quarta-feira, dezembro 05, 2007

"Tudo o que fazemos cansa. Feliz daquele que não perde as forças". Goethe

opinião
Uma noção fétida dos bastidores políticos de Limeira[II]

Novamente retorno a este assunto estressante, ou seja, os bastidores político-administrativos e da esfera relacionada à comunicação limeirense.

Os cidadãos não imaginam o trabalho que algumas pessoas têm em não deixar as informações que julgam serem prejudiciais aos seus objetivos [?] vazarem, chegarem aos ouvidos da população.

Qualquer 'setorzinho' medíocre de repartição pública acaba dificultando informações quando solicitadas por cidadãos ou imprensa. É a política do não pode. Da ameaça do emprego dos funcionários e outros estratagemas que dificultam o acesso a informações e dados notoriamente PÚBLICOS.

Existe um enorme CONLUIO na cidade. Acordos nefastos aos interesses públicos, porém, bastante atraentes aos interesse$ particulares.

Pessoas de diversas entidades, agremiações e cores partidárias fazem, a toda hora, parte de acordos espúrios. Todavia, agem como bons samaritanos, em defesa da lei e da ordem, da família, mas isso só mesmo jogando para a platéia. As medidas tomadas nos bastidores são de pura canalhice.

Nesta mesma linha de raciocínio, grande parcela das ações e operações são negociadas com cargos, contratos e benesses, independentemente de ligações diretas com os poderes constituídos.

Esta talvez seja a principal razão de Limeira não andar para frente; não progredir. Este mal abominável está enraizado há anos, talvez décadas enrustidas nos diversos grupos que se renovam nas identidades, mas não na essência!

Seja qual for o governo local, a situação permanece. Vez por outra se troca um jogador, mas o time a 'gestão' que se segue são as mesmas de outrora; traduzindo em visão macro, talvez a denominação mais correta seja GESTÃO BRASILEIRA. A VANTAGEM E PRIVILÉGIO QUE SE LEVA NESTE PAÍS.

Voltando... na terrinha da capital DO LARANJA - há muitas empresas constituídas com fortes indícios de serem capitaneadas por laranjas - pessoas que apenas emprestam o nome para que os "reais proprietários do negócio" não apareçam ou não sejam identificados. Isto é claro, em razão de inúmeros possíveis impedimentos, impropriedades, ilegalidades, etc.

Nos veículos de comunicação, tem gente que SEMPRE atua ao lado de quem está no governo; seja ele qual for. Isto significa que está sempre mamando em grandes tetas, pois emite opinião amiga ou de vez em quando - para disfarçar - faz uma crítica ultra light.

Existem casos que NÃO precisamos ou necessitamos prestar muita atenção para aferir este comportamento impróprio, torpe; é fácil observar a má-fé de outros "comunicólogos" de Limeira; esses recebem grana suja para omitir fatos verdadeiros; fazem vistas grossas a reais acontecimentos e ocorrências [alguns casos até policiais, BO]; o patrimônio adquirido DESTES não estão condizentes com os ganhos reais, formais/declarados.

E isto não ocorre somente com membros da imprensa; funcionários e ex-funcionários desta administração [e de outras] também tiveram o patrimônio AUMENTADO consideravelmente.

Outros [da imprensa] são verdadeiros propagandistas de governos e autoridades. Caras-de-pau.

Recebem o conhecido mensalinho. Antigamente eram poucos beneficiados, atualmente são vários. Corruptos e corruptores. O mal cresce e se agiganta.

Concurso
A prefeitura, Saae, Ceprosom, Emdel possuem aproximadamente 500 funcionários em cargos de confiança, apadrinhados. Destes, creio que não chegue a 20% o número de funcionários efetivos [concursados] nomeados em cargos de comissionados, cuja remuneração é maior, pois ainda podem receber verba de representação.

Na Câmara Municipal a mesma coisa. CONCURSO PÚBLICO naquela Casa fica só no papel e no discurso. De vez em quando afloram ameaças de deflagração de que se tem que devolver parte do salário para o padrinho.

Os comentários que se ouve nos corredores da Casa são que existe algo mai$ além do bom relacionamento da maior parte dos vereadores com o executivo.

Alguns 'aspones' quase não se encontram no local durante o horário normal de trabalho. Funcionários que labutam diariamente no legislativo quase não os conhecem. Porém, se houver uma pergunta do tipo:
- E o assessor fulano de tal, onde está?
A resposta é quase sempre a mesma:
- Está fazendo serviço externo!

A política local é carregada de conchavos, acordos espúrios, extorsões, mediocridades, safadezas, demagogias, hipocrisias, sujeiras...

COMENTÁRIO: isso é apenas uma pequena parte de uma Limeira real. Será que agora dá pra entender porque essa cidade não vai para frente? Basta, chega de filosofia barata. De idiotas na imprensa e na política pensando que todo limeirense é burro.

DETALHE PARA REFLETIR: quanto mais se compreende um político limeirense, mais se tem certeza de sua inutilidade.