sexta-feira, setembro 30, 2005

DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NO GOVERNO FÉLIX

Comprometedoras as denúncias levantadas e apontadas pela assessoria do Partido dos Trabalhadores de Limeira. Se comprovado, fato pode até levar a Cassação do prefeito Silvio Félix da Silva.
Leia a seguir parte da integra do documento (cópias de notas fiscais não estão sendo postadas) envolvendo possíveis irregularidades e superfaturamentos na compra de gêneros alimentícios por parte da administração municipal. A denúncia está fortemente embasada em cópias de documentos e comparações de preços e pesquisas que, a meu ver, compromete e põe em risco o mandato do prefeito Silvio Félix da Silva. As verbas utilizadas para as aquisições de produtos alimentícios direcionados à merenda escolar são oriundas principalmente da esfera federal.

O documento "dossiê" da Merenda foi elaborado pela Assessoria do Partido dos Trabalhadores de Limeira, em especial, do Gabinete do vereador em exercício, Nelson Caldeiras e contém aproximadamente 90 folhas. O relatório/dossiê foi apresentado e encaminhado a diversos órgãos públicos federais que para isso a assessoria contou com a colaboração da Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão (Defende).

A denúncia foi encaminhada ao Ministro da Educação, ao Coordenador Geral de Auditorias Especiais da Controladoria Geral da União, Corregedoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal (PF). A Ong Defende enviou o dossiê diretamente aos órgãos do governo, com exceção do Ministério da Educação, cujo envio foi de responsabilidade da assessoria petista.

Embora parte do teor do documento tenha "vazado" para membros da alta cúpula do governo municipal e para outros do alto escalão da Câmara Municipal, não se sabe e não se tem notícia que o prefeito teria sido informado e alertado sobre esse fato, uma vez que nós do Jornal é! tentamos um contato com o chefe do Executivo via assessoria de imprensa e, até então, a nosso ver, o prefeito ainda não tinha conhecimento do assunto. Entretanto também não nos recebeu para falar sobre a denúncia.
Então, vamos às informações:

I-Dos Fatos:

1- No dia 24, de maio de 2005, terça feira, o Gabinete do Vereador em exercício Ronei Costa Martins e do Titular Nelson caldeiras recebeu uma denúncia anônima de que estaria ocorrendo várias irregularidades na merenda, que ora, elencamos abaixo:

a- A prefeitura estaria comprando sem licitação, com preços superfaturados;

b- A nutricionista do setor da merenda teria sido transferida para o setor da saúde e não teriam contratado, até a data da denúncia, outra nutricionista para substituí-la;

c- As escolas não tinham nenhum documento (requisição) de entrada e saída de mercadoria de merenda;

d- Os produtos estavam entrando nas escolas sem nota, impossibilitando, assim, a conferência da quantidade de entrada de mercadoria nas unidades.

e- O arroz agulhinha, tipo 1, marca "Talita", especificado na nota fiscal de compra da mercadoria da prefeitura não condizia com o arroz entregue nas escolas, pois o arroz, embora viesse na embalagem "Talita", era um arroz quebrado, sujo e com caruncho. A denunciante afirmou que as merendeiras ficam ?apreensivas? em preparar o arroz para as crianças.

f- Faltava leite, açúcar e outros produtos. Os próprios professores chegaram a arrecadar dinheiro para comprar açúcar para servir na escola.

g- Que a Prefeitura estaria tentando terceirizar a merenda. Para isso o Poder executivo estaria planejando contratar uma empresa que teria como um dos sócios, o noivo da assessora direta do Prefeito, e que ele seria apenas um "testa de ferro", emprestando seu nome para encobrir o nome do verdadeiro sócio.

h- Que a Irmãos Franco entregava uma certa quantidade de mercadoria, mas que depois parte desta mercadoria retornava para a Irmãos Franco.


2- Diante desta denúncia, no dia 25, quarta feira, foi solicitado à assessora para que fosse até a Prefeitura, averiguar as notas fiscais de compra e de entrega da mercadoria de merenda.

3- O funcionário do setor de contabilidade e finanças da Prefeitura negou o pedido, dizendo que não tinha autorização para entregar as notas.

4- Diante da negativa, a assessoria disse que solicitaria cópias das notas fiscais via "requerimento".

5- No dia seguinte, quinta feira, 26 de maio, feriado nacional de Corpus Christi, a Conselheira de Alimentação Escolar estava passando em frente ao departamento de merenda quando deparou-se com uma cena estranha: um caminhão de grande porte sendo carregado com mantimentos que estavam sendo retirados do referido setor de merenda.

6- Ela se dirigiu até o diretor, responsável pelo setor, para perguntar o que estava acontecendo, e solicitar também a requisição de saída das mercadorias.

7- O diretor disse que não tinha nenhum documento. E não deu nenhuma outra informação.

8- Na sexta feira, 27 de maio, a Conselheira ligou para o Vereador Ronei Costa Martins e contou o que havia acontecido solicitando que ele a acompanhasse até a Prefeitura para tentar apurar o que havia acontecido com a mercadoria.

9- O diretor do departamento, a princípio, negou qualquer informação e disse que não tinha posse de nenhum documento. Mais tarde ele disse que a mercadoria teria sido enviada para Engenheiro Coelho para que fossem trocadas, pois estavam "estragadas". O diretor se mostrou bastante nervoso e pediu que ambos se retirassem do local.

10- Logo depois o próprio diretor registrou um B.O. contra o Vereador e a Conselheira, baseado em acusações inverídicas, dizendo que teria sido chamado de "ladrão" e apresentou 02 (duas) testemunhas que não presenciaram a conversa. (todos os documentos em anexo narram, mais detalhadamente o caso).

11- O assessor jurídico da Câmara, Dr, Fernando Lencioni, preparou a denúncia contra o Vereador Ronei (cuja copia está em anexo), assinada pelo Vereador Carlos Ferraresi, pedindo abertura da comissão processante, para investigar possível falta de decoro parlamentar e seu imediato afastamento da função de Vereador.

12- O Vereador foi afastado do cargo temporariamente, pois o Poder Judiciário concedeu medida liminar para seu retorno imediato às suas funções legislativas.

13- Ficou muito clara a perseguição política por conta das irregularidades da merenda.

14- Ocorre que, por um golpe de sorte, no Boletim de Ocorrência, lavrado pelo Diretor do Departamento de Merenda, Luis Carlos Prada, foi anexado 12 (doze) notas fiscais de compra de mercadoria da "Irmãos Franco Indústria e Comércio de Cereais Ltda.", bem como 4 (quatro) pedidos de devolução de gênero alimentício, datados de 19, 24 e 26 de abril e uma de uma datada de 03 de maio de 2005.

15- Foi anexado também, duas cartas: uma carta datada de 4 de maio de 2005, de autoria do Diretor de Merenda Luis Carlos Prada, endereçado aos Irmãos Franco solicitando a troca de mercadoria com urgência; outra, também datada de 04 de maio, de autoria da "Irmãos Franco Industria e Comercio de Cereais", acusando recebimento e dizendo que estava providenciando a troca com "urgência".

16- Segundo informações de servidores municipais, essa troca foi realizada no dia seguinte, dia 05 de maio de 2005.

17- Talvez seja esse o motivo pelo qual o diretor de merenda não estivesse de posse de nenhum documento para apresentar para o Vereador e para a Conselheira de Alimentação Escolar no dia 27 de maio.

18- A dúvida é, se a troca do arroz, do fubá e do achocolatado já havia sido realizada no dia 5 de maio (conforme informações dos servidores), o que estava sendo transportado na carreta, naquele feriado e por quê?

19- Segundo denúncia recebida no gabinete, de uma servidora pública, que não quer ser identificada por temer perseguição, a mercadoria é comprada pela prefeitura da Irmãos Franco a preços superfaturados; a Irmãos Franco entrega a mercadoria de péssima qualidade e logo depois esta mercadoria retorna para a Irmãos Franco.

20- Analisando as notas fiscais que estão no processo, notamos que o preço do quilo dos alimentos comprados pela Prefeitura poderão estar realmente superfaturadas, conforme comprovamos com documentação anexa. Pois o valor unitário dos produtos que a Prefeitura comprou está muito superior ao preço dos similares, cotados no varejo, nos supermercados da cidade.

21- No anexo I, deste documento, estabelecemos, inclusive, uma comparação com os preços que a prefeitura paga, comprando em grande quantidade, e o mesmo produto comprado no varejo.
22- Para tentar esclarecer as possíveis irregularidades da merenda fomos até o supermercado Irmãos Franco, em Engenheiro Coelho, para fazer a cotação dos mesmos produtos comprados pela Prefeitura.

23- O que descobrimos foi surpreendente: o preço unitário dos mesmos produtos, comprados diretamente no Supermercado que pertence aos Irmãos Franco (Cujo nome é Supermercado São Pedro) possui um preço muito inferior ao pago pela prefeitura.

24- Uma pessoa de nossa confiança se apresentou à um dos proprietários da irmãos Franco dizendo que possuía uma empresa e que gostaria de fazer uma cotação com produtos da cesta básica. Eles disseram que se comprássemos até 100 quilos de arroz, marca Talita, o preço cobrado seria R$ 1,13 o quilo; porém, acima de 100 quilos, ele nos daria um desconto de 10%, portanto R$ 1,02; perguntamos se comprássemos acima de 4000 quilos e ele disse que "teria que solicitar ao irmão que fizesse esta cotação porém que poderia adinatar o preço cairia muito".
25- Ora, a Prefeitura comprou, numa única Nota Fiscal, 15.000 (quinze mil) quilos de arroz e pagou pelo quilo R$ 1,35 (Hum real e trinta e cinco centavos).

26- A mesma pessoa perguntou sobre o preço do quilo do feijão, e ele respondeu que ?até 100 quilos do feijão, da marca "Franco", o quilo custaria R$ 1,45". Acima de 100 quilos que daria mais 10% de desconto, portanto R$ 1,30.

27- A Prefeitura comprou, numa única nota, 4680 quilos de feijão da Irmãos Franco, e pagou R$ 2,10 (dois reais e dez centavos) pelo quilo.

28- Pedi a ele que fizesse uma anotação dos preços, para a compra de até 100 KG e me entregasse a cotação, cuja cópia esta anexa a esta representação.

29- Feito este levantamento, estabelecemos outra comparação, desta vez, com os produtos comprados pela Prefeitura, e com os preços destes produtos cotados na Irmãos Franco, conforme Vossa Excelência poderá apreciar no Anexo II.

30- Analisando os valores das notas fiscais e nos jornais oficiais, percebemos que existe a possibilidade da Prefeitura estar fracionando os valores da compra, para dispensar a licitação ou alegando ser "emergencial".

31- Notamos também que a Prefeitura compra um tipo de achocolatado, marca Sustentare, conforme verifica-se na Nota fiscal nº 01012, em anexo, que está incluída em vários escândalos de merenda.

32- Além do mais percebemos que na descrição do achocolatado ele traz as seguintes informações que ora transcrevemos:
"alimento achocolatado em pó, Ingredientes: açúcar, cacau, sal, vitamina A, B1, B2, C e niacina, ferro quelado e zinco, contendo em 100grs do produto mínimo de 4 g de proteína, mínimo de 1,5 g de lipídio, mínimo de 90g de carboidrato, min. De 100mg de FE, mínimo de 50mg vitamina C e mínimo de 380 Kcal, embalado em saco de polietileno leitoso, atóxico, contendo 2Kg e reembalado em caixas de papelão. Marca: sustentare".

33- Anexamos as matérias encontradas na internet que envolvem o nome da "sustentare" em escândalos da merenda.

34- Além do mais a Nota Fiscal diz que o produto seria entregue em pacotes de polietileno leitoso atôxico, porém, no pedido de troca de mercadorias, assinado pelo coordenador de área Cláudio Misson, anexado a este documento, o achocolatado de marca sustentare estava sendo devolvido por problemas na embalagem, por defeito na "solda" do pacote "aluminizado".

35- Fizemos ainda, uma pesquisa de preço de mercado. O quilo do arroz agulhinha, tipo 1, por exemplo, em qualquer supermercado da cidade, custa, em média, de R$ 0,97 à R$ 1,20 o quilo. OBS: Lembramos que este é preço para consumidor (varejo).

36- A prefeitura de Limeira está pagando R$ 1,35 pelo quilo do arroz "Talita" no Irmãos Franco Indústria e Comércio de Cereais Ltda., e R$ 1,60 pelo quilo de arroz (sem marca) na Comercial João Afonso Ltda.

37- Como se vê os preço estão muito acima do seu equivalente no mercado. Importante se faz lembrar que a Prefeitura compra em grande quantidade, portanto este valor, se comprado em qualquer atacadista, teria que custar pelo menos, a metade do preço que foi pago.

38- Observamos também que na Nota Fiscal 95574, da Comercial João Afonso, a Prefeitura comprou um arroz agulhinha, no valor de R$ 1,60, já citado, cuja marca do produto não vem especificada na Nota Fiscal.

39- Fizemos também outras cotações nos supermercados, em âmbito municipal, de diversos produtos alimentícios constantes nas notas fiscais de compra da Prefeitura, para traçar uma comparação.

40- A diferença de preço é assustadora. Percebemos que muitas notas fiscais poderiam estar, pelo menos, R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais barato.

41- Faz-se necessário esclarecer que esta representação conta com três anexos:
a- Anexo I - estabelece comparação entre os preços dos produtos que a Prefeitura paga, no ?atacado? e os mesmos produtos cotados por nós, no "varejo", nos supermercados do município de Limeira.

b- Anexo II - estabelece comparação entre os mesmos produtos cotados e comprados por nós (no caso do arroz nos compramos os demais produtos nós cotamos) e pela Prefeitura Municipal, ambos na Irmãos Franco Ind. Com. Cereais Ltda.

c- Anexo III - apresentamos algumas Notas que pudemos consultar na Prefeitura Municipal, onde anotamos o nome do fornecedor, seu CNPJ e o valor e a especificação dos produtos. Faz-se necessário esclarecer que a Prefeitura, após impor muitas dificuldades e restrições, deixou-nos apenas consultá-las; não autorizou, porém, a sua "reprodução".

42- Anexamos também cópia de todos os anúncios, panfletos e jornais de produtos aqui citados, comprovando a veracidade dos preços cotados.
Fonte: dossiê PT/Defende

COMENTÁRIO: todos as informações acima estão comprovadas e acompanhadas de vasta documentação.
Penso que política é a segunda profissão + velha deste planeta. Eu acabo de observar que tem muita semelhança com a primeira. Será que ambas pariram das planícies que um dia iria se chamar Limeira?

ELES SABIAM

A denúncia que está sendo divulgada no Jornal é!, edição de outubro, sobre o superfaturamento na compra de gêneros alimentícios para a merenda escolar por parte da prefeitura de Limeira, foi elaborada pela Assessoria do PT e encaminhada ao Ministério da Educação (15 de agosto) e, posteriormente, entregue à Ong Defende para ser enviada à Corregedoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas de União (TCU).
O envio dos documentos aconteceu no início de setembro.

Ocorre que desde então as informações vazaram e muitos bochichos estavam sendo veiculados nos bastidores políticos limeirenses. A equipe de jornalistas do é! têm conhecimento que pelo menos o Secretário-Geral da Câmara Municipal e o vice-prefeito, sabiam da denúncia desde os primeiros dias do mês de setembro. Não sabendo, entretanto, se o Chefe do Executivo foi alertado/avisado? Sabíamos também que o ex-assessor informal do prefeito anterior estava atrás dos documentos. Temos conhecimento ainda que políticos teriam ido à Piracicaba para saber o teor das denúncias na Polícia Federal (PF).

COMENTÁRIO: vamos continuar divulgando mais informações sobre o assunto, tanto aqui como no Blog do "Plantão é!", cujo link está do lado esquerdo dessa página. Aliás, a edição do jornal já está inteirinha na internet. Acesse!

quinta-feira, setembro 29, 2005

RICOS NÃO PAGAM, COMPENSAM!

Para os amigos do rei, TUDO. Para o resto do povo, A LEI!
Esse é o entendimento que tenho analisando a administração municipal chefiada pelo senhor Silvio Félix da Silva.
Tenho essa opinião porque os devedores de tributos municipais estão tendo até seus bens leiloados ou levados a pregão. A cobrança está sendo agilizada, o que a meu ver, creio ser justo e correto.

Porém, outras pessoas que poderiam ter contribuído com os cofres públicos, pagando os tributos devidamente uma vez que possuem uma boa situação financeira; não têm seus bens envolvidos pela justiça e a cobrança não é efetivada, ao contrário, são beneficiados, aquinhoados com expressivos contratos de locação/permuta.

Falo isso citando como exemplo o caso envolvendo o imóvel Situado da Avenida Maria Tereza de Barros Camargo nº 1525, jd. Monsenhor Rossi, de propriedade do senhor Geraldo Leonardo Zanello. Nesse imóvel onde antes funcionava uma concessionária de veículos de propriedade do empresário (Lival), cuja área é considerada de preservação ambiental e não poderia ser construída qualquer edificação no local. Agora é locado pelo município que descontaria os impostos atrasados que pesam sobre ele.

Portanto, para compensar o débito do tributo que não foi quitado, o município "pagará" a quantia anual de 240 mil reais pelo aluguel daquela localidade, ou seja, 20 mil mensais. Essa seria uma compensação/permuta com o débito existente e que consta do cadastro de devedores de tributos no município de Limeira.

COMENTÁRIO: dois pesos e duas medidas. Só vejo as injustiças prosperarem. Vtnc.
SUPERFATURAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO FÉLIX? .........LEIA O JORNAL é!............... NAS BANCAS, CÂMARA, FÓRUM, PREFEITURA...

BENEFÍCIO É PRA QUEM PRECISA?

A edição de ontem, dia 28/9, do Jornal Oficial do Município divulgou os nomes dos estudantes contemplados no processo de concessão de Bolsa de Estudos deste ano. O comunicado cita que após a avaliação realizada por uma Comissão, a prefeitura torna público os nomes dos beneficiados.Seria muito interessante os limeirenses tomarem conhecimento dos nomes dos estudantes que necessitam e se enquadram no benefício concedido. Aliás, tem até nome de parentes de ex-prefeitos, entre outros...
COMENTÁRIO: é!

quarta-feira, setembro 28, 2005

+ 1ma RENOVAÇÃO DE ALUGUEL

A prefeitura agora parece que começa a esconder informações até na divulgação de prorrogação de contratos de locação. No Extrato de Termo de Prorrogação de Contrato divulgado no Jornal Oficial do Município, a administração não cita qual o endereço do imóvel que está sendo objeto de prorrogação. Talvez seja por erro. Vai saber...!

Mas como mantemos atualizado nossos arquivos, informamos que a prefeitura está prorrogando para mais 180 dias o contrato de locação com Célia Benedita Pauzer, proprietária de um imóvel situado na rua Dona Maria Ragazzo nº 118, firmado no dia 11 de agosto de 2003. Neste local foi instalado o 4º Distrito Policial. Até o dia 11 de agosto o aluguel era R$ 1.750,00 mensais. Passou para R$ 1.800,00 mensais.
COMENTÁRIO: será que estamos mesmo sob uma nova administração municipal?
"O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente". Nelson Rodrigues

JORNAL é! ....... EDIÇÃO DE OUTUBRO IMPERDÍVEL. NAS BANCAS NO FINAL DE SEMANA

MOMENTOS

PERGUNTA: qual a sua opinião referente funcionários da administração municipal, especialmente os ligados às áreas de licitações e obras públicas em manter estreitos contatos de convívio social com os prestadores de serviços, ou diretores de empresas contratadas pelo município?
COMENTÁRIO: explico! Convivências em bares, boates e similares. Pessoas ligadas à imprensa também acompanham os tais nas baladas ocorridas inclusive nas vizinhas cidades! Seriam e$$es MOMENTOS importantes?!

terça-feira, setembro 27, 2005

"Duvidemos até da própria dúvida". Anatola France


JORNAL é!... .......muitas novidades. Estréia nesta edição o jornalista André Montanhér


EU NÃO ACREDITO EM "MALA PRETA" NA CÂMARA MUNICIPAL

De vez em sempre sou procurado por algumas pessoas dizendo e afirmando sobre a existência da "merendinha" na Câmara Municipal de Limeira. Aliás, as pessoas que me procuram usam outro termo "Mala Preta". Dizem que é esse o nome + conhecido nos porões do legislativo.
Explico + ou - a história que me contam:

Todo início de mandato um vereador que seria o intermediário e porta-voz do grupo procura o executivo para acertar um 'mensalinho' para os vereadores votarem a favor de todos os projetos do prefeito. Projetos emergenciais, a toque de caixa e assim por diante. Esses supostos traidores do povo (que eu não acredito existirem), receberiam uma certa quantia mensal. O valor seria pago em espécie ($ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $) para todos que aceitaram o acordo.
OBS: O número de cifrões entre parenteses é apenas e tão somente para dar um realce maior ao texto. Nada mais que i$$o!

Essas pessoas que me procuram, e que creio estarem equivocadas ou com intenção de denegrir a imagem da nobre e honesta Casa de Leis, com edis valentes, defensores implacáveis das causas populares, e mais um milhão de bons adjetivos, disseram este ano que o valor que vem sendo pago para a grande maioria é 5 mil reais mensais, mas tem também àquele que recebe 1,5 ou 1,8 mil. Não acredito nisso e acho PURA mentira; uma calúnia e difamação aos probos edis. Da próxima vez que vierem falar este absurdo, sem provas, vou levar o caso à polícia.
Alguns dos que me procuram já foram vereadores ou políticos ativos, hoje não militam mais na política partidária. Devem estar é com ciúmes dos eleitos. Só pode ser isso!

COMENTÁRIO: não acredito nessas fantásticas histórias e acho que estão mentindo. Igualmente a outras denúncias (sem provas) que ouvi sobre pessoas do legislativo ficarem com parte dos salários dos funcionários comissionados nomeados. Creio que é quase impossível ter gente tão ORDINÁRIA assim. Todos os nossos vereadores, sem exceção, são probos e o povo sabe disso, não é verdade?

segunda-feira, setembro 26, 2005

FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS SOFREM PRESSÕES
Pessoas com baixa remuneração salarial da PML são pressionadas a abrirem conta no banco Santander.

A administração municipal está pressionando os funcionários e servidores da prefeitura de Limeira, que recebem baixa remuneração (lá todos recebem, com exceção dos amigos do Rei!), a abrirem conta corrente no banco Santander. Assim, os infelizes e mal pagos servidores teriam ainda que arcar com taxa de cadastro, CPMF, cartão, e outras variadas taxas conhecidas por todos correntistas de banco.

A pressão é tão grande na ação conjunta entre a Secretaria da Fazenda e banco que ouvimos nos corredores do Paço da Prada afirmações que teriam sido divulgadas ou propaladas pela Fazenda Municipal, em tom de recado, no sentido que àquele que NÃO abrir a conta no banco, NÃO receberá o pagamento no próximo mês.
É mole?

COMENTÁRIO: vtnc os responsáveis por essa atitude ou façanha anti-humana. Aliás, há quanto tempo que não se faz licitação para a prestação de serviços bancários na administração pública limeirense?
"Assim até eu: Xuxa é a favor do desarmamento. Por outro lado possui diversos brutamontes (armados?) para a sua segurança". João Leonardi

QUEBRA-PAU NA SANTA CASA

A direção da Santa Casa de Misericórdia de Limeira-SP mudou algum tempo atrás (maio). Uma espécie de auditoria teria sido feita. O responsável (senhor Barros) teria identificado e apontado diversas irregularidades. Também para diminuir as despesas administrativas, apontou algumas saídas, como por exemplo, a demissão de algumas pessoas. Entre elas, todos da família de Antonio Simoni. Além deste, seu filho que é médico (Amauri) e o outro filho Leandro, um dos responsáveis administrativos do Plano Santa Casa Saúde.

A BRIGA

Segundo algumas pessoas ligadas ao filho Leandro, a versão apresentada/contada é que quando o senhor Barros foi informá-lo da demissão, este teria "gozado e tirado sarro", afirmando que toda a família de Simoni iria para a rua!
Leandro teria reagido a essa provocação desferindo um soco na testa/rosto de Barros e ainda teria ido pra cima do homem contratado pela nova administração de Luiz Alberto Batistella. O agredido teve 7 pontos na face em razão da agressão sofrida.

Outra versão:

Pessoas ligadas à vítima da agressão física dizem que ao encontrar com Leandro Simoni dentro da Santa Casa, Barros, que estava acompanhado de outro funcionário foi cumprimentar estendendo a mão para Leandro, este, incontinenti, teria desferido um soco e pulado ainda em cima do homem que caiu em razão da potência do murro.

Depois desses lamentáveis acontecimentos, sabe-se que Leandro Simoni foi à Polícia para prestar queixa onde teria afirmado que está sendo ameaçado pelos familiares de Barros.

COMENTÁRIO: parece que o caso está longe do fim. Se os envolvidos quiserem enviar uma nova versão, o espaço AQUI está aberto.

sexta-feira, setembro 23, 2005

NARIZ VERMELHO
População limeirense cada vez + colocando os acessórios do personagem de circo mais querido pelas crianças.

Os serviços de limpeza, lavagem e desinfecção de feiras livres são pagos pelo município, mas os serviços, principalmente de LAVAGEM E DESINFECÇÃO não são efetivamente prestados pela empresa que foi EMERGENCIALMENTE contratada.

Pelo menos é isso que observo após a realização das feiras livres no município de Limeira-SP.
Por exemplo: na Avenida Maestro Xixirry, depois da feira realizada aos domingos, o máximo que se vê são homens da empresa Tecipar coletando "restos de feira".
Lavagem nem pensar.

O fedor e as escamas deixados no chão pela barraca de peixes ficam por alguns dias sendo exalados por quem passa ou trafega pela avenida.
Vale dizer que esses serviços englobam os de coleta de lixo domiciliar, hospitalar, varrição e coleta de entulhos e outros serviços similares que estão sendo licitados através da concorrência pública nº 01/05 que, aliás, já houve intervenção do TCE por constatar diversas irregularidades no Edital de Concorrência.

COMENTÁRIO: diante do pagamento sem o efetivo serviço prestado, como é que você se sente limeirense? Eu estou de nariz vermelho faz tempo e agora vou calçar àqueles enormes sapatos para poder tropeçar - e quem sabe fraturar o pé - nos enormes buracos e crateras dos passeios e vias públicas.
- E aí... como vai?
- Eu vou bem, muito bem, bembem!
"Os jovens, hoje em dia, imaginam que o dinheiro é tudo e, quando ficam velhos, descobrem que é isso mesmo". Oscar Wilde

COOPERAÇÃO MÚTUA: + 75 MIL PARA CENTRO ESPORTIVO

A prefeitura selou + um acordo (mês de julho) com o Centro de Desenvolvimento Esportivo de Limeira visando à formação e manutenção de equipes competitivas para representar a cidade em diversas competições amistosas e oficiais.
Para tanto, até o final do ano o investimento público ao Centro Esportivo denominado "Cooperação Mútua" será de R$ 75.000,00.
COMENTÁRIO: e$porte é $aúde ou $aúde é e$porte?

quinta-feira, setembro 22, 2005

"Nos campos da observação, o acaso favorece apenas as mentes preparadas". Louis Pasteur

PROBLEMAS TÉCNICOS

Por problemas técnicos os comentários realizados no Blog Olho Vivo não indo ao ar. Apesar de constar numericamente que a mensagem foi enviada, não sei por qual motivo ele não aparece na tela quando é acessado, como é o caso de 4 dos 5 comentários realizados no texto com o título "Armaçõe$ Ilimitadas Continuam".
Acreditando que as opiniões ali são de grande importância, resolvi copilar essas opiniões na área administrativa do Blog (lá eles estão inseridos) e posta-las como texto.

DATA COMENTÁRIO
22-09-2005//09:22:49


É!!! Quem não tem capacidade para governar segundo os interesses da população, ou o faz conscientemente para suprir seus próprios interesses, utiliza expedientes sorrateiros, como por exemplo as perseguições, para manter-se no poder. Obviamente a acessora Elaine, combativa, como todos hão de observar, incomodou alguns figurões, e estes, como são incapazes de fazer a disputa no campo ideológico, vêm com estas ameaças sujas, no intuido de desestabilizar um trabalho sério que vem sendo feito pela acessora e por aquele gabinete. Força moça! estamos juntos nesta luta que também é nossa!!!!!

DATA DO COMENTÁRIO
21-09-2005//20:31:31
Confesso que não gosto do PT; não voto pro PT; porém o trabalho desta moça é um exemplo de coragem e lealdade com o povo. Alias que deveria ser apoiado pela Dona Elza Tank e demais Vereadores, eleitos pelo povo para defender interesses do povo e não interesses próprios como temos visto. É de gente assim que o povo precisa! Porém não é assim que os parasitas enxergam. Os parasitas precisam de gente puxa-saco, que não sabe nada, não entende nada e não enxerga nada, né? João , diga à ela que o povo esta ao lado de pessoas como ela, que luta por justiça. E, assim como eu, muita gente vai estar ao seu lado na hora que ela precisar. Robson S. - Estudante Universitário

DATA COMENTÁRIO
21-09-2005//17:10:23
Pessoal que acessa o Blog do Jão, atenção para + este golpe que se anuncia pra cima das pessoas que tem desempenhado um bom trabalho na camara municipal a exemplo da acessora Elaine uma das + competente s q conheço e que realiza um otimo trabalho e por conta disso tem sua cabeça a prêmio na maracutai da Prefeitura que a essas horas deve já estar esperando o desfecho da nova trama. Espero que as autoridades deem um basta nisso e acabem com os desmandos na camara que insistem em permanecer sobre ares de ditatura pela presidenta Elza tank.


DATA COMENTÁRIO
20-09-2005//22:08:23
Se a moça trabalha direitinho, tem mostrado sua capacidade e vontade de ajudar, com certeza não vai agradar a maioria na Câmara, que apenas trabalha em benefício próprio. É preciso cuidado com a arapongagem, que anda solta pela cidade. E mostrar que tem gente interessada em trabalhar a favor do bem público e não dele tirar proveito....

COMENTÁRIO: é!

quarta-feira, setembro 21, 2005

LEMBRETE: "O bem mais precioso na vida de um jornalista não é o seu emprego, mas a sua credibilidade". Eugênio Bucci, in "Sobre Ética e Imprensa", Editora Cia das Letras

+ 2 VISTO$O$ CONTRATOS EMERGENCIAIS

A prefeitura de Limeira-SP selou + dois polpudos contratos em caráter de emergência. Os contratos referem-se a aquisição de produtos para merenda escolar. O primeiro, valor R$ 1.120.239,36. A empresa contratada é a mesma do início deste ano, ou seja, Irmãos Franco Indústria e Comércio de Cereais.

A administração municipal alega no Extrato do Contrato publicado ontem, dia 20, no Jornal Oficial que o prazo contratual será de 120 dias "ou até a cessação da emergência com assinatura do contrato para a contratação de empresa para o preparo e distribuição da merenda escolar".

Vale lembrar que o processo licitátorio estava em curso e na última segunda-feira (19), os envelopes contendo as propostas seriam abertos. Todas as empresas, com exceção de 1ma - SP Alimentação e Serviços Ltda - tinham sido INABILITADAS para participarem da Concorrência nº 05/05.

Para a surpresa dos responsáveis da Comissão de Licitação uma das concorrentes "Sistal Alimentação de Coletividade" obteve na Justiça o direito de participar (leia texto postado ontem neste Blog "Empresa Faz "Melar" Concorrência Pública da Prefeitura").

Com o direito de participar (Sistal) e concorrer no certame disputando diretamente com a empresa SP Alimentação, os homens da administração pública limeirense resolveram, mediante um parecer da Secretária de Assuntos Jurídicos adiar o evento sem data marcada para a abertura dos envelopes.
Aliás, já é a 2ª vez que este fato ocorre. Da primeira vez foi uma empresa com sede na cidade de Americana (Novo Sabor Refeições de Americana Ltda) que entrou com recurso junto ao TCE.

OUTRO DE 400 MIL

Também utilizando-se do mesmo "modus operandi" e utilizando do mesmo processo administrativo (nº 19.340/2005); o município de Limeira contratou emergencialmente a empresa "Verdurama Comércio Atacadista de Alimentos Ltda" para aquisição de produtos para merenda escolar. Valor R$ 400.080,26.
COMENTÁRIO: enquanto i$$o...

terça-feira, setembro 20, 2005

ARMAÇÕES ILIMITADA$ CONTINUAM

Depois do episódio dos documentos da prefeitura que estariam sendo desviados por um funcionário (ainda não identificado?) para a residência do ex-assessor informal, Valmir Caetano, mas que na oportunidade foi seguido a olhos de águia pelo Superintendente de Qualidade e Informática, Carlos Henrique Pinheiro, o popular "Rico"; hoje, dia 20/9, ouvi nos corredores do Paço Municipal uma possível e anunciada armação.

Desta feita seria CONTRA uma competente Chefe do Gabinete do Partido dos Trabalhadores, pois ELA estaria fuçando muito. Descobrindo e levantando dados bastante comprometedores, especialmente da administração pública municipal.
Entende alguns parasita$ (eles estão em toda à parte) que não é bom para a saúde parasitaria da Tchurma, pessoas que trabalham para nobres causas, exercendo a cidadania, levantando os podres e a sem-vergonhice que alguns fazem com os recursos públicos.

Isso tem que acabar. A luz da JUSTIÇA precisa brilhar!

Mas se os Capitães dessa Nau que arquitetam esse projeto pensam que vão conseguir obter êxito em + essa suja façanha; tratem de repensar e refazer os planos. Pois um contra-ataque seria fatal aos anseios de muita gente. Comunico aos chupistas de má índole que autoridades já foram alertadas!

COMENTÁRIO: o tempo dirá.
"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". Abrahan Lincoln

EMPRESA FAZ "MELAR" CONCORRÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA

Essa é a segunda vez que a Concorrência Pública nº 05/2005, cujo objetivo é a contratação de empresa para a prestação de serviços de preparo e de fornecimento de alimentação escolar foi prejudicada. Isto porque uma liminar foi obtida na Justiça concedendo o direito à participação de uma empresa e, a administração municipal não teria 'gostado' da medida judicial.

Nessa segunda tentativa a empresa "Sistal Alimentação de Coletividade Ltda" com sede em São Paulo e que juntamente com outras quatros empresas havia sido considerada pelo município, INABILITADA para participar da concorrência - apenas uma empresa tinha sido habilitada, a "SP Alimentação e Serviços Ltda". Fato esse divulgado no Jornal Oficial do dia 20 de agosto.

As alegações da prefeitura para a sua inabilitação (Sistal) não correspondem à verdade.

Alegou-se na desclassificação até a falência dessa concorrente ao fornecimento da merenda escolar.
Representantes da empresa entraram com recurso administrativo. Foi indeferido.
Os advogados da empresa impetraram com Mandado de Segurança e conseguiram liminar na justiça local na sexta-feira, dia 16, para participar da concorrência cujos envelopes seriam abertos ontem, dia 19/9, às 11h00.

Por razão ainda desconhecida deste articulista, os funcionários responsáveis do Departamento de Gestão de Suprimentos acabaram não prosseguindo com o processo licitatório. Melaram tudo!
No mínimo um novo Edital concedendo novos prazos deverá ser aberto.
Vale ressaltar que a empresa "Sistal" atende municípios como São Paulo, Campinas e Taubaté. Em Limeira está sendo difícil participar da Licitação!

COMENTÁRIO: alguns fatos bastante estranhos estão ocorrendo no Paço Municipal e precisam ser investigados com urgência. Não são um, nem dois casos; são diversos procedimentos que deveriam passar por uma investigação e, por que não dizer, uma AUDITORIA GERAL.

Aliás, penso que a Auditoria deve não só atingir o governo anterior - conforme foi prometido na campanha pelos senhores Félix e Zovico - como também a administração atual.

Vamos orar, rezar e enviar algumas informações às nossas autoridades. Quem sabe as preces tenham eco e uma grande equipe de auditores enviadas pelos CÉUS ou INFERNOS venha a nos acudir, $alvar. O importante é que vennnha!

segunda-feira, setembro 19, 2005

PREFEITURA CONTRATA EMPRESA FORTY: 27,5 MILHÕES

Pelo prazo de 30 meses a prefeitura de Limeira-SP contratou a empresa Forty Construção e Engenharia para a prestação de serviços pelo regime de "empreitada por preços unitários", dos serviços de conservação e manutenção de próprios municipais. Esses serviços estavam sendo prestados (?) emergencialmente pela mesma empresa desde o início de 2005. Contratualmente o valor global é de R$ 27.567.600,00 que dividido pelos meses significa a quantia de R$ 918.920,00 mensais.

COMENTÁRIO: oba! agora nosso$ próprio$ vão receber conservação e Manutenção adequada$. Eles devem estar caindo aos pedaços! Como é bom poder pagar por Serviço$ eficiente$. Por isso que é sempre bótimo pagar e manter os imposto$ em dia.
Cuidadoooo gentemmm os 'home' tão chegando!!!
"As feministas querem reduzir a mulher a um macho mal-acabado". Nelson Rodrigues

QUINTAL & JUSTIÇA DO TRABALHO

Informações recebidas dos bastidores políticos do PFL dão conta que alguns dos membros do diretório local que defendem a expulsão do partido do empresário Lusenrique Quintal, entre eles o advogado Valdemir Alves de Brito e Marcos Camargo devem agora entrar na Justiça do Trabalho contra o empresário. Ambos alegariam que trabalharam na emissora de Quintal sem Registro em Carteira e Contrato de Trabalho.
COMENTÁRIO: se confirmado o ingresso na justiça trabalhista, qual será o pedido ($$)?

quarta-feira, setembro 14, 2005

"O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo". Sócrates

PREFEITURA: + UMA LOCAÇÃO

Tudo leva a crer que o município continua com o plano de permanecer sendo o maior locatário da cidade. Dezenas e dezenas de imóveis são locados pelo município para alegria dos proprietários de imóveis que talvez possuam ter algum relacionamento com a administração pública.

Esse talvez seja o caso do imóvel de propriedade do senhor Antonio Carlos da Câmara Leite e Maria Cristina Rodrigues de Aguiar Câmara Leite. A residência está situada na rua Presidente Roosevelt nº 840 e já foi alugada para a prefeitura por alguns anos tempos atrás.
Neste local ficou abrigado os alunos da ex-EMEI 7 Anões, situada na Vila Camargo, cuja reforminha custou aproximadamente 500 mil aos cofres públicos.

Voltando ao assunto, o imóvel do casal Câmara Leite voltou a ser locado no mês de agosto, dia 25, para abrigar o Centro de Especialização Municipal dos Autistas (CEMA), cujo valor contratual para os próximos 12 meses será R$ 2.480,00 mensais.

COMENTÁRIO: elaborando um textozinho para um comercialzinho imobiliário:
Alugamos seu imóvel e pagamos muito bem! Fazemos isso há bastante tempo porque somos bonzinhos. Faça uma pesquisa no mercado imobiliário e compare com os preços que podemos pagar pelo aluguel do seu imóvel. - Imobiliária Prada Ltda. Rua Dr. Alberto Ferreira nº 179, Edifício Prada - Centro. Fones 3404-9600 e 3404-9601.

terça-feira, setembro 13, 2005

"Contento-me com pouco, mas desejo muito". Miguel de Cervantes

LIMEIRA, A CIDADE DOS ADITAMENTO$

Tem-se a impressão que a administração municipal continua a mesma dos anos passados. Nada Mudou. Este fato pode ser comprovado com as recentes ações da prefeitura. O mesmo Modus Operandi são utilizados pelos "novos" homens que estão na nova chefia da administração da cidade.

Inúmeros contratos estão sendo aditados. Vários deles de compras de gêneros alimentícios para a merenda escolar sendo prorrogados sem a devida licitação. Outras compras são feitas pela administração "picotando" o volume da aquisição para, talvez, mudar a modalidade da Licitação. Sempre que possível tenho divulgado neste espaço e no Jornal é! para onde está indo o suado dinheirinho do limeirense.

No dia 6 de setembro, por exemplo, o executivo divulga que através de contrato nº 14.221/2005, assinado em 5 de agosto (e a licitação?) a prefeitura nos próximos 6 meses estará adquirindo leite em pó enriquecido com vitaminas e ferro (será?). O contrato no valor de R$ 76.800,00 foi firmado com a empresa "TECSAU - Tecnologia em Saúde, Comércio e distribuidora de Produtos e Equipamentos Médicos".
Outro termo de aditamento para aquisição de carnes para merenda escolar foi selado no dia 10 de agosto com a empresa "Distribuidora Nancy Ltda". O prazo foi alongado para mais 90 dias.

COMENTÁRIO: outro grande problema é o controle de entrada e saída e fiscalização da qualidade dos produtos são quase inexistentes. Uma AUDITORIA externa seria bem-vinda!

segunda-feira, setembro 12, 2005

"Copiar o bom é melhor que inventar o ruim". Armando Nogueira

FAZ-ME RIR!

Através da Portaria nº 876 de 19 de agosto, o prefeito Silvio Félix decidiu instituir e nomear uma Comissão de Recebimento de todos os medicamentos, materiais médico-hospitalares, produtos laboratoriais, odontológicos, materiais de limpeza, escritório e materiais automotivos da Secretaria da Saúde. Compõem a comissão quatro funcionários.

COMENTÁRIO: parafraseando o comercial apresentado no programa humorístico Casseta & Planeta: seus "pobremas" acabaram. Fique doente e procure os medicamentos nos Postos de Saúde que serão bem atendidos e estão abarrotados de medicamentos!
Ah... no final do ano Papai Noel chega de trem com um SACO CHEIO de esperança e o ano que vem o Rei Momo vai trazer a chave para o progre$$o de Limeira, além é claro, do Coelho da Páscoa que trará OVO$, cujo conteúdo estarão abrigados os mapas da via-láctea para o desenvolvimento da cidade.
Tenha fé, esperança e muita, mas muita CALMA!

sexta-feira, setembro 09, 2005

"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios". David Ogilvy

CÂMARA, PRAZOS E GASTO$

Uma publicação referente a pedido de Reexame nas Contas do município do exercício 2002, feito pelo ex-prefeito Pedro Teodoro Kühl foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 25 de fevereiro de 2005. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) negou-lhe provimento, conforme já foi amplamente noticiado. Entretanto, somente no dia 30 de agosto o documento foi publicado no Jornal Oficial do Município.

O que o Regimento Interno da Câmara Municipal de Limeira estabelece ou se reporta no tocante ao prazo para se publicar as ações, atos, resoluções tomadas pelo legislativo?
Aliás, este ano a Câmara deixou de divulgar no JO os gastos mensais realizados por àquela competente, eficaz e transparente Casa de Leis. Por que será?

COMENTÁRIO: porque é segredo oras bolas.
Existe ainda uma informação extra-oficial e que é voz corrente nos bastidores e corredores do legislativo que a Câmara teria contratado a empresa chamada "Gareh" - Gerência Consultoria e Recursos Humanos.
Coincidendemente a Diretora de Recursos Humanos é amiga pessoal há longos anos da presidente do legislativo. Trata-se da senhora Yeda Cirera Oswaldo, psicóloga, que fará modificações ou alterações no organograma funcional e organizacional do legislativo limeireirense. Pelo trabalho a ser executado, aquela Casa de leis (leia-se NÓS) irá desembolsar até o final deste ano cerca de 80 mil reais. Será que é isso mesmo?

quinta-feira, setembro 08, 2005

ELZA TANK REVOGA PORTARIA DO SOBRINHO DE CERQUEIRA

A presidente do legislativo limeirense, Elza Sophia Tank Moya assinou a portaria nº 128 no dia 31 de agosto de 2005, cuja publicação no Jornal Oficial do Município se deu ontem, (7/9), mas que entrou em vigor no dia 1º de setembro, revogadas as disposições em contrário.

A portaria exonera, a pedido, Wagner Nunes Cerqueira, renomeado este ano (com outro cargo). Ele é sobrinho do presidente do PT local, Wilson Nunes Cerqueira.
O servidor público municipal, comissionado, ocupava o cargo de Coordenador de Serviços. A remuneração para essa função é R$ 2.025,33.

Estive hoje pela manhã naquela Casa de Leis e lá ouvi comentários que o ex-funcionário da Câmara teria conseguido um novo emprego em um escritório de contabilidade.
O detalhe curioso e estranho é que o referido Coordenador teria trabalhado até a véspera do feriado de 7 de setembro, mas sua exoneração entrou em vigor na quinta-feira, dia 1º de setembro.

COMENTÁRIO 1: Atualmente é muito difícil uma pessoa deixar um emprego para ganhar menos em outro. Pode até ocorrer mas se não for esse o caso, eu não sabia que escritórios de contabilidade pagam mais de 2 mil reais aos seus funcionários. Creio que deva ser um grande escritório contábil e que precisavam da especialidade e dos conhecimentos técnicos do ex-comissionado.

COMENTÁRIO 2: um zunzunzum que sempre ouço por aquelas 'bandas' e que muitas pessoas comentam, mas acredito que NÃO sejam verdadeiros e sim boatos infundados.
É o seguinte:
alguns funcionários do legislativo devolveriam parte de seus salários a algumas pessoas ligadas a suas nomeações; às vezes a metade do vencimento ou até mais! A "devolução" seria feita depois do saque no banco pelo funcionário e entregue em espécie ao supostamente padrinho que o teria indicado ao cargo.
Volto a frisar que não acredito nessa fantástica história, mas se por acaso alguém tiver alguma prova de fatos semelhantes aos narrados/relatados, por favor, me procure que terei o máximo prazer em divulgar e, é! claro, preservarei a fonte da informação que deverá estar acompanhada dos documentos comprobatórios.
Como nos velhos tempos: "A população brasileira (e limeirense!) está no interior de uma DILIGÊNCIA cercada por bandidos". João Leonardi

PREFEITO DEMITE, DEPOIS VOLTA ATRÁS!

No dia 29 de abril deste ano o Prefeito Silvio Félix da Silva, através do decreto 102 de 28/4/2005, comunicou a demissão da funcionária efetiva no cargo de Auxiliar de Enfermagem, Vera Lucia Izaltino. No decreto divulgado, o Executivo municipal faz referência que o ato tomado foi em razão do teor de processos administrativos de junho, julho e dezembro de 2002.

No dia 24 de agosto, ou seja, quase quatro meses depois do Feito, o Executivo REVOGA seu ato (decreto) em todos os seus termos, e cita que é em razão de parecer da Secretaria Jurídica constante do processo administrativo nº 45.444 de dezembro de 2002. O parecer emitido é do exercício de 2005.

COMENTÁRIO: parece que o parecer teve um parecer que parece...

terça-feira, setembro 06, 2005

"Continuamos colaborando com a sociedade. Desta vez ficando com a boca fechada até que a apuração tenha seu início!" João Leonardi

... E DÁ-LHE ADITAMENTO SILVINHO!

- A administração municipal faz novo aditamento para a aquisição de carnes para merenda escolar com a Empresa "Mult Beef Comercial". Para + 90 dias, valor R$ 75.000,00. Com a Indústria e Comércio de Carnes Grandes Lagos prazo igualmente prorrogado, valor R$ 71.895,11.

- Já o aditamento com a Distribuidora Automotiva para aquisição de pneus, câmaras de ar e protetores para Secretaria de Obras e Transportes o acréscimo foi de R$ 19.114,40.

- Com a Morro Azul Construções e Comércio foi firmado outro contrato (licitação?) para complementar a execução de obras e pavimentação na Via Antonio Cruanes Filho entre as rotatórias existentes entre os bairros Cecap e Parque das Nações. Valor R$ 143.262,50.

- Outro contrato (licitação?) foi assinado entre a prefeitura e a empresa D&J Representações e Serviços para pavimentação asfáltica e serviços complementares na Avenida José Antônio Buck de Carvalho. Valor R$ 140.639,49.

COMENTÁRIO: S.O.S. ... S.O.S. ... S.O.S. . Com uma ajudinha esse pedido será atendido muito mais breve do que se pensa!

segunda-feira, setembro 05, 2005

A MÁQUINA DA VERDADE PARA LIMEIRA!

O prefeito de Limeira-SP determinou a instauração de uma Comissão de Sindicância para apurar o envolvimento de funcionários no caso dos documentos que foram parar na residência do ex-assessor informal Valmir Caetano.

Fazem parte da Comissão os senhores: Ednéia Rodrigues Bortolan (presidente); Cláudia Saraiva Santos de Oliveira e Marcelo Cordelina, membros.

A denúncia do desaparecimento dos documentos da prefeitura foram feitas à Polícia pelo Superintendente Jurídico do Gabinete do Prefeito, Rodrigo Cruãnes de Souza Dias e pelo Superintendente de Qualidade e Informática, Carlos Henrique Pinheiro (Rico).

O Superintendente "Rico" deu uma de 007 e seguiu o suposto funcionário até uma choperia e depois até a casa do voluntário que inclusive estava viajando.
O juiz da 4ª Vara, Marcelo Ielo Amaro determinou a Busca e Apreensão dos documentos na Casa de Valmir.

A Comissão terá 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo período. A polícia continuará com as investigações, tendo como base principal os fatos narrados pelos funcionários do alto escalão municipal.
Diante do impasse e de narrativas que precisam ser checadas, a minha opinião é que deveríamos contratar a...

... MÁQUINA DA VERDADE

Criado por um israelense, o Analisador de Voz Multicamadas é um moderno detector de mentiras, mais conhecido como "A Máquina da Verdade". Ele analisa as camadas da freqüência vocal de quem fala.
Na verdade é um software da empresa israelense Nemesysco que é distribuído no Brasil pela Truster Brasil.

O detector de mentiras está sendo cogitado para ser utilizado pelo Conselho de Ética da Câmara. Inclusive um parecer técnico da Polícia Civil de Brasília (DF) foi fornecido ao relator da Comissão, deputado Jairo Carneiro (PFL/BA).

A informação técnica é que a voz humana é formada por camadas que representam diferentes sentimentos e o programa criado analisa a voz da pessoa ou suposto mentiroso. Assim sendo, o suspeito de estar mentindo não precisa nem saber ou ter ciência que sua fala está sendo gravada. Depois, basta passa-las pelo programa.

O custo mínimo para análise de uma entrevista é 500 reais. Fora de Porto Alegre o faturamento precisa ser de pelo menos R$ 1.000,00, ou seja, duas entrevistas (+ transporte, alimentação e hospedagem). Maiores informações: Telefone: +55 51 3022-1688 Celular: +55 51 9113-1293 E-mail: mauro@truster.com.br

COMENTÁRIO: eu colaboro com uma 'vaquinha' para trazer a Máquina pra cá. Ela pode auxiliar nas investigações policiais que estão sendo desenvolvidas, nas declarações que estão sendo efetuadas. Do contrário NÃO acredito que haverá punição para os responsáveis dessa TRAMA, seja de que lado for!
NOTINHAS & COMENTÁRIOS

* Prefeitura realiza contrato de locação de equipamentos médicos da empresa "Ipê Equipamentos Médicos Hospitalares". Valor R$ 62.400,00 p/ doze meses.
COMENTÁRIO: quais equipamentos e onde estão funcionando?

* Município faz um contrato de trinta dias para a locação do imóvel situado na rua Virginia Fronza Sillman nº 202, no Jardim Aeroporto para instalação de 6 funcionários do Consórcio Intermunicipal Solidariedade. Valor R$ 1.200,00
COMENTÁRIO: essa "residença" acolheu com solidariedade os visitantes!

* No mês passado o Executivo Municipal abriu um crédito suplementar para o Centro de Promoção Social (Ceprosom) no valor de R$ 450.000,00. O numerário remanejado tem como destino orçamentário "Atividades de Apoio ao Programa".
COMENTÁRIO: e um caipira limeirense já falava: "eitcha pograma que eu gostho!"

* Um comunicado divulgado na edição do dia 20 de agosto no Jornal Oficial do Município o Executivo dizendo-se cumprir as exigências da Lei de Licitação nº 8666/93 e considerando o que consta do processo administrativo nº 19.340/2005, defere a compra de gêneros alimentícios s/ licitação!
COMENTÁRIO: será que a aquisição foi feita através da empresa de Engenheiro Coelho, "Atacadista Irmãos Franco"?

* Prefeitura contrata (convite nº 69) a empresa "Tecsau Tecnologia em Saúde, Comércio e Distribuidora de Produtos e Equipamentos Médicos" para erradicação da escabiose.
Escabiose: doença contagiosa da pele causada nos homens por Acarus Scabiei ou Sarcoptes Sacabiei e nos animais por ácaros diversos.
COMENTÁRIO: estamos com alguma endemia ou epidemia?
$ai pra lá $arna, pereba...

* Constantemente o Jornal Oficial do Município vem divulgando os locais para a votação do Referendo de 23 de outubro (armas). Os pontos de votação/locais NÃO são os mesmos que os limeirenses estão acostumados a votar nas eleições.
COMENTÁRIO: sou a favor da venda de armas por inúmeras razões. Algum bandido vai entregar a dele? Você já viu marginais em passeadas pela Paz? E o direito de defesa do cidadão?
Deixo registrado aqui um e-mail bastante interessante que recebi hoje de um amigo contendo uma frase de um ex-presidente americano: "Quando todas as armas forem propriedade do governo, este decidirá de quem serão as outras propriedades". Benjamin Franklin
"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável !" Mahatma Gandhi

é! informação de verdade

Já nas próximas edições o jornal é! contará com a colaboração de + 1 reforço. Trata-se do jornalista, André Montanhér. Com a entrada do colega reforçamos ainda mais o grupo de idealistas e COLABORADORES do Jornal, que somos todos NÓS!
COMENTÁRIO: estamos em contato e trabalhando com possíveis parceiras no âmbito comercial. Novidades poderão surgir brevemente.

sexta-feira, setembro 02, 2005

FÉLIX NÃO FAZ LICITAÇÃO E PRORROGA CONTRATOS
Contratos para transporte de alunos residentes nos bairros periféricos de Limeira-SP foram + uma vez prorrogados. Por enquanto a administração prorrogou 13, cujo valor ultrapassa 1 milhão.

Não é a primeira vez e também não deve ser a última.
A administração municipal divulgou hoje, dia 02, no Jornal Oficial do Município, a prorrogação, até o final desse ano de 13 contratos que já haviam sido prorrogados anteriormente. O interessante é que mesmo havendo licitação nos exercícios passados, os nomes dos prestadores de serviços não mudam. Eles quase sempre vencem a Concorrência Pública ou Tomada de Preços. Ano após ano.

Alguns veículos que transportam alunos na zona rural estão em más condições. No ano passado uma dirigente de ensino pediu para que a polícia apreendesse dois ônibus que estavam sem condições de uso. Segundo essa dirigente, os veículos eram de propriedade do ex-vereador Oswaldo Augusto. Aliás, seu contrato também foi prorrogado (R$ 102.519,00).
Na verdade a soma dessa ação protelatória alcançou a quantia de R$ 1.025.212,50.

COMENTÁRIO: seria interessante a formação de Comissões para analisar os contratos e outra para vistoriar os veículos que transportam os alunos. Enquanto i$$o não ocorre...
A LEI NÃO É PARA TODO$

Na semana que passou foi protocolado na Câmara Municipal de Atibaia um pedido de instalação para abertura de Comissão de Inquérito e Processante contra o prefeito reeleito Beto Trícoli e o presidente da Casa.
MOTIVO: segundo o pedido, tanto o prefeito como o presidente do legislativo contrataram empresa que estaria em débito como a seguridade social.
A Constituição Federal (§ 3º do artigo 195) proíbe que a administração pública realize contratos com empresas devedoras.

COMENTÁRIO: em Limeira o prefeito Silvio Félix da Silva contratou empresa que inclusive tinha (?) débito com o município e até agora NINGUÉM do legislativo tomou qualquer providência. E$$a é a no$$a Limeira!

Sugestão/Alerta: é bom ler a Lei nº 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores, especialmente o inciso XIV do artigo 1º.
"Não deves contar ao teu amigo que foste chifrado. Mesmo que não se ria de ti, pode aproveitar a informação". Montaigne

NOTINHA DE REPÚDIO

Anteontem à noite os associados freqüentadores da sauna do Limeira Clube foram surpreendidos. O gerente administrativo do clube havia determinado que o funcionário responsável daquele setor não ligasse a sauna seca por medida de contenção de despesas. Até ontem não se sabia quem foi (diretor) que passou essa determinação para o gerente.

COMENTÁRIO: aqui vai uma dica, melhor seria fechar a piscina, onde deixaria de gastar cloro e outros insumos, as quadras de tênis, o campo de futebol, enfim, acho melhor fecharem o clube! Daí sim a economia vai ser GRANDE!

quinta-feira, setembro 01, 2005

"Felicidade é ter certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente". Érico Veríssimo

FÉLIX É MULTADO EM 1.000 UFESP's

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), em Sessão Ordinária do Tribunal Pleno realizada no dia 3 de agosto, no Auditório "Professor José Luiz de Anhaia Mello", presidido pelo conselheiro, Claudio Ferraz de Alvarenga, cujo relator foi o Conselheiro Antonio Roque Citadini, analisou a representação formulada contra o Edital de Concorrência nº 01/2005 da prefeitura de Limeira, objetivando prestação de serviços de coleta do lixo domiciliar, hospitalar, limpeza, lavagem e desinfecção de feiras livres, varrição, coleta de entulhos e outros serviços correlatos.

Os conselheiros decidiram votar pela procedência parcial da representação, determinando que a prefeitura retificasse alguns itens do edital e republicasse o novo texto, reabrindo novo prazo para apresentação de propostas.
O novo Edital foi publicado no Jornal Oficial do Município, edição de 16/8, conforme informações postadas no Olho Vivo também neste mesmo dia.

O Tribunal decidiu também aplicar a pessoa do senhor Silvio Félix da Silva, multa equivalente a 1.000 UFESP's a ser recolhida no prazo de 30 dias da notificação. Vale dizer que o valor unitário da UFESP é R$ 13,30. Portando, a multa aplicada foi de R$ 13.300,00.

TC MANDA SUSPENDER CONCORRENCIA N º 07/05

Também na Sessão Ordinária do Tribunal de Contas do dia 17 de agosto, em concordância com o relator, Conselheiro Fulvio Julião Biazzi, os demais conselheiros votaram pela suspensão do certame licitatório, até a apreciação final da matéria.
Essa concorrência pública refere-se a "contratação de empresa para execução de obras e serviços de construção e reforma de Unidade Escolar no Jardim Palmeiras, compreendendo um complexo educacional composto por três unidades térreas de ensino (Centro Infantil e duas EMEIEF) a serem implantadas em uma área de 4.000 m² (...)".

COMENTÁRIO: poucos são os que divulgam essas notícias neh? Já enviei dados e informações ao TC + de meia centena de vezes. Aliás, inclusive sobre os fatos narrados no Jornal de Limeira de hoje (1º/9), que trata dos contratos realizados com a empresa Engep, na construção de uma ponte (com aditamento) no Córrego da Corredeira, localizado no Bairro do Jaguari.