segunda-feira, maio 22, 2006

Para reflexão: Faça um político trabalhar. Não o reeleja.

Ambulâncias:
Hospitais de Limeira NÃO esclarecem [devidamente] a aplicação dos recursos federais!

Ao ler as explicações dos representantes dos hospitais de Limeira - Sociedade Humanitária e Santa Casa de Misericórdia ao Jornal de Limeira, edição deste domingo, dia 21, referente às ambulâncias recebidas com recursos da área da saúde do governo federal através de emendas apresentadas pelo deputado federal Ildeu Alves de Araújo [PP], cujo nome foi citado pela ex-Assessora do Ministério da Saúde, Maria da Penha Lino, presa pela PF na operação "Sanguessugas", ficaram algumas dúvidas a respeito dos procedimentos realizados.

Não tenho conhecimento de quantas ambulâncias vieram para Limeira com emendas apresentadas pelo deputado mencionado. Quantas foram, alguém [ou um assessor!] saberia responder?

A notícia fala que a administradora do hospital Humanitária disse que o Ministério da Saúde liberou verba para aquisição de uma UTI móvel.
Bom, então não foi veículo/ambulância.
E se não foi ambulância, o recurso deveria ser aplicado na compra de uma UTI móvel; o dinheiro liberado não deveria/poderia ser investido na compra de dois veículos menores [uma ambulância de suporte básico e outra de simples remoção] conforme explicou a representante à repórter do jornal.

Então, smj, este procedimento pode ser classificado como desvio de finalidade. Penso que as liberações de verbas carimbadas devem ser aplicadas naquilo que foram destinadas. Eu não sou advogado e nem jurista para fazer essa afirmação com veemência, no entanto é a minha opinião.

Ainda segundo a matéria veiculada a representante da Humanitária diz que "a cotação e compra foram feitas numa concessionária Peugeot de São Paulo. E a adaptação numa empresa de Campinas".
Ora, cotação se faz com várias empresas do segmento assim como os serviços também devem ser cotados.
Talvez a administradora do hospital não tenha se expressado com clareza, entretanto, outro detalhe que deveria também ser esclarecido já que se trata de recursos públicos, seria de bom alvitre que soubéssemos o valor que foi pago pelos veículos, quais as adaptações posteriores e o preço.

A assessoria da Santa Casa falou que recebeu uma verba em 2004 de R$ 120.000,00 do Ministério da Saúde e a compra do veículo foi realizada dois meses depois e NÃO falou o nome da empresa cujo veículo foi adquirido, mas informou que não há qualquer ligação com a empresa acusada de pagar propina "Planam".
Ora, ora, não informou o nome da empresa por quê? Quais os assessórios ou equipamentos instalados na ambulância? Quanto pagou pelo veículo? Teria a aquisição sido pela empresa do grupo da Planam, a "Klass Comércio e Representação Ltda"?

COMENTÁRIO: se não me falha a memória, parece que NÃO foi apenas uma vez que o deputado Ildeu esteve 'entregando' ambulâncias para hospitais de Limeira nos últimos anos. Ou foi?