terça-feira, novembro 08, 2005

"Todo mundo está ficando paranóico". Carlos Renato Patrício, vice-presidente da Defende

DELEGADO ESTÁ FINALIZANDO INQUÉRITO "CASO VALMIR"

Nesta última edição irresponsável do "jornal" Opinião Pública - que mantém estreitas e fortes ligações com o Executivo limeirense, além de atacar jornalistas, Ong, MP, o impresso panfletário faz também ataques inverossímeis ao trabalho dos profissionais da Polícia Civil.

O "jornal" utilizando-se da sua tradicional má-fé faz ilações que o delegado que comandava o caso Valmir Caetano - subtração de documentos da prefeitura -, foi retirado da presidência do inquérito e não menciona o motivo; deixando transparecer aos leitores, evidentemente, uma possível falta de isenção e profissionalismo do delegado Antonio Carlos Martins. O policial em questão foi designado para substituir outro na cidade de Iracemápolis. O "jornal" critica também o trabalho da escrivã, mencionando que ela é "solícita em ajudar o réu" e sugere que seja imparcial.
Não creio na parcialidade dos profissionais que atuam neste inquérito. O que ocorre é que eles não são tolos e nem idiotas! Estão investigando e apurando os fatos. Só isso!

DELEGADO NILO

Ontem estivemos (Bontorim, Geraldo e eu) conversando com o delegado Nilo José da Cunha Bernardi que entrou no caso e está finalizando o inquérito policial referente à história, a meu ver, "mal contada" pelo Superintendente de Qualidade e Informática, Carlos Henrique Pinheiro, o "Rico".
Nilo falou que não é verdade que o inquérito esteja à disposição dos cidadãos. Ele disse que só disponibiliza as informações para os advogados das partes. Falou ainda que até o momento não consta dos autos qualquer fato extraordinário ou "bomba" que, aliás, estão sendo divulgadas em colunas dos jornais diários. "São fatos normais e comuns, nada de anormal", disse.

O jovem delegado deixou claro que o objetivo da polícia é apurar se houve ou não a subtração dos documentos, e como esses fatos todos ocorreram. Não está interessado nas politicagens que vêm sendo exploradas por algumas pessoas.

Bernardi acredita que nos próximos quinze dias estará concluindo o inquérito. Nesse período o delegado disse que pretende ainda ouvir algumas pessoas. Falou também que o CPU do computador permanece na perícia técnica e que tão logo o equipamento retorne, será entregue ao seu proprietário (Valmir).
Afirmou também que não foram 10 processos administrativos que "sairam" da prefeitura e sim 12 e que não existe nenhum vínculo entre eles, a não ser que todos foram encaminhados - antes do desaparecimento - num mesmo dia à Secretaria Jurídica. O policial falou inclusive que está encontrando dificuldades em localizar 2 processos que realmente "sumiram"!

COMENTÁRIO: a polícia está realizando o trabalho que lhe cabe. Repudio + uma vez a safadeza e os ataques torpes realizados pelo "jornal" que até o mês de agosto deste ano não possuía Alvará de funcionamento.