segunda-feira, março 28, 2005

EM REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL CÂMARA APROVA A EXTINÇÃO DE 53 CARGOS E A CRIAÇÃO DE + 150

Enviado pelo Executivo um projeto de mini-reforma administrativa, a Câmara Municipal de Limeira-SP atropelou a pauta de hoje (dia 28) e votou em Regime de Urgência Especial o projeto.

Por 11 votos favoráveis e um contrário (vereador Ronei), o projeto enviado pelo prefeito Silvio Félix foi aprovado às 22h00 de hoje. A presidente do legislativo, Elza Tank não votou e o vereador Joaquim Raposo não estava presente.

Dentre alguns itens, o projeto de Lei Complementar criou uma Ouvidoria na Secretaria de Segurança Pública, fez uma divisão da Secretaria de Cultura Turismo e Eventos, desvinculou diretamente a Secretaria Jurídica da Guarda Municipal. Na verdade ou feito o balanço (53 - 150) foram criados mais 97 cargos comissionados. Segundo o governo a mudança vai onerar em 0,84% o orçamento que é de 232 milhões, ou seja, R$ 1.948.000,00 que serão gastos a mais com pessoal comissionado.

A dificuldade para se obter informações na Câmara é bastante grande. Para os profissionais dos jornais diários nem tanto! Alguns são recebidos no gabinete do secretário e as informações são passadas antes mesmo (neste caso específico) do projeto ir para a votação. Outros levam as fitas gravadas para assistir em casa o que foi discutido e votado no Plenário. Mas tudo bem. Isso eu ainda vou abordar numa outra hora.

COMENTÁRIOS DE ALGUNS VEREADORES:
- Ao comentar no Plenário Bosco falou que no governo anterior era trem da alegria, agora é trenzinho.
- Iraciara argumentou que a reforma administrativa é para que haja um bom desenvolvimento do governo
- Ronei protestou sob o método aplicado: Regime de Urgência!
- Eliseu disse que vota com coerência e por isso era favorável ao projeto (foi técnico ou político?)
- Ferraresi disse que este projeto faz parte desde o início do plano de governo e que "vai de encontro o que a população precisa".
COMENTÁRIO: é pau, é pedra, é o fim (ou começo) do caminho...