segunda-feira, julho 14, 2003

EM LUGAR INCERTO!

Peço desculpas aos amigos (e inimigos). Não atualizei o “Brogue”! Estive fora desde quinta-feira (e sem computador).


Uma pergunta que não quer calar: A maioria dos veículos de comunicação está a serviço da população ou de grandes grupos políticos e econômicos?


LEMBRANÇA

Na atual conjuntura, um lembrete válido: os valores das tarifas de água e esgoto subiram em 2001 aproximadamente 70%. Isso aconteceu depois do acordo do ex-prefeito Kühl, com a concessionária Águas de Limeira.
COMENTÁRIO: Note que isto aconteceu depois do acordo. Aliás, que acordo foi este? Verbal?

NÃO ESTOU ENTENDENDO

A DEFENDE e mais oito associações entraram com diversas Ações na Justiça. Aliás, em duas delas eu tive o prazer de dar o pontapé inicial. No auxílio, juntei dados, informações e documentos para o departamento jurídico da entidade.
No processo que culminou com a liminar cancelando a mudança da estrutura da tarifa e no pedido de Mandado de Segurança que se encontra para apreciação na 1ª Vara Cívil da Comarca de Limeira, foram anexadas mais de duas mil cópias de documento oficial.
Em outra Ação protocolada na justiça, também foi concedida a liminar pelo juiz da 2ª Vara Cívil, Juscelino Batista, que ordenou também o acompanhamento e a fiscalização do Procon de nossa cidade.
O que eu não entendo é porque numa outra representação da DEFENDE e das Associações de bairros, o pedido que basicamente se resume em proibir o corte de água por falta de pagamento da tarifa e a religar o fornecimento nos casos em que esse fato tenha ocorrido; a justiça através do juiz da 3ª Vara Cívil, Carlos Vieira Von Adamek, tenha considerado que faltou representatividade ou legitimidade das Associações. Vale dizer que as ações passaram crivo do Ministério Público e também pelo 1º Tribunal de Alçada Cívil de São Paulo.
COMENTÁRIO: Neste caso eu me pergunto: será que os juizes e os promotores que já teriam analisado os pedidos anteriores não observaram este detalhe apontado pelo meretíssimo juiz?

CONHECIMENTO DA FALTA DE CONHECIMENTO

Uma entrevista dada tempos atrás ao jornalista Roberto D’Avila, e levada ao ar neste sábado pela Rede Brasil, o cientista e físico brasileiro Marcelo Gleiser, que ganhou Bolsa de Estudos na Inglaterra e prêmio de 500 mil dólares do então presidente americano Bill Clinton, falou e explicou com objetividade e simplicidade os mais diversos e comp0licados assuntos do planeta terra e do universo.
Nesta entrevista Marcelo deu sua opinião sobre a existência de um Deus (ele não acredita); abordou com pessimismo a relação dos seres humanos, na qual destacou a diferença entre a tolerância e o respeito.
Achei fantástico quando ele falou sobre o uso do chapéu de acordo com a dimensão de sua cabeça; se utilizar um “maior”, certamente ele irá lhe cobrir os olhos!
COMENTÁRIO: Depois que ouvi as idéias e a posição do brilhante físico, mais defendo a tese de que quanto mais aprendo, mais acredito que a minha ignorância é infinita!!!

ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL

Assisti ontem à noite ao programa da Band “Entrevista Coletiva”. O assunto enfocado foi sobre o trabalho da CPI dos combustíveis na região. O entrevistado foi o deputado federal Luciano Zica (PT). Ele falou sobre as fortes suspeitas de envolvimento das autoridades federais, estaduais e municipais e também dos magistrados.
COMENTÁRIO: Pelo que vi e ouvi, acho melhor mudar o slogan. Ao invés de: Mude Limeira ou Mude de Limeira, estou pensando em alterar para: MUDE O PAÍS OU MUDE DO PAÍS!