quarta-feira, novembro 16, 2005

SECRETÁRIO CONFIRMA A DISPOSIÇÃO DO PREFEITO EM INSTITUIR A CIP

No programa "Bate Papo com Reinaldo Bastelli", levado ao ar hoje, dia 16, pelo Canal 21, TV Vivax, o entrevistado foi o Secretário da Fazenda e da Administração, Luiz Sergio Amadeu.

O secretário deixou bastante clara a disposição do prefeito Silvio Félix da Silva em instituir, já a partir do ano que vem, a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Ele falou que o dinheiro que sai dos cofres públicos para esse fim é bastante grande.

O que talvez o secretário não saiba é que esse dinheiro está embutido no IPTU que pagamos. Antes das mudanças da planta genérica, em 1996, os valores eram discriminados no carnê do imposto, tais como: taxa de limpeza pública, iluminação, contribuição de melhoria. Depois das mudanças introduzidas, tudo passou a ser considerado TAXA DE SERVIÇOS URBANOS (TSU).

A meu ver essa contribuição está embutida, escondidinha dentro das mirabolantes alterações feitas naquele ano, quando proprietários de terrenos tiveram também a alíquota majorada para 4% do valor venal. Um absurdo!

COMENTÁRIO: o secretário falou que quem está fora vê de uma maneira e quem está dentro do governo vê de outra. É verdade. Maquiavel dizia: "quando os homens não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição".
Para entrar em vigor o provável projeto do prefeito deverá ser aprovado, ainda este ano na Câmara Municipal. Será que os vereadores aprovarão a vontade do CHEFE-MOR?