendo aplicado pelo governo de Minas Gerais.
Lembo afirmou aos representantes limeirenses que irá falar com o governador paulista para que este fato se torne realidade.

COMENTÁRIO: se o vice realmente possui FORÇA dentro do Palácio e se o governador Geraldo entender que é uma questão de justiça e equilíbrio de competitividade - mesmo porque nossos vizinhos empresários (MG) possuem "custos" menores no mercado tão competitivo que é o de folheados - a redução pode e deve ocorrer.
Caso contrário... acho melhor as empresas paulistas se mudarem pra Minas antes que quebrem! Aliás, como já o fizeram indústrias de outros setores.
"O silêncio é a cerca construída em redor da sabedoria". Talmude

CIDADE EM MANUTENÇÃO

Através da modalidade carta-convite a administração municipal de Limeira-SP está botando pra quebrar. Depois da contratação da EPTV para a realização do Festival Viola de Todos os Cantos que foi autorizada conforme processo administrativo (9937/05), a prefeitura está contratando a empresa Verus Engenharia e Construções para executar reformas e manutenção de Centros Comunitários; contratando a Ibec Engenharia para execução de projetos paisagísticos e outros serviços no município e, para manutenção preventiva e corretiva na estrada Limeira-Cordeirópolis, a empresa que ofereceu melhor preço foi Comércio Terraplenagem e Pavimentação Garcia.
COMENTÁRIO: é! Quando souber os valores contratuais volto a divulgar.

L. L. TRATORES

O SAAE assinou contrato com a empresa L.L. Tratores para serviços de manutenção mecânica e reposição de peças da frota de máquinas pesadas e 1 caminhão do SAAE. Valor R$ 12.500,00.
COMENTÁRIO: a L.L. Tratores Peças e Serviços já vêm sendo contratada desde a administração anterior contando inclusive com contratos em andamento. Acredito que ela deva praticar bon$ serviço$ & ótimo$ preço$.

segunda-feira, maio 09, 2005

BASTIDORES

João Carlos Ferreira - irmão do Neto, ex-jogador do Guarani, Corinthians e Seleção Brasileira - foi nomeado como Diretor Jurídico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limeira-SP (SAAE) no início deste ano (portaria nº 06).
Logo depois, em fevereiro, essa portaria foi revogada. Outra tomou o seu lugar em 23/02 (nº 12) nomeando o senhor João Carlos, em comissão, ao cargo de Diretor Técnico e de Fiscalização, com verba de representação fixada em 100%.

COMENTÁRIO: o que se ouve nos corredores da prefeitura é que João NÃO teria a formação universitária (Bacharel em Direito) e por essa razão que ocorreram as mudanças.
DETALHE: ele também não fica nas dependências do SAAE, trabalha junto ao gabinete do prefeito e vez por outra está no departamento de Material e na sala do braço direito do prefeito Silvio Félix, o Superintendente de Serviços de Expediente da Secretaria Executiva de Governo e Desenvolvimento, Benedito José Rosada.
"Meses atrás ouvi a seguinte frase: talvez sem vocês o 'empreendimento' estivesse bem melhor. Aí eu disse, talvez não!". João Leonardi

É ERRO OU O QUÊ?

A edição da revista Veja desta semana, na página 41 traz o anúncio das Casas Bahia de um monitor de 15' Samsung LCD 510 N (...), cujo preço a vista é R$ 899,00 ou dez parcelas de R$ 89,90 = R$ 899,00
No impresso encartado nos jornais da cidade de Limeira-SP denominado "Caderno Especial", também neste fim de semana, consta o mesmo produto com as mesmas especificações, porém o preço a vista é R$ 1.199,00 ou 18 parcelas mensais de R$ 97,00 = R$ 1746,00 ou ainda em 13 de R$ 147,86 = R$ 1.922,18.
COMENTÁRIO: é! Seria mesmo esse preço ESPECIAL para os limeirenses? Vtnc.

MÉDICO & POLÍTICA

Na sexta-feira à noite levei um papo com o médico Ricardo Teixeira. O otorrinolaringologista que foi candidato a vereador nas eleições de 2004 tendo apoiado o então candidato a prefeito Silvio Félix da Silva me confessou que está desanimado e chateado com a política e com políticos.
Disse ainda que por enquanto estará cuidando do aperfeiçoamento profissional e de algumas atividades ligadas a Clube de Serviços.
COMENTÁRIO: será que o doutor que no ano passado deixou o meu nariz novo e 100% respirando não estaria sentindo um BOM cheiro na política limeirense, ou o desanimo e a chateação são em razão do grupo que ele apoiou não tê-lo convidado para participar do governo Félix?

sexta-feira, maio 06, 2005

Contrariando a Lei Orgânica, filho do vereador Almir Pedro dos Santos segue trabalhando na prefeitura de Limeira-SP
PREFEITURA NÃO DIVULGA ENDEREÇO!

Vixe Maria... a prefeitura de Limeira-SP está locando mais um imóvel na cidade. No dia 25 de abril assinou um contrato com o locador Celso Tella, cujo endereço do imóvel não foi citado no extrato de contrato publicado na edição do dia 3 de maio do Jornal Oficial do Município. O prédio alugado pelo valor de R$ 1.500,00 mensais será utilizado exclusivamente para o departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).
COMENTÁRIO: talvez a razão da NÃO divulgação seja para não 'alarmar' vizinhos que podem vir a ter preconceitos quanto à instalação deste departamento próximo às suas residências.
"A nossa grande revolução será a da cidadania; o povo cobrando, fiscalizando, exigindo... " Jean Cláudio Feder

ABAIXO-ASSINADO DE EMPRESÁRIOS LIMEIRENSES

É isso! Temos que tirar a bunda da cadeira.
Empresários do setor de folheados de Limeira-SP entregarão ao vice-prefeito e vice-governador de São Paulo um ABAIXO-ASSINADO solicitando providências para a redução do ICMS.
O encontro será nesta segunda-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes e na prefeitura de São Paulo. A iniciativa do abaixo-assinado foi do empresário limeirense Odair Zambom.

COMENTÁRIO: é! Não basta reclamar. A carga tributária brasileira está insuportável. Quem sabe essa iniciativa é o início, um grão de areia de uma forte pressão nacional de todos os setores para que haja mudanças. Ninguém agüenta mais ter os governos (federal, estadual e municipal) como "sócios".

quinta-feira, maio 05, 2005

"Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância e veja quanto custará". Gilberto Dimenstein

POR QUE NÃO MANDA CÓPIA?

Desde o início do ano a nova administração municipal não envia mais cópias das 'cartas-convites' para a Câmara Municipal. Basicamente essa modalidade de licitação envolve a coleta pelo órgão público de no mínimo três orçamentos, cujos valores não podem ser superiores a 150 mil e essa operação administrativa deve ser utilizada a partir de 8 mil reais.

Por enquanto, a razão no NÃO envio ao órgão legislativo é desconhecida! Este ano já foi realizado, julgado e acordado aproximadamente 40 Convites.

Os últimos (convites) foram com a empresa Verus Engenharia e Construções para realizar reformas e manutenção em Centros Comunitários no Município; Ibec Engenharia para executar projetos paisagísticos, plantio e remoção de plantas, além de planejamento e montagem de áreas de lazer; Comércio e Terraplenagem e Pavimentação Garcia para proceder à manutenção preventiva e corretiva na estrada Limeira-Cordeirópolis.

COMENTÁRIO: vereadores... que tal solicitar informações a respeito? Isso se alguém quiser fiscalizar alguma coisa nesta cidade. Ressalte-se, porém, que uma cópia do convite nº 09 referente à contratação da empresa Star News Locação de Equipamentos Ltda, situada no Jardim Esmeralda e sob inscrição municipal nº 024.274, o vereador Ronei prontamente requereu os documentos ao Executivo depois que o assunto foi abordado AQUI semanas atrás.

quarta-feira, maio 04, 2005

UMA PERGUNTINHA: Quem contratou a empresa Limite Consultoria para realizar e divulgar as pesquisas nos dois jornais diários da cidade Limeira-SP, referente os dados políticos comparativos?

BAGAÇO FELINO

O prefeito Silvio Félix tá botando pra quebrar. Contratou uma emissora de televisão para a participar do "Festival Viola de Todos os Cantos", cuja etapa em Limeira-SP será no dia 16 de julho.
Serão 6 etapas, sendo 5 eliminatórias e a final. A emissora contratada, é lógico, será a criadora do festival, Empresa Paulista de Televisão S/A (EPTV). Valor R$ 55.000,00
COMENTÁRIO: talvez eu participe. Em caso positivo pretendo fazer uma música contando sobre o bagaço da laranja e/ou sobre um time de futebol que é a cara de Limeira!!
"Quando um cachorro morde um homem, isso não interessa, porque acontece com freqüência. Mas se um homem morder um cachorro, o fato torna-se notícia". Bogart, John

"Se não houver notícias, vou lá fora e mordo um cachorro". Douglas, Kirk (em "A montanha dos sete abutres")

DEFESA DAS MULTAS

O prefeito Silvio Félix nomeou uma Comissão para analisar a Defesa da Autuação (multas) conforme Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Fazem parte da comissão composta por três membros: Luiz Carlos Silveira, Maurício Aparecido Delgado e João Ângelo Somera.
COMENTÁRIO: pior que a multa é saber que sua defesa foi INDEFERIDA.

NOTIFICANDO CONTRIBUINTE INADIMPLENTE!

Servidor municipal poderá trabalhar na função de Oficial de Justiça. A Lei 3.091 de abril de 2005 autoriza o município a firmar com o "Colendo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo" convênio para que a prefeitura possa ceder funcionários para exercer funções de Oficiais de Justiça junto ao Cartório do Anexo Fiscal da Comarca de Limeira.
COMENTÁRIO: mais gente correndo atrás do dinheirinho do imposto.

terça-feira, maio 03, 2005

"Só existem duas maneiras de fazer carreira em jornalismo. Construindo uma boa reputação ou destruindo uma". Tom Wolfe, jornalista e escritor

TRÊS NOTINHAS DA PREFEITURA

- Prefeitura vai comprar marmitex da empresa "Deperon Refeições Coletivas". Essa decisão foi aprovada e julgada através da carta-convite nº 016.

- A semana que passou o Executivo realizou uma CHUVA de novas nomeações na prefeitura.

- A edição do Jornal Oficial do Município deste sábado, dia 30, trouxe uma relação de pagamentos "restos a pagar" do Centro de Promoção Social (Ceprosom) de dezembro de 2004, cujos pagamentos foram efetuados neste mês.
A soma total divulgada foi de R$ 356.697,66 dos quais, R$ 20.241,22 foram para pagar a empresa "Teleco Auto Center Ltda-ME" e R$ 103.219,96 destinados a Empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel).

COMENTÁRIO: é!

COM NOVA LEI, NOVO$ PREÇO$!

Entrou em vigor em Limeira-SP a lei sobre comercialização do pãozinho francês. O preço deve ser calculado sobre o peso. Com a nova lei, alguns estabelecimentos estão cobrando mais caros à mesma quantidade de pãezinhos que se comprava anteriormente. A elevação pode chegar em até 10%.
COMENTÁRIO: etcha lei boa que a Câmara Municipal aprovou. Eu adoro pagar + caro.

segunda-feira, maio 02, 2005

COMISSÃO PARA ANALISAR VALOR DO IPTU

A administração municipal de Limeira-SP está convocando os membros da Comissão constituídos semanas atrás (dia 1º de abril) para a "Revisão da Planta Genérica de Valores", para um encontro na próxima terça-feira, dia 3 de maio, amanhã, às 9h00, na sala de reuniões do gabinete do prefeito.
DETALHE: os limeirenses esperam que o IPTU seja reduzido, mesmo porque consta que já ocorre no mercado imobiliário um fato bastante interessante: o valor do imóvel comercializado está sendo inferior ao valor venal. É fácil provar. Isso significa que o valor do tributo lançado está incorreto.
COMENTÁRIO: é!
"O cadáver é que é o produto final. Nós somos apenas a matéria prima". Millôr

HEBE CAMARGO TRAIU E TEM APETITE SEXUAL!

No programa levado ao ar na noite de ontem pela RedeTV, o apresentador do "Show Business", João Dória Júnior entrevistou a veterana apresentadora, de 76 anos, dos quais 60 de carreira, Hebe Camargo.
Hebe disse que não está contente com a direção da produção do seu programa. Ela afirmou que gosta de falar e comentar sobre política, mas que isso não vêm acontecendo, reclamou.
A apresentadora falou também que continua sentindo vontade de ter relações sexuais, mas que não vai sair por aí e pegar qualquer um! Ela falou ainda que talvez o motivo dessa vontade seja porque instalou uma "bombinha" que libera hormônio em seu corpo.

João Dória conseguiu que a amiga falasse - pela 1ª vez - sobre a traição cometida no seu primeiro casamento com Décio Capuano que durou 6 anos e com quem teve o único filho, Marcelo Camargo.
A apresentadora que renovou o ano passado seu contrato com o SBT por mais 4 anos, disse que tem vergonha de entrar em loja de produtos eróticos, mas que de vez em quando ganha alguns presentes desse tipo da amiga Hortência, alguns dos quais ela não sabe como funciona!
COMENTÁRIO: é fogo na roupa. Na roupa?

FOFOQUINHA

No sábado, dia 30, por volta das 11h00, o Secretário da Saúde do Município (Limeira-SP), Fausto Antonio de Paula, com o braço direito apoiado a uma tipóia saia das Casas Bahia acompanhado do vendedor que carregava uma mercadoria provavelmente adquirida pelo médico-secretário!
COMENTÁRIO: o estabelecimento comercial estava superlotado.