domingo, setembro 30, 2007

Provérbio Chinês: "Dinheiro perdido, nada perdido; Saúde perdida, muito perdido; Caráter perdido, tudo perdido".

O que fazer? Fazer o quê?

Tá difícil. Ouvimos a todo instante muita conversa mole, lero-lero. Corrupção e impunidade nem se fala, caminham livremente e numa boa nos rincões deste Brasil varonil.

A população não sabe o que fazer e nem a quem recorrer!

A desesperança bate tão forte em nosso peito que uma angustia horrenda sobe pela garganta, e nós, a engolimos como se essa baba podre tivesse que ficar dentro de nosso corpo, causando um mal estar que não passa nunca. Repugnante.

Creio que exalo esse mau cheiro. Não faço nada para ele passar. Você também não! Que odor é esse que está contaminando toda a população brasileira?
Seria o medo ou simplesmente o esmaecimento de todos os sentidos? Estamos perdidos...

O LEGISLATIVO DE LIMEIRA

A Câmara Municipal de Limeira também é um ultraje, uma indecência. Não faz nem o dever de casa que é o de fiscalizar o executivo, salvo raras exceções, em raríssimas oportunidades. Possui quatorze vereadores e um exército de nomeados. Apenas quatro funcionários são efetivos. Dois motoristas e duas copeiras.

Naquela Casa de Leis, entra presidente, sai presidente e nada muda. A porcaria continua. Não se faz concurso público. Acordos entre partidos, amigos, irmãos de fé e "meio-parentes", rola a todo instante, é como água.

QUASE 100 NA CASA

A última reestruturação [2007] aumentou ainda mais o número de funcionários e o salário de vários cargos comissionados; existia um pouco mais de 70, agora o quadro operacional possui 97 preenchidos.

Pelo menos esse foi - até agora - o último resultado aritmético que cheguei.

É bom frisar que com a NOVA estrutura organizacional, alguns cargos comissionados ainda estão vagos, desocupados. Pelos meus cálculos, um pouco mais de uma dúzia.

Depois de ler isso acho que a tendência é existir uma porção de interessados dizendo OOObaaa!

AUSÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO

Os salários são elevados comparando-os ao mercado atual de trabalho.
Pessoas nomeadas em vários cargos aparecem de vez em quando no prédio do legislativo. Estou sempre lá e sei disso. Observo isso.

Veja a resposta quando se faz a seguinte pergunta para funcionários que efetivamente trabalham naquela Casa:
- Não vejo 'tal' pessoa aqui, ela não fica aqui?
A resposta vêm às vezes em tom irônico e em não raras oportunidades com algum sabor de deboche:
- Olha, ela fala pra mim que faz serviços lá fora para o vereador...
Outras vezes responde:
- De vez em quando ele [a] aparece por aqui!

Essas respostas ocorrem naturalmente, sem maldade ou com o desejo de prejudicar a pessoa que se encontra em lugar incerto e não sabido [internauta, não pode rir, hein]!

É muito fácil constatar a ausência das pessoas naquele prédio do município. Porém, se houver alguma pressão mais forte, o vereador que detém essa nomeação irá dizer que o nomeado que está sempre ausente faz trabalhos externos e blábláblá! Ou seja, conversa para boi dormir, claro.

Aliás, é só comparecer ao local, observar e perguntar. Mas não creio que tenha muita gente nesta cidade preocupada com 'procedimentos hediondos'! Para mim tudo é muito fétido.

DEVOLVENDO DINHEIRO

Um detalhe estranho e curioso e que eu não quero acreditar, no entanto, nos bastidores se comenta até com uma certa condescendência que uma boa parcela de nomeados devolvem parte de seus salários aos 'padrinhos' que os nomearam.

Esse comentário permanente é ouvido com freqüência no porão do meio político. Fala-se ainda que chegam até a devolver 50% do salário mensalmente. Quase todos os membros da imprensa limeirense que cobrem a Câmara, sabem ou já ouviram esses comentários.

Todavia, quando alguns destes funcionários, talvez com os interesses contrariados ameaçam falar oficialmente sobre essa questão para a imprensa, uma pressão tão forte é exercida que o funcionário ou ex-nomeado recua e cala-se. A situação de alguma maneira é contornada e abafada.

Episódio como este já ocorreu comigo mais de uma vez. Seria uma baita de uma mentira dessas pessoas que me procuraram e/ou disseram que iriam botar a boca no trombone? Acho que não. Aliás, sei também que este fato ocorreu com outros membros da imprensa. Na hora “H” o cidadão pula fora.

LIVRO FREQÜÊNCIA

Os funcionários nomeados na Câmara assinam livro ponto que fica em cima do balcão onde se tira xerox. Neste livro, quase sempre uma carrada de assinaturas estão com o mesmo horário. Todos chegariam naquele horário?!
É bom ressaltar também que existem os funcionários que chegam e saem no horário correto. Estes são bastantes conhecidos por mim. Eu sempre os encontro lá.

Já os Chefes de Gabinete Parlamentar e Assessores Parlamentares, pessoas ligadas diretamente ao vereador, assinam o livro de presença que eles próprios são os responsáveis pela guarda. Os guardam em suas salas.

Ah, com a nova reestruturação outra nomenclatura foi criada para aumentar a sinecura, ou melhor dizendo, o número de Assessores. Essa nova safra é nomeada pelos "lideres dos blocos dos partidos", cujo paradeiro fixo de 'alguns' apadrinhados; só mesmo perguntando aos mais sabichões da Casa - se os encontrar também!

PRIVILEGIADOS ESTÃO ISENTOS

A nata dos nomeados, ou seja, os membros do alto escalão do legislativo estão isentos da assinatura do livro ponto. Como por exemplo, Argenton, Lencioni, Pilon.... .

NOSSOS HERÓIS

A quase totalidade dos esforçados e destemidos vereadores, esses ferrenhos defensores dos interesses da população, adoram ainda fazer moção de congratulação, aplauso, indicação de nomes de ruas, conceder medalhas e outros assuntos de imensa importância e relevância moral e social aos que os elegeram. Eles fazem jus aos subsídios que recebem [aproximadamente R$ 4,5 mil]. O presidente da Casa recebe um pouco mais que isso.

LICITAÇÃO

A Comissão de Licitação é constituída somente por pessoas nomeadas em cargos de confiança/comissão. A lei diz que não pode. Mas e daí? A "lei", ora a lei...

PARA BREVE, TEM MAIS

Chega. Já escrevi e relatei bastante coisa. Mas não vai ficar só nisso. Ainda nesta semana vou postar/publicar todos os cargos ocupados na Câmara Municipal; o nome dos ocupantes e os salários. É claro que em razão das pesquisas realizadas poderá haver algum pequeno engano ou equívoco, porém, nada que não possa ser corrigido, naturalmente, se eu for avisado, claro.


COMENTÁRIO: eu tento, mas é muito estressante combater monstros poderosos que ferem os princípios e/ou a nossa razão. Tá difícil. Não consigo extirpar esse mau cheiro, essa baba...

NOTA: estarei encaminhando este texto ao TCE e outras autoridades do governo Estadual e Federal. Aliás, já é praxe.