quarta-feira, maio 30, 2007

"Um homem que se curva não endireita os outros." Aristóteleso

texto a seguir foi postado aqui no dia 23 de setembro de 2003
FURTO DE PASSES NA PREFEITURA AINDA SEM SOLUÇÃO?
No final do mês de abril deste ano sumiu do cofre da prefeitura de Limeira-SP, cerca de 7 mil passes de ônibus. O cofre não apresentou sinais de arrombamento.Foi instaurada uma comissão de sindicância e uma funcionária acabou sendo "suspensa" do trabalho por cerca de 20 dias. O caso agora está nas mãos da polícia para investigação e conclusão dos fatos.

COMENTÁRIO [atual]: alguém foi responsabilizado? Qual conclusão chegou a polícia e a comissão de sindicância? Minha opinião é que neste País [principalmente para políticos safados] o crime compensa d +.
A Roubocracia caminha a passos largo$.

segunda-feira, maio 28, 2007

Para reflexão: "Nunca xingue a mãe do crocodilo, a menos que você já tenha atravessado o rio".

Emdel, em liquidação
OLHOVIVO Pesquisa: Emdel

Desta vez vou dar uma rápida pincelada nas atividades empreendedoras e imprescindíveis da Emdel nos últimos meses. Esta empresa de economia mista está sob liquidação.
Mesmo estando 'em liquidação' a Emdel continua fazendo seus contratinhos ao invés de transferir essa responsabilidade para a prefeitura. Por que será? Sei lá, esta pergunta deve ser feita pra quem entende do assunto!
Bom, vamos lá...

** Prorrogação do contrato de prestação de serviços para operacionalização dos serviços de trânsito. Início em 28 de outubro de 2006 e a terminar em 27 de abril de 2007. Valor R$ 777.780,72.
Comentário/pergunta: a prefeitura contratou diretamente empresas para executar esses serviços anteriormente. Por que será?

** Prorrogação do contrato para operação de funcionamento da Praça de Pedágio na rodovia Limeira-Cordeirópolis. Valor R$ 229.198,26. Prazo: 6 meses. O final da prorrogação contratual foi, sábado, dia 26 de maio/07.
Comentário/pergunta: por que a prefeitura não administrou o pedágio? Vai administrá-lo agora?

** 3000 toneladas de cascalho bruto para o Aterro Sanitário. Empresa Abílio Pedro Indústria e Comércio. Valor R$ 32.400,00.
Comentário/pergunta: por que não foi a prefeitura que comprou diretamente do fornecedor? Seria interessante verificar a notas fiscais...


** contratou a "Dulce Helena Poloni Pelozi - ME" para execução de projeto de proteção e combate a incêndio do Terminal Rodoviário, com fornecimento de equipamentos e mão de obra. Prazo de conclusão: 10 dias após a data da assinatura [23/2/07]. Valor divulgado dia 21 de março de 2007: R$ 25.465,00.
Comentário/pergunta: porque a licitação destes serviços [Convite 001/07] teve problemas?

** Contratação - sem licitação - da Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial [FIPAI] para ensaios laboratoriais das amostras dos poços de monitoramento e das lagoas de chorume do Aterro Sanitário. Valor estimado R$ 18.970,56 [veja que até os centavos foram 'estimados'’!]
Comentário/pergunta: por que a prefeitura não fica/é responsável pelo Aterro?

** Contratação - sem licitação? - da empresa Vamira Terraplenagem para serviços de uma máquina trator de esteiras AD-14. Valor estimado: R$ 123.525,00
Comentário/pergunta: a contratação ocorreu sem licitação? Quais serviços foram executados e quanto tempo de máquina?

** Prestação de serviço de auditoria independente-contábil. Empresa Yanel Auditores Associados S/S [empresa sediada no Guarujá]. Valor R$ 58.141.13
Comentário/pergunta: essa empresa contábil já realizou outras auditorias por aqui?


** Convite nº 003 de 2006, contrato assinado em 11 de dezembro de 2006 e somente divulgado no dia 5 de maio de 2007 [o processo é de nº 083/2006 - início do ano passado]. Trata-se da prorrogação da contratação da empresa Skia Comércio de Materiais para Construção para fornecimento de materiais de construção, destinados a construção de jazigos no Cemitério Parque de Limeira.
Comentário: o curioso ainda é que o comunicado/extrato de termo de prorrogação não especifica qualquer valor.

** Contratou também a empresa Luz Publicidade São Paulo para publicações oficiais no DOE e jornal de grande circulação. A prefeitura já mantém um vultuoso contrato [1,5 mi anual] com a empresa "Brasil ID". Este contrato com a Emdel foi divulgado no JO, edição de 17 de maio de 2007. Valor R$ 53.193,10.
Comentário/pergunta: quais seriam as publicações oficiais obrigatórias, onde, quanto custa?


COMENTÁRIO: vtnc = Vamos Ter Novos Contratos!

domingo, maio 27, 2007

"Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente". Sakyamuni

Guarujá
Prefeito será julgado dia 30

O prefeito de Guarujá, Farid Said Madi [PDT] será julgado na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo [TJ] no próximo dia 30 de maio. O TJ vai decidir se acata ou não a denúncia oferecida pelo MP contra o prefeito Farid que dispensou licitação para a compra de aproximadamente 2000 carteiras escolares.

COMENTÁRIO: esse é apenas um dos processos que enfrenta o...

quinta-feira, maio 24, 2007

Hoje, excepcionalmente, 2 frases

frase em latim: "Lupus in fabula".
tradução: Falar no mau, preparar-lhe o pau.


"Jamais diga uma mentira que não possa provar". Millor Fernandes

Juiz julga e condena
Ação movida por Flávio Pardi é improcedente, diz juiz
Secretário da Administração é condenado a pagar honorários advocatícios.

O Secretário da Administração Municipal Flávio Aparecido Pardi me processou. Entrou com uma ação por Danos Morais e com pedido de Concessão de Tutela [retirada do texto do Blog]. Queria receber R$ 35 mil de indenização! No dia 23 de maio de 2007 a sentença foi publicada no DOE.

Na realidade o Secretário Pardi não gostou deste jornalista ter recordado e mencionado que ele trabalhou na prefeitura de São Paulo, gestão de Celso Pitta. Aliás, Flávio está juntamente com outros 46 réus, sofrendo um processo [iniciado em 2001] movido pelo Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa. Valor inicial da Causa R$ 37 milhões.

Internauta, fique por dentro de mais alguns dados, detalhes e elementos que constam da apuração da CPI da Câmara Municipal de São Paulo envolvendo o ex-prefeito Celso Pitta, Flávio Aparecido Pardi e várias pessoas denunciadas pelo MP por suspeitas de irregularidades nas contratações, superfaturamentos, propinas e outros atos lesivos aos cofres públicos. Isto para ser bonzinho e generoso no adjetivo nominativo de uma infinidade de possíveis males proporcionados à população paulistana.

Devo lembrar/recordar também - e como ocorreu no outro caso envolvendo Jairo Luís Pedrozo [ou Pedroso?], o Juiz da 2ª Vara Cível, Rilton José Domingues, julgou IMPROCEDENTE a ação movida pelo Secretário da Administração Municipal, Flávio Aparecido Pardi, condenando-o a pagar as custas de honorários advocatícios e a recolher a taxa de R$ 721, 12. Seus advogados foram Noedy de Castro Mello e Luciana Maria Soares. Enquanto que os meus amigos/parceiros foram Rafael Puzone Tonello, Carlos Renato Monteiro Patrício e Mário César Bucci. Cabe recurso.

É muito provável que nem fará cócegas à despesa financeira/judicial que o Secretário terá. Entretanto, para mim, o mais importante é o valor moral do texto e contexto que foi passado e, creio, foi e está sendo registrado aqui com muito orgulho e sentimento de dever cumprido.

Na ação que moveu contra minha pessoa, o Secretário alegou que foi absolvido no inquérito administrativo instaurado [internamente na prefeitura-SP]. Seus pares o inocentaram, porém, na justiça paulista o processo caminha a passos lentos, mas caminha! E, dentre outras infundadas alegações, menciona que este jornalista seria "[...] responsável por todas as calúnias constantes dos comentários, pela forma de condução dos textos e atribuição de conduta delituosa inexistente [...]".

Ora, Ora, estou de posse - e inclusive foram anexadas ao processo - das cópias taquigráficas da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de São Paulo para Investigar e apurar o funcionamento do Plano de Assistência à Saúde - PAS. O documento é de 7 de junho de 2001.
Neste, inicialmente, Sr. Flávio Pardi foi arrolado como testemunha.

Entre tanta embromação, omissões, amnésias ou repetidas frases de Pardi como: "não me recordo", relatadas na Comissão; destaco e transcrevo um trecho entre o depoente, Flávio Pardi e o presidente da CPI, o vereador Adriano Diogo [PT]. Neste o Secretário limeirense fala de 4 toneladas de medicamentos com data de validade vencida e que teriam sido incinerados em Campinas. O presidente da CPI, depois da afirmação de Pardi, contesta dizendo que não existia incinerador em Campinas!!

Informo e esclareço ainda que quem fala em roubalheira não sou eu. Também não mencionei nada sobre estarem mentindo nesta CPI! E ainda, não tinha divulgado que a irmã de Pardi era funcionária do escritório de advocacia que foi contratado pelo PAS [Cooperpas 2], na época, com pagamentos mencionados como irregulares. Aliás, seu irmão - FlávioPardi - disse não saber que a irmã trabalhava neste escritório! O vereador ficou perplexo com o fato. O nome da irmã é Elaine Cristina Pardi. Também não fui eu que dirigi a palavra ao senhor Pardi dizendo/perguntando o seguinte: "Ora, Sr. Flávio, o senhor acha que... está pensando que aqui são cinco idiotas que estão aqui, o senhor fala o que bem entender? Aqui não estão [...]" - Vereador Wadih Mutran [PPB] membro da Comissão.
Vamos ler agora dois trechos da CPI da Câmara Municipal de São Paulo [7/6/2001]:

Adriano Diogo: O senhor sabe qual é a minha profissão? O senhor sabe alguma coisa a meu respeito?

Pardi: Conheço V. Exa. como vereador.

Adriano: Sabe qual é a minha profissão de origem antes de eu ser vereador?

Pardi: Não, excelência, não conheço.

Adriano: Sou geólogo, sanitarista, trabalho há 15 anos com lixo, trabalhei 15 anos no interior com lixo. O senhor conhece o incinerador de Campinas?

Pardi: Não senhor.

Adriano: Já visitou suas instalações?

Pardi: Não senhor.

Adriano: Nunca ouviu falar dele?

Pardi: Não, apenas naquele momento que foi-me passado o telefone, foi-me passada as informações...

Adriano: É da Prefeitura de Campinas esse incinerador?

Pardi: Não tenho conhecimento. Se é da Prefeitura ou não, eu não tenho conhecimento.

Adriano: O senhor não teve a curiosidade de saber? Na época, vou dar um dado para o senhor, na época não tinha um inicnerador funcionando em São Paulo, tinham dois, o Vergueiro e o Ponte Pequena. E aí a Remolixo levou para Campinas, para incinerar em Campinas?

Pardi: Essa foi a informação que me passaram. A responsabilidade disso, volto a insistir com V. Exa., nós estávamos até aquele momento afastados do gerenciamento.

Adriano: o senhor comunicou à Vigilância Sanitária Estadual que em vez de ser em São Paulo ia para Campinas? O senhor tem o documento que foi para Campinas? O senhor disse que tem um documento sobre isso.

Pardi: Esse documento foi entregue à intervenção exatamente no momento...

Adriano: Para a Dona Mara?

Pardi: Sim

Adriano: E o senhor não tem nem cópia desse documento mesmo em seu arquivo pessoal?

Pardi: Não senhor, todos os documentos que existiam foram transferidos para o módulo central para...

Adriano: Sabe por que estou preocupado? Porque não tem incinerador em Campinas, por isso estou tão preocupado, entendeu?

Pardi: Eu acredito...

Adriano: Por isso estou preocupado, não tem incinerador em Campinas nem particular, nem de cimenteira (?). Primeiro porque incinerador tinha dois e agora só tem um incinerador autorizado a mexer com resíduo de saúde, que é o Prefeitura do Município de São Paulo, vem do Estado Todo. Campinas, depois de dois anos, contrata uma autoclave, não tinha incinerador, meu amigo. Muito obrigado, eu paro por aqui porque a emoção está tomando conta.

Em outro trecho do documento, a vereadora e relatora da CPI, Myryam Athie [PMDB] dialoga com Pardi.

Miriam: o senhor trouxe a esta Comissão a novidade da incineração em Campinas. Veja, o vereador Adriano Diogo acaba de dizer que em Campinas não existe nenhum incinerador.
Dr. Pardi, além de tudo isso existe crime de informação, sonegação fiscal, incineração de remédios e a falta de verdade para com esta Comissão. Quem nós vamos responsabilizar? O senhor não é uma criança e sabe muito bem que houve desvios e sérios desvios de grande soma de dinheiro nos módulos e no sistema PAS de saúde. Poderia ter sido o melhor sistema se não tivesse tanta roubalheira. Nós temos de chegar a um culpado. Eu lhe faço uma pergunta: quem eu devo responsabilizar como relatora?

Pardi: Eu não posso responder essa pergunta. Estou falando a verdade e quero colaborar ao máximo com a Comissão. Tudo o que eu souber, eu quero falar, estou falando, não estou omitindo nenhum assunto. O incinerador me foi falado exatamente isso. Liguei para um número. Se esse número não era do incinerador atenderam como sendo, e estavam recebendo lá...

Miriam: Quem lhe deu esse número.

Pardi: Esse número me foi passado pela empresa Remolixo, que foi indicada pela interventora.

Miriam: Quanto foi cobrado para fazer essa incineração?

Pardi: Se não me engano 7 mil e poucos reais. Foi o valor total, inclusive não foi pago.

Miriam: O senhor assume a responsabilidade que o senhor conversou e que o senhor acertou com a Remolixo a retirada dos medicamentos e ninguém acompanhou isso?

Pardi: Acompanharam. Todos os funcionários cooperados que trabalhavam no almoxarifado acompanharam essa retirada.

Miriam: E a incineração também?

Pardi: Não. A partir do momento em que a empresa retirou, protocolou, entregou para ele de que estava levando aquilo, a partir dali não, ninguém acompanhou até o local.

Miriam: O senhor já ouviu dizer que caminhões com medicamentos e com notas fiscais entravam na cooperativa e saiam por outra porta para ir para outra cooperativa e carimbar a mesma nota, ou outra nota. O senhor já ouviu falar isso?

Pardi: Não, eu nunca ouvi falar isso.

Miriam: Estou satisfeita, Sr. Presidente.

Estes são apenas alguns trechos do documento que contém quase duas centenas de páginas.

Acompanhando...
... o processo que tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo contra o Secretário Municipal da Administração limeirense, Flávio Aparecido Pardi e outros 46 réus continua tramitando na Justiça. Ele estava ‘parado’ na Vara da Fazenda desde novembro passado; no início de maio ele [Ação Civil Pública, processo nº 583.53.2001.025269-0], voltou a 'circular' no Ministério Público da Capital paulista.

COMENTÁRIO 1: Oxalá tenhamos uma decisão da JUSTIÇA. O processo, como já disse aqui, é do exercício de 2001, sendo que os fatos narrados e exarados ocorreram no final da década passada [90].

COMENTÁRIO 2: leia mais assuntos postados ligados ao senhor Flávio Pardi clicando AQUI

COMENTÁRIO 3: tempos atrás fontes ligadas à prefeitura, informaram ao OlhoVivo que o Secretário da Administração, Flávio Aparecido Pardi, desconfiado que poderia existir ‘grampos’ em sua sala de trabalho, determinou uma varredura no local. OlhoVivo apurou ainda que todas as fechaduras foram trocadas, porém, nada foi constatado!

COMENTÁRIO GERAL: o sistema de governo 'Roubocracia' no Brasil precisa acabar. A população tem que sair às ruas. Chega de corrupção acompanhada de impunidade. Basta Djá!

quarta-feira, maio 23, 2007

"A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa". Jô Soares

Ong entra com Mandato de Segurança contra Félix

Na sexta-feira, dia 18/5, a Associação Nacional de Defesa e Proteção dos Direitos do Cidadão [Defende] protocolou na justiça local Mandato de Segurança contra o prefeito municipal Silvio Félix da Silva [PDT]. Essa medida acabou sendo necessária e foi efetivada após a administração municipal se recusar a fornecer cópias xerográficas gratuitas, contendo informações solicitadas pela Ong.

Trata-se de um pedido feito pela entidade que solicita informações e dados sobre a estrutura administrativa da prefeitura, tais como: quantos cargos comissionados existentes? Quais e quem são os ocupantes destes cargos? Se no preenchimento destes [cargos/funções] foram observados os princípios constitucionais, além de outras informações que os cidadãos poderão ter acesso clicando AQUI.

COMENTÁRIO: por mais que grupos da sociedade e parte da imprensa estejam questionando e/ou forçando uma mudança no sistema e ações administrativas dos poderes públicos em geral, creio ser infrutífera as atitudes; além das tentativas serem extremamente desgastantes - pessoalmente falando. O ciclo corrupção-impunidade se espalha pelo Brasil.
Pois bem.


A partir de hoje começo a defender e a emitir uma opinião estritamente pessoal: este atual sistema não funciona. Não estamos no sistema democrático. Estamos no sistema ROUBOCRÁTICO. A corrupção cresce a cada dia. A impunidade é geral. As instituições não funcionam a contento. A população honesta e ordeira não têm a quem recorrer. Nada funciona direito neste País. Não sou a favor da volta da Ditadura, porém, não suporto mais este estado falido, perverso. Precisamos urgentemente de uma solução. De conversa fiada e papo furado já estou cheio. A situação, a meu ver, é e está intolerável.

terça-feira, maio 22, 2007





Frase em latim: "Dat veniam corvis, vexat censura columbas".
Tradução: Só vão à forca os ladrões pequenos

Ex-vereador vai alugar veículos para a Secretaria da Saúde

O ex-vereador Oswaldo Augusto que já mantém vultuosos contratos com a municipalidade no ramo de transportes escolares - área rural - tornou a ser contratado pela prefeitura municipal para atuar na Secretaria Municipal da Saúde. Desta feita a empresa Oswaldo Augusto Locação de Veículos vai atender também esta Secretaria.
Os veículos que serão objeto da locação bem como os valores não foram divulgados.
OlhoVivo apurou também que no finalzinho do mês de dezembro [27/12/2006] a referida empresa protocolou um pedido visando alteração da Razão Social.

COMENTÁRIO: logo, logo, acho que precisamos terceirizar a prefeitura. Opss... será que já não o foi?!

sexta-feira, maio 18, 2007

"Ninguém explicou até o momento onde foi parte do dinheiro do Fundef". Eu

Aonde foi parar o dinheiro da Educação? Sumiu e ninguém viu?
Nós do extinto Jornal é! perguntamos aos governos responsáveis. Não conseguimos saber o que realmente aconteceu.

depois...

Jairo Luís Pedroso processou o Jornal é! que noticiou o fato.
Justiça limeirense não acolhe pedido de Pedrozo. O ex-candidato a vereador e, posteriormente, nomeado em cargo comissionado [recentemente seu filho também foi nomeado] na administração de Silvio Félix da Silva [PDT]; Pedrozo terá que pagar honorários advocatícios e multa de 1% do valor da causa. A tentativa foi ser indenizado por danos morais. Sua intenção ou objetivo era receber cerca de R$ 30 mil. O juiz da 2ª Vara Cível, Rilton José Domingues julgou improcedente o pedido
.

Retrospecto para entender o caso:

O Jornal é! teve uma vida curta, mas intensa. Foi idealizado no início de 2005 por amigos que levaram adiante a idéia de um jornal feito com o coração e por profissionais da área de comunicação. Neste caminho tive o prazer de conviver e ter como sócios os amigos Antonio Cláudio Bontorim e José Daniel Heldt.

Outros companheiros também nos ajudaram nessa empreitada como Paulo Corrêa, André Montanhér, Graciela Félix e outras pessoas amigas, que não eram da área, mas também colaboraram e muiito conosco.

Tentamos dar uma nova visão/foco ao jornalismo impresso. Conseguimos! Incomodamos os poderosos, os políticos, os corruptos, os hipócritas e ordinários desta cidade. Porém, não por muito tempo. Infelizmente.

Creio que não fomos suficientemente capazes ou eficientes - talvez pelo pouco tempo de existência - em fazer ou expandir o lado comercial deste veículo. Falta de experiência comercial, talvez! Vivemos em um mundo capitalista e várias necessidades precisam e devem ser preenchidas. Principalmente a financeira/familiar. Por este e outros motivos particulares que não cabe aqui enumerá-los [99% financeiro] não conseguimos levar adiante o Jornal é!. Resumindo, essa é a minha visão e opinião.

O fato envolvendo o senhor Jairo Luís Pedroso que foi candidato a vereador nas eleições de 2004, obtendo 377 votos e que nomeado posteriormente no governo de Silvio Félix, poderia estar tentando ajudar o grande CHEFE na tentativa de nos intimidar, nos fazer recuar é até hilário. Se esta foi uma tentativa, deu com os burros n’água. E, sinceramente, tenho dúvida se ‘Pedrozo’ se escreve com "s" ou "z". Explico o porque desta dúvida: Em um determinado documento o nome do homem está com "s" e em outro com "z". Mas vamos deixar isso pra lá, neh messmo!

Vale reiterar aqui que logo depois das eleições de 2004, Jairo Luís Pedrozo foi nomeado em um cargo no Saae. Depois, a própria administração viu que esse cargo não existia, exonerou o moço e o renomeou em outro cargo também em comissionamento [textos narrando o ocorrido estão no arquivo deste Blog - basta utilizar o mecanismo "Pesquisar Blog", localizado na parte de cima desta página].

A Busca da informação


O Jornal é! na busca de informações que elucidassem onde teria sido aplicado parte dos recursos oriundos do Fundef, acabou suspeitando da não aplicação de parte desses recursos na construção de uma escola. Ou seja, a escola "Preparando Para o Futuro" que em 2004 o então Prefeito, José Carlos Pejon [PSDB] havia mencionado e documentado através da requisição de Compra/Serviço nº 5593 de 06/7/04 [cópia ao lado] que cerca de R$ 2.884.099,05 haviam sido direcionados para serviços de construção com materiais da "EMEIEF Preparando Para o Futuro", situado na Avenida Luiz Vaz de Camões, s/nº, Jardim Caieiras.

O nome do funcionário que assinou o documento na época foi Jair Fernandes Pedrosa. Consta também no documento a assinatura da então Secretária da Educação, Ana Terezinha Carneiro Naleto e do prefeito José Carlos Pejon [PSDB]. O equívoco ocorreu ao transcrever, pois constou que uma pessoa de nome Jairo Pedroso [e não Jairo Pedrosa] era um dos que tinham assinado o documento em questão. E daí?

Daí que Jairo Luís Pedrozo ou Pedroso, achou que estava sendo caluniado, injuriado, ou ofendido moralmente pela razão de supostamente ter assinado um documento, diga-se, até o momento não se configurou qualquer crime, neh messmo?! Isto apesar de não sabermos ainda onde teria sido aplicado o recurso mencionado no documento. Aliás, nem o novo prefeito empossado, Silvio Félix quis explicar. Cancelou Concorrência Pública em questão e reabriu outra. Ninguém da administração se pronunciou. Nós, do Jornal é! questionamos inúmeras vezes os membros dos departamentos da administração Félix; todos silenciaram. Literalmente, calaram-se. Aliás, vários funcionários da administração foram questionados e procurados para falar do assunto. Silêncio total! Tudo isso [e muito mais] consta nas edições nºs: 7 e 12 do Jornal é!

Pois bem.
A construção do prédio estudantil não ocorreu naquele ano [2004] e o novo prefeito, Silvio Félix da Silva [PDT] acabou gastando aproximadamente igual quantia em uma nova obra [2005] da MESMA escola.

Jairo Pedrozo queria aproximadamente 100 salários mínimos de indenização por danos morais da empresa jornalística Quadricom, Edição e Impressão - Jornal é!.

O juiz que militou do caso [processo nº 004271/2006], Rilton José Domingues refutou o pedido de Jairo Pedroso, julgando IMPROCEDENTE e determinou o pagamento dos honorários aos advogados do veículo impresso. O magistrado arbitrou 15% do valor da causa a título de honorários advocatícios, além da multa de 1% do valor da causa a autora. A sentença foi proferida no dia 10/5/2007.

COMENTÁRIO 1: + uma vitória NOSSA. Dos cidadãos. Da Justiça. Dos advogados do Jornal. Da verdade. Mas afinal de contas, Pedrozo é com "z" ou "s"??
Detalhe: e os milhões que foram endereçados pra construção da escola. Alguém sabe ou pode explicar aonde foi parar?

COMENTÁRIO 2: aproveitando essa "deixa" que o processo do Pedrozo nos envolveu, estarei encaminhando nos próximos dias este texto à Controladoria Geral da União [CGU], Tribunal de Contas da União [TCU], Tribunal de Contas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo [TCE], Ministério Público de São Paulo, além de outros órgãos e entidades deste País. O objetivo é solicitar uma verificação e fiscalização nas verbas que vêm para esta cidade.
Esperar o legislativo limeirense fazer alguma coisa é pedir demais. Por enquanto é só.

quinta-feira, maio 17, 2007

"Se a morte fosse um bem, os deuses não seriam imortais". Safo de Lesbos

ROTATÓRIA É UM PERIGO [de morte]
Assessora do Gabinete do prefeito se envolve em acidente de trânsito e Auxiliar de Enfermagem morre.

A rotatória localizada no final da Avenida Maestro Xixirry e Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, em Limeira-SP, é um perigo de morte iminente. Vários acidentes graves ocorreram no local.

O último que tenho conhecimento aconteceu no final do mês de abril e culminou com a morte da auxiliar de enfermagem, Daiana Mara Schimidt Alvarenga, 24 anos.

O acidente ocorreu por volta das 21:00 horas do dia 30 de abril. A enfermeira pilotava uma motocicleta CG vermelha, quando foi colhida pela Assessora Departamental ligada ao Gabinete do Prefeito Municipal, Adriana Gomes Alves, 28 anos.

Segundo o BO, Adriana teria ultrapassado a sinalização de parada obrigatória quanto subia a Avenida Lauro Corrêa, dirigindo um palio cinza. A enfermeira transitava sentido Avenida Maestro Xixirry para ingressar na rua Bahia, tendo a preferência ao transitar na rotatória.

Adriana Alves que atua como uma espécie de braço direito do Chefe do Executivo deverá responder a inquérito policial por homicídio culposo [não-intencional].

COMENTÁRIO: alguma coisa precisa ser feita no local. Quantas "Daianas" ainda vão nos deixar para que providências sejam tomadas? Quantas?

quarta-feira, maio 16, 2007

"Entre outras coisas, NABO é uma planta crucífera, com um tubérculo comestível; é a raiz da nabiça". Eu

OLHOVIVO Pesquisa: Cepro$om

Agora chegou a vez de relatar os últimos feitos contratuais divulgados pelo Ceprosom. É bom que se diga que o Tribunal de Contas do Estado [TCE] julgou irregulares contrato/aditamento envolvendo o governo anterior e o atual na compra de gêneros alimentícios da empresa Comercial João Afonso.

Melhor dizendo, José Carlos Pejon {PSDB] e Silvio Félix da Silva [PDT]. As Primeiras Damas estão/foram envolvidas neste processo.

Comentários nos bastidores políticos estão fervilhando e acredito que brevemente teremos mais notícias sobre os procedimentos a serem adotados.
O MP também deverá ser acionado - se já não o foi.

Pejon tem sido é visto constantemente nos corredores do legislativo. Ainda ontem, dia 15/5, esteve no Gabinete do vereador Miguel Lombardi [PR]; depois foi para a sala de César Cortez [PV].

Vamos aos contratinhos...

*** Aquisição de ônibus, ano 2006, modelo 2006. Empresa: Comil Carrocerias e Ônibus. Valor R$ 559.000,00 - processo administrativo nº 0910/2006.

*** Aquisição de Materiais de higiene. Empresa Peg Lev Secos e Molhados. Valor R$ 248.860,40.

*** Além de já possuir um contrato de prestação de serviços com a empresa Ceseco, o Ceprosom contratou essa empresa pra Uso de Programas [software], pelo prazo de 4 meses. O contrato foi assinado no dia 25 de novembro de 2006 pela ainda presidente do Ceprosom, Constância Berbert Dutra da Silva. Valor R$ 13.000,00.

*** Pois é! O Centro de Promoção Social – Ceprosom assinou contrato de fornecimento de pneus com a empresa "Comercial Automotiva Ltda" no dia 17 de janeiro de 2007. Valor R$ 51.753,80

*** Fornecimento de combustíveis, contrato assinado dia 2 de abril de 2007 com a Estamate& Estamate; válido para os próximos doze meses. Valor R$ 149.600,00 [acima de R$ 150 mil a modalidade licitatória seria outra]

*** No início do mês de abril o Ceprosom contratou duas empresas para serviços gráficos; Dippergraf Gráfica Ltda valor R$ 7.670,00 e Vieira, Almeida e Barros Gráfica & Editora Ltda-Me, valor R$ 7.992,30

*** Centro de Promoção Social – Ceprosom, convite 001/2007 prestação de serviços jurídicos. Empresa Miranda, Rodrigues, Palavéri e Viana Advogados. O comunicado foi assinado pela presidente da Comissão Permantente de Licitação, Marli Aparecida Giaccobbe.
Contrato assinado 6/3/07. Objeto: Prestação de Serviços Jurídicos. Valor R$ 45.600,00

*** Realização de Cursos de Capacitação. Empresa: Plenitude Cursos, Concursos e Apostilas. Valor R$ 74.571,52

*** Fornecimento de Créditos para Cartões Magnéticos com as Viações Limeirense e Rápido Sudeste. A assinatura ocorreu no dia 2 de janeiro de 2007, porém, somente no dia 12 de maio/07 foi dada a publicidade de tal fato, estando portanto, em desacordo com a lei de licitações.
Viação Limeirense, valor R$ 481.143,60;
Viação Rápido Sudeste. Valor R$ 272.160,00

COMENTÁRIO: fique tranqüilo [a] que o preço do NABO vai abaixar.

terça-feira, maio 15, 2007

"Carioca é assim mesmo, já nem liga mais para bala perdida. Entra por um ouvido e sai pelo outro". Autor Anônimo

continuo a jornada...
Olho Vivo Pesquisa: contratações de som, iluminação...

Interessante e curiosas às contratações referentes estes itens realizadas pela administração municipal. Caro internauta, observe os contratos de prestação de serviços de locações de equipamentos e tire suas próprias conclusões.

ECO$
O evento "Ecos de Louvor" realizado no estádio do Limeirão no final de 2006, ficou caro aos cofres públicos. Para se ter uma idéia, a prefeitura firmou três contratos com a empresa Fábio Soares Locação de Som e Luz:

*para locação de palco: R$ 14.900,00
*para locação de equipamento de iluminação: R$ 11.800,00;
*para locação de equipamento de sonorização: R$ 15.900,00

COMENTÁRIO: amém... em em em em...


+ OUTRO CASO...

Também para a "FestiAfro 2006" foram locados equipamentos de sonorização da empresa Fábio Soares. A assinatura do contrato se deu no dia 17 de novembro de 2006, mas somente no dia 6 de janeiro de 2007 é que a administração municipal divulgou o feito no Jornal Oficial. Valor da locação: R$ 8.900,00.

COMENTÁRIO: entre algumas dúvidas que carrego e que é passível de um estudo mais aprofundado; com certeza não tenho dúvidas que a administração municipal está infringindo a Lei de Licitação por não cumprir o prazo previsto na Lei de Licitação no que tange ao princípio da publicidade. Outras incertezas poderão ser dirimidas com um levantamento mais apurado, específico!

+ UM

A empresa Fábio Soares Locação de Som e Luz também foi contratada pela municipalidade para locação de equipamentos de iluminação para realização do espetáculo teatral "Via Sacra 2007". Valor R$ 15.000,00; para o mesmo evento também foi contratada para locação de equipamentos de som. Valor R$ 6.000,00; para locação de palcos e arquibancadas também "Via Sacra" o valor selado foi R$ 13.900,00.

COMENTÁRIO: e, no final da peça, não teve jeito, Jesus acabou mesmo crucificado!


+ UNS...

Locação de equipamentos de sonorização e iluminação para o Carnaval 2007. Fábio Rodrigues Locações. Valor R$ 37.000,00;

Locação de arquibancadas para o Carnaval 2007. Freitas & Pimenta Montagens e Eventos. Valor 23.500,00;

Contratação de empresa de Segurança para o Carnaval 2007. Grupo Empenho Segurança Patrimonial. Valor 14.300,00 e,

Locação de equipamentos de sonorização para a realização das edições do projeto “Cinema nos Bairros: dias 23 e 24/4, 25//5, 22/06, 20/7, 24/8, 26/10, 23/11 e 21/12/07. Empresa Fabio Rodrigues Locações. Valor R$ 1.400,00

COMENTÁRIO FINAL: agora vou ouvir um 'sonzinho'. Pra ser + específico, uma musiquinha que recebi via e-mail - inclusive reenviei para muitos companheiros indignados - e tem como título uma preciosa chamada: VTNC! Se você, internauta, também quiser, me envie e-mail que eu lhe mandarei essa música desestressante, ótima para os dias atuais!

segunda-feira, maio 14, 2007

E-mail 'Vivax' tá uma porcaria!

Ainda sou cliente da Vivax ou atual Net da Globo. Eu já era cliente anterior, ou seja, da "Horizon". Pago em dia a mensalidade. Nos últimos 5 anos, ou melhor, desde que sou cliente não atrasei um dia sequer no pagamento da mensalidade.
Já faz algum tempo que os técnicos do provedor Vivax estão tentando solucionar o problema no sistema ou na caixa de e-mail dos clientes. Porém, sem êxito ou qualquer solução. A porcaria continua! Na semana passada, vários e-mails enviados, sumiram, evaporaram. Isto é, não retornaram ao emitente e não chegaram ao destino. O que aconteceu? Só Deus sabe.

Em outras recentes oportunidades a correspondência eletrônica chegou a demorar mais de dois dias pra chegar ao destino.
Viaja, talvez, a cavalo!
Neste domingo, dia 13/5/07, a correspondência demorava cerca de 50 minutos para ser recebida. Melhorou um pouco.
Contudo, nesta segunda-feira, dia 14, o atraso e demora voltou a fincar o pé. Média de 4 horas de atraso.

Se o cliente dessa empresa [eu, você] discar ou ligar para os "atendentes" que normalmente estão ocupados e demora um pouquinho para acabar atendendo nossa ligação interurbana - o custo do telefonema para a cidade de Americana também é por nossa conta; de nada adiantará, pois ouviremos a informação que os técnicos estão trabalhando para solucionar o problema o mais breve possível.

Detalhe: acabei de ligar pra lá [19:45 horas]. A atendente me disse que eu poderia reclamar na Ouvidoria.
Pois é!
Por isso resolvi escrever e avisar aos clientes da Vivax que os técnicos estão trabalhando...
Estou postando esse texto que tb encaminhei para a Ouvidoria.

COMENTÁRIO: eu mandaria os técnicos embora e contratava outros + eficientes. Esses não estão resolvendo porra nenhuma.

2º Post Dia 15/5/07 - às 10h00

Eis a resposta ou comunicado que recebi e que foi enviado às 20h10 de ontem [14/5]... e chegou hoje, dia 15/5 às 4:23 horas. Provavelmente é uma resposta/comunicado automático enviado por máquina, eletrônico!

Prezado Sr(a) Joao Batista Leonardi,

Conforme sua solicitação, informamos que a Vivax, em atenção a vossa reclamação, vem esclarecer e informar que o departamento técnico dos serviços de Internet Banda Larga encontra-se trabalhando para solucionar o mais rápido possível o problema do e-mail.

O problema será sanado e a Vivax pede desculpas por todos os transtornos e inconveniente momentâneos.

Agradecemos seu contato e colocamo-nos à disposição para melhores informações através de nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo telefone 4004-1222 (Segunda à Domingo 24h) ou consulte nosso site: www.vivax.com.br.

Atenciosamente,

CRC - VIVAXNo computador e na TV tudo pra você!




"Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente". Lao-Tse

Vou fazer uma pequena pausa na seqüência das postagens "Olho Vivo Pesquisa", envolvendo os volumosos contratos da administração e suas "filiadas". Irei transcrever a seguir duas recentes curiosidades ocorridas nesta city [city: estou treinando para ser colunista social, ehehe].
A primeira narrativa ocorreu num passado não muito distante...

Direção do Gran ficou descontente [e com razão]

Vários membros diretivos da Sociedade Recreativa Gran São João ficaram bastante descontentes com o senhor prefeito municipal. Isto porque o Gran estava quase fechando negócio para a compra do imóvel onde está situado o clube de campo dos funcionários do Banespa [atrás do bairro Santa Eulália].

O valor a ser acertado estava oscilando/girando entre R$ 250 e R$ 300 mil reais. Antes que o negócio pudesse ser definitivamente concretizado entre as partes, o Executivo enviou um projeto à Câmara Municipal solicitando autorização para a adquirir aquela área.

Os vereadores aprovaram. Membros da direção do clube estiveram na Câmara, mas de nada adiantou a presença e solicitação para a não aprovação por parte dos vereadores.
Nada feito. O legislativo aprovou a compra do Banespinha por R$ 350 mil.

COMENTÁRIO1: mais um imóvel adquirido pela imobiliária que atende pelo nome de prefeitura. Pelo que sei, a administração municipal ainda não efetuou o pagamento da área adquirida.

Pôneis no Horto?

A segunda curiosidade é que no final da semana que passou, uma pequena comitiva da PML esteve na cidade de Socorro-SP com vistas a adquirir alguns pôneis ou mini-pôneis para servirem na área de lazer do Horto Florestal limeirense.

A cidade de Socorro é reconhecidamente uma das que possuem criadores dessa essa espécie de cavalinho. Um dos locais é o Haras São Francisco de propriedade de Ariodante Beneduzzi [Dantinho].
Segundo uma fonte, o preço médio do cavalinho ou "minihorse" está estimado no mercado brasileiro de/entre R$ 2 a 8 mil reais. Será?

COMENTÁRIO 2: acho que o nosso desenvolvimento está intimamente ligado a eqüinos: pocotó, pocotó, pocotó...

sábado, maio 12, 2007

"$aae do nosso e entra no dele$". Eu

texto reflexivo
Olho Vivo Pesquisa: $aae

É engraçado! Tenho a ligeira impressão que por diversas vezes o Serviço Autônomo de Água e Esgoto [Saae] acaba executando, em não raras oportunidades, sempre os mesmos serviços anunciados outrora. Acho que é só uma impressão minha.
Mas se 'der na telha' vou acabar realizando um levantamento dos últimos 5 anos para acabar de vez com essa cisma.

Entretanto, se alguém ou alguma entidade da sociedade civil ou de defesa dos pobres cidadãos desejar/quiser, poderá fazê-lo. Eu não vou achar ruim. Pelo contrário, vou aplaudir. Mas creio que será infrutífera a investigação dos gastos da autarquia. É provável que minha desconfiança ou leve suspeita seja infundada. Ou não! Os bueiros entopem, os riachos sujam ou desmoronam, neh messmo!?

O difícil mesmo é obter toda a documentação necessária para uma apuração mais rigorosa.
Como se sabe, as várias administrações municipais em nenhum momento desejaram a irrestrita transparência dos seus gastos. Aja visto uma grande parcela de requerimentos feitos pelos vereadores [principalmente os do PT] solicitando informações e dados. A resposta é quase sempre muito vaga, sem clareza ou totalmente desprovida de informações. Já li algumas respostas vindas do executivo e, nestas oportunidades, ri muito.

Recentemente li um requerimento do vereador solicitando, basicamente, informações contratuais e obrigatórias referentes ao contrato realizado entre a prefeitura e uma empresa.

Resumidamente, a administração felixiana juntou uma cópia do ofício da empresa contratada em que ela própria dizia que não teria obrigação de fornecer os elementos solicitados pelo vereador. E mais, o departamento responsável do executivo assinou embaixo. É mole uma coisa dessas?
Talvez nos considerem verdadeiros idiotas, incapazes e impotentes. Psiuuu, talvez sejamos tudo isso mesmo.

Bom,
Então como muita gente já sabe, obras que não aparecem ou que não são visíveis a olho nu; não são boas para se fazer política partidária, eleitoreira. Explico: obras debaixo da terra. Sacou! Essas também são difíceis de serem fiscalizadas, auditadas.
Detalhe: note que alguns valores beiram a casa dos 150 mil. Caso esses fossem maiores, a modalidade de licitação que é de carta-convite, teria que mudar para Tomada de Preços e aí, as regras seriam diferentes!

Todavia, mais uma vez deixo registrado meu alerta/cidadão: seria de grande valia que moradores próximos às áreas que estão sendo executados/terceirizados os serviços pelo poder público acompanhassem e fiscalizassem o desenrolar dessas empreitadas.

Vou dar uma dica: o internauta limeirense não imagina o que já foi gasto no riacho/córrego que passa entre a rua Paraná e rotatória da Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva. Quem quiser, pode levantar o absurdo que já foi gasto ou 'investido' como queira [não vale rir!] neste trecho nos últimos 5 anos.


Então vamos lá... para alguns trabalhos executados a mando do Saae nos últimos meses:


** Obras de readequação e construção da barragem e vertedouro/prolongamento das redes existentes de águas pluviais na Praça Gino Archimedes Battiston no Jardim Aeroporto. Empresa: Bav - Limpesa, Paisagismo, Manutenção Predial e Ambiental. Valor R$ 144.481,74

** 19/1/07 [3 contratos através de carta-convite] para execução de obras de readequação de galerias de águas pluviais em diversos locais. Os contratos foram divulgados num mesmo dia [19/1/07].
- Morro Azul Construções e Comércio. Valor R$ 145.894,50;
- T.S.P. Empreendimentos e Construções. Valor R$ 43.323,00 e,
- Morro Azul Construções e Comércio. Valor R$ 144.968,95

** Adequação de Galerias de Águas Pluviais na via Antônio Cruanes Filho - entre as rotatórias da Barroca funda e Parque das Nações. Empresa: Morro Azul Construções e Comércio. Valor R$ 145.941,50;

** Adequação e Ampliação de Galerias de Águas Pluviais na Rua Nelson Aparecido Nascimento e Rua Luiz Pereira do Prado no jardim Vitório Lucato. Empresa: Gegimac Terraplenagem e Construções. Valor R$ 145.928,05;

** Construção e manutenção de todo sistema público de drenagem no município. Empresa: Vamira Terraplenagem. Valor R$ 110.835,00;

** Fornecimento de combustível à frota do Saae. Empresa Roseira Centro Comercial Automotivo. Valor R$ 56.672,00.

** Elaboração de levantamentos em geral no sistema de águas pluviais do município. Contratada: Neoplan Agrimensura. Valor R$ 148.400,00;

** Prolongamento das saídas de águas pluviais da Praça Gino Archimedes Batistton e Rua Dr. José da Silva Teixeira, Jd. Do Lago e Jardim São Lourenço. Contratada: D&J Representações e Serviços. Valor R$ 428.701,61;

** Execução de obras da bacia de contenção, Córrego Barroca Funda, entre Av. Lauro Corrêa e Dr. Willian da Silva. Contratada: Engep - Engenharia e Pavimentação. Valor R$ 286.783,43;

** Execução da readequação de galerias de águas pluviais no Jardim Campo Belo. Contratada T.S.P.
Empreendimentos e Construções. Valor??? Não divulgou.

COMENTÁRIO: converse com o Papa. Ore por dias melhores. Clame aos céus por uma Limeira melhor. Amém.

quinta-feira, maio 10, 2007

Reestruturação na Câmara Municipal: "Eles fazem o que querem com o no$$o dinheiro". Eu

a pesquisa vai continuar...
COMENTANDO

É caros internautas, acho que realmente fica difícil e enche o saco ler todos esses gatos, digo, gastos da administração municipal. Bom, pelo menos todos esses dados servirão como uma espécie de arquivo/pesquisa. Precisou consultar algum dado sobre reforma ou aquisição de produtos pela nossa municipalidade; vai na parte de cima desta página, "pesquisar Blog" e pronto.

Reformas em escolas de Ensino Fundamental foram muitas, pode-se até pesquisar no extinto, site tiro e queda [que ainda está no ar]. Lá eu relatei também várias reformas em escolas e que continuam sendo reformadas com recursos federais. Os interessados poderão consultar através do link http://proteus.limeira.com.br/tiroequeda/index.php - isto, é claro, se forças ocultas não dificultarem o acesso.

Lembremo-nos que a verba do "Fundef" é carimbada e milhões de reais são disponibilizados mês a mês aos municípios brasileiros. O dinheiro não pode passar de um ano para outro e deve ser direcionado, ao magistério, em termos percentuais: pelo menos 60% e o restante [40%], também deve ficar para ações diversas, porém, intimamente ligadas ao Ensino Fundamental.

Talvez seja essa a razão de tantas reformas e ampliações anunciadas aos montes nos rincões deste País e até em Limeira!

Detalhe: na construção da EMEIEF Preparando para o Futuro foi anunciada a utilização de quase três milhões, contudo, a escola não tinha sido construida. Solicitamos reiteradas vezes [Daniel Heldt, Claudio Bontorim e eu] - na época do nosso saudoso e também extinto Jornal é! - informações sobre o assunto para a administração felixiana. Ninguém quis falar sobre o caso. Omissão total.

Outro fato igualmente importante e que ainda não tive a oportunidade de abordar diz respeito aos repasses de recursos financeiros que também são destinados aos municípios brasileiros para serem utilizados nos transportes dos alunos que não estudam na área urbana.

Tenho conhecimento que a prefeitura limeirense gasta esses recursos provenientes do Ministério da Educação, que visa atender estudantes moradores da zona rural, ou seja, milhões de reais; contratando serviços de transportes terceirizados. Aliás, os veículos que atuam na zona rural de Limeira deveriam ser chamados de 'circulares', tamanha a sua idade!
Explico: foram fabricados há várias décadas. Creio que estejam mais para participarem de/em exposições de veículos antigos!
O ex-vereador Osvaldo Augusto é dono de uma frota que serve a prefeitura na área rural.

Um dos programas do Governo Federal ligado ao do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação foi instituído pela Lei nº 10.880 de 9 de junho de 2004: Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar [Pnate]. Leia mais sobre o assunto acessando a página:
http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=/transp_escolar/pnate_pnte.html

COMENTÁRIO: no município, faz um tempão que não se promove licitação para a contratação dos serviços de transporte escolar da zona rural. Além do mais, se observa que são sempre os mesmos a executarem e atuarem nas linhas. Oportunamente pretendo voltar a abordar, especificamente, este assunto.

quarta-feira, maio 09, 2007

Por falta de criatividade, replay da frase anterior: "Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?". Arnaldo Jabor

gasto, aplicação, investimento ou outra denominação que o internauta queira dar!
Olho Vivo: A Pesqui$a Continua

Chegou a hora e a vez da divulgação de uma parcela significativa de diversos contratos realizados pela administração municipal.
Muitos contratos chamam a atenção pelo seu alto valor; como por exemplo, do lixo, da engenharia de trânsito, da merenda, de publicidade, entre outros.

Tem também o da Assessoria & Consultoria que visa 1identificar' uma possível receita oriunda de prestação de serviços realizadas por instituições financeiras. Para que não sabe, o município possui auditores e inspetores para realizar os serviços e as notificações a quem de direito. Aliás, os levantamentos e cobranças não podem ser realizados por terceiros que não funcionários da administração.

Neste levantamento parcial observa-se ainda o alto valor destinado a Liga Desportiva Limeirense; compra de um trailer odontológico; pneus; passes/transportes; repasses aos hospitais, etc.
Enfim, vamos aos acordos contratuais selados:

** Prestação de Serviços de identificação de valores de receitas de ISSQN incidentes nas operações realizadas por instituições financeiras. Empresa: Contractus - Assessoria & Consultoria. Valor R$ 173.500,00. De posse dos documentos fornecidos pela prefeitura, prazo para execução: 60 dias.

** Prorrogação contrato para impressão do Jornal Oficial do Município. Empresa: TPSR Comunicações. Valor R$ 141.000,00. Período de 28 novembro de 2006 a 27 de novembro de 2007.

** Prorrogou contrato com a "Tecipar Engenharia e Meio Ambiente" para execução de serviços de coleta, transporte e destinação do lixo e outros serviços a serem executados, tais como lavagem e desinfecção de feiras livres [?]. Contrato/prorrogação assinado em 30 de novembro de 2006 e válido até 30 de novembro de 2007. Valor R$ 12.302.640,00

** Prorrogação e aditivo. Alteração de artigos e cláusulas do Plano Operativo do convênio nº 17/2005 com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira. A partir de janeiro de 2007 a 31 de dezembro/07 serão repassados R$
28.751.675,64.
Detalhe 1: para a Sociedade Operária Humanitária o repasse deverá ser de R$ 5.454.094,44
Detalhe 2: documento assinado cerca de 15 dias antes a administração municipal realizou um aditivo com a SOH para procedimentos clínicos e outros serviços médicos no valor de R$ 243.274,32 válido para exercício de 2007.

** Aquisição de trailer odontológico através da empresa Merkosul Veículos Ltda. Valor R$ 35.800,00

** Prorrogação de serviços de impressão de documentos para execução fiscal da Dívida Ativa, cartas de cobranças, avisos diversos. Empresa: Procarta Serviços de Informática. Valor R$ R$ 26.000,00 p/ 12 meses.

** Prorrogação serviços de manutenção e instalações telefônicas nos próprios municipais. Empresa: Fatel Telefonia e Equipamentos. Valor R$ 43.402,50

** Contrato com a empresa Cobrasin - Brasileira de Sinalização e Construção para serviços de engenharia de transito e procedimentos relativos à sinalização, administração e fiscalização do transito na cidade. Valor R$ 5.241.236,00. Contrato assinado dia 8 de janeiro de 2007 - prazo de 12 meses.

** Compra [aditamento e realinhamento de preços] de 26 pneus 1200x20 radial [Simon E Sk] da empresa GP. Catarinense Comércio, Importação e Exportação. Valor unitário: 1.129,50; também da mesma empresa adquiriu 30 pneus 425/75 R 22.5 [Simon Esk]. Valor unitário: R$ 4.340,00.

** Cooperação mútua entre as partes, com vistas à realização de Campeonatos Esportivos, nas modalidades de futebol de campo, futebol socyte, futsal, vôlei de quadra, vôlei de areia, basquete, handebol, atletismo, damas tênis de mesa, tênis de campo e xadrez para criança, adolescentes e adultos [?]. Valor R$ 580.000,00. A assinatura do contrato se deu no dia 28/2/07.
Pasmem! No dia 10/4/07 a administração assina/adita o contrato acrescentando + R$ 21.980,00

** Confecção de carnês de IPTU, ISS e Avara/2007. Empresa: Smarapd Informática Ltda. Valor R$ 37.715,00

** A prefeitura prorrogou o contrato de fornecimento de combustível para sua frota por mais trinta dias [de 12 de dezembro de 2006 até 11 de janeiro de 2007] com o Auto Posto Afa. Valor que será consumido neste período em combustíveis pela PML R$ 140.272,61. Bastante né!?

** Aquisição de Combustíveis. Centro Automotivo Silverato. Valor R$ 1.796.156,00 p/ doze meses.

Prorrogação contrato para aquisição de peças p/ motocicletas e máquinas pesadas. Empresa: Rosangela F. Girardelli S. Camargo- EPP [Auto Peças Motorista]. Peças motos R$ 100.000,00; peças máquinas pesadas R$ 250.000,00
E mais:
Prorrogação contrato para reposição de peças originais para reposição de veículos leves e pesados da PML. Valor R$ 600.000,00

** Aquisição de mudas de plantas diversas. 1ª classificada: Bav - Limpeza, Manutenção Predial e Ambiental Ltda. Valor R$ 72.659,90

** Aquisição de Hardware de Segurança Firewall. Empresa: Bluepex do Brasil Tecnologia da Informação. Valor 17.000,00. Contrato assinado em 15/2/07.

** Fornecimento de meio físico [link], porta de acesso, configuração e instalação de serviço de acesso a internet através de serviço de conectividade IP. Empresa Telecomunicações de São Paulo S.A - Telesp. Valor R$ 38.520,00

** Contratação da empresa Intersan Engenharia Ltda para formatação de programa a ser financiado por agência multilateral e de financiamento internacional. Valor R$ 140.900,00. Prazo de 30 dias, a contar da entrega de todos os documentos necessários e devidamente fornecidos pelo município. Contrato assinado dia 6 de março de 2007.

** Execução de projeto paisagístico na Avenida Major José Levy Sobrinho, incluindo fornecimento de plantas e materiais. Empresa Isso Clean Serviços Ltda. Valor R$ 78.632,00

Aquisição de ovos de Páscoa. 1ª classificada: Comercial João Afonso Ltda. Valor R$ 32.000,00

** Serviços de implantação de iluminação pública em vários pontos escuros da cidade. Empresa: Eletrizante Catai & Catai. Valor R$ 146.856,35. Contratada também para serviços de regularização de instalações elétricas no Estádio Municipal “Comendador Agostinho Prada. Valor R$ 14.382,75

** Prorrogou contrato de prestação de serviços de comunicação, divulgação publicidade e marketing. Empresa: Estação Brasil Id-Publicidade, Incentivo e Marketing Direto [esse assunto já foi alvo de abordagem anteriormente neste Blog - ver arquivo ou pesquisar Blog, em cima desta página. Valor R$ 1.500.000,00
Em tempo: no dia 5 de abril a prefeitura assinou/prorrogou contrato com a empresa Luz Publicidade São Paulo para a publicação de atos oficiais em jornal de grande circulação no estado de São Paulo. Valor R$ 72.000,00

** Merenda. Prorrogação do contrato para prestação de serviços de preparo e de fornecimento da alimentação escolar. Empresa: SP Alimentação e Serviços. Valor R$ 16.250.848,43 p/ 12 meses. A partir de 7 de março de 2007 e a terminar em 10 de março de 2008. Ou seja, R$ 1.354.237,37 mensais.

** Administração divulgou dia 13 de abril de 2007. Prorrogação do Contrato nº 06 e 07/05 para aquisição de vale transporte. Viação Limeirense: R$ 2.257.632,00 e Rápido Sudeste R$ 967.412,16.
Detalhe: prazo de 12 meses, a partir de 11 de março/2007 e a terminar em 10 de março de 2008!

** Serviços de controle, operação e fiscalização de portarias [?]. Empresa Suporte Serviços Gerais Ltda. Valor R$ 292.000,00. Período de 12 meses.
Detalhe: a partir desta segunda-feira, dia 7/5, funcionários uniformizados da empresa paulista ‘Suporte’ já estavam postados nas principais entradas do Paço Municipal para prestar informações aos contribuintes limeirenses!


** A empresa Marinho Auto Peças e Serviços Ltda-Me foi contratada para reparos em assoalho de ambulâncias. Valor R$ 12.580,00.

** Prorrogação e aditamento do contrato para prestação de serviços laboratoriais de exames de cintilografias. Empresa: Centro de Cardiologia de Limeira Ltda [Centrocor]. Valor R$ 84.954,36. Válido para 12 meses a contar de 30/4/07.

** Concorrência nº 01/2006 [?] - assunto já abordado neste Blog dia 23/4/07. Trata-se da contratação de empresa para elaboração de Material de Apoio Pedagógico. 1ª Classificada: Múltipla Editora e Tecnologia Educacional. Valor R$ 3.881.675,40.
Obs: somente duas empresas participaram do certame.


COMENTÁRIO: tudo é carnaval, tudo é carnaval... . Na próxima postagem vou abordar alguns ‘otros’ contratos realizados.

terça-feira, maio 08, 2007

"Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?". Arnaldo Jabor

Olho Vivo Pesquisa: obra$

Nesta primeira etapa vou divulgar quase todos os contratos efetuados entre o município e empresas [alguns dados podem ter escapado à minha observação] nos últimos meses; mais especificamente na área da construção civil. Você vai saber quem foi contratado, para qual objetivo e quanto isso vai custar [custou] aos cofres públicos. Isto numa primeira etapa.

Posteriormente, ou seja, nos dias seguintes pretendo abordar inúmeros contratos de prestação de serviços celebrados entre prefeitura, Saae, Ceprosom e Emdel, além, é claro, das aquisições e compra de diversos produtos e serviços. O leitor internauta é que vai tirar sua própria conclusão; analisar/saber se de fato o recurso do erário foi e está sendo aplicado corretamente e coerentemente.

Entretanto, seria interessante e de bom alvitre que o internauta limeirense pudesse visitar o canteiro de obras nos locais indicados aqui.
Ver o que foi feito e se foi feito; material utilizado; valores acertados/cobrados e compará-los com os preços praticados no mercado específico; conversar também com pessoas que se utilizam ou trabalham nos referidos prédios públicos ou locais onde foram objeto dos polpudos e valorosos serviços executados.

Essa é apenas uma simples e singela dica. Eu já fiz isso um montão de vezes. Por sinal, relatei aqui várias incursões. Confesso que fiquei impressionado, pois afinal a grana é sua, minha, nossa. Nessas oportunidades quase sempre fiquei abobado, abalado.

Porém, não adianta bater nessa mesma tecla. A cidade, os cidadãos de BEM, as entidades representativas da sociedade estão em transe, num estado letárgico ou profundo. Diria até que existe alguma semelhança do que acontece em Limeira com o que ocorre na Bolsa de Valores de São Paulo!

Explico: na Bolsa, a análise realizada para se avaliar a possibilidade de REAÇÃO de um determinado papel quando da opção de sua futura compra [mercado de opções], os investidores basicamente e normalmente analisam a quantidade de COMPRADOS e número de VENDIDOS! Traduzindo: se os vendidos são em número muito superior aos 'comprados', dificilmente haverá reação - do papel comercializado na Bolsa, é claro.

Eis o relato da primeira etapa da pesquisa realizada, cujos dados são oficiais e basicamente envolve, aproximadamente, os últimos meses da administração Félix. O foco nesta postagem é referente à área da construção civil.


* Reforma e ampliação do EMEIEF Maria Aparecida De Lucca Moore. 1ª classificada: Conplan Construções e Planejamento Urbano [ex-secretário de Obras, José Luiz Gazotti é sócio da empresa]. Valor R$ 310.708,72

* Construção do CEIEF Jardim Santa Adélia. Empresa: Construtora Geromel. Valor R$ 2.775.920,74.

* Reforma e Manutenção da EMEIEF Professora Maria Aparecida Degaspare. Empreiteira: JMC Construtora [constituída após eleições de 2004]. Valor R$ 63.542,51

* Para a construção do CEIEF Lagoa Nova foi escolhida/classificada a empresa Prime Engenharia [empresa constituída após eleição de 2004]. Valor inicial R$ 4.008.609,90; também foi escolhida para construção do CEIEF Novo Horizonte. Valor R$ 2.537.480,34

* A construção do CEIEF Jardim Santa Adélia ficou sob responsabilidade da Construtora Geromel. Valor R$ 2.775.920,74.

* Reforma na EMEI Tia Nastácia vai custar R$ 137.292,37. Execução dos serviços: Construville Engenharia e Construção.

* Reforma e ampliação na EMEIEF José de Carvalho. O gasto/preço vai ficar um pouquinho mais salgado: R$ 1.157.837,51. A contratada também iniciou as atividades depois das eleições de 2004 - Bonk Engenharia e Construções. Aliás, A Bonk também vai executar reforma e adaptação de edifício para abrigar o CEIEF Jardim do Lago. Valor R$ 461.150,65 [a empresa "Bonk" foi constituída após as eleições de 2004].

* Já a reforma e ampliação da EMEIEF Maria Thereza de Barros Camargo ficou a cargo da empresa Construville Engenharia e Construção Ltda. Valor R$ 276.396,28.

* Reforma e ampliação da EMEIEF Isaura Gaiza P. do Amaral e construção da nova casa da Zeladoria. 1ª classificada: Consladel Construtora e Laços Detetores e Eletrônica. Valor R$ 149.628,76

DETALHE: creio que todos os recursos financeiros para reforma, ampliação e construção de estabelecimentos de ensino fundamental em Limeira são oriundos do governo federal sob o selo "FUNDEF". É muito difícil fiscalizar a aplicação adequada dos valores repassados às prefeituras dos municípios brasileiros. Principalmente com uma sociedade civil desorganizada e com instituições e entidades representativas que, na verdade, não cumprem seu papel. Não funcionam!


* Execução de passeio em concreto analisado [?]. Não consegui saber o local. Empresa contratada: Fundstak - Engenharia e Construções. Valor R$ 55.005,00. Processo administrativo nº 21.995/2006

* Construção de estufas. Empresa Agriestufa Indústria e Comércio. Valor R$ 52.090,00

* A empresa Engep foi à escolhida/classificada para executar a manutenção preventiva e corretiva em diversos locais [buracos no pavimento asfáltico]. Valor R$ 141.915,95. Contrato assinado no início de dezembro de 2006 e válido por 60 dias.

* Já a Vamira Terraplanegem foi a escolhida/classificada para manutenção e conservação de estradas vicinais. Valor R$ 137.717,23. Contrato assinado em dezembro/2006 e válido por 90 dias. Aditamento realizado e assinado no dia 13 de março: + R$ 31.674,96

* Reparos no aeródromo. Responsabilidade da empresa Bonk Engenharia [constituída pós-eleição de Silvio Félix]. Valor 145.324,58

* A empresa RTA Engenharia e Construções deverá construir 5 ecopontos na cidade. Valor R$ 148.707,79. Também deverá construir o Centro de Saúde e Lazer do Idoso. Valor R$ 971.947,37

* A empresa "Eletrizante Catai & Catai" foi contratada em julho de 2006 e o contrato de prestação de serviços somente foi divulgado no dia 23 de novembro de 2006. Valor R$ 146.856,35.
OBS: atitudes como esta são irregulares e estão em desacordo com a Lei de Licitações.


*Reforma e adaptação no Edifício da Casa da Laranja para o Núcleo de Atendimento Integrado [NAI]. 1ª empresa classificada: Construville Engenharia e Construção. Valor R$ 606.735,36

* Execução de obras de duplicação da Via Dr. Jurandyr Paixão de Campos Freire. Empresa: Conpar Construção, Pavimentação e Rodovias. Contrato assinado 5/1/07. Prazo de conclusão da obra: 6 meses a partir da Ordem para início dos serviços. Valor R$ 1.774.371,25

* Construção de guarita e fechamento do alambrado no Distrito Industrial II, na Avenida Vitório Bortolan, Parque Abílio Pedro. Valor R$ 100.155,16. Prazo 30 dias.

* Reforma em centros comunitários, campo de futebol e ginásio de esportes. 1ª Classificada: Leite de Barros Construtora. Valor R$ 196.947,62.

* Obras para duplicação da Via Antonio Cruañes Filho entre a Rua Paraná e Rotatória Roberto A. Campos. 1ª classificada: Concryel Pavimentação Indústria e Comércio [envelope nº 02]. Valor R$ 1.224.412,26. Contrato assinado 27/3/07. Prazo de 6 meses a partir da data de emissão da Ordem de Serviços.

* Construção do Centro de Atenção da Saúde da Mulher. Consladel Construtora e Laços Detetores e Eletrônica. Contrato assinado 9/1/07. Valor R$ 2.029.319,75

* Manutenção corretiva e preventiva em diversos locais, reparar os buracos no pavimento asfático e executar alterações e adaptações de iluminação [?]. 1ª classificada: Engep Engenharia e Pavimentação. R$ 2.890.178,40

* Elaboração projeto básico e plano de trabalho para licenciamento de um aterro de resíduos domiciliares industriais classe 2-ª Empresa: Resiconsult Engenheiros Associados. Valor R$ 144.500,00. Prazo para conclusão dos serviços: 15 dias. Contrato assinado dia 28 de fevereiro de 2007.

* Reforma da cancha de bocha da Cecap [Campo de Malha]. Empresa: Betânia Batista da Silva ME. Valor R$ 7.500,00.

* Reforma de Centros Comunitários, campo de futebol e ginásio de esportes [não especifica] Empresa: Leitye de Barros Construtora. Valor R$ 196.947,62. Prazo: 4 meses a partir da data de emissão da Ordem de Serviços

* Reforma e adaptação do edifício Casa da Laranja [ Rua Cunha Bastos, perto da estação ferroviária] para o Núcleo de Atendimento Integrado [NAI]. Empresa: Construville Engenharia e Construção. Valor R$ 606.735,36

* Execução de serviços de recuperação e reforço da base do pavimento da Rodovia Limeira - Arthur Nogueira. 1ª classificada: Engep Engenharia e Pavimentação Ltda. Valor R$ 147.501,71

* Execução de engenharia e paisagismo para revitalização da Praça Toledo de Barros. Empresa: RTA Engenharia e Construções. Valor R$ 1.117.248,65

* Pavimentação asfáltica na Feira Livre do Parque Nossa Senhora das Dores, 1ª Etapa. 1ª classificada: Morro Azul Construções e Comercio. [grupo Engep]. Valor R$ 36.828,75

* Execução de projetos, execução de rede de distribuição de energia, iluminação pública e fornecimento de materiais de loteamento do Distrito Industrial II. Empresa: Promir Instalações e Manutenções Elétricas. Valor R$ 237.849,02.

* Adaptação e reforma - Centro de Cursos situado na Avenida Campinas. 1ª classificada: M.C. Botion Construtora. Valor 126.056,96.

* Manutenção preventiva e corretiva em diversos locais do município com a finalidade de reparar os buracos no pavimento asfáltico e executar alterações e adaptações de iluminação pública. Empresa: Engep Engenharia e Pavimentação. Valor R$ 2.890.178,40.

* Serviços de reparos em passeios públicos, guias e sarjetas e cambotas de árvores em diversos logradouros do município. 1ª empresa classificada: TSP Empreendimentos e Construções. Valor R$ 1.415.945,63. Contrato assinado dia 15/3/07.

* Construção do Parque Urbano. 1ª classificada: Prime Engenharia e Construções. [lembrando, empresa constituída após eleições de 2004]. Valor R$ 814.371,66.
Obs: o procedimento nesta Tomada de Preços nº 026/06 foi estranho. Em outra oportunidade deverei abordar esse e outros assuntos que porventura sejam, por mim, considerados ‘curiosos ou bastante estranhos’!

* Serviços de reperfilação - não existe essa palavra e nem semelhante no dicionário Houaiss -, tratamento de fissuras e regularização de greide [grau de inclinação de estrada, via, etc.] em diversas ruas do município. 1ª classificada: Engep Engenharia e Pavimentação. Valor R$ 147. 741,00.

* Pavimentação asfáltica e serviços na Rua Araceles Destro Panini. 1ª classificada: MorroAzul Construções e Comércio. Valor R$ 146.960,98

* Serviços de troca de forro de madeira, iluminação interna e revisão de cobertura do Teatro Vitória. 1ª classificada: R. Maluf Engenharia e Construções. Valor R$ 46.292,15.
Obs: a empresa J.C.M. Construtora Ltda [que também foi constituída após as eleições municipais de 2004; o sócio-proprietário é ex-funcionário do Departamento de Obras da prefeitura], entrou com recurso contra a decisão da Comissão de Licitação
.

* Pavimentação asfáltica e obras complementares na Rua Professor Luis Fernando Micheloni e Rua Geny Vargas Machado Gomes - Jardim Granja Machado [acesso]. 1ª classificada: Engep Engenharia e Pavimentação Ltda. Valor R$ 138.638,05

* Execução de serviço de galerias de águas pluviais no Bairro dos Pereiras. Empresa contratada: Marques Engenharia e Construção. Valor R$ 97.540,25.

* Reforma e ampliação da Casa de Custódia. 1ª classificada: Bonk Engenharia e Construções. Valor R$ 108.687,54.

* Reforma da mureta de pedra do lago do Zoológico. Empresa: Fundstak Engenharia e Construções. Valor R$ 6.506,10.

* Contenção de erosão em estradas rurais. 1ª classificada: Vamira Terraplenagem. Valor 36.754,30

* Reforma e adequações [bonita palavra essa né!] em prédio existente para implantação do Centro de Formação do Professor. 1ª classificada: Samara S.A Incorporação e Construção. Valor R$ 4.615.042,33.

* Manutenção corretiva e recapeamento asfáltico em diversos logradouros. 1ª classificada: Comércio Terraplenagem e Pavimentação Garcia. Valor R$ 3.228.750,00


COMENTÁRIO: ó céus, ó vida, ó que destino cruel! Nos próximos dias, mais informações e dados sobre a aplicação dos recursos pela administração municipal.

domingo, maio 06, 2007

"Onde a imprensa é livre e todo homem é capaz de ler, tudo está a salvo". Thomas Jefferson

novidades
OlhoVivo pesquisa

Caros internautas, especialmente os limeirenses; tenho o prazer e a honra de informa-los que pesquisei bastante durante alguns dias nas últimas semanas. A pesquisa teve como base os comunicados, ações e atos oficiais realizados pelo executivo limeirense - basicamente publicações do JO dos últimos seis meses. Em suma, onde o dinheiro do erário está sendo GASTO.

É importante esclarecer ainda que em inúmeras cidades do interior do estado de São Paulo a divulgação e publicação dos atos de seus governantes são facilmente encontradas na internet. Como por exemplo divulgações de processos licitatórios nas suas variadas modalidades - o site da prefeitura, http://www.limeira.sp.gov.br/ "licitações" está constantemente desatualizado -; as publicações das edições do Jornal Oficial do Município - que não são acessíveis pela internet - não constam os nomes das pessoas exoneradas de seus cargos comissionados bem como o número de documento pessoal [e não somente o nº da portaria]; não são divulgados também o número do CNPJ das empresas contratadas junto a municipalidade e outras ações que visem a total transparência no trato do dinheiro público.

Em Limeira a administração municipal dificulta ao máximo o fornecimento de informações, tanto para a imprensa de um modo geral, como para os cidadãos que requerem esclarecimentos e/ou informações específicas. Por quê? Não sei!

Talvez seja para dificultar o acesso às informações. Talvez o nosso Executivo não queira dar publicidade de seus atos. Talvez alguns administradores/funcionários do alto escalão pensem ou acreditem que somos idiotas. Ou não!

Mas isto não vem ocorrendo somente neste governo; parece perpetuar a tradição nessa merd... . Transparência nesta cidade só em discurso pré-eleitoral. Aliás, ano que vem tem mais: É o "vale a pena ver de novo" de quatro em quatro anos; papo furado com os personagens noveleiros de sempre. A noveleta não muda. O elenco de atores deverão ser basicamente os mesmos! Haja saco e estomago pra agüentar!

Bom, então fica o convite aos internautas, amigos, inimigos, adversários, opositores, partidários políticos... para que acessem nos próximos dias esta página. Isto é; se você quiser ou pretender saber onde está indo uma boa parcela do seu, do meu, do nosso suado e rico dinheirinho!

COMENTÁRIO: você não pode perder as 'informações oficiais' que serão brevemente publicadas. Como diria meu avô: "Do pau, vai cair foia".
Ah, não vale ficar nervosinho, magoadinho ou chateadinho!
Ilustração: outoflax.blogspot.com

sexta-feira, maio 04, 2007

"Um homem nunca está liquidado até ser enforcado". William Shakespeare

contatos
Presidente do PSDB na Câmara

Na manhã desta sexta-feira, dia 4/5, estive na Câmara Municipal. Lá vi o presidente do PSDB, Vanderlei Carvalho sair da sala da presidência do legislativo. Perguntei: Vai ter nova filiação no PSDB?
Vanderlei ficou um pouco desconcertado com a pergunta, jogou o corpo para trás e respondeu apontando para a porta da sala da presidência: isso você deve perguntar pra ele, cabe a ele responder.

COMENTÁRIO: pelo jeitão da coisa, o PSDB está de braços abertos para receber seu pupilo de volta. Caso contrário e confirmando a manifestação do Tribunal Superior Eleitoral [TSE] de que o mandato pertence ao partido político e não ao candidato eleito, o presidente da Câmara, Eliseu Daniel dos Santos [ex-PSDB e agora no PSC], corre o risco de perder o cargo de vereador. Particularmente, não creio que Eliseu queira "esperar/pagar pra ver". Penso que já, já estará se bandeando para a antiga agremiação.

quinta-feira, maio 03, 2007

"Deus às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do despertar". Fernando Pessoa

Arnaldo Jabor - Censurado

Em defesa da liberdade de imprensa, contra a censura, repressão e a roubalheira e corrupção generalizada existente neste País, não poderia deixar de transcrever, a seguir, o comentário de Arnaldo Jabor realizado em 10/10/2006 e que repercurtiu enormemente neste País a ponto de um ministro do TSE ordenar que a Rádio CBN o retirasse do ar da página de seu site dois dias depois, 12/10.

Atualmente este texto está correndo a internet numa velocidade espantosa. Eu já o recebi de quatro internautas diferentes e que não fazem parte do mesmo grupo que se relacionam na web. Antes, porém, o comentário de Dora Kramer, do Estadão, sobre o assunto:

Comentário de Dora Kramer, do Estadão

"A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lulla' até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se, portanto, um ato de censura."

Em outro trecho:

"Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades!"

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE [ARNALDO JABOR]

O que foi que nos aconteceu?

No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, "explicáveis" demais.
Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola.
A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe.
Isto é uma situação inédita na História brasileira.

Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da "verdade" durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada.!

Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos.

Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo.

Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz. Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder.!!!

Este governo psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas.

A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de "povo", consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações "falsas", sua condição de cúmplice e comandante em "vítima".
E a população ignorante engole tudo.
Como é possível isso?

Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.

Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem.

A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.

Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito.... Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me:
"Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?".

A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo .

A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.

No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.

Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República.

São verdades cristalinas, com sol a Pino.

E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de "gafe". Lulo-petistas clamam: "Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT? Como ousaram ser honestos?".

Sempre que a verdade eclode, reagem.

Quando um juiz condena rápido, é chamado de "exibicionista". Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de "finesse" do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...

Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma novi-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte.

Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o populismo e o simplismo.

Lula foi eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em "a favor" do povo e "contra", recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual.

Teremos o "sim" e o "não", teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição mundo x Brasil, nacional x internacional.

Alguns otimistas dizem: "Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades!".




COMENTÁRIO: ele [Arnaldo] tem o direito de dizer tudo isso ou não!?
* 3 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

quarta-feira, maio 02, 2007

"Os eventos futuros projetam sua sombra muito antes". Cícero

verba fundef
Prefeito de Manga tem os bens bloqueados

O prefeito de Manga, Carlos Humberto dos Gonçalves Di Salles e Ferreira [PTB], teve seus bloqueados pela Justiça. O juiz Geraldo Andersen de Quadros Fernandes, da 2ª Vara Cível da Comarca de Januária autorizou a indisponibilidade do patrimônio pessoal do prefeito daquela cidade, até o limite de R$ 209.417,30 com o objetivo de ressarcir os cofres públicos por supostos desvios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério [Fundef].

A Ação Civil Pública requeria ainda a quebra do sigilo bancário do prefeito, mas o magistrado negou esse pedido. No entendimento do juiz a medida "não contribuiria para a elucidadão dos fatos expostos, ou mesmo para resguardar a eficácia do provimento do mérito[...]".

É bom que se diga ainda que Carlos Humberto também foi denunciado de improbidade na compra de medicamentos e insumos na área da saúde.
A pouco mais de um mês, o MP de Belo Horizonte solicitou o afastamento e a prisão preventiva daquele chefe do executivo.

Em Limeira, questionamento sobre verba do Fundef

Em diversas oportunidades tenho abordado e levantado fortes indícios de irregularidades referente à aplicação da verba/repasse carimbado do Fundef [agora Fundeb].

Em artigo no extinto Jornal é! também cheguei a indagar onde teriam ido os recursos que foram utilizados para a construção de uma escola [EMEIEF Preparando para o Futuro], já que essa escola, até então, não tinha sido edificada e os recursos do Fundef não poderiam passar de um exercício/ano para o outro.

Na primeira oportunidade o valor direcionado para a escola "fantasma" foi R$ 2.911.936,45 . Depois, em 2005, a administração municipal chegou a comunicar que seriam aplicados mais R$ 2.884.199,05 para sua construção.
Até hoje não sei onde foram parar os quase 3 milhões de reais.

Enviei e-mail para a Corregedoria Geral da União [CGU] e para o Tribunal de Contas da União [TCU]. Não retornaram. Veja trecho da correspondência enviada em agosto de 2005:

Olá.
Sou jornalista e exerço as atividades na cidade de Limeira-SP. Gostaria de saber se é possível receber a informação sobre o destino dos repasses realizados através do Fundef do exercício de 2004 ao município de Limeira-SP (R$ 1.781.255,06). Eu gostaria de saber onde foram aplicados esse montante. Aqui (Limeira-SP) é quase impossível obter informações dessa magnitude. Na maioria das vezes somente é possível através da Justiça. E aí a coisa demora mais ainda.Tenho razões para acreditar que esses recursos poderiam estar vinculados a construção de uma escola. É possível checar e me repassar essa informação?

COMENTÁRIO: em Limeira, setores representativos da sociedade dormem tranqüilos. A vereança, por exemplo, comeu a maça envenenada.