quarta-feira, março 01, 2006

"Não se pode trabalhar num esgoto sem cheirar a esgoto". José Saramago

Jornal é! está na boca do forno. Até o final da semana estaremos iniciando a distribuição...

-EXONERAÇÕES NA CÂMARA
-FERRARESI VAI CONTINUAR AFASTADO?
-SECRETÁRIA BOCA-FECHADA
-O SUPLENTE NÃO IRÁ ASSUMIR?


A presidente da Câmara Municipal, Elza Sophia Tank Moya [PTB] revogou no dia 22 de fevereiro, conforme publicação no Jornal Oficial do Município, as portarias de sua filha, Érika Crhistina Tank Moya Siciliano [Chefe de Gabinete, Portaria nº 28/05 - salário de 4.740,00] e da mulher do vereador César Cortez [PV], Salete Aparecida Rodrigues Baccan Cortez [salário R$ 1.504,75 - Portaria nº 38/05].

No dia 24/2, a responsável pelo Setor de Expediente da Câmara gentilmente nos atendeu e confirmou as exonerações, bem como outras informações necessárias e de interesse público. A data da Portaria que nomeou Érica é de 7 de janeiro de 2005 e de Salete, dia 18 de janeiro de 2005.

O setor de Expediente da Câmara nos informou que não tinha conhecimento, ou melhor, não sabia se o vereador Carlos Ferraresi [PHS] já teria apresentado atestado ou licença médica. A nossa pergunta foi em razão da folha de Pagamento estar sendo 'fechada', motivo pelo qual, por não ter participado de diversas sessões ORDINÁRIAS em razão de problemas de saúde; o médico vereador poderia ter descontado de seu subsídio essas faltas; s.m.j. sua ausência vem desde o dia 6 de fevereiro.
Outro detalhe importante está relacionado ao suplente e, como não tenho amplo conhecimento do Regimento Interno, pergunto: não seria o caso do suplente do vereador Ferraresi assumir o posto? Se ele [Ferrraresi] não apresentou documento VÁLIDO justificando sua ausência, seus subsídios serão ou foram pagos integralmente?

A funcionária da presidência da Câmara também disse não saber de nada a respeito do afastamento de Ferraresi. Ela pediu que fizéssemos o pedido solicitando informações por escrito e o protocolássemos no Setor de Expediente da Câmara. Mesmo para a coleta de informações básicas, simples, um "bloco" de comissionados tenta sempre não responder e omitir quaisquer informações de interesse público. Aliás, todos funcionários públicos são pagos com o nosso dinheiro e, por isso, são nossos empregados. Porém, eles não pensam assim!

COMENTÁRIO 1: o suplente imediato de Ferraresi é Farid Zaine e, segundo comentários que ouvimos nos bastidores políticos, não gostaria de deixar a Secretaria da Cultura para assumir a vereança. Neste caso, o próximo da lista é o radialista e ex-vereador Pinheiro Alves. Porém, nos corredores dos Palácios comenta-se áinda que vários agentes políticos não desejam que Pinheiro assuma o posto.

COMENTÁRIO 2: não seria melhor para a população deixar a cadeira vazia?!

COMENTÁRIO 3: penso que um concurso público, contratando empresa reconhecidamente IDÔNEA cairia muito bem no legislativo e, àqueles funcionários que realmente são competentes seriam classificados e provavelmente continuariam trabalhando. A partir daí não teriam que ter medo de serem demitidos por qualquer ato tresloucado de um presidente que estivesse passando pelo cargo.