quinta-feira, março 29, 2007

Pense nisso: "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons". Martin Luther King

PROJETO ROSENTINA

O PORQUE DO NOME, COMO NASCEU E NO QUE CONSISTE O PROJETO ROSENTINA?

O Projeto teve início, com a pergunta de minha mãe Rosentina Labache Magrin, que era uma assídua pescadora do Ribeirão do Pinhal, que em certa manhã perguntou o porque de no Ribeirão do Pinhal ter poucos peixes e de qualidade insignificante, enquanto no Rio Corumbataí, que corta Rio Claro, e que, igualmente ao Ribeirão do Pinhal, é um afluente do Rio Piracicaba, é possível pescar peixes de diversas espécie, inclusive, Pintados, Dourados, Corimbatás, Piaparas, etc.

Para responder essa pergunta, resolvi sair a campo e pesquisar a razão dessa disparidade entre dois ribeirões, afluentes do mesmo rio, sendo que logo de início, a disparidade veio a tona, com a constatação de que, há apenas uma centena de metros da foz do dito Ribeirão do Pinhal, existe, além de um obstáculo natural (cachoeira), também há um barragem artificial (represa), as quais, diante de suas dimensões, impedem que haja a piracema naquele importante ribeirão, daí o nascimento e nome projeto Rosentina.

NO QUE CONSISTE O PROJETO ROSENTINA.

O Projeto Rosentina, que de início, se limitava na busca de uma forma de construir uma escada, para que a piracema advinda do Rio Jaguari, pudesse sobrepor os obstáculos relatados, acabou ganhando corpo e hoje consiste, inquestionavelmente, no maior projeto social, ambiental, ecológico, educacional, cultural e estratégico que se tem notícia em nosso Estado de São Paulo.

DO CARÁTER SOCIAL DO PROJETO:

O caráter social do Projeto Rosentina, reside no fato de que, irá gerar dezenas de empregos diretos e outros tantos indiretos, sem contar ainda, que propiciará uma fonte complementar de renda, para diversas famílias de agricultores de nosso município, e também de municípios vizinhos, conforme se será constatado pela sua dimensão.

Ainda no campo social, o projeto propiciará a população em geral, Limeirense ou não, desfrutar de laser, esporte, etc..., como adiante será verificado.

DA NATUREZA AMBIENTAL E ECOLÓGICA:

A natureza ambiental e ecológico da projeto, reside no fato de que, além de propiciar a recomposição da flora, com o plantio de arvores e arbustos frutíferos, às margens das represas e do leito do Ribeirão do Pinhal e Ribeirão dos Pires, igualmente, propiciará uma maior disponibilidade de alimentação para a manutenção da fauna silvestre de nossa região, propiciando, inclusive, de que algumas espécimes (mamíferos, pássaros e peixes), voltem ao habitat de nossa região.

DA FINALIDADE CULTURAL E EDUCACIONAL

Em relação ao cultural do projeto, tal fato vem de encontro a própria história de Limeira, vez que o projeto é englobado pela Usina Tatu, a qual foi uma das primeiras unidades geradoras de energia elétrica para o nosso município, cuja turbina hidro-elétrica, salvo melhor Juízo, embora esteja fora de funcionamento, ainda se encontra nas dependências da mencionada usina, a qual, em seu todo, poderia ser aberta a visitação pública, incentivando o turismo cultural.

Em relação a finalidade educacional, estando embutido no projeto a construção de um centro de piscicultura, e considerando a proliferação dos pesque pagues e pague e pesque, em todo o Brasil, cuja manutenção necessita de pessoas com conhecimento técnicos e dada a falta de escolas de formação nessa ares, o mencionado centro de piscicultura, poderá abrigar uma escola de formação de técnicos em piscicultura, os quais, com certeza, terão um vasto campo de trabalho, dada a falta de profissionais nesta área.

DA CONDIÇÃO ESTRATÉGICA DO PROJETO

Sem contar com os atributos relatados do projeto, o de maior relevância e que vem de encontro às próprias conclusões científicas da atualidade, de que a falta de água potável será um dos maiores problemas do futuro, o projeto Rosentina, visa a utilização, mediante convênios com Usinas corporações, proprietários de terras, etc...dos recursos já existentes, ou seja a utilização de represas, com por exemplos, as represas da Usina e Fazenda São Gerônimo, Fazenda Velha, Usina e Fazenda Tabajara, etc...,com a instalação de comportas, utilizar a capacidade de armazenamento de tais represas, até com o aumento dessa capacidade, para, na eventualidade de uma grande estiagem que reduzir a capacidade de sustentação da capitação do Rio Jaguari, ou também, na eventualidade de, por acidente ou qualquer outro fator, as águas do Rio Jaguari se torne imprópria para a captação, tratamento e disponibilização de suas águas à população Limeirense, a capitação seja totalmente feita nas águas do Ribeirão do Pinhal, liberando-se as águas estocadas nas represas existentes, a fim de suprir a demanda, até que o Rio Jaquari volte a sua normalidade, ocasião em que as comportas das represas serão gradativamente fechadas, voltando a sua prioridade de armazenamento estratégico de águas.

RESUMO DA CONSISTÊNCIA DO PROJETO

Para atender a tudo o que foi relatado, consiste o projeto em se construir um centro de piscicultura, na área pegada a captação das Águas de Limeira, a qual, ao que tudo indica já é área pública; construção de uma escada para que os peixes possam vencer os obstáculos existentes na foz do Ribeirão do Pinhal e assim galgar seu leito em toda sua extensão; construção de escola para formação de técnicos em piscicultura, podendo para tanto, utilizar das dependências e ampliação de uma escola municipal, a qual se encontra desativada e se localiza as margens da represa e da Estrada de Acesso à Usina Tatu (Hoje Usina Saldo do Lobo); construção de viveiros flutuantes para a criação de peixes por famílias de baixa renda, nas represas relatadas, cujos viveiros, poderão ser construídos pelos próprios reeducandos do Centro de Ressocialização de Limeira, cujos viveiros poderão ser vendidos às famílias de baixa renda, financiados pelo Banco do Povo; Desassoriamento das represas, em especial a formada pela barragem da Usina tatu, para aumentar sua capacidade de armazenamento de águas de criação de peixes; construção de áreas de laser as margens da dita represa, uma lado para camping, com praia de areis, retirada da própria represa e do outro com construção de plataforma para a pesca; concessão de uma área para que algum comerciante especializado da cidade, possa construir restaurante para servir comidas a base de peixes, assim como área para, igualmente, ser construídas lanchonetes para servir os visitantes, construção de banheiros, disponibilização de técnicos aos proprietários ribeirinhos, para instruílos na construção de curva de nível em suas propriedades, a fim de evitarem o continuidade do assoreamento verificado no Ribeirão do Pinhal e Ribeirão dos Pires; criação de Carteira de Pesca Municipal, com pagamento de taxa anual para ajudar na manutenção do projeto de piscicultura, reflorestamento das margens do Ribeirão com árvores e arbustos frutíferos, a fim de que os frutos auxiliem na alimentação da fauna (peixes, pássaros e mamíferos), tais como pé de jambolão, ameixeira, jambeiros, pitangueiras, amoreiras, etc... e outras tantas arvores da nossa própria fauna.

Por fim, o projeto é muito abrangente e pode englobar tantas outras coisas, sendo porém necessário a participação da sociedade, poder público, municipal, estadual e até federal para sua elaboração e implantação, inclusive com a participação da empresa Águas de Limeira, que utiliza as águas deste importante Ribeirão, bem assim, como a participação da empresa que explora a hidroelétrica existente no local, eis que essas empresas especula lucros com a capacidade hídrica do Ribeirão em testilha.

Esse projeto foi idealizado por mim, com a colaboração do Sr. Raphael Hergert Corrêa, na pesquisa de campo e Jorge Tadeu Bragotto Barros, o qual vem trabalhando em todo o desenvolvimento técnico, sustentável do projeto.

Limeira, 27 de fevereiro de 2007.

Luís Pascoal Magrin

-----------------------------------------------


SACO DO OLHOVIVO É ROXO

O Blog OLHOVIVO iniciou suas atividades na net em janeiro de 2003. Desde este período e até os dias atuais foram postados/publicados mais de 1500 textos [ver arquivos] e aproximadamente 100 mil pessoas já acessaram a página. Aqui sempre pautei pela ética - que vem de berço e não do exercício de uma atividade - e verdade, doa a quem doer.

Outros blogs tentaram este imitar, mas o mecanismo ou arma mais utilizada por alguns, como por exemplo o "Oráculo", foi justamente o ataque pessoal. Este blog ficou poucos dias na rede. Coisa que não faço aqui e não deixo que o façam nos comentários, cujo espaço está democraticamente disponibilizado após a publicação dos textos. Além da possibilidade de, em havendo o envio de mensagem com pedido para publicação de possíveis explicações, analiso o material enviado e, se for o caso, a solicitação será atendida.

Contudo, algumas pessoas sentido-se ofendidas ou injuriadas tentaram ou ainda tenta me calar com processos e ameaças. Não vão conseguir. No caso dos processos, estamos a cada dia que passa provando a veracidade de todas as informações divulgadas, sem com isso termos incorrido no âmbito da ofensa pessoal propriamente dita; os autores da tentativa do "cala-a-boca", inclusive, já começaram a ter dor de cabeça, pois sentença para pagar os honorários dos advogados já começou a 'pipocar' na Justiça.

Outros exemplos do nosso trabalho realizado em anos anteriores estão sendo divulgados atualmente pela mídia, ou parte dela, como por exemplo: artigos que publicamos e denunciamos possíveis superfaturamento da merenda; compra de bens e serviços executados nesta administração municipal e nas anteriores. Neste último caso, encaminhamos textos para diversos órgãos e autoridades do governo estadual e federal para conhecimento e devidas providências.

Jabaculê e a ira dos maus profissionais

Estou incomodando! Sempre é bom lembrar que é sabido entre os profissionais de comunicação que labutam nesta cidade e pessoas ligadas à política partidária, que alguns jornalistas, radialistas, articulistas e outros “istas” são MAUS profissionais. Lhes faltam caráter e honradez.

Esses parasitas trabalham em veículos de comunicação e recebem o famigerado e sujo JABACULÊ [suborno, dinheiro ou qualquer coisa usada para corromper alguém]. As 'gratificações' sempre vêm de pessoas influentes ou travestidas de autoridades, cujo objetivo ou interesse é não desejar que certos fatos e notícias sejam divulgados para a população da cidade. Isto também não é surpresa pra ninguém e não ocorre somente na atual conjuntura.

Porém, é muito difícil o proprietário da empresa de comunicação ou qualquer cidadão obter provas para demiti-lo ou para protocolar denúncia junto ao Ministério Público [MP]; todavia, vários deles são bastante conhecidos entre os verdadeiros e honestos profissionais que trabalham nesta atividade, sendo que seus nomes [dos maus] estão sempre nas rodas de bate-papo quando de reuniões festivas entre colegas de trabalho.

Para o leitor/internauta, também não é difícil de suspeitar quem seriam. Aqui vão apenas algumas dicas:

* estão sempre falando/escrevendo bem do governo e de sua administração, seja qual for o governo;

* mudam de postura radicalmente, da noite para o dia;

* usam da influência do órgão que trabalham para receber benesses, os chamados "brindes";

* empregam parentes e amigos nas repartições e administrações públicas;

* compram ou adquirem bens, produtos e serviços, além do poder aquisitivo, diga-se salário;

* omitem informações relevantes no texto que está sendo publicado/divulgado e,

* não divulgam alguns fatos que prejudicam o pagador do “jabá” e sua tchurminha.

Caro leitor, leitora, internauta: estão vendo agora a resposta às indagações que faziam ou fazem quando um determinado fato não é noticiado? Por que não foi divulgada uma determinada notícia em um ou mais veículos de comunicação? É bom que se observe ainda que algumas vezes não é apenas um empregado que está envolvido. Se é que me entendem!

Existem vários outros meios e maneiras de ludibriar a população e a sociedade como um todo. Às vezes esses MAUS profissionais atacam outros como uma forma de defesa, creio. Para esse tipo de gente, transcrevo uma frase e recomendo a leitura de um livro que talvez possa ajudar entender e/ou modificar seu caráter [seria possível isso?]:

"O bem mais precioso na vida de um jornalista não é o seu emprego, mas a sua credibilidade”. Eugênio Bucci, in "Sobre Ética e Imprensa", Editora Cia das Letras

Pra passar a régua, penso que quem NÃO tem boa reputação, jamais vai recuperar a credibilidade. E como mensagem aos irados [as] e magoadinhos [as] fica um provérbio chinês: "O cão não ladra por valentia, mas sim por medo".

COMENTÁRIO: e tenho dito, VTNC!