sexta-feira, abril 01, 2005

"A perda do entusiasmo coletivo é o melhor atalho para a falência de uma sociedade". Will Durant

E A TRANSPARÊNCIA, FICOU NA CAMPANHA?

Parece que a tão propalada TRANSPARÊNCIA dos atos do poder público ficou realmente na campanha eleitoral, onde todos os candidatos, antes de se elegerem, defendem e divulgam que vão implantar em seu governo.
Estou tentando obter algumas informações na prefeitura para poder escrever e transmitir algo sobre outro contrato emergencial e/ou contrato com empresa de prestação de serviços realizado pelo município. Como aconteceu com o caso da creche interditada que narrei neste espaço nos dias 11 e 21 de março (clique em archive para ver), não está sendo possível acessar o processo que culminou com a contratação de uma empresa. A minha opinião é que, propositadamente, está ocorrendo novo "desencontro" de informações ou afirmações. Depende da ótica ou da 'escondiótica'!

Na quarta-feira, dia 23 de março, compareci ao Departamento de Material da Prefeitura e solicitei o documento que seria uma carta-convite (modalidade de licitação, cujo valor não supera 150 mil reais) para folhear, olhar.
Depois de algumas movimentações dos funcionários do setor, acompanhadas de conversas em volume inaudível para quem está distante apenas 3 metros, o Diretor do Departamento veio me dizer que o documento solicitado não se encontrava lá. Ele afirmou que estava na Contabilidade. Eu lhe pedi para que confirmasse e me dissesse com quem estava que eu daria uma passadinha pelo local para "dar uma olhadinha".

Depois do pedido, o Diretor "sumiu" da sala por alguns instantes. Voltou após alguns minutos e falou para que voltasse no outro dia, pois ele (documento) estava junto a uma pilha de processos. Foi-me dito ainda que é praxe o Departamento/prefeitura enviar uma cópia para a Câmara Municipal de todas as ações do executivo e que isto já havia sido feito.

No mesmo dia fui ao legislativo e solicitei para a Chefia do Gabinete de um vereador - que por enquanto não vou declinar o nome - para que fizesse a gentileza de extrair uma cópia dos documentos enviados. A funcionária bem que tentou, mas a administração da Câmara informou que as cópias dos documentos não tinham sido enviadas pela prefeitura até anteontem pela manhã (dia 30).

Por volta das 11h00 deste mesmo dia (30) estive novamente no Departamento de Material e Almoxarifado da administração municipal. Desta feita o diretor responsável pelo departamento me falou que o processo administrativo tinha sido enviado para o gabinete do prefeito na quinta-feira, dia 24 (no dia seguinte ao meu pedido inicial), e reafirmou que os documentos com os procedimentos administrativos tinham sido encaminhados para a Câmara Municipal.

Voltei a entrar em contato com a funcionária na Câmara e pedi a gentileza para que, através de requerimento, solicite cópia dos documentos.
Por enquanto é só!
Mas é só por enquanto!

COMENTÁRIO: vou começar a catalogar atos e ações do NOVO governo. E a prometida licitação para a contratação de uma empresa de AUDITORIA?
Uma pergunta aos nobres edis - exceto para algumas raras exceções:
- Vocês estão fiscalizando o quê nessa cidade?