terça-feira, dezembro 13, 2005

"Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos". Luis de Camões

NARRATIVA E CONTRADIÇÕES DO CASO ELISEU. TRAPALHADAS E INVERDADES COMPROVADAS EM VÍDEO

Veja as trapalhadas que os personagens e membros do legislativo fazem quando comentam e tentam esconder debaixo do tapete o imbróglio. O importante a ressaltar é que as maiorias das trapalhadas estão documentadas, algumas em vídeo.
Outro detalhe processual é que o advogado e vereador não procurou em sua representação na justiça atentar para a Lei de Imprensa nº 5.250 e sim aos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal.

INVERDADES

Depois da Sessão ORDINÁRIA de 31 de março na Câmara Municipal, quando o vereador Eliseu Daniel dos Santos [ex-PSDB] não esteve presente em nenhum momento e o vice-presidente da Casa, Cesar Cortez [PV], no transcorrer dos trabalhos naquele dia justificou dizendo que "ele esteve na Casa no início da sessão e por um motivo particular, familiar importante teve que sair da sessão e não conseguiu retornar a tempo e não sabendo inclusive se vai conseguir retornar". Cesar completou dizendo que tinha conversado com ele há pouco pelo telefone.

Na realidade, nesta noite, antes da justificativa do Cortez, Elza ficou irritada com a ausência jovem faltoso e o livro assinado. A presidente suspendeu a sessão por 2 minutos - observa-se claramente que foi feita 'edição' da fita de vídeo [alguns cortes e montagem]. Logo depois o vice-presidente pede a palavra e afirma dizendo que jovem Eliseu esteve presente à sessão e saiu. O que não é verdade.

PAGAMENTO DO SUBSÍDIO

Aguardei pacientemente até o final do próximo mês [abril] para certificar-me se o nobre e faltoso vereador Eliseu Daniel dos Santos [ex-PSDB] receberia o subsídio integral.
Naquela oportunidade o valor mensal ainda era de 3,8 mil de "salário". Confirmado. Eliseu recebeu integralmente o valor destinado aos vereadores que NÃO faltam às Sessões.

DEBOCHES NAS SESSÕES

A partir daí comecei a divulgar neste Blog o ocorrido. O jovem advogado representante do legislativo, cujo ninho eleitoral é a igreja Assembléia de Deus, leitor assíduo desta página; inúmeras vezes quando adentrava ao Plenário da Casa - e esse fato pode ser confirmado com vários jornalistas e assessores que acompanhavam às sessões - se dirigia a mim através de gestos, com ares de deboche e gozação e, postando-se atrás dos vidros do Plenário mostrava com o dedo indicador a cadeira onde ele se acomodaria na sessão e imediatamente o apontava para o seu peito, fazendo assim menção que ele estava lá, presente! Foi assim em várias oportunidades. Este fato pode ser confirmado inclusive através de texto postado aqui no dia 17 de junho [ver archive do lado esquerdo da página e clique o período correspondente].

TEXTOS SOBRE O CASO

No início de junho a primeira edição do Jornal é! trouxe o assunto à tona. Afinal, "Vereador ausente deve receber integralmente?". Na página 2 do jornal está o relato do ocorrido.

Em 6 de junho, outro título postado neste Blog: "Eliseu Recebeu e não Trabalhou". Indago ainda se vai ser instituída uma Comissão Processante contra o vereador. Por muito menos instituíram e afastaram o vereador Ronei Costa Martins [PT].

No dia 15 de junho postei novo comentário sobre a fala da presidente [Elza Tank] numa emissora de rádio, argüindo o por quê do pagamento integral ao vereador do ex-PSDB, uma vez que ela questionou na emissora sobre como faria o pagamento aos vereadores do PT se Ronei retomasse no meio da sessão através de liminar da justiça já que o 2º suplente, Aloísio Marinho Andrade participava da reunião.

No dia 27 de julho retorno ao assunto e sob o título "Fechando os Olhos" menciono que a Câmara não aborda assuntos que NÃO são de interesse dos nobre$ pare$. Menciono inclusive o artigo 4º da Lei 8429/92 que diz o seguinte: "Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a zelar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos".

REPRESENTAÇÃO DE HAMILTON E TENTATIVA DE DESQUALIFICAR JORNAL E MATÉRIA

No dia 15 de agosto o cidadão e Missionário Hamilton Pires Pereira protocolou uma representação contra o vereador solicitando apuração quanto ao possível mau uso dos recursos públicos.

Em 31 de agosto informo no Blog que o promotor da Cidadania, Cleber Masson, apura possível recebimento indevido de subsídio pelo vereador citado. Nesta ocasião fiz uma chamada para a edição do jornal é! - edição de setembro. Antes, porém, dia 30 de agosto, Eliseu esteve no programa do radialista Davoli onde tentou desqualificar a matéria publicada e o próprio Jornal é!

SÓ EM SETEMBRO QUE SE INJURIOU

Somente em setembro é que Eliseu Daniel dos Santos sentiu-se injuriado, difamado e caluniado. A médica nefrologista apresenta e é juntada aos autos uma declaração [e não um atestado] dizendo que o Pai do vereador realizou hemodiálise no dia 31/3 de manhã e depois do almoço [período vespertino] se sentiu mal e foi levada à farmácia próxima a residência pelos familiares, esposa e filhos.
O profissional de farmácia deve ter examinado o senhor João Daniel e constatou que ele estava com hipoglicemia; creio que depois do diagnóstico lhe aplicou os medicamentos necessários à sua recuperação. Para que ir ao médico né? Como a própria médica disse, o senhor João estava acompanhado de familiares próximos, esposa e filhos, isto é, por muitas pessoas e é bastante provável que o atendimento na farmácia durou horas e foi até o período da noite, uma vez que o filho não pode comparecer na Casa de Leis. Se não esteve, como teria assinado o livro de presença?

OUTRA CONSTATAÇÃO COMPROVADA EM VÍDEO

Dia 7 de outubro estive participando de uma reunião entre representantes da Auditar [União dos Auditores Federais de Controle Externo de Brasília-DF] juntamente com a Ong Defende, na Câmara Municipal. O vereador Eliseu também esteve presente, mas chegou atrasado. O evento foi gravado [tenho também cópia da fita de vídeo]. Quando estávamos da metade para o final do encontro, o vereador Eliseu, muda o roteiro e se dirige a mim dizendo que faço acusação sem provas e tenta confundir o dia que esteve e saiu [18/4] com o dia que não esteve 31/3].
A presidente Elza Tank procura livrar a cara do irritado vereador afirmando que ele justificou a ausência e incontinenti ele diz que "não justificou [quem está com a verdade?] e que seu pai ficou doente a noite toda lá [...]". Se necessário, juntarei mais essa cópia aos autos. Já na outra cópia da fita de vídeo [sessão 31/3] o vice-presidente do legislativo, César Cortez, afirma que "... ele precisou sair da sessão[...]". Ora, ora, não saí de algum lugar quem não entrou!

Destaque-se o curioso fato: durante a sessão do dia 31/3 o vice-presidente Cesar Cortez diz que o moço precisou sair e o 'moço' diz no dia 7 de outubro [evento com a AUDITAR] que não justificou e a presidente diz que justificou!

Para encerrar [por enquanto]: o advogado e membro do legislativo pode sentir e achar o que quiser. Eu sinto e creio que estamos sendo enganados, surrupiados e que os recursos públicos não estão sendo devidamente aplicados.
E neste caso específico [como no caso do nepotismo da família do atual vereador, Almir Pedro dos Santos] vou provar.

COMENTÁRIO: do pau vai cair foia [2].