quinta-feira, junho 16, 2005

SESSÃO ORDINÁRIA FOI QUENTE

A sessão ORDINÁRIA desta quinta-feira, dia 16 de junho foi quentíssima. Ficou evidente pra mim a formação de uma "tropa de choque" contra os dois vereadores do PT. A meu ver essa tropa está sendo capitaneada pelo nobre vereador César Cortez.

Quando o vereador José Carlos Pinto (PT) se manifestou dizendo no Plenário que a Moção sobre Nepotismo na Câmara não era inteção macular ou machucar os vereadores, incontinenti, ouviu a voz firme do vice-presidente da Casa, César Cortez dizer: " quis sim, eu tenho certeza que quis. Isso é típico do partido - se referindo ao Partido dos Trabalhadores. E continuou "quis macular, quis machucar os companheiros de uma maneira injusta (...) fizesse essa Moção dirigida a Brasília, dirigida ao Congresso Federal, dirigida ao Ministro (agora ex), José Dirceu, ao Ministro Palocci, dirigido a todos os ministros e deputados do PT que têm emprego e que tem parentes dentro da Câmara Federal e do Governo (...) aí não macularia ninguém!"
E continuou " vou citar uma palavra que vai ter que procurar em dicionário: eu pensei que "BURREGOS" só tinha em Brasília, mas existem BURREGOS aqui em Limeira também!".

Seguindo o conselho do inteligente e hábil edil, vou traduzir a palavra conforme o dicionário Houaiss da Lingua Portuguesa: "Burrego 1- mesmo que burrinho ('pequeno burro'), 2- burro fraco ou ordinário; burreco. Sentido figurado ; diz-se de ou indivíduo algo curto de inteligência".

ELZA CHOROU

Citando o último acontecimento na Câmara - se referindo a volta de Ronei e a comemoração ocorrida na frente do legislativo (dia 13), Elza falou que chegaram a falar que ela carregava cebola dentro da bolsa para chorar nos bairros da cidade. A presidente também justificou a permanência e competência dos parentes afastados naquela Casa por determinação da Justiça. Chegou ainda a agradecer os dois vereadores do partido dos trabalhadores "pelo que os senhores fizeram (...). Obrigado a todos àqueles que denegriram a Câmara Municipal de Limeira (...). Muito obrigado pelos senhores terem nos humilhado", completou.

NÃO VAI PASSAR NEM MOÇÃO!

O PT tentou apresentar um Moção de Repúdio ao parlamentar que agrediu a deputada federal do PT de Santa Catarina, Luci Choinack.
Ao tomar a palavra, a vereadora e presidente da Casa, Elza Sophia Tank Moya falou sobre as ofensas que recebeu quando da manifestação/comemoração na volta de Ronei, realizada pelos manifestantes...
Elza falou (ou foi um pedido?) para que o PT também fizesse uma Moção pra ELA.
Logo depois a presidente da Casa chorando bastante se retirou, mas ao passar pelos edis José Carlos e Ronei disse "sem cebola!".

PROJETOS APROVADOS

Na sessão de hoje foram aprovados 2 projetos de lei.

1- do vereador Eliseu Daniel que isenta o Oficial de Justiça do pagamento da tarifa da Área Azul

2- do Tarcílio Bosco (com voto de minerva da presidente sobre a retirada do projeto - proposta pelo Eliseu - e que depois do desempate e permanência do projeto, ele foi aprovado por unanimidade). A proposta aprovada também pelo IBAM, cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água - PURAE, nas edificações (residenciais acima de 180 metros quadrados de construçao).

3- E por último, reajuste dos subsídios no mesmo percentual (9%) concedidos aos servidores e funcionários municipais para os agentes políticos, isto é, prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais. A proposta do prefeito Silvio Félix, foi aprovada por 10 votos a 2.
Os contrários (edis do PT) novamente foram alvos de César Cortez. O vice-presidente daquela Casa sugeriu para que o excedente recebido pela dupla fossem doados para entidade carente ou ainda, em forma de Cesta Básicas. José Joaquim não estava presente.

DETALHES:

Vereador Trapalhão - Na hora da votação da Moção de congratulação aos estudantes do ISCA - fato este que deveria ter ocorrido há cerca de dois meses, o vereador Almir Pedro dos Santos que chegava ao Plenário naquele momento, se atrapalhou e ao invés de votar "Sim ou Não", falou a palavra P R E S E N T E. A presidente lhe chamou a atenção dizendo que era pra votar a Moção (mas não disse qual era) foi então que Almir votou dizendo SIM. Ao final, viu que seu voto não estava de conformidade com a bancada governista, o vereador pediu para fazer uma RETIFICAÇÃO e daí votou NÃO.

ELISEU FAZ GESTOS

Depois que divulguei que o vereador Eliseu Daniel dos Santos recebeu subsídio integral apesar de não ter participado da sessão, o vereador hoje fazia gestos para minha pessoa, no Plenário, mostrando que estava presente nesta sessão. Eu, também através de gesto, respondi que estava de olho.
Afinal, será que alguém vai tomar alguma providência em relação ao pagamento dos dias efetivamente NÃO TRABALHADOS?

ELZA DIZ QUE VAI DE$CONTAR DO JOAQUIM

O médico e vereador José Joaquim Raposo estava presente no início dos trabalhos. Depois não foi mais visto na Casa. Ao final, Elza disse que iria descontar dos subsídios aquela ausência do nobre edil.
Uma pergunta: as faltas às sessões dos vereadores têm sido descontadas?
COMENTÁRIO: e o circo continua na segunda.