sexta-feira, junho 30, 2006

"Elimine a causa que o efeito cessa". Miguel de Cervantes

LIMEIRA CLUBE: GRAVÍSSIMOS PROBLEMAS FINANCEIROS

Infelizmente o Limeira Clube passa por GRANDES dificuldades financeiras. Mas isso não vem de hoje. Este que vos escreve, em épocas passadas já havia alertado em alguns periódicos limeirenses sobre o problema estar se agravando a cada dia.

Além das condições financeiras das pessoas, em especial, dos limeirenses terem se agravado nos últimos anos em razão da política econômica implantada neste País e, é claro, além de outros ingredientes econômicos que não cabe aqui enumera-los e às más gestões de diversas administrações do clube - fundado em 9 de maio de 1916 -, fez com que essa "sociedade civil de fins não econômico" chegasse a uma situação crítica e insustentável do ponto de vista financeiro!

Esta situação lamentável já fez com que a energia elétrica do Limeira Clube fosse cortada - por um dia - por falta de pagamento [este fato ocorreu no final do mês de abril] e foi religada no outro dia, isto porque alguns poucos diretores/conselheiros e outros abnegados fizeram uma "vaquinha" para pagar a conta, cujo valor mensal da energia consumida é sempre maior que 10 mil. O abastecimento foi regularizado no dia seguintel.
Nos meses subseqüentes os problemas continuaram e outras somas em dinheiro foram e, estão sendo, de certa forma, "emprestadas" para que pelo menos seja feito o pagamento da conta de energia elétrica.

Problemas ocorreram também com o atraso nas entregas de cestas básicas aos funcionários [que já foi regularizado]; além de inúmeras dificuldades financeiras para o pagamento dos fornecedores. Aliás, alguns documentos estão sendo pagos em cartório.

Todos estes fatos e outros mais que não vou aqui relatar ou enumerar, se deve, a meu ver, em razão de muitos e muitos anos, talvez décadas de várias gestões administrativas equivocadas e/ou má administração [para não dizer outra coisa].

O Limeira Clube conta com aproximadamente 850 associados, entre sócios titulares [uns 300] e sócios contribuintes; dos quais deste total, cerca de 600 pagam em dia as mensalidades. Entre a arrecadação e despesa contabiliza-se atualmente um desequilíbrio, algo em torno de alguns milhares de reais mensalmente. A dívida/passivo que vêm sendo arrolada é algo próximo de 400 mil, que atualizados monetariamente ultrapassaria a cifra de meio milhão.

Uma comissão de membros do Conselho Deliberativo do Clube foi formada/constituída para avaliar e tentar resolver a situação. Entre as possibilidades aventadas cujo processo já está em andamento, foi uma eventual possibilidade de fusão do Limeira Clube com o Nosso Clube. Entendimentos já estão sendo mantidos e, inclusive, uma empresa de auditoria deverá levantar todos os detalhes do passivo do clube localizado entre as Avenidas Laranjeiras e Souza Queiroz [foto].

Entendimentos também teriam sido mantidos com a empresa Unimed Limeira para uma eventual parceria e, comenta-se ainda nos bastidores sociais da city que a Sociedade Recreativa Gran São João também seria uma das interessadas na possibilidade de uma fusão. Entretanto, até o momento nenhuma ação concreta se realizou.

Porém, é bom lembrar que caso as negociações e os interesses sejam acordados entre os membros consultivos das agremiações; uma ou mais Assembléia Geral Extraordinária deverá ser convocada para que os interessados [sócios] possam efetivar o que porventura seus dirigentes venham a propor. Para isso será necessário que os sócios titulares [patrimoniais] possam votar favoravelmente [ou não!] ao que for proposto em Assembléia. Aliás, essa prática tem como objetivo cumprir o que diz os Estatutos Sociais e o novo Código Civil.

OBS: É importante destacar ainda que outros clubes limeirenses estão passando por dificuldades; é o caso, por exemplo, da A. A. Internacional, E. C. Estudantes e Ítalo. Os associados e dirigentes das agremiações devem e têm que encontrar uma saída, caso contrário, a possibilidade de vida/continuidade das sociedades constituídas estarão cada vez mais distantes. Uma reformulação/adequação nos Estatutos Sociais dos clubes seria apenas o começo de uma nova era. Os tempos mudaram, os Estatutos Sociais, NÃO!

COMENTÁRIO: a coisa ta preta.