segunda-feira, agosto 29, 2005

+ um capítulo:
QUEM ESTÁ FALANDO A VERDADE?

Em Limeira-SP, os "personagens" estão como os depoimentos das CPIs de Brasília (DF); muitos faltam com a verdade!
Vamos ver se entendemos o que aconteceu.

O Superintendente Jurídico do Gabinete do Prefeito, Rodrigo Cruañes de Souza Dias e o Superintendente de Qualidade e Informática da prefeitura, Carlos Henrique Pinheiro (Rico) narram um fato e, em contrapartida, o ex-assessor voluntário do governo passado, Valmir Caetano, narra uma versão totalmente diferente sobre o mesmo fato, ou seja, o desaparecimento de documentos da prefeitura.

Rico segue funcionário (quem?) da PML, que vai até um bar onde encontra um motoboy. Segue o motoqueiro que chega até a casa do voluntário (Caetano). Não sabe a fisionomia, não viu, não anotou placas e outros absurdos que teria narrado em BO.

VALMIR FALA DE FATO SEMELHANTE OCORRIDO COM RONEI

Por sua vez Valmir diz que foi uma armação semelhante à feita com o vereador Ronei da Costa Martins (PT) no caso suspeitíssimo de desvios da Merenda Escolar e outros pormenores (ou por maiores!) que ainda deverão vir à tona. Valmir inclusive menciona que o episódio da armação contra Ronei foi-lhe dito pelo vereador Eliseu Daniel (ex-PSDB) em um posto de gasolina e que o caso teve a participação e a aprovação do prefeito Silvio Félix da Silva. No entanto, o edil desmente que teria dito isso ao ex-assessor informal da prefeitura.

PARA O ESCLARECIMENTO


Inverdades à parte - e por toda à parte - o fato é que a população brasileira não agüenta mais ver tanta impunidade neste País. Falcatruas são realizadas dentro e fora das repartições públicas, com a conivência de quem está dentro.
Ora meu Deus, os processos administrativos da prefeitura são enumerados e caminham nos diversos departamentos com a devida "carga". Isso está registrado nos computadores que monitoram o andamento dos documentos nas secretarias e em anotações e livros próprios. Se o processo SUMIU ou DESAPARECEU, sabe-se qual teria sido o seu último paradeiro e qual Setor, Departamento ou Secretaria o teria recebido. A coisa tá mais fácil de esclarecer do que se pensa!

SISTEMA DE DADOS


Embora não acredite que o sistema seja confiável, pois no ano passado o "sistema" mostrou sua vulnerabilidade; fez de um processo de Certidão Negativa de IPTU virar uma contratação de uma empresa de publicidade. Ressalte-se que o pedido de Certidão foi feito por um ex-Chefe de Gabinete do Prefeito e a empresa contratada (com o mesmo número do processo administrativo) era a mesma que trabalhou para as campanhas do PSDB a prefeito e mantinha ainda contas publicitárias de lojas comerciais de propriedade do Chefe do Executivo da época e da imobiliária de propriedade do autor do pedido de Certidão. A administração alega "duplicidade" de documentos.

BOATO JÁ EXISTIA NA PRAÇA!


Retornando ao assunto, a meu ver esse caso recente dos documentos encontrados na casa de Caetano teria sido realmente uma armação, pois além da história bastante esquisita narrada no BO e, antes da justiça se pronunciar sobre o caso e ainda, antes da busca e apreensão dos documentos, rumores nos bastidores davam conta que pelo menos uma pessoa ligada ao governo Félix, queria porque queria ter acesso ao conteúdo do computador pessoal do ex-assessor informal ligado ao ex-prefeito José Carlos Pejon.

COMENTÁRIO 1: diante dos acontecimentos sempre é bom deixar um alerta que poderá ser considerado de 'utilidade republicana': quando um motoboy vir lhe entregar um envelope, exija dele RG, CIC, endereço, telefone de quem o contratou e se o contratante aparenta ser rico ou pobre, onde recebeu o pagamento para efetuar a entrega. Se desconfiar de alguma coisa, chame a Guarda Municipal, ou melhor, a Polícia Militar.

COMENTÁRIO 2: talvez a próxima novela da Rede Globo ou SBT possa ser inspirada com fatos ocorridos na cidade de Limeira-SP. O título seria alguma coisa como TRAMA$ & TRAMÓIA$ com um fundinho musical do cantor Zé Rico.
Caetano (o Veloso) faria algumas participações e Daniel (o cantor) também. Rodrigo (o Santoro) seria coadjuvante - isso se anteriormente tudo tivesse sido acertado com Silvio (o Santos).