segunda-feira, junho 26, 2006

"O futuro dependerá daquilo que fizermos no presente". Gandhi

ONG DEFENDE SE MANIFESTA SOBRE COMENTÁRIO DE INTERNAUTA

"Esclarecimento em resposta ao comentário postado neste Blog acerca das atividades da Ong Defende:

Na data de 13 de junho deste ano, em comentário postado pelo internauta que se identificou apenas como o 4° Elemento, referindo-se a matéria assinada pelo jornalista João Leonardi, que fez algumas indagações sobre o por que da administração municipal de Limeira ter retirado o projeto apresentado no dia 29/5 na Câmara Municipal, que visava a compra da outra parte do imóvel da Companhia Prada, área que atualmente o Município tem pagado a quantia de R$ 46 mil mensais de aluguel.

O jornalista discute se a avaliação da parte do terreno citado é equivocada em face dos valores atribuídos ao imóvel, que a primeira vista, demonstra estar acima dos valores de mercado praticados, podendo ser até um indicativo de irregularidade diante do interesse público.

O internauta sem conhecimento de causa acaba por incorrer em afirmações e questionamento infundados ao dirigir suas palavras a respeito das atividades desenvolvidas pela Ong Defende.

Desta forma, pedimos licença aos leitores para aqui reproduzir parte do comentário feito:

"A DEFENDE entrou com ação no MP contra o Quintal e os prefeitos anteriores por entender que o aluguel do prédio onde estava a Prefeitura (coisa de 70 e poucos mil reais) era superfaturado ou coisa que o valha, e agora porque não faz a mesma representação, uma vez que pagar $ 46.000,00 reais por um monte de capim é algo muito pior do que o aluguel de um prédio todo? Será que é porque o Mário e o Vice são muitos amigos? Ou será que não se vê ai um gasto desnecessário? Bom, talvez a DEFENDE deve ter suas razões para usar dois pesos e duas medidas".

Em 1° lugar o cidadão identificado como o 4° Elemento, demonstra total desconhecimento a respeito da seriedade dos trabalhos realizados pela entidade. Assim, para evitar qualquer dúvida acerca da finalidade da Ong Defende, lembramos que em nosso Estatuto é claro e objetivo em afirmar o caráter apartidario da Ong.

Lembramos também que todas as decisões são tomadas conjuntamente pela diretoria em Assembléia. Ou seja, a relação de amizade citada entre o Presidente da Ong Defende e o vice-prefeito, Sr. Zovico, em nada interfere a atuação da entidade, visto que as denúncias encaminhadas conjuntamente com os vereadores no caso de superfaturamento da merenda escolar e que acabou resultando numa Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público; teve apoio total da Ong Defende no envio das mesmas aos órgãos de fiscalização competentes.

Aproveitamos a oportunidade e comunicamos que desde o dia 05 de junho/2006, foi protocolado junto a Câmara Municipal um requerimento sob o n° 1287, o qual solicitamos cópia integral das gravações da sessão ordinária ocorrida no dia 29 de maio deste ano, sendo que para tanto, um simples telefonema no setor de expediente na nossa Casa de Leis poderá confirmar tal procedimento.

Informamos ainda que a entidade está de posse da cópia do contrato de locação do terreno de propriedade da Companhia Prada que fica ao fundo do Paço Municipal e é utilizado pela Prefeitura - o qual teria motivado a proposição de um projeto de lei de autoria do poder executivo com a intenção de compra-lo; tais documentos encontram-se sob análise do nosso departamento jurídico e qualquer indício de irregularidade será minuciosamente estudado e, se necessário, encaminhados pela Defende às autoridades competentes para que medidas judiciais sejam tomadas.

Finalizando, não repudiamos os questionamentos levantados pelo participante do Blog Olho Vivo,já que a transparência nos atos da entidade se faz necessário, já que também devemos estar sob olhar atento da sociedade para que todos possam de forma participativa exercer o efetivo controle social sobre o dinheiro público que é arrecadado arduamente através dos contribuintes.

Apenas destacamos a necessidade de fundamentar devidamente qualquer atividade suspeita antes de torná-la pública, sob pena de macular a imagem e a credibilidade conquistada honrosamente a duras penas, através de um trabalho que é pautado pelo compromisso com a defesa da cidadania.
Certo de contar com a compreensão dos leitores.

Atenciosamente

Douglas Rodrigo da Silva - Coordenador Institucional da Ong Defende"