segunda-feira, dezembro 18, 2006

COM O APOIO DO PT, ELISEU É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Nesta segunda-feira, dia 18/12, os vereadores limeirenses elegeram Eliseu Daniel dos Santos [ex-PSDB, agora no PSC] para Presidente do legislativo, Nilce Segalla [PTB] vice-presidente, César Cortez [PV] 1º Secretário e Carlinhos Silva [PDT] 2º Secretário da Mesa [foto]. A chapa era única e a votação foi unânime: 14 votos a favor.

Eu disse que não iria mais às sessões ORDINÁRIAS da Câmara Municipal de Limeira porque não me sinto bem. Tenho muita ânsia quando lá compareço às segundas-feiras - raramente tem sessões às quintas-feiras, isso porque não tem serviço né!
Tomei um comprimidinho chamado 'dramim' e fui.
Pois bem.

Havia cerca de 50 pessoas presentes assistindo à eleição que começou as 18h25 e terminou as 18h33. Foi uma eleição vapt-vupt.
Ao final Elza pediu para a platéia aplaudir. Foi atendida. Uma grande parcela do público era de funcionários e pessoas ligadas aos vereadores.

Ouvi nos corredores do legislativo que a luta entre os concorrentes [Eliseu, César Cortez e Carlos Gomes Ferraresi] começou mais fortemente ontem. O preferido do prefeito Silvio Félix da Silva [PDT] era o médico e vereador Ferraresi [sem partido]. No dia de ontem Silvio teria se movimentado bastante para obter o apoio dos vereadores. Teria até telefonado para a residência de Tarcílio Bosco [sem partido]; conversado durante bastante tempo com a vereadora e delegada Nilce Segalla entre outros contatos com vereadores. Não conseguiu o que queria, nada adiantou!

Por outro lado, César Cortez também tentava, mas não conseguia angariar mais apoio. No mínimo, Eliseu já tinha contabilizado 7 votos e no confronto com Cortez, ele tinha a vantagem, pois foi o mais votado nas últimas eleições e, portanto, já estaria eleito.
Hoje, 18/12, logo após o almoço, foi selado um acordo para a nova Mesa Diretora, com Eliseu Daniel presidente. Tudo acertado entre os concorrentes. E assim foi feito.

Depois de eleitos, uma suspensão dos trabalhos [não ria]. Ao fundo do Plenário estava sentadinho assistindo a tudo o talvez, eu disse talvez, emissário do executivo: Marco Cover. Mais à frente o ex-vereador Jorge de Freitas. Wesley Menegueti também estava lá.

À volta ao Plenário os vereadores iriam votar num nome/vereador para ser o Corregedor legislativo e outra indicação deveria ser feita para Corregedor Substituto. Iraciara das Dores [PPS] queria ser a corregedora. José Carlos Pintou [PT] anunciou aos vereadores presentes que desejava participar como ?substituto?. Iraciara ficou brava e pelo que vi, não desejava ter Pinto como substituto. A sessão foi suspensa.

Enquanto isso, ocorriam entrevistas aqui, ali e acolá. Um show, holofotes e mais holofotes para os vencedores sem adversário.

Quando os trabalhos se reiniciaram [não ria, eu disse], Iraciara apresentou a chapa para a Corregedoria. Parece que ela tinha chorado. Estava com o nariz um pouco avermelhado, além da roupa é claro!
A chapa apresentada para concorrer tinha Ela como Corregedora e Joaquim Fernandes Raposo Filho [PRP] no cargo de Corregedor Substituto. Foi aprovada por todos. Até pelos vereadores do PT. Mais uma vez todos vereadores, sorrindo, se abraçaram e se cumprimentaram.

Já me preparava para sair quando encontrei meu amigo Felipe Voigt e sua noiva Ana Paula no saguão daquela Casa. Ambos são jornalistas e lá estavam trabalhando. Enquanto ainda conversava com Felipe, a vereadora Iraciara se aproximou e perguntou se Felipe era o Felipe mesmo. Ele fez sinal que sim. Então ela olhou pra mim e disse: você eu sei quem é... você é um anjo, no que imediatamente eu respondi: você também é um anjo.
Acho que ela queria esclarecer ao Felipe sobre um cheque emitido por ela no valor de hum mil reais emitido a favor de seu marido e que foi achado perto do velório municipal. Felipe foi conversar com a nobre vereadora e eu vim embora. Mesmo sendo anjo, vim de carro. No Blog Questão de Ordem você pode saber mais sobre o cheque.

COMENTÁRIO: eu sou um anjo, assim como Iraciara das Dores.