segunda-feira, setembro 05, 2005

A MÁQUINA DA VERDADE PARA LIMEIRA!

O prefeito de Limeira-SP determinou a instauração de uma Comissão de Sindicância para apurar o envolvimento de funcionários no caso dos documentos que foram parar na residência do ex-assessor informal Valmir Caetano.

Fazem parte da Comissão os senhores: Ednéia Rodrigues Bortolan (presidente); Cláudia Saraiva Santos de Oliveira e Marcelo Cordelina, membros.

A denúncia do desaparecimento dos documentos da prefeitura foram feitas à Polícia pelo Superintendente Jurídico do Gabinete do Prefeito, Rodrigo Cruãnes de Souza Dias e pelo Superintendente de Qualidade e Informática, Carlos Henrique Pinheiro (Rico).

O Superintendente "Rico" deu uma de 007 e seguiu o suposto funcionário até uma choperia e depois até a casa do voluntário que inclusive estava viajando.
O juiz da 4ª Vara, Marcelo Ielo Amaro determinou a Busca e Apreensão dos documentos na Casa de Valmir.

A Comissão terá 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo período. A polícia continuará com as investigações, tendo como base principal os fatos narrados pelos funcionários do alto escalão municipal.
Diante do impasse e de narrativas que precisam ser checadas, a minha opinião é que deveríamos contratar a...

... MÁQUINA DA VERDADE

Criado por um israelense, o Analisador de Voz Multicamadas é um moderno detector de mentiras, mais conhecido como "A Máquina da Verdade". Ele analisa as camadas da freqüência vocal de quem fala.
Na verdade é um software da empresa israelense Nemesysco que é distribuído no Brasil pela Truster Brasil.

O detector de mentiras está sendo cogitado para ser utilizado pelo Conselho de Ética da Câmara. Inclusive um parecer técnico da Polícia Civil de Brasília (DF) foi fornecido ao relator da Comissão, deputado Jairo Carneiro (PFL/BA).

A informação técnica é que a voz humana é formada por camadas que representam diferentes sentimentos e o programa criado analisa a voz da pessoa ou suposto mentiroso. Assim sendo, o suspeito de estar mentindo não precisa nem saber ou ter ciência que sua fala está sendo gravada. Depois, basta passa-las pelo programa.

O custo mínimo para análise de uma entrevista é 500 reais. Fora de Porto Alegre o faturamento precisa ser de pelo menos R$ 1.000,00, ou seja, duas entrevistas (+ transporte, alimentação e hospedagem). Maiores informações: Telefone: +55 51 3022-1688 Celular: +55 51 9113-1293 E-mail: mauro@truster.com.br

COMENTÁRIO: eu colaboro com uma 'vaquinha' para trazer a Máquina pra cá. Ela pode auxiliar nas investigações policiais que estão sendo desenvolvidas, nas declarações que estão sendo efetuadas. Do contrário NÃO acredito que haverá punição para os responsáveis dessa TRAMA, seja de que lado for!