quinta-feira, maio 22, 2003

EXPLICAÇÃO DO DICIONÁRIO

O Dicionário Houaiss da língua portuguesa têm as seguintes definições para as palavras Cabide e Nepotismo:
CABIDE: “... pessoa que acumula diversos empregos (independentemente de trabalhar ou não). Sinecura para amigos e apadrinhados ou local onde se nomeiam não concursados” (página 543).
NEPOTISMO: “... favoritismo para com parentes, especialmente pelo poder público. Por extensão preferência por; favoritismo, proteção” (página 2010).

CONHECE “ALGUÉNS” NESSA CONDIÇÃO!?



ESTACIONAMENTO PRIVATIVO

Creio que a grande maioria dos municípios do Estado de São Paulo tenha problemas de estacionamento de veículos na área central. Limeira não foge à regra.
No entanto, o que as autoridades ligadas ao Departamento competente fazem para minimizar o problema? Nada! Aliás, piora ainda mais o já caótico sistema, liberando e concedendo, aos montes, autorizações para a implantação do estacionamento privativo em vias públicas, de lojas comerciais, edifícios, funcionários de repartições Estaduais, bancos, escolas, etc. Ao fazermos um pequeno exercício de observação, notamos que quase toda área central é tomada por postinhos com placas sinalizando a privacidade de alguns condutores para estacionar o veículo na via pública. Acompanha ainda, conforme “manda o figurino”, a pintura do solo (faixa), nas cores amarela ou branca.
COMENTÁRIO: E nós que não temos benefícios e privilégios, onde vamos enfiar (lê-se estacionar) o carro?
Antecipando... de quem?

POR QUE NÃO UMA AUDITORIA?

Venho batendo há muito tempo na tecla sobre os “valores dos gastos em obras” executadas sob a responsabilidade do município de Limeira. Agora, a Câmara Municipal anuncia que pretende contratar um engenheiro para vistoriar e fiscalizar as obras do Executivo.
COMENTÁRIO: Deveriam contratar também no mercado nacional uma empresa independente e reconhecidamente idônea para realizar levantamentos e auditorias. Talvez assim, a transparência e coerência pudessem vir a público com maior rapidez e eficiência!

CULTURA, CONHECIMENTO E DEFINIÇÃO!

Ontem à noite na TV Record, o programa do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, classificou de biscateiro a pessoa que freqüenta casas de prostituição, strip-tease e coisas do gênero.
COMENTÁRIO: E eu que pensei que biscateiro não era aquele que “andava atrás (com) as mais variadas mulheres” e sim realizava alguns pequenos serviços, ou o chamado bico!? Sendo assim, qual seria a definição ou o que quer dizer reunião ordinária?