Joao B. Leonardi, 40 e muitos anos e mais um montão de meses. Publicitário e Jornalista. Ficou cansado de constatar, divulgar e denunciar diversas irregularidades na administraçao pública de Limeira-SP. Não tem rabo preso com ninguém e não deve favores. Desde 2013 passou a ser funcionário da prefeitura de Limeira. Sempre defendeu o slogan: MUDE LIMEIRA OU MUDE DE LIMEIRA. É isso que está tentando fazer atualmente, ou seja, MUDAR LIMEIRA.
segunda-feira, abril 30, 2007
humor esportivo
Xô, xô pessoal!
Em Limeira, na manhã de domingo, dia 29/4, uma partida de futebol amador estava sendo realizada na cidade. As equipes do Santa Cruz e do Castelo Graal estavam se enfrentando no CT do Pinóquio, na decisão da 4ª Copa Amizade Lojas Seller. O jogo foi transmitido pela rede Mix AM. Quanto ao lado esportivo, tudo normal, tranqüilo.
Ocorre que o empresário, Julio Maçorano, uma pessoa aficionada pela prática esportiva, em especial o futebol e que também é dirigente da equipe de uma das empresas de seu grupo, Rede Graal, estava presente.
Maçorano é uma pessoa competente, inteligente e determinada. Não é por pura sorte que conseguiu construir um enorme patrimônio empresarial. É invejado por muitos. Colabora financeiramente com vários setores da sociedade, tanto esportivo quanto social. Muitos políticos de carteirinha vivem a assediá-lo. Querem e desejam seu apoio. Literalmente, puxam saco! Mas que fique claro ainda que não são somente os políticos que ficam sedentos em ter o ar da graça do empresário - uma significativa parcela de alguns segmentos da sociedade limeirense também deseja!
Pois bem
Neste domingo também estavam presentes no local da partida, autoridades e ex-autoridades locais. Neste sentido de 'aproximação' ao empresário, por exemplo, estava o ex-prefeito José Carlos Pejon [PSDB].
Este ficou durante algum tempo ao lado de Julio Maçorano, quase que sempre medindo sua estatura - aquela coisa de olhar pra cima e pra baixo, entende!
Outro que de longe observou sua presença e, incontinenti, foi à sua caça [no bom sentido, claro] foi o atual chefe do executivo limeirense.
Na ânsia da aproximação, parece que Silvio Félix [PDT] chegou até a rasgar a camisa ao passar por uma cerca de arame. Ele estava acompanhado do Secretário Municipal de Esportes. O Secretário o teria ajudado a desvenciliar-se dos arames que estavam impedindo a aproximação; aumentando ainda mais a marcação cerrada em cima de Maçorano.
Apenas a título de esclarecimento, na gíria futebolística essa marcação é chamada de "homem a homem".
Um amigo de longa data - e que também é do empresário - me confidenciou que o moço [Julio] não teve sossego, paz e tranqüilidade durante o período que lá esteve.
Ah, a equipe do Castelo Graal perdeu nos pênaltis.
COMENTÁRIO: dúvida: será que todos os presentes foram assistir ao jogo?
sexta-feira, abril 27, 2007
foto tristeza
Estacionamento de veículos do abandonado shopping de Limeira, às margens da rodovia Anhanguera
COMENTÁRIO: deprimente. desolador, melancólico, enternecedor... [clique na foto]
quarta-feira, abril 25, 2007
bonzinho
Falando 'bem' e, de leve, um comercialzinho!
Se tu pensas que eu só meto o pau aqui, estas enganado! É difícil, mas também falo 'BEM' das pessoas nesta página eletrônica de notícias.
Vamos lá.
No último final de semana encontrei, casualmente, e bati um bom papo com o excelente médico otorrinolaringologista, José Ricardo Teixeira. Ele operou meu nariz faz quase três anos. Hoje respiro muito bem, obrigado! Se soubesse dos reais benefícios que a cirurgia trouxe, e o receio infundado também não tivesse imperado - no português claro, MEDO mesmo!; hoje eu diria que deveria tê-la feito [a cirurgia] há pelo menos mais de uma década!
Ricardo Teixeira também foi candidato a vereador nas eleições de 2004 pelo PDT. Por ser a primeira vez que participou, creio que obteve uma boa e expressiva votação [906 votos]. Falou que deixou o partido faz algum tempo. Ficou descontente. Eu não sei por qual ou quais motivos e razões. Ele não contou detalhes.
Particularmente acho que Ricardo viu que o slogan utilizado na campanha "por um futuro melhor" não vingaria; não iria adiante - isso, logo no início da atual administração municipal. Essa é a minha opinião.
Ele disse que pretende continuar "fazendo" a boa política. Os interesses e objetivos são dois: em primeiro lugar Limeira e, é claro, em segundo plano, seu interesse particular - quem não o tem, neh mesmo?
Comercialzinho pra quem merece...
O filho, também otorrinolaringologista, Rafael Deleuze Teixeira, está trabalhando desde janeiro de 2007 com o pai. Ambos especialistas na área da audição, labirintites, paralisia facial... atendem em clinica própria, situada na Rua Sergipe 952. Vila Claudia. Limeira, SP - pertinho da Santa Casa.
A clinica "Teixeira" possui ainda uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogas, fisioterapeuta especializada em acupuntura, psicóloga e cirurgião digestivo. Telefones: 19-34416867 e 19- 34516488
Detalhe: Atende clientes particulares, Unimed e SOH
COMENTÁRIO: agora já sabe. Se o seu problema é igual ao "ex-meu", meta seu nariz pra trabalhar e respire um absurdo de oxigênio enquanto o ar ainda é de grátis!
terça-feira, abril 24, 2007
a conferir
Wenzel deverá ser o novo Secretário da Habitação
João Wenzel deverá ser o novo Secretário da Habitação. O PMDB teria acertado com o prefeito Silvio Félix da Silva [PDT] + essa nomeação. Silvio foi à Câmara na manhã desta terça-feira, talvez para acertar os detalhes. Conversou com o Presidente do PMDB, José Henrique Pilon e com o membro do diretório local, Frederico Ivers.
A nomeação deverá ser publicada até o final desta semana no Jornal Oficial do Município. O prefeito se encontrou também com o presidente da Casa, Eliseu Daniel dos Santos [ex-PSDB e agora no PSC]. O teor da conversa não foi possível saber.
Nos bastidores, os rumores indicam que o PMDB poderá solicitar a substituição dos membros ligados ao partido e que fazem parte do secretariado deste governo. A direção da agremiação quer pessoas mais ligadas efetivamente ao PMDB e não aos interesses particulares, disse uma fonte.
COMENTÁRIO1: neste governo, João Wenzel já exerceu a função de presidente da JARI.
COMENTÁRIO 2: membros da administração municipal teriam ficado muito preocupados com o texto anterior, publicado aqui sob título "Estranho Procedimento da PML".
segunda-feira, abril 23, 2007
incerteza
ESTRANHO PROCEDIMENTO DA PML
A Concorrência Pública número 01 de 2006, é isso mesmo, nº 01 de 2006 somente seria levada a efeito no dia 26 de janeiro de 2007. Nossa! Por que essa data? Calma, ainda não é a data final [tivemos outras]. Porém, no dia 17 de abril/2007 a Comissão de Licitação da PML informou que após analisar os envelopes da proposta nº 02 - em razão de recurso impetrado por uma das participantes - resolveu classificar duas empresas participantes [só duas!?].
Informo do que se trata: contratação de empresa especializada para a elaboração de Material de Apoio Pedagógico. Isso mesmo, mas será que o material de apoio chegou às escolas em 2006?
Como a modalidade do certame licitatório está sendo a 'Concorrência Pública', certamente, e como menciona a legislação; nestes casos a estimativa do valor dos recursos a serem gastos/aplicados, superará R$ 1,5 milhão.
E observe ainda os senhores internautas que o procedimento deveria ter sido realizado no início de 2006. Por que não foi feito? A compra dos materiais de apoio pedagógicos e suas respectivas notas fiscais terão a data de 2006? Os recursos aplicados seriam os provenientes do Fundef/2006? Em caso positivo, o procedimento estaria totalmente irregular e com vários indícios do cometimento de improbidade administrativa, entre outras ilicitudes.
O último comunicado referente esta concorrência foi divulgado no Jornal Oficial do Município, edição de 18 de abril de 2007. Outra indagação importante que deixo registrado aqui: os eventuais recursos serão do Orçamento de 2006 ou 2007? O valor ainda a ser aplicado entrará no balanço de 2006 ou 2007?
Detalhe interessante: Um Pregão Presencial [nº 108/2006] cuja sessão pública seria realizada no dia 26 de março de 2007 e teria como objetivo aquisição de Materiais pedagógicos foi cancelado para analise e alteração no edital. Comunicado neste sentido foi divulgado na edição de 24/3/07 do Jornal Oficial do Município.
COMENTÁRIO: não é possível que nesta cidade não tenhamos pessoas que fiscalizem a aplicação dos recursos públicos. Onde estão essas pessoas, afinal?
E o TCE, será que poderia fazer essa averiguação/verificação? Pedir para os vereadores já é querer demais né! O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos, acompanhados da respectiva documentação comprobatória. De papo furado e mentiras estamos cheios, diria, até o pescoço!
sexta-feira, abril 20, 2007
fato curioso
Semelhança II
A edição do Jornal de Limeira desta sexta-feira, dia 20, trouxe um comentário na página 2, coluna Vai & Vem, dizendo o seguinte:
"SEMELHANÇA
Há um fato curioso envolvendo processos abertos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apurar obras e serviços da Prefeitura de Limeira. O advogado que defende casos do governo Silvio Félix (PDT) e do ex-prefeito José Carlos Pejon (PSDB) é o mesmo: Marcelo Palavéri".
Pois é!
Emendo acrescentando que há outro fato curioso: o Ceprosom contratou recentemente para prestação de serviços jurídicos a empresa "Miranda, Rodrigues, Palavéri e Viana Advogados". Valor R$ 45.600,00.
O contrato se refere à carta-convite nº 001/2007. A Presidente da Comissão Permantente de Licitação do Ceprosom é Marli Aparecida Giaccobbe.
COMENTÁRIO: é... pois é!
quinta-feira, abril 19, 2007
Para lembrar
Não se assustem com as atitudes da família "Santos". Não é para se assustar porque o vereador Almir Pedro dos Santos [PSDB] sumiu do Plenário quando da votação antinepotismo.
Veja a seguir os antecedentes.
Em 2002, o filho do vereador Almir processou este jornalista porque denunciou a prática de nepotismo que incluía sua GRANDE família.
O artigo inicial sobre o assunto foi publicado no Jornal de Liimeira, numa coluna que mantinha neste órgão e que também tinha o nome de Olho Vivo. A manchete do texto foi "Nepotismo, Cabide, ou o quê?". Iraciara Bassetto {PPS] assinou a ação movida como testemunha do filho de Almir!
O processo caminha [se é que se pode dizer isso] a passos lentos ou está em berço sonolento na Justiça. Provei tudo o que disse e muito mais. Basta verificar o que está ocorrendo atualmente e, diga-se, modestamente, a 'briga' antinepotismo foi iniciada por mim anos atrás.
Nos links abaixo o internauta, se quiser, poderá acessar e se aprofundar sobre este assunto que gerou polêmica naquela época. Os textos a seguir foram postados no extinto [e ainda no ar] site T&Q:
Queixa-Crime de Silas dos Santos é rejeitada pelo M.P. e pelo Juiz da 2ª Vara [ João Leonardi]
MP rejeita Queixa-Crime [Luiz Biajoni]
COMENTÁRIO: será que precisa?
ilustração: blog.radiometropole.com.br
terça-feira, abril 17, 2007
João gordo ou ex-gordo
Cai ou sai [?] homem forte do governo Félix
Não se sabe ao certo se apenas mudará de cargo ou se realmente foi 'despedido' do cargo de confiança que exercia desde o início da administração Silvio Félix da Silva [PDT]. João Carlos Ferreira - Diretor Técnico e de Fiscalização [Portaria nº 12/2005] estava nomeado no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limeira [SAAE], mas que nos corredores do Paço Municipal todos sabiam que João estava ligado à área de compras e licitações, além de uma proximidade muito grande junto ao Gabinete do Prefeito e ao Secretário da Administração.
Ferreira é natural de Santo Antonio de Posse e é irmão do Neto, ex-jogador do Corinthians, Seleção Brasileira e comentarista de futebol da Rede Bandeirantes de Televisão. Ultimamente sua presença não era muito notada no Paço Municipal.
A exoneração foi divulgada no sábado, dia 14, no Jornal Oficial do Município. Além de João Carlos, também na semana que passou foi exonerado o diretor da Secretaria de Esportes e ex-árbitro de futebol, Flávio de Carvalho e Maurício Cortez Orsi, Coordenador Técnico da Diretoria da Agricultura e Abastecimento.
Por outro lado, o prefeito Silvio Félix nomeou o filho do ex-candidato a vereador, Jairo Luís Pedrozo [não sei se é com "s" ou com "z"] que, aliás, também está nomeado na PML como Coordenador Técnico junto a Secretaria de Obras. Já o filho Pedro Paulo Pedroso foi designado para ocupar a função comissionada de 'Assistente' junto ao Gabinete do Secretário de Obras e Serviços Urbanos.
COMENTÁRIO: no Palácio, a di$puta interna pelo poder está ficando perigosa.
segunda-feira, abril 16, 2007
Ga$to, inve$timento, ou o quê?
Prefeitura renova contrato de publicidade: + 1,5 milhão para 2007.
No dia 24 de agosto de 2006 publiquei aqui um texto referente à contratação pela PML da empresa de publicidade "Estação Brasil ID - Publicidade, Incentivo e Marketing". Valor 1,5 milhão.
Antes de continuar a leitura, releia ou relembre o que foi dito em março e agosto do ano passado, referente este artigo clicando AQUI.
obs: aparecerá este texto e logo abaixo, os demais sobre o assunto.
O internauta também pode utilizar-se do mecanismo de "busca", localizado em cima desta página, do lado esquerdo [Pesquisar Blog].
Já fez a leitura? Pois bem, então você viu como foi o procedimento realizado, certo? Leia agora sobre a prorrogação...
... Na edição do Jornal Oficial do dia 3 de abril deste ano, ou seja, alguns dias atrás, a PML divulgou que estava prorrogando o contrato selado com essa empresa em fev/2006. A prorrogação é para o período de mais 12 meses, a partir de 21 de fevereiro de 2007 e a terminar em 20 de fevereiro de 2008.
Na internet, no site da SABESP Associados, consta atualmente que a empresa "Estação Brasil ID Publicidade, Incentivo e Marketing Direto Ltda" está sediada na Praça Dr. Luciano Esteves, 216 - Conj. 25. Os telefones mencionados são de Santana do Parnaíba: (11) 3167-0905 e 3167-0907. O e-mail para contato é 'rose@estaçãobrasil.com'. Aliás, o mesmo telefone e contato de e-mail de outra empresa: "Estação Brasil Publicidade Ltda". Esta, porém, fica na Rua Alpha de Centauro nº 54, conj 03 em Santana de Parnaíba -SP!
OlhoVivo no Vector Center
Na semana passada, dia 5/4, OlhoVivo esteve no condomínio comercial Vector Center, situado na Praça Luciano Esteves nº 216.
No térreo do edifício - onde está afixado um painel contendo o que funciona em cada andar, não encontramos nem vestígios da empresa de publicidade [vai ver ela não deseja publicidade!].
Conversei com dois funcionários que estavam postados atrás do balcão de atendimento, no solo deste edifício. Um não sabia nada desta empresa. Nem conhecia. O outro disse que o escritório funcionava no 2º andar e que é uma mulher que fica lá.
Fui pra lá. Ao chegar a porta de madeira, sem número ou qualquer identificação, ao fundo do corredor estava fechada [foto]. Dava-se pra ver uma escrivaninha e alguns papeis por sobre ela. Não havia ninguém. Isto por volta das 16:00 horas deste dia. Ao lado fica o consultório do endocrinologista Dr. Jair Tadeu.
Entrei no consultório e perguntei se a secretária do médico sabia o que funcionava ao lado. Ela falou que nada sabia.
Contato publicitário desconhe empresa
Já na porta de saída do edifício encontrei com uma pessoa conhecida e bastante competente [que não vou declinar o nome aqui por óbvias razões] e que trabalha inclusive no mesmo prédio para um órgão de imprensa da cidade como contato publicitário. Perguntei a essa pessoa sobre as atividades desta agência que venceu a concorrência o ano passado e que seu contrato estava sendo prorrogado em 2007, pois além de ser a mesma atividade que ela exerce, a agência está situada numa sala do mesmo prédio.
Para minha surpresa este contato publicitário desconhecia qualquer informação sobre a agência publicitária, além de não ter conhecimento que existia/possuía uma sala no edifício Vector Center e desconhecer a mulher, cujo nome e sobrenome nos foi passado posteriormente pelo atendente/zelador, pois tinha duas correspondências para entregar neste endereço.
Na prefeitura...
Na prefeitura a Estação Brasil Publicidade entrou com pedido de abertura da empresa e Alvará para funcionamento em 19 de julho de 2006. [processo administrativo nº 22.614]. Segundo apurou OlhoVivo, ainda está para ser expedido o Alvará.
COMENTÁRIO/PERGUNTAS: você, internauta limeirense, sabe onde foi aplicado o recurso de 1,5 milhão? Quem ou quais foram às empresas e campanhas patrocinadas pelo Executivo em 2006? Será que os vereadores têm conhecimento ou desejam saber qual o destino dado a esse dinheiro? E dos próximos 1,5 mi para 2007? Seria possível alguma pessoa interessada na transparência dos atos da administração municipal solicitar as notas fiscais que ensejaram tais recursos? Afinal, em dois anos serão gastos 3 milhões de reais. Não, acho que ainda não temos ninguém interessado. Toca o barco... e pega meu acessório 'nariz vermelho' que vou vesti-lo!
sexta-feira, abril 13, 2007
É pau, é pedra, é o fim do caminho...
* Pouco antes de publicar - prorrogação do contrato da merenda no Jornal Oficial do Município [JO] -, a administração divulgou, estrategicamente, várias ações supostamente 'econômicas' nas aquisições de produtos e ainda, a inclusão da merenda escolar noturna em escola.
Hoje, porém, sexta-feira dia 13 [uuu que medo!] na edição do órgão oficial [JO], o executivo divulgou a prorrogação do contrato para prestação de serviços de preparo e de fornecimento da alimentação escolar com a empresa SP Alimentação e Serviços Ltda. Valor a ser pago para os próximos 12 meses: R$ 16.250.848,43
* Revisão das aposentadorias por invalidez no INSS. E na prefeitura, por que não se faz a mesma coisa? Constituir uma Junta Médica para os inúmeros casos - isto porque inúmeras pessoas que foram aposentadas por invalidez pelo "Caixa" da Prefeitura continuam trabalhando normalmente!
* A administração municipal teria realizado Pregão Presencial no dia 7 de dezembro/2006 para locação de veículos com objetivo de atender a Secretaria Municipal da Saúde. Quantos veículos locados e quais os valores, não sabemos!
* Recapeamento do Kartódromo custou aos cofres públicos R$ 148.707,79. Os serviços estão/estiveram sendo executados pela Morro Azul Construções e Comércio [grupo Engep].
* Mesmo estando em "em liquidação" a administração municipal prorrogou por 6 meses o contrato com a Emdel para operacionalizar o pedágio da Limeira-Cordeirópolis. Valor R$ 229.l98,26. Dia 26 de maio de 2007 termina essa prorrogação.
* A prefeitura pagou à Elektro para remover um poste na Avenida Saudades , em frente ao Cemitério Saudades I, a quantia de R$ 4.282,03
* Em janeiro de 2004 foi constituída na prefeitura uma Comissão Especial de estudo para cobrança do espaço aéreo e subsolo no município. Até o momento não sabemos a qual conclusão chegou a referida comissão!
COMENTÁRIO: que será, que será, que vive na idéia desses amantes?
quinta-feira, abril 12, 2007
Social
Simone vai ser mamãe!
Minha amiga, mestra e professora de jornalismo da PUC, Simone Pelegrini está grávida e espera a chegada do bebê pra setembro. A menina vai ser batizada com o nome de Gabriela [foto arquivo pessoal].
COMENTÁRIO: um grande beijo pra Simone. Aliás, muitos profissionais competentes [de todas as áreas] estão atuando fora da cidade. Limeira é a mãe que pouco abriga seus filhos.
terça-feira, abril 10, 2007
no legislativo
Uma mão lava a outra... [II]
No texto postado no dia 1º de abril divulgamos os candidatos a vereador nas últimas eleições que não conseguiram se eleger, mas que conseguiram a benção do prefeito e foram nomeados a diversos cargos de confiança no Executivo.
Entretanto, no legislativo, OLHOVIVO também localizou algumas funções ocupadas por candidatos a vereador na eleição passada, ou por seus entes queridos, como por exemplo:
Carlos Eduardo Roosler, candidato que obteve 625 votos. Seu filho foi nomeado quando Elza Tank era presidente do legislativo ao cargo de Assessor Administrativo, cujo salário é R$ 1.587,67. Na era Eliseu Daniel, Carlos Rossler [o filho] foi recambiado para a função de Assessor Executivo. Salário R$ 2.937,21;
Também o ex-vereador Jorge de Freitas, que não conseguiu se reeleger - 1.790 votos - é o Chefe de Gabinete da Corregedoria Legislativa. Salário R$ 1778,20.
Radialista e candidato Rubens Pinheiro Alves, com 1.227 também não conseguiu uma cadeira no legislativo. Todavia, depois de muitos pedidos feitos em público, ou seja, através da imprensa para tentar obter uma boquinha - esse termo "boquinha" a tchurma fica aborrecida! -; acabou conseguindo novamente um emprego para sua filha na Câmara Municipal. Como dantes, Glória Marinho Pinheiro Alves é Assessora do Legislativo. Salário R$ 1.212,02;
Celso Aparecido Rabesco não foi candidato mas exercendo atualmente, no legislativo, o cargo de Chefe de Gabinete, cujo salário é R$ 5001,20; também tem um filho nomeado no Executivo. Celso Rodrigo Rabesco ocupa o cargo de Coordenador Técnico junto a Diretoria de Direito Administrativo II, junto a Secretaria de Assuntos Jurídicos.
Outro fato que passou desapercebido de toda a imprensa limeirense - ou parte dela - é que o vereador Tarcilio Bosco [sem partido], tem o cunhado de sua mulher nomeado na Casa de Leis. Paulo Roberto Ottani é Coordenador de Serviços desde fevereiro de 2006. Salário R$ 2.095,73. Em 2005 ocupava o cargo de Assessor Operacional, cujo salário seria R$ 2.937,21 se ainda estivesse nesta função.
Outro fato bastante curioso é que o vereador Fausto Antônio de Paula, ex-Secretário da Saúde, e que foi denunciado pela Ong Defende porque, em tese, não poderia, ao mesmo tempo, exercer atividade de Secretário Municipal concomitantemente com as atividades e exames médicos como credenciado junto ao Detran; ter recentemente nomeado em seu Gabinete justamente o filho do delegado que apura o competente procedimento administrativo disciplinar junto à 35ª Ciretran.
Esclareço que conheço o delegado José Roberto Sampaio e, até onde eu sei, é um homem honesto, de boa índole e caráter.
Porém, alguns funcionários daquela Casa e da prefeitura, perplexos com o fato, isto porque uma grande parcela têm conhecimento da denúncia feita pela Ong e que teve bastante repercussão em 2006 em toda a mídia limeirense [ou parte dela!], me perguntam sobre como está o caso em questão e seus desdobramentos. Vale dizer que no ano passado acompanhamos o caso e abordamos o assunto no extinto jornal é! Leia mais.
Respondo a quem me pergunta que não sei como está o trâmite do processo. A última vez que obtive informações referentes ao assunto, o processo tinha sido enviado ao Detran, em São Paulo.
Aliás, está aberto o espaço para esclarecimento de ambas as partes, se assim desejarem. A nomeação e indicação do vereador Fausto, neste episódio, ocorreu através da Portaria nº 59, de 14 de março de 2007. Vinícius Roberto Leme da Silva Sampaio passou a ser Assessor Parlamentar de Fausto Antônio de Paula desde o mês passado.
COMENTÁRIO: é!
segunda-feira, abril 09, 2007
+ Praça Luciano Esteves
Flagrante do descarregamento de grama na Praça
Na manhã desta segunda-feira, dia 9, por volta das 10:30 horas, um caminhão de grama estava sendo descarregado na Praça Dr. Luciano Esteves, próximo ao banco Santander/Banespa [fotos - clique para ampliar].
Agora é a grama que vai ser substituída. Não sei se esse procedimento também é por causa de alguma possível praga. Não faz muito tempo, toda a extensão do gramado do canteiro central da Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva também foi totalmente substituído.
COMENTÁRIO: Estamos gastando uma grana, em grama! Talvez no futuro essa erva da família das gramíneas possam ser cultivadas para uso alimentar. Quem sabe...
sábado, abril 07, 2007
uns plantam flores, outros nabos.
NO$$O DINHEIRO NÃO É MATO. É PLANTA!
As fotos foram clicadas na quinta-feira, dia 5/4, na Praça Dr. Luciano Esteves. A administração municipal está retirando as plantas denominada "cerca-viva"”, aliás, foram introduzidas ainda nesta administração. Entretanto a prefeitura alega que essas plantas são hospedeiras do inseto psilídeo que transmite uma doença na citricultura [...].
"A ocorrência de psilídeos em plantios de eucalipto no Brasil foi primeiramente constatada em 1993 em plantios de eucalipto na região de Itararé, SP, sendo confirmada a espécie Cteranytaina spatulata. No Paraná ocorre também C. eucalypti, sendo associada a secamento de ponteiros de eucalipto". Leia mais
A revista do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - IPEF, edição de julho/agosto/setembro de 2003 [eu disse 2003!] trata do assunto e revela - na página 3, informações bastante interessantes sobre o assunto. Se quiser realmente saber, clique AQUI
obs: use o recurso do seu computador para ampliar o corpo do texto [lupa +].
Creio que está explicado e o internauta saberá entender o que está ocorrendo, certo? Pois bem, retornando ao fato local...
Cerca de uma dúzia de funcionários vestindo o uniforme da empresa "Forty" estão trabalhando, faz dias na remoção da 'praguenta'.
A minha opinião é que jogamos, ou estamos jogando dinheiro fora. Ou não!
Enquanto fotografávamos, inúmeros moradores de um edifício próximo e transeuntes que passavam pela Praça se mostravam indignados com os gastos, aparentemente, desnecessários do governo municipal.
COMENTÁRIO: uns plantam flores, plantas, gramas, cerca-vivas e, outros, plantam nabos. Realizei uma pequena pesquisa particular e sem fundamento científico e descobri que os limeirenses consomem muito nabo por aqui, aliás, quer queiram, quer não queiram!
Detalhe: clique na foto para amplia-la.
quarta-feira, abril 04, 2007
"Algo só é impossível até que alguém duvida e acaba provando o contrário". Albert Einstein
funcionalismo
OlhoVivo compara dados obtidos com os dados divulgados por Félix
Alguma coisa está errada. O que será? O prefeito Silvio Félix da Silva [PDT] divulgou nota oficial [paga] na imprensa escrita de Limeira sob o título "Sobre a Greve" dias atrás. O Executivo divulga números e faz comparações logo no primeiro parágrafo do documento.
Veja o que diz o primeiro parágrafo do texto: "A Prefeitura gasta hoje perto de 120 milhões de reais com salários ( e encargos e outras despesas dos funcionários públicos municipais em atividade e aposentados. Isso por ano. Ou seja, 10 milhões de reais por mês. São 3.902 funcionários trabalhando mais 843 aposentados, que também são pagos pela Prefeitura e não pelo INSS".
OlhoVivo, através de uma fonte ligada ao Secretário da Administração e Gabinete do Prefeito conseguiu um relato circunstanciado e com números exatos empenhados [gastos] referente o mês de fevereiro de 2007, das Secretarias Municipais. Veja, internauta, que o chefe do Executivo poderá estar mal informado ou realmente não está com vontade de conceder aumento maior aos que lhe ajudam administrar a cidade. Pelo menos, a informação que deu não confere com as informações obtidas. Vamos aos dados:
SECRETARIAS.......................... EMPENHOS.............LÍQUIDOS
Geral 002 01 ... 1601 ................1.679.595,99.........1,241.076,71
OBRAS - 600.................................121.382,88...............92.843,40
MULTAS DE TRÂNSITO (func.)..........55.495,55...............40.265,18
SAÚDE - 1200............................1.850.160,98..........1.480.477,29
SAÚDE 1211 / 1212 - Zoonoses.....71.783,15................51.162,37
VAL. DO MAGISTÉRIO (60%).......811.154,05................587.560,77
VAL. DO MAGISTÉRIO (40%).......311.847,36................202.806,38
ENS. FUND. REC PRÓ - 1303 …...…70.547,46…....…...…….51.877,81
ENS. INFANTIL - 1304/1305.......1.260.339,68.............872.971,11
INATIVOS – F.P.S. 1701/1702....1.064.227,83.............892.386,09
Empenho e Líq. Geral da Folha 7.296.534,93..........5.513.427,11
Portanto, comparando os números divulgados pelo prefeito Silvio Félx com os números por mim obtidos, a diferença é bastante significativa, ou seja, 2,7 milhões mensais [27%].
A Emdel, em liquidação, não figura neste demonstrativo. Porém, ela possui poucos funcionários e, por isso, não vai alterar quase nada a diferença de percentual existente.
Como se vê e na minha opinião, o funcionalismo que têm uma reunião marcada para amanhã [5/4] com o prefeito, poderia desmarcar esse compromisso na véspera do feriado e deixá-lo para o próximo dia útil depois do final de semana prolongado.
Assim, poderia obter mais informações e dados sobre o que se alega e o que realmente é verídico. Talvez os membros do Sindicato já os tenha, ou não!
COMENTÁRIO: e que ninguém fique aborrecido ou chateado.
terça-feira, abril 03, 2007
Enquanto existir "apadrinhaço", o servidor limeirense vai continuar ganhando mal e o serviço público vai continuar ruim”. Eu
aborrecido
Marco Cover fala da nomeação da filha
Ontem, dia 2, enquanto caminhava nas ruas internas do Paço Municipal encontrei com o vereador Marco Antonio Cover [PDT]. Ele se aproximou e veio me dizer que estava muito chateado com a notícia que publiquei no OLHOVIVO, dia 27/3, referente à nomeação de sua filha na cidade de Atibaia.
Cover falou que não foi na surdina que Mariane Pinarelli Cover foi nomeada naquele município, pois consta do Diário Oficial daquela cidade [sic!]. Disse ainda que a contratação não teve ingerência dele e nem do prefeito Silvio Félix da Silva [PDT] para que sua filha fosse nomeada pelo prefeito atibaiense, José Roberto Tricoli [PV].
Falou que nem conhece o prefeito da lá! Porém, confirmou que o Silvio é amigo do Beto [prefeito]. Disse estar chateado também com o termo que utilizei "perder a boquinha".
Embora não tenha questionado no texto publicado a competência e capacidade profissional da advogada, seu pai fez questão de afirmar que ela é competente.
O ex-chefe do Gabinete do Prefeito falou ainda que sua filha foi trabalhar a convite de Adriana Sagiani. Ela é a atual Secretária do Jurídico da Estância de Atibaia e que as duas se conheceram aqui, quando Adriana foi Secretária da Pasta de Assuntos Jurídicos. Comentou também que a filha leu o texto do OLHOVIVO enquanto trabalhava naquela cidade e que foi a Sagiani que acessou a página para lhe mostrar. Mariane chorou, disse Cover.
O vereador falou ainda que tudo o que eu escrevi sobre a nomeação está correto, inclusive o salário que Mariane irá receber, mas que não houve qualquer negociação política neste caso, falou.
Ao final da conversa, Marco Cover não pediu espaço para falar sobre o assunto aqui, mas disse que se eu quisesse poderia explicar isso que ele comentou; e que eu acabei de reproduzir.
COMENTÁRIO1: para não utilizarmos palavras ou termos que as pessoas possam se sentir ofendidas, chateadas e tudo mais, poderíamos aplicar a palavra correta para acabar com isso de vez. Aliás, indicação essa já mencionada anteriormente: CONCURSO PÚBLICO.
Assim, não chatearíamos também outras pessoas que embora tenham competência, possam ter oportunidades de emprego no serviço público.
COMENTÁRIO 2: faço um alerta. Pelo andar da carruagem, assim que for instituída a lei proibindo o nepotismo no município; corremos o risco de nossos políticos fazerem permutas com seus parentes. Explico: eles enviariam seus pupilos para outros municípios [prática que suspeito já ter se iniciado] e os asseclas forasteiros viriam para a nossa cidade para trabalhar. Ou não.
Quando indagado, o Executivo ou legislativo daria sua versão a opinião pública dizendo que são técnicos altamente especializados.
Entendeu agora uma pequena parte do modus operandi de uma eventual manobra suja e rasteira?!
domingo, abril 01, 2007
"Nepotismo, cabide, apadrinhamentos... e daí, não vamos fazer nada?". Eu
Pois é!
Uma mão lava a outra. A água é por no$$a conta!
Além do nepotismo [nomeações de parentes pelos agentes políticos] muito praticado nesta terrinha de deus-nos-acuda, deus-me-livre e ao deus-dará, OLHOVIVO apurou existir outras práticas, a meu ver inadequadas e imorais bastante utilizadas na administração pública.
Tanto no executivo, como legislativo. A modalidade pesquisada é a nomeação de candidatos a vereadores em 2004. Vários não conseguiram se eleger, mas conseguiram uma boquinha, um carguinho na administração. Em minha breve pesquisa encontrei/localizei ainda filhos e parentes de candidatos e/ou partidários políticos. Primeiro vamos aos candidatos a vereador:
Jairo Luís Pedrozo [não sei ao certo se Pedrozo é com “s” ou com “z”] foi candidato e não se elegeu. Obteve 377 votos. Foi nomeado ao cargo comissionado, de confiança do excelentíssimo prefeito: Coordenador Técnico vinculado a Diretoria de Cadastro e Obras Particulares;
Sérgio Fernando Sterzo também candidato a vereador, obteve 1661 votos. A última nomeação foi ao posto de Secretário Executivo de Governo e Desenvolvimento. Seu filho, Sérgio Fernando Sterzo Junior, também estava nomeado no cargo de Assessor Técnico junto a Secretaria Executiva de Governo e Desenvolvimento [portaria 340/05 - revogada dia 3/3/2007];
Antônio Montesano Neto, Secretário da Educação. Não se elegeu. Sufragou 1.079 votos. Sua parente [prima?], Rosa Regina Montesano de Almeida também foi nomeada Assistente de Secretaria, junto ao Expediente do Gabinete (leia 2º post ao final).
Cláudio Franco de Oliveira obteve 538 votos. Nomeado Diretor de Agricultura e Abastecimento;
Francisco Alves da Silva, o Cabo Chiquinho. Não conseguiu se reeleger. Obteve 1.278 votos. Está na função de Assessor Técnico junto a Secretaria Executiva de Governo;
José Farid Zaine, Secretário da Cultura, também não conseguiu a reeleição. Obteve 1387 votos;
Oswaldo Conti obteve 598 votos. Seu filho, Oswaldo Conti Júnior foi nomeado e atualmente está exercendo o cargo comissionado de Coordenador de Serviços, do Núcleo Coleta de Lixo da Secretaria de Obras;
Alan Elesanderson da Silva, 246 votos. Ocupa atualmente o posto de Coordenador de Serviço, junto a Diretoria de Desenvolvimento;
Maria Aparecida Mosini, "a Cida do Mirandinha". Foi nomeada Coordenadora de Área na Diretoria do Núcleo de Apoio Administrativo/Secretaria Agricultura. Obteve 398 votos;
Weslei Meneguetti não conseguiu se reeleger. Obteve 1406 votos. É Assessor Departamental junto a Divisão de Logística e Transportes de Cargas;
Claudemir Vieira, atualmente está ocupando o cargo de Coordenador Técnico do Núcleo Operacional da Divisão de Engenharia de Trânsito. Obteve 654 votos;
Anderson Luís Theodoro ocupa a função de Assistente Departamental junto a Diretoria Jurídica. Obteve 82 votos;
Celso Roberto Paulo obteve 76 votos. Foi nomeado para a função comissionada de Coordenador Técnico da Divisão de Controle de Limites de Prazos Orçamentários;
Sebastião Aparecido Miguel, ex-vereador, nomeado ao cargo de Assistente Departamental junto a Diretoria de Esportes. Porém foi exonerado do cargo no ano seguinte [21/8/2006]
Dificuldade para encontrar ou localizar alguns nomeados
Importante ressaltar que é muito provável que alguns nomes possam ter 'escapado' à nossa pesquisa. Isto em razão de obviamente não conhecermos todos os candidatos e seus parentes.
Entretanto, apurei em diversas ocasiões que vários funcionários nomeados, muitos dos quais não foram citados aqui, não são encontrados no local de trabalho. E quando é feita a indagação no respectivo ambiente em que o comissionado deveria estar atuando, as desculpas são quase sempre as mesmas: "está prestando serviço externo; está trabalhando no ginásio do Santo André; está na secretaria tal...".
É bom que se diga ainda que outros funcionários do 2º escalão também possuem parentes em função comissionada na prefeitura. É o caso, por exemplo do Superintendente de Qualidade de Informática, Carlos Henrique Pinheiro, "Riko". Sua irmã Ana Carolina Pinheiro foi nomeada Assistente da Diretoria de Esportes.
Ao procurarmos por Carolina dias atrás próximo ao local de sua nomeação, um funcionário [que logicamente não vou identifica-lo aqui], falou que Ana Carolina estaria trabalhando na Biblioteca, no Museu!
Milton Silveira Júnior, que também já trabalhou em administrações de governos anteriores e foi candidato a vereador no passado, também chegou a ser Diretor do Tributário na gestão Paulo D’Andréa.
Está nomeado na função Coordenador de Serviços, no Expediente do Gabinete. Eu o via quase todos os dias na sala da Defesa Civil do Paço Municipal. Hoje não o vejo mais neste local. Não sei onde está desempenhando atualmente a importante função.
Porém, seu filho, o jovem Milton Silveira Neto ocupa o cargo de Coordenador Técnico no Departamento de Habitação. Este sim, sempre o vejo no local de trabalho.
COMENTÁRIO: não abordei as trocas de favores entre prefeitos. Nomeações de pessoas de outras cidades feitas aqui e, em contrapartida, nomeações ‘dos nossos’ em outros municípios. A palavra correta para se acabar com quase todos esses privilégios é o CONCURSO PÚBLICO. A escolha pelo prefeito eleito para o preenchimento desses cargos [exceto Secretários] deveria ser de dentro do quadro de funcionários de carreira, efetivos. Ele [prefeito] escolheria entre os servidores, as pessoas que julgasse serem as mais capacitadas para ocupar os cargos que hoje são preenchidos, na sua grande maioria, por correligionários políticos. Enquanto isso não acontece, uma mão lava a outra...
2º Post - dia 5/4/07 às 11:30 horas
O Secretário da Educação, Antônio Montesano Neto pediu ao jornalista Paulo Corrêa para que ele fizesse a gentileza de me avisar que não possui grau de parentesco com a funcionária Rosa Montesano, embora ela tenha o mesmo nome de sua mãe. Tá feito o registro. Porém, era só dar um telefonema, enviar um e-mail...