"Enquanto o povo brasileiro não se fizer cidadão, continuaremos a ter muitos políticos e elites de ocasião. E a ocasião ... " Jean Cláudio Feder
MISTÉRIO APÓS ASSALTO À LOJA VIVO!
O assalto na loja revendedora de celulares Vivo, ocorrido na sexta-feira, dia 11 de março, rendeu manchetes e muitos comentários na imprensa de Limeira-SP. Um assaltante morreu numa suposta troca de tiros com a polícia.
Logo depois, a Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo deteve 11 policiais. No início ventilou-se a hipótese do bandido morto ter sido executado. A empresa Autoban filmou toda a ação ocorrida e enviou cópia da fita diretamente a Corregedoria da PM. Encarregados da filmagem estavam dois policiais militares. Um era Tenente.
Ouvi nos bastidores de algumas fontes ligadas a PM e da empresa Autoban que a história pode ser um pouco mais apimentada. Além da suposta execução ventilada, os policiais teriam se aproveitado da oportunidade e começaram a carregar ou guardar aparelhos celulares de propriedade da loja assaltada para mochilas e outros guarda-volumes de suas propriedades. Teve até uma policial que não estava de serviço, mas "o rádio foi passado" e ela teria ido até o local - trevo da rodovia anhanguera, km 140 - para também participar da "operação"!
O caso deverá ser analisado até o final desta semana por três juízes da corregedoria e os policiais poderão continuar detidos, serem transferidos ou liberados e responderem em liberdade pelos atos (?) praticados.
COMENTÁRIO: para saber TODA A VERDADE se faz necessário ver e analisar a tal filmagem. Vale perguntar ainda que na hipótese de só tiver ocorrido à execução de um bandido, os 11 policiais detidos ou retidos no quartel da PM em São Paulo teriam participado? Na matéria veiculada na edição da Gazeta de Limeira (dia12/3), cita que o motorista de um dos carros utilizado na fuga - um Doblô - foi morto e estava com um revólver calibre 38 por entre as pernas (estaria ele sentado e ao volante do veículo acidentado?). Ainda menciona o texto que o assaltante/motorista teria levado apenas um tiro no tórax. Portanto, a meu ver, parece não ter havido nenhum fuzilamento que justificasse a prisão de 11 PMs!