terça-feira, outubro 18, 2005

"Se você não tem a coragem de ser um inimigo do mal, então também não pode ser um amigo do bem". Makiguti.

CONVERSA PRA BOI DORMIR

Quando tomo conhecimento de algumas notícias veiculadas pela mídia das futuras intenções ou ações do governo municipal, chego a acreditar e tenho a sensação que algumas pessoas pensam que a população limeirense é constituída de tolos e/ou idiotas. Não é possível um SER minimamente inteligente acreditar que câmeras de vídeo vão conter a ação de marginais e que o índice de violência vai diminuir com a sua implantação. Pode até ser que naquela rua ou naquele quarteirão que for instalado o equipamento (que não vai ser barato!) o ato criminoso possa diminuir ou deixar de existir. Entretanto, duas ou três quadras adiante, o delito vai estar presente. Ele só vai mudar de lugar.

Outras administrações já tentaram implantar um sistema de monitoramento em alguns locais. Desistiram talvez pelo alto custo. Ou não, quem sabe?!

Em Limeira já existem câmeras de vídeo na entrada da cidade. Elas tinham sido quase desativadas no governo anterior. O chamado "Portal" custou aos cofres públicos cerca de 200 mil. Uma bagatela pela grande obra realizada (ria se puder!). Começou a funcionar no início de 2003 e pouco tempo depois ficou quase às moscas.

A atual administração o ativou e não se têm notícias da eficácia do sistema para conter a ação de bandidos no monitoramento da entrada e saída da cidade.
Será que estou enganado e as câmeras instaladas no local já auxiliaram a polícia nas investigações de possíveis crimes realizados dentro ou fora de Limeira? Algum veículo furtado foi recuperado em razão das potentes lentes? Alguma vez foram identificados e presos meliantes e elementos perigosos?

Eu não acredito, mas já ouvi vários comentários de limeirenses que essa seria + uma forma ou uma grande ação política partidária regional para obterem possíveis benefício$ ao adquirir e instalar esses equipamentos.

Caso esta medida venha mesmo a ocorrer e, - conforme foi divulgado na mídia limeirense - que outros municípios também poderão adotar essa estratégia porque seus prefeitos acreditam que irão afugentar e expulsar de vez os marginais de suas cidades com as potentes câmeras de vídeo; você internauta, acha que seu dinheirinho (dos impostos), está sendo bem aplicado?
Em Limeira, a previsão é de um desembolso de recursos de apenas 6 milhões na aquisição de equipamentos 'cinematográficos'.

COMENTÁRIO: ta vendo, nem tudo é ruim ou negativo. Limeira vai ser conhecida como a grande Hollywood brasileira e seus habitantes poderão se tornar artistas (de circo!).